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SaudaÇÕes amigos

 

Bom, eu jÁ tinha comentando sobre esse problema hÁ muito tempo atrÁs, e não encontrei uma soluÇão. O tempo passou, e agora eu que estava revirando minha kitcumba, me deparei com um kit da Dragon do Panther Ausf G, early version, na escala 1/72.

 

Esse kit vem com o casco em ferro e a parte posterior tambÉm. JÁ as demais peÇas, são injetadas normais.

 

Mas o problema É grave: a parte inferior do casco estÁ totalmente trincada e deformada. Diria que É irrecuperÁvel. AlguÉm tem alguma idÉia do que fazer?

 

Seguem duas fotos, para ter uma noÇão da "encrenca".

 

 

 

É isso aÍ.

 

 

 

 

Last edited by Rafael Barouki
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Tenho uma porcaria dessas.

 

O casco do meu caiu no chão e deformou assim que abri a caixa

 

Já pensei em três soluções: canibalizar um kit da Revell, copiar em resina as peças de metal  ou jogar o kit da Dragon na caixa de sucatas.

 

Quando tiver (muitíssima) paciência acho que vou fazer a segunda.

É muito complicado Staffa, eu tenho um Panther A/D da Revell, mas não estava afim de canibalizar ele, para fazer dois em um.

 

Ainda estou vendo se existe possibilidade de recuperar o casco de ferro original do kit. Mas parece que vai ser impossível.

 

Ldelazari, eu estou muito interessado. Seria a minha grande salvação, pois gosto muito dos Panthers e não quero desperdiçar esse kit, embora na raiva bate uma vontade de jogar fora.

 

Editei o tópico com fotos do casco do meu kit.

Last edited by Rafael Barouki

Bem, ocorreu-me outra solução: o João Henrique está vendendo um Panther da Esci por R$ 20,00 no Mercado das Pulgas:

 

https://webkits.hoop.la/topic/militaria-1-35-e-1-72

 

Compre-o e faça um melhor de dois. Dificilmente você encontrará um solução mais barata do que esta, salvo se achar uma sucata inteira, o que não é fácil na 1/72.

 

 

Last edited by Staffa

Acho que o material do casco não seria "exatamente" ferro. Poderia ser uma liga, do tipo "zamak" por ser "friável" pode ter alguma parte de chumbo. Sei que tudo o quanto acima por mim escrito é irrelevante pois não resolve o problemão.

Tive um em mãos onde todos os pinos de encaixe das rodas cairam, um a um, tipo dente de desenho animado depois de um socão. Sem contar que o próprio formato da peça é de uma definição, talvez em função de distorções, muito ruim.

Originally Posted by gianvalente:

Acho que o material do casco não seria "exatamente" ferro. Poderia ser uma liga, do tipo "zamak" por ser "friável" pode ter alguma parte de chumbo. Sei que tudo o quanto acima por mim escrito é irrelevante pois não resolve o problemão.

Uma pergunta, indo ao encontro desse raciocínio do colega acima: Ele rachou assim, do nada, ou depois de alguma queda, ou impacto? Há muitos anos atrás, uma das minhas primeiras guitarras tinha uma ponte com microafinação (aliás, sempre tive em todas) e descobri que era de uma liga de antimônio, se não me engano. Certa feita eu tinha desmontado pra trocar as cordas e deixei um carrinho dela cair da mesa e ele ficou muito parecido com esse aspecto. Eu acho que tenho esse mesmo kit seu, porém em bom estado, vou olhar. Talvez não fique com ele, não pelos problemas que li aqui, e sim pq não gostei de manusear essa parte metálica. Kit pra mim é de plástico vou ver esse final de semana. 

Para ter um eventual baixo ponto de fusão para permitir que o material "preencha os vazios do molde" acredito que a liga seja "friavel" ou seja de por si apresente micro fraturas as quais "mexidas" quer por tombo, quer pela deterioração do tempo (luz) tendem a expandirem-se dando a aparencia de pele enrugada.

È de se preocupar se fosse inteiramente de chumbo, estando aos padrões sanitários de hoje.

Isto é um problema cronico com esta série da Dragon, os Panther por alguma razão sofrem mais do que os outros, todos os que vi ficaram assim.

 

Você pode escrever para a Dragon, eles te mandam uma nova peça de plástico. Mas tem que ter a cópia da nota fiscal de compra e muita paciência.

 

http://www.dragoncare.com/chsmain.asp

 

 

Existe um fabricante de carros em miniatura chamado CMC q teve um problema similar em todo um lote de um 1/18 de um Mercedes "Gull Wing".

O Zamac simplesmente começava a esfarelar e toda a carroceria virava pó em questão de pouco anos, não importando o tratamento q fosse dado(lixamento, primer, repintura...), nada resolvia.Acabaram descobrindo q o zinco presente na liga foi mal dosado ou era de má qualidade(não lembro bem dessa parte).

O fato é q posteriormente o fabricante colocou um outro lote à venda onde o "cancêr do Zamac"(foi o nome q deram ao fenômeno) não se manifestou.

Então Rodrigo, sobre meu Panther, o kit não caiu no chão nem sofreu impacto. Já veio assim!

 

Augusto, eu comprei ele quando a Commerce Center fez aquela mega liquidação há alguns anos, logo eu não tenho a nota fiscal para poder fazer a reclamação na Dragon, e receber a peça de plástico. Fudeu.

 

Gian, sobre o material empregado, seria "zamak" então? Deve ser para economizar os investimentos ao fabricar o kit, então usaram um material mais barato, mas ao mesmo tempo, com uma qualidade inferior.

 

Que porcaria, o casco se deformou, entortou, rachou-se por completo (não apliquei primer nem nada). É uma peça irrecuperável.

 

E Staffa, fui correndo pra ver se conseguia comprar o Panther, mas cheguei tarde demais.

 

 

Last edited by Rafael Barouki

o meu precário conhecimento vem de rudimentos de galavonoplastia. Houve uma temperada na qual os enfeitos dos automoveis eram de zamak, como eram as maçanetas das geladeiras. A fundição podia e devia ser melhor do que a de plastimodelos.

Mais? não sei. 

O meu ficou igualzinho às fotos que o Rafael postou. Do nada, logo depois que fiz a pintura.

 

Entrei em contato com a Dragon, relatando o problema e eles disseram que a peça estava em falta - só que na resposta faziam referência ao nariz de um avião; perguntem se deu certo mandar uma segunda reclamação...

Originally Posted by Rafael Barouki:
fui correndo pra ver se conseguia comprar o Panther, mas cheguei tarde demais.

 

 

Rafael,

 

O jeito, então, é fazer uma cópia de resina do chassis do Revell ou encontrar uma sucata aproveitável.

Originally Posted by gianvalente:

Acho que o material do casco não seria "exatamente" ferro. Poderia ser uma liga, do tipo "zamak" por ser "friável" pode ter alguma parte de chumbo. Sei que tudo o quanto acima por mim escrito é irrelevante pois não resolve o problemão.

Com absoluta certeza não é ferro.

Ferro é "modo de dizer", como a gente chamava os carrinhos da Matchbox (hoje hot wheels) de "carrinho de ferro".

Aliás, muito do que se chama de "ferro", na verdade é aço... ferro além de pesado é muito quebradiço, e não seria maleável ou usinável  para fazer pequenos objetos...

 

Certamente, ou é zamak, ou liga de antimônio. Por curiosidade:

 

Zamak é a denominação genérica de diversas ligas metálicas com ponto de fusão entre 385 °C e 485 °C, contendo basicamente zinco (Zn), juntamente com Alumínio (Al), Magnésio (Mg) e Cobre (Cu). O nome vem de Zink-Aluminium-Magnesium-Kupfer (zinco, alumínio, magnésio e cobre, em alemão, respectivamente).

Na indústria são utilizadas diversas ligas Zamak, com diferentes teores de Al, Mg e Cu, o que resulta em diferentes propriedades mecânicas. São materiais de baixo custo utilizados na fundição de peças que necessitam de pouca resistência mecânica. O material no estado líquido é injetado sob pressão em moldes de aço ou borracha de silicone no formato das peças a serem produzidas.

Destaca-se dentre as demais ligas metálicas não-ferrosas pela sua versatilidade de aplicações a partir dos processos de injeção sob pressão, centrifugação ou coquilhamento. Devido às suas singulares propriedades físico-químicas permite um excelente acabamento às peças produzidas, sendo este otimizado quando da aplicação de tratamento superficial por eletrodeposição (zincagem, cobreação, niquelação e cromeação) ou pintura (tintas e vernizes).

O baixo ponto de fusão (em torno de 400&deg e a boa fluidez proporcionam uma relação custo-benefício positiva na utilização de moldes, ferramentais e equipamentos permitindo o alongamento de suas vidas úteis com elevado nível de produção, inclusive na fabricação de peças tecnicamente mais complexas.

Ao longo do tempo vem sendo desenvolvidas diversas ligas de ZAMAC para aplicações em fundição por gravidade (nºs 2, 8, 12, 27), fundição sob pressão (nºs 3, 5 e 7) e centrifugação (liga ZL4C ZAP). No Brasil predomina o uso das ligas nº 3 e nº 5 (principalmente), além da liga para processos de centrifugação.

De todas as ligas não-ferrosas para a fundição sob pressão, as ligas de zinco são as que possuem maior campo de utilização, devido às suas particulares propriedades físicas, mecânicas e de fundição, associadas a uma capacidade de poderem ser facilmente revestidas por eletrodeposição (cobreação, niquelação e cromação) ou por pinturas com tintas e vernizes.

Os seus baixos pontos de fusão (aproximadamente 385ºC) conferem ao molde permanente longa vida, permitindo a produção de grandes séries de peças fundidas.

A grande fluidez dessas ligas facilita a obtenção de peças de formato complexo e de paredes finas. Podem ser usadas também para a fundição por gravidade em moldes permanentes ou em fundição centrifugada. São metais de fácil usinagem.

 

Já o ANTIMÔNIO é usado na metalurgia como elemento aditivo, uma vez que as suas propriedades físicas não são adequadas para aplicações em engenharia. A sua aplicação mais importante é como constituinte de uma liga à base de chumbo para conferir dureza e rigidez, melhorando igualmente a resistência à corrosão. É também utilizado como ingrediente em ligas de estanho. O antimónio é ainda usado em revestimento de cabos, moldes, soldaduras, tubos, etc.

 

Sei que não ajuda em nada no problema do colega, mas não resisto a um pouco de cultura inútil!

 

Em tempo: tenho um Sturmtiger dessa mesma linha da Dragon pra fazer, mas ainda nem comecei a pensar no assunto... Que eu me lembre, o casco veio em boas condições.

Last edited by Brumbar

Falando em Zamac este é um dos Problemas Classicos deste Metal, notar que miniaturas Antigas com + d 40/50 Anos não apresentam este defeito vide Machtbox,Lesley e outras, com a tecnologia atual, conseguem cometer erros?

Problemas Ocorrentes com miniaturas em metal

1-Cancer do Zamac(deformações e explosões do metal)

2-Decais não Selados(Soltam com o tempo)

3- Suspensões em Plasticos que danificam ou esfarelam com o tempo

4-Peneus de Borracha que derretem (Caso identicos aos Kist)

5- Cromados que somem ou Oxidam com o tempo

6- Problemas e falhas na Pintura

7-Falta de peças(limpador de Parabrisas e outros)

CMC! [2)A

CMC!2

DSC01130

DSC01594

DSC01612

mb300SL004

mb300SL008

MB300slrPan [21)

MB300slrPan

Metalp

P1000230A

PorcheUTgt [2) (Large)

Attachments

Images (12)
  • CMC! (2)A: CMC FALTA GANCHO
  • CMC!2: CMC DECAL DO MOSTRADOR
  • DSC01130: CMC SUJA P/ DISFARÇAR
  • DSC01594: PRTIU EM X PEDAÇOS
  • DSC01612: EXOTO PINTURA
  • mb300SL004: CMC DOBRADIÇAS FOI P/ SACO
  • mb300SL008
  • MB300slrPan (21): CMC ZAMAC PODRE
  • MB300slrPan: CMC ZAMAC PODRE
  • Metalp: MC
  • P1000230A: EXOTO SUSPENSÃO FOI P/ SACO
  • PorcheUTgt (2) (Large): DECAL
Last edited by Buhler

Brumbar, muito obrigado pela sua explicação sobre o zamak. Pelo que parece, após um período, devido a qualidade dos materiais empregados, a peça tende a rachar-se, em outras palavras, trinca-se por completo.

 

No caso do chassis e parte inferior do meu Panther, a peça ficou toda trincada e entortou, ficando inviável o seu uso, pois nem serve para encaixar com a parte de cima. O seu Sturmtiger está normal? A peça não estragou? Pelo que o Augusto explicou, esse problema é mais frequente nos Panthers.

 

Pergunto se mais algum colega teve esse problema. No meu caso, volto a repetir, não deixei a peça cair e tampouco sofreu impacto. Ela já veio deformada com o kit.

 

E Buhler, que merda essas fotos. É uma pena ver tantos modelos bonitos apresentarem esse problema. Fiquei com muita dó da Mercedes 300SL.

 

E Staffa, acho que a solução vai depender do colega Ldelazari. Se ele topar fazer uma réplica em resina, já ajudaria muito. Ou se alguém aqui tiver um chassi sobrando.

 

Foda que a parte superior do Panther também é do mesmo material, e eu fico com medo de essa parte trincar também.

Tive este problema em duas miniaturas, um Chevrolet escala 1/18 em que o teto soltou inteiro (todas as colunas trincaram) e um ônibus na escala 1/50 que "esfarelou" por completo.

 

Abrçs

Rafael,

 

Eu posso fazer fazer uma cópia para você, sem problemas, se você não tiver pressa... .

 

Na próxima semana entro em férias e fico fora por umas três semanas. Só vou voltar a fuçar em kit depois disso.

Originally Posted by Ldelazari:

Rafael,

 

Eu posso fazer fazer uma cópia para você, sem problemas, se você não tiver pressa... .

 

Na próxima semana entro em férias e fico fora por umas três semanas. Só vou voltar a fuçar em kit depois disso.

 

Caramba, ia ser a minha grandiosa salvação.

 

Você não está zuando né?

 

Porque meu desespero é grande, não quero perder este kit.

 

E bem, eu não tenho pressa, faça a réplica quando você puder, sem problemas. Fico no aguardo.

 

Obrigado pela força, agradeço muito. 

Oi Rafael, não tô zuando não. 

 

Como o meu Panther  da Dragon sofreu do mesmo problema, só estava esperando conseguir um outro kit para confeccionar uma cópia em resina.

 

Na minha volta eu te aviso.

 

Abraço.

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