Originally Posted by gianvalente:
Acho que o material do casco não seria "exatamente" ferro. Poderia ser uma liga, do tipo "zamak" por ser "friável" pode ter alguma parte de chumbo. Sei que tudo o quanto acima por mim escrito é irrelevante pois não resolve o problemão.
Com absoluta certeza não é ferro.
Ferro é "modo de dizer", como a gente chamava os carrinhos da Matchbox (hoje hot wheels) de "carrinho de ferro".
Aliás, muito do que se chama de "ferro", na verdade é aço... ferro além de pesado é muito quebradiço, e não seria maleável ou usinável para fazer pequenos objetos...
Certamente, ou é zamak, ou liga de antimônio. Por curiosidade:
Zamak é a denominação genérica de diversas ligas metálicas com ponto de fusão entre 385 °C e 485 °C, contendo basicamente zinco (Zn), juntamente com Alumínio (Al), Magnésio (Mg) e Cobre (Cu). O nome vem de Zink-Aluminium-Magnesium-Kupfer (zinco, alumínio, magnésio e cobre, em alemão, respectivamente).
Na indústria são utilizadas diversas ligas Zamak, com diferentes teores de Al, Mg e Cu, o que resulta em diferentes propriedades mecânicas. São materiais de baixo custo utilizados na fundição de peças que necessitam de pouca resistência mecânica. O material no estado líquido é injetado sob pressão em moldes de aço ou borracha de silicone no formato das peças a serem produzidas.
Destaca-se dentre as demais ligas metálicas não-ferrosas pela sua versatilidade de aplicações a partir dos processos de injeção sob pressão, centrifugação ou coquilhamento. Devido às suas singulares propriedades físico-químicas permite um excelente acabamento às peças produzidas, sendo este otimizado quando da aplicação de tratamento superficial por eletrodeposição (zincagem, cobreação, niquelação e cromeação) ou pintura (tintas e vernizes).
O baixo ponto de fusão (em torno de 400°
e a boa fluidez proporcionam uma relação custo-benefício positiva na utilização de moldes, ferramentais e equipamentos permitindo o alongamento de suas vidas úteis com elevado nível de produção, inclusive na fabricação de peças tecnicamente mais complexas.
Ao longo do tempo vem sendo desenvolvidas diversas ligas de ZAMAC para aplicações em fundição por gravidade (nºs 2, 8, 12, 27), fundição sob pressão (nºs 3, 5 e 7) e centrifugação (liga ZL4C ZAP). No Brasil predomina o uso das ligas nº 3 e nº 5 (principalmente), além da liga para processos de centrifugação.
De todas as ligas não-ferrosas para a fundição sob pressão, as ligas de zinco são as que possuem maior campo de utilização, devido às suas particulares propriedades físicas, mecânicas e de fundição, associadas a uma capacidade de poderem ser facilmente revestidas por eletrodeposição (cobreação, niquelação e cromação) ou por pinturas com tintas e vernizes.
Os seus baixos pontos de fusão (aproximadamente 385ºC) conferem ao molde permanente longa vida, permitindo a produção de grandes séries de peças fundidas.
A grande fluidez dessas ligas facilita a obtenção de peças de formato complexo e de paredes finas. Podem ser usadas também para a fundição por gravidade em moldes permanentes ou em fundição centrifugada. São metais de fácil usinagem.
Já o ANTIMÔNIO é usado na metalurgia como elemento aditivo, uma vez que as suas propriedades físicas não são adequadas para aplicações em engenharia. A sua aplicação mais importante é como constituinte de uma liga à base de chumbo para conferir dureza e rigidez, melhorando igualmente a resistência à corrosão. É também utilizado como ingrediente em ligas de estanho. O antimónio é ainda usado em revestimento de cabos, moldes, soldaduras, tubos, etc.
Sei que não ajuda em nada no problema do colega, mas não resisto a um pouco de cultura inútil! ![](https://webkits.hoop.la/static/images/graemlins/icon_wink.gif)
Em tempo: tenho um Sturmtiger dessa mesma linha da Dragon pra fazer, mas ainda nem comecei a pensar no assunto... Que eu me lembre, o casco veio em boas condições.