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O programa de desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390, a cargo da Embraer, É o único projeto estratÉgico da ForÇa AÉrea Brasileira (FAB) que teve autorizaÇão do governo para o recebimento de recursos aprovados pela Lei OrÇamentÁria Anual (LOA) em 2015. Mas o mesmo não acontece para a sua produÇão.

 

O desenvolvimento do cargueiro É considerado prioridade número um na FAB, tendo em vista que qualquer atraso pode comprometer as vendas da aeronave no mercado internacional. “Os recursos estão sendo liberados de forma parcelada e no valor total de R$ 771 milhÕes para este ano”, disse o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro Paulo Roberto de Barros Chã.

 

Embora seja considerado prioritÁrio, os recursos para a fase de produÇão da aeronave ainda não foram confirmados. A Lei OrÇamentÁria prevÊ R$ 400 milhÕes para a produÇão do KC-390 este ano. O contrato de produÇão de 28 aeronaves para a FAB, avaliado em R$ 7,2 bilhÕes, foi assinado com a Embraer em maio do ano passado. Em 2014 a Embraer recebeu R$ 20 milhÕes para iniciar as atividades de produÇão do KC-390.

 

A certificaÇão para voo da versão civil do KC-390, que serÁ emitida pela Anac (AgÊncia Nacional de AviaÇão Civil), estÁ prevista para o fim de 2016. JÁ a certificaÇão militar, conduzida pelo Instituto de Fomento e CoordenaÇão Industrial (IFI), vinculado ao DCTA, deverÁ ocorrer no segundo semestre de 2017. O certificado de tipo (do projeto) É garantia da seguranÇa de operaÇão da aeronave e cumprimento dos requisitos de projeto.

 

O processo de certificaÇão do KC-390, segundo o brigadeiro Alvani Adão da Silva, diretor do Departamento de CiÊncia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), jÁ produziu cerca de 1500 relatÓrios entre desenvolvimento e certificaÇão (civil e militar), dos quais um terÇo jÁ foi aprovado. “Estamos agora entre as fases de aprovaÇão do plano de certificaÇão pelas autoridades e a demonstraÇão de cumprimento dos requisitos. O KC-390 tambÉm se prepara para a realizaÇão dos ensaios em voo, fundamentais para a demonstraÇão do cumprimento dos requisitos.”

 

Para cumprir os prazos previstos no cronograma de trabalho da certificaÇão, o IFI foi autorizado pelo governo a contratar 34 servidores temporÁrios. Os novos profissionais tambÉm darão apoio às atividades de certificaÇão e de compensaÇão comercial, industrial e tecnolÓgica no âmbito do projeto dos caÇas F-X2.

 

AlÉm do KC-390, a Copac É responsÁvel pela coordenaÇão dos principais programas de reaparelhamento da FAB, entre eles a aquisiÇão dos caÇas suecos Gripen NG e dos helicÓpteros H225, que tambÉm estão sendo adquiridos pela Marinha e o ExÉrcito. Para os demais projetos, mesmo com orÇamento aprovado, a Copac ainda não teve autorizaÇão para repassar os recursos.

 

O programa F-X2 tem R$ 1 bilhão aprovados para o exercÍcio de 2015. “Temos o crÉdito, mas não temos o numerÁrio para pagar ou o financiamento aprovado”, afirmou o presidente da Copac.

Independentemente do valor que serÁ autorizado para a primeira parcela, segundo o brigadeiro, os recursos do F-X2 terão que ser faturados em 2015.

 

No caso do programa dos helicÓpteros H225M, produzidos para as trÊs ForÇas pela Helibras, o presidente da Copac diz que foi aprovado R$ 323 milhÕes para 2015, mas a proposta orÇamentÁria previa R$ 538 milhÕes. A Copac, no entanto, ainda não obteve autorizaÇão para liberar os recursos aprovados para o projeto.

 

FONTE: Valor EconÔmico

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Olha aí Agnaldo, o que eu disse lááá noutro tópico:
 
Originally Posted by xxAgnaldoxx:
Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

 

Desastre: ministro diz que cortes na

Defesa podem eliminar até 50% do

orçamento

De volta à realidade. KC-390 e Guarani, projetos natimortos. O KC é uma tremenda lástima 

Rogério, não é para tanto, na minha opinião.

 

Veja a quantidade de usuários da aviação civil da Embraer no mercado interno e compare com o mercado externo.

 

O Super Tucano e entre encomendas e entregues está em 223 unidades, sendo que 124, mais da metade está para o mercado externo. 

 

Se a FAB comprar apenas 2 KC-390, acredito que os demais parceiros comprarão uma quantidade maior e o mercado internacional ainda mais.

 

Na minha opinião, o único projeto da Embraer que não vingou foi a tentativa de inovação no CBA-123.

 

Torçamos a favor 

 

Eu continuo acreditando que o governo federal brasileiro não vai conseguir ferrar com a Embraer se este não for o propósito.

 

A civil da Embraer está melhor que nunca, e o Super Tucano também está deslanchando. Tudo isso vai dar fôlego pra Embraer tocar o KC-390 com seus parceiros estrangeiros sem depender da esmola do planalto. Bastava que esses projetos de tiranetes ao menos pagassem 2/3 da dívida com a fábrica joseense que já estava de bom tamanho.

 

Ao menos é o que torço.

 

Mas se a intenção da quadrilha de José Dirceu, hoje encabeçada por Mulheranta sapiens spp, for sacanear a indústria, utilizando exemplares da espécie Moluscus ignobius para fazer piquetes atrapalhando a produção, então não terá jeito.

 

Ao que tudo indica, observando pelo espectro pouco motivacional, a equipe de Josif que se encontra babando esmola com Tio Sam, visto que Morales, Maduro, Kim e Putin não darão o que não tem, e também o parceirão da China está emputecido deveras com o resultado do investimento fabril em Jacktownville (Jacareí-SP), ou melhor, péssimo resultado, a coisa toda tá fóda.

 

Como costumava dizer o padre fanho da igreja de São Vicentinho de Paula: Oemos!

 

Os Portugueses, Tchecos e Argentinos estão babando de ódio: O maior de todos os parceiros na maior de todas as aeronaves já construída em toda a América Latina, que não é pequena, está nas mãos de um grupelho de bandidos, quadrilheiros, bêbados, ninfomaníacas e usurpadores que chantageiam ao extremo todos as indústrias e qualquer intenção de produtividade em solo outrora descrito por Terra de Santa Cruz. Ou alguém acha que os passeios de Jacques Wagner é para passar a mão na cabeça dos membros do grupo exclusivíssimos de equipamentos de defesa?

 

Daria um de meus testículos joviais para saber o teor da visita à indústria vale paraibana na semana passada. Mas é segredo m... não é militar é moral.

 

Há saída, mas o bom senso, pouquíssimo que me resta do sempre pouco tive, me diz para não expressar.

 

KC-390, tu és belo, impávido e colosso.

 

Quem mais o é?

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