Salve galera!!!!!
É com muito orgulho que apresento a todos o "Projeto voe PP-HBL", o qual trata da restauraÇão do CAP-4A Paulistinha PP-HBL da frota do Aeroclube de Sorocaba. Este velho guerreiro foi danificado durante um forte temporal que atingiu a cidade de Sorocaba no último dia 21 de outubro. Abaixo seguem maiores detalhes sobre o projeto, assim como fotos e desenhos tÉcnicos.
HISTÓRICO
ConstruÍdo pela Companhia AeronÁutica Paulista na dÉcada de 1940, o CAP-4 Paulistinha lembrava o projeto norte-americano Piper J-3 Cub. Era um avião biplace, asa alta, feito em estrutura tubular de aÇo e entelado. A motorizaÇão utilizada era um Franklin ou Continental, ambos de 65 HP, que utilizavam uma hÉlice de madeira desenvolvida pelo IPT (Instituto de Pesquisas TecnolÓgicas), de São JosÉ dos Campos.
Foram fabricados 777 CAP-4A Paulistinha, entre 1943 e 1949. Mais de 20 mil pilotos jÁ tiraram o brevÊ nessa aeronave, que tinha como principais atrativos a seguranÇa e o baixo custo operacional. Por esse motivo, foi escolhida pela Campanha Nacional de AviaÇão, liderada pelo então Ministro da AeronÁutica, Salgado Filho, durante o governo de Getúlio Vargas.
O CAP-4 PP-HBL, alvo de nosso projeto, foi fabricado no final de 1946, tendo recebido sua certificaÇão no inÍcio de 1947. Seu primeiro proprietÁrio foi o Aeroclube de São Paulo, onde permaneceu durante quase 20 anos, tendo sido transferido para o Aeroclube de Sorocaba em 1965. Ele É o único Paulistinha sobrevivente de um grande incÊndio que atingiu um dos hangares do ACSP, destruindo todos os Paulistinhas de sua frota. O PP-HBL foi uma das aeronaves que participou de uma das revoadas organizadas pelo Aeroclube de São Paulo em 1953. Ainda no perÍodo em que esteve no ACSP, o PP-HBL foi pilotado pelo saudoso Cmte. BrasÍlico Freire Neto, que foi Piloto de Provas da EMBRAER. Em Sorocaba, foi de extrema importância na formaÇão de pilotos como Cel. Aviador JosÉ Carlos Dias Rodrigues, AntÔnio Carlos Scudeler, Vicente Francisco Florio de Andrade, Luiz Antonio Vettorazzo, Francisco Pereira, Pedro Pereira, Yuri Scudeler, e tantos outros nomes ligados à histÓria de nosso aeroclube. Nosso velho guerreiro HBL completa 70 anos em 2016, e estÁ no Aeroclube de Sorocaba hÁ 51 anos, formando grandes pilotos. Ele sempre foi a aeronave que ajudou o aeroclube nos momentos mais difÍceis, sempre estava disponÍvel para os alunos, enquanto outros Paulistinhas da frota tinham seu momento de inatividade. Não se trata de apenas de uma aeronave qualquer, mas sim uma aeronave histÓrica, sempre ligada a seguranÇa e eficÁcia.
PROJETO VOE PP-HBL
Tendo em vista a importância do PP-HBL, não somente para o Aeroclube de Sorocaba, mas para a aviaÇão brasileira de um modo geral, em especial, na formaÇão de diversos pilotos de todos os cantos do Brasil, o Grupo Amigos dos ClÁssicos resolveu lanÇar o projeto VOE PP-HBL. Este projeto tem como meta a restauraÇão completa do velho Paulistinha, procurando resgatar toda sua originalidade, assim como ele era quando saiu da fÁbrica da CAP, levando em conta algumas raras exceÇÕes para seguranÇa dos voos nos dias atuais.
Nossa proposta procura seguir as ideias do projeto Doc's Friends, o qual reúne diversas pessoas e empresas em trabalho voluntÁrio na restauraÇão de um Boeing B-29 Superfortress, lÓgico que dada às devidas proporÇÕes. Maiores informaÇÕes podem ser obtidas no seguinte endereÇo:
https://www.facebook.com/DocsFriends
DIRETRIZES E RESTAURAÇãO
1 - Restaurar o CAP-4A Paulistinha PP-HBL e deixÁ-lo o mais prÓximo de sua ORIGINALIDADE, ou seja, igual ao que era quando saiu da fÁbrica da Companhia AeronÁutica Paulista em dezembro de 1946;
2 - Buscar parcerias (colaboradores, apoiadores, patrocinadores) para a realizaÇão do projeto, mostrando a importância de se preservar esta aeronave;
3 – Devido a idade do PP-HBL (quase 70 anos) e sendo uma aeronave de extrema importância histÓrica, seria interessante estudar a possibilidade de passÁ-lo da categoria PRI (privada instruÇão) para PUH (pública histÓrica), utilizando a aeronave apenas para demonstraÇÕes em eventos aeronÁuticos ou voo local com finalidade cultural. A aeronave representaria culturalmente o Aeroclube de Sorocaba e a oficina responsÁvel por sua restauraÇão, e seria um grande cartão de visitas de ambos. Com a mudanÇa de categoria, seu voo não poderÁ mais ser utilizado para exploraÇão comercial e deverÁ ser mantido apenas atravÉs de DOAÇÕES voluntÁrias que permitam ao PP-HBL continuar voando. Para maiores informaÇÕes a respeito desta mudanÇa, pesquisar a IS-21-191-002A, lei da ANAC que regula a questão das aeronaves histÓricas no Brasil;
4 - Montar uma equipe de voluntÁrios que ajudarão na restauraÇão, seja na parte mecânica ou na divulgaÇão do projeto, angariando fundos para a realizaÇão do mesmo. O projeto visa utilizar o mÍnimo possÍvel o caixa do Aeroclube de Sorocaba para essa restauraÇão;
5 - DivulgaÇão do projeto em todos os meios de comunicaÇão existentes, em especial, nas redes sociais e imprensa especializada em assuntos aeronÁuticos;
6 - SerÁ feita uma prestaÇão de contas semanal de todo o valor arrecadado para a restauraÇão da aeronave, a qual serÁ divulgada publicamente em um site que serÁ montado exclusivamente para o projeto, mostrando toda sua transparÊncia;
7 - Como o Aeroporto Estadual "Bertram Luiz Leupolz" (SOD/SDCO), base do Aeroclube de Sorocaba, contarÁ com torre de controle a partir de 2016, provavelmente se farÁ necessÁria a instalaÇão de um rÁdio e um transponder no PP-HBL. Estudar a viabilidade e necessidade desta intervenÇão na aeronave;
8 - ApÓs o tÉrmino da restauraÇão, sendo o PP-HBL transferido para a categoria “Público HistÓrico”, a aeronave somente poderÁ ser comandada por pilotos que tenham acima de 150 horas de voo em aeronaves convencionais, de preferÊncia, nos modelos CAP-4A ou P-56C. Abaixo disso, os voos serão panorâmicos e terão de ser acompanhados por pessoas devidamente habilitadas. Lembrando que qualquer pessoa poderÁ voar no PP-HBL;
9 - Os nomes de todos os colaboradores, apoiadores e patrocinadores, serão divulgados no futuro site, assim como em um banner que acompanharÁ o PP-HBL nos eventos aeronÁuticos.
10 - O "GAC" Grupo Amigos dos ClÁssicos se compromete em ajudar nos devidos cuidados apÓs a restauraÇão, como limpeza, movimentaÇão para hangaragem, trabalho de preservaÇão e divulgaÇão de todo o projeto nos eventos nos quais a aeronave participar futuramente.
Fica aqui meu comprometimento para essa restauraÇão, desde o inÍcio atÉ o fim, de forma VOLUNTÁRIA, pela preservaÇão do velho PP-HBL, assim como pela preservaÇão de nossa memÓria aeronÁutica.
FOTOS
ESQUEMAS DE PINTURA DO PP-HBL (1946 A 2015)
1ª PINTURA SUGERIDA PELO PROJETO VOE PP-HBL
FOTOS PARA PESQUISA DE ORIGINALIDADE
REGISTRO AERONÁUTICO BRASILEIRO DE 1947
Agora estamos no aguardo da reunião que a ABRAPAER agendou com a diretoria do Aeroclube de Sorocaba para o prÓximo dia 28 de novembro.
PÁgina oficial do projeto no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/396421767225150/
Deixo um agradecimento especial aos amigos Thiago Sabino (Aeroclube de Pirassununga), Anderson Lima (mecânico aeronÁutico), Marta Lucia Bognar (ABRAPAER), Alex Rondello (piloto), Alex Sandro (ABRAPAER), Bruno CÉsar (SDCO Spotting), TitolÍvio Oliveira (Revista Aero-Latina), Paulo Renato Filosi Cesar (piloto), Yuri Gazzi Scudeler (piloto), Antonio Carlos Scudeler (piloto, ex VARIG), Luiz Guilherme Richieri (Hangar B AviaÇão), Gerson Schuermann, Afonso Celso Nithack, Paulo Dirceu Dias, Rafael Pastor Machado, AndrÉ Chiodi, Wesley Fagundes, Fernanda Lamos, Fernando Frate, Antonio Jose Brisotti (Webkits Plastimodelismo), JosÉ de Alvarenga (Alva), Roger Terlizzi, Rodrigo Damboriarena, Thatiane Favero (Trike Ícaros Indústria AeronÁutica), Mauro JosÉ de Godoy Moreira (Aviation Art), Oz Gomes (Revista Aero Magazine / AerOz Assessoria e Consultoria AeronÁutica), Paulo Berggren (Skydive4Fun), Thiago Pedrezani (Pedrezani Design) e Ilza Pastor Wolf (AteliÊ Ilza Wolf) por apoiarem este projeto.
Grande abraÇo e Ótimo voos a todos
Heinz G. Wolf Junior (Grupo Amigos dos ClÁssicos)
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