Skip to main content

Salve galera!!!!!

É com muito orgulho que apresento a todos o "Projeto voe PP-HBL", o qual trata da restauraÇão do CAP-4A Paulistinha PP-HBL da frota do Aeroclube de Sorocaba. Este velho guerreiro foi danificado durante um forte temporal que atingiu a cidade de Sorocaba no último dia 21 de outubro. Abaixo seguem maiores detalhes sobre o projeto, assim como fotos e desenhos tÉcnicos.

 


 

HISTÓRICO

ConstruÍdo pela Companhia AeronÁutica Paulista na dÉcada de 1940, o CAP-4 Paulistinha lembrava o projeto norte-americano Piper J-3 Cub. Era um avião biplace, asa alta, feito em estrutura tubular de aÇo e entelado. A motorizaÇão utilizada era um Franklin ou Continental, ambos de 65 HP, que utilizavam uma hÉlice de madeira desenvolvida pelo IPT (Instituto de Pesquisas TecnolÓgicas), de São JosÉ dos Campos.

Foram fabricados 777 CAP-4A Paulistinha, entre 1943 e 1949. Mais de 20 mil pilotos jÁ tiraram o brevÊ nessa aeronave, que tinha como principais atrativos a seguranÇa e o baixo custo operacional. Por esse motivo, foi escolhida pela Campanha Nacional de AviaÇão, liderada pelo então Ministro da AeronÁutica, Salgado Filho, durante o governo de Getúlio Vargas.

O CAP-4 PP-HBL, alvo de nosso projeto, foi fabricado no final de 1946, tendo recebido sua certificaÇão no inÍcio de 1947. Seu primeiro proprietÁrio foi o Aeroclube de São Paulo, onde permaneceu durante quase 20 anos, tendo sido transferido para o Aeroclube de Sorocaba em 1965. Ele É o único Paulistinha sobrevivente de um grande incÊndio que atingiu um dos hangares do ACSP, destruindo todos os Paulistinhas de sua frota. O PP-HBL foi uma das aeronaves que participou de uma das revoadas organizadas pelo Aeroclube de São Paulo em 1953. Ainda no perÍodo em que esteve no ACSP, o PP-HBL foi pilotado pelo saudoso Cmte. BrasÍlico Freire Neto, que foi Piloto de Provas da EMBRAER. Em Sorocaba, foi de extrema importância na formaÇão de pilotos como Cel. Aviador JosÉ Carlos Dias Rodrigues, AntÔnio Carlos Scudeler, Vicente Francisco Florio de Andrade, Luiz Antonio Vettorazzo, Francisco Pereira, Pedro Pereira, Yuri Scudeler, e tantos outros nomes ligados à histÓria de nosso aeroclube. Nosso velho guerreiro HBL completa 70 anos em 2016, e estÁ no Aeroclube de Sorocaba hÁ 51 anos, formando grandes pilotos. Ele sempre foi a aeronave que ajudou o aeroclube nos momentos mais difÍceis, sempre estava disponÍvel para os alunos, enquanto outros Paulistinhas da frota tinham seu momento de inatividade. Não se trata de apenas de uma aeronave qualquer, mas sim uma aeronave histÓrica, sempre ligada a seguranÇa e eficÁcia.

 

PROJETO VOE PP-HBL

Tendo em vista a importância do PP-HBL, não somente para o Aeroclube de Sorocaba, mas para a aviaÇão brasileira de um modo geral, em especial, na formaÇão de diversos pilotos de todos os cantos do Brasil, o Grupo Amigos dos ClÁssicos resolveu lanÇar o projeto VOE PP-HBL. Este projeto tem como meta a restauraÇão completa do velho Paulistinha, procurando resgatar toda sua originalidade, assim como ele era quando saiu da fÁbrica da CAP, levando em conta algumas raras exceÇÕes para seguranÇa dos voos nos dias atuais.

Nossa proposta procura seguir as ideias do projeto Doc's Friends, o qual reúne diversas pessoas e empresas em trabalho voluntÁrio na restauraÇão de um Boeing B-29 Superfortress, lÓgico que dada às devidas proporÇÕes. Maiores informaÇÕes podem ser obtidas no seguinte endereÇo:

https://www.facebook.com/DocsFriends

http://www.b-29doc.com/

 

DIRETRIZES E RESTAURAÇãO

1 - Restaurar o CAP-4A Paulistinha PP-HBL e deixÁ-lo o mais prÓximo de sua ORIGINALIDADE, ou seja, igual ao que era quando saiu da fÁbrica da Companhia AeronÁutica Paulista em dezembro de 1946;

2 - Buscar parcerias (colaboradores, apoiadores, patrocinadores) para a realizaÇão do projeto, mostrando a importância de se preservar esta aeronave;

3 – Devido a idade do PP-HBL (quase 70 anos) e sendo uma aeronave de extrema importância histÓrica, seria interessante estudar a possibilidade de passÁ-lo da categoria PRI (privada instruÇão) para PUH (pública histÓrica), utilizando a aeronave apenas para demonstraÇÕes em eventos aeronÁuticos ou voo local com finalidade cultural. A aeronave representaria culturalmente o Aeroclube de Sorocaba e a oficina responsÁvel por sua restauraÇão, e seria um grande cartão de visitas de ambos. Com a mudanÇa de categoria, seu voo não poderÁ mais ser utilizado para exploraÇão comercial e deverÁ ser mantido apenas atravÉs de DOAÇÕES voluntÁrias que permitam ao PP-HBL continuar voando. Para maiores informaÇÕes a respeito desta mudanÇa, pesquisar a IS-21-191-002A, lei da ANAC que regula a questão das aeronaves histÓricas no Brasil;

4 - Montar uma equipe de voluntÁrios que ajudarão na restauraÇão, seja na parte mecânica ou na divulgaÇão do projeto, angariando fundos para a realizaÇão do mesmo. O projeto visa utilizar o mÍnimo possÍvel o caixa do Aeroclube de Sorocaba para essa restauraÇão;

5 - DivulgaÇão do projeto em todos os meios de comunicaÇão existentes, em especial, nas redes sociais e imprensa especializada em assuntos aeronÁuticos;

6 - SerÁ feita uma prestaÇão de contas semanal de todo o valor arrecadado para a restauraÇão da aeronave, a qual serÁ divulgada publicamente em um site que serÁ montado exclusivamente para o projeto, mostrando toda sua transparÊncia;

7 - Como o Aeroporto Estadual "Bertram Luiz Leupolz" (SOD/SDCO), base do Aeroclube de Sorocaba, contarÁ com torre de controle a partir de 2016, provavelmente se farÁ necessÁria a instalaÇão de um rÁdio e um transponder no PP-HBL. Estudar a viabilidade e necessidade desta intervenÇão na aeronave;

8 - ApÓs o tÉrmino da restauraÇão, sendo o PP-HBL transferido para a categoria “Público HistÓrico”, a aeronave somente poderÁ ser comandada por pilotos que tenham acima de 150 horas de voo em aeronaves convencionais, de preferÊncia, nos modelos CAP-4A ou P-56C. Abaixo disso, os voos serão panorâmicos e terão de ser acompanhados por pessoas devidamente habilitadas. Lembrando que qualquer pessoa poderÁ voar no PP-HBL;

9 - Os nomes de todos os colaboradores, apoiadores e patrocinadores, serão divulgados no futuro site, assim como em um banner que acompanharÁ o PP-HBL nos eventos aeronÁuticos.

10 - O "GAC" Grupo Amigos dos ClÁssicos se compromete em ajudar nos devidos cuidados apÓs a restauraÇão, como limpeza, movimentaÇão para hangaragem, trabalho de preservaÇão e divulgaÇão de todo o projeto nos eventos nos quais a aeronave participar futuramente.

Fica aqui meu comprometimento para essa restauraÇão, desde o inÍcio atÉ o fim, de forma VOLUNTÁRIA, pela preservaÇão do velho PP-HBL, assim como pela preservaÇão de nossa memÓria aeronÁutica.

 

FOTOS

 

ESQUEMAS DE PINTURA DO PP-HBL (1946 A 2015)


 

 

1ª PINTURA SUGERIDA PELO PROJETO VOE PP-HBL

 

 

FOTOS PARA PESQUISA DE ORIGINALIDADE

 

 

REGISTRO AERONÁUTICO BRASILEIRO DE 1947

 

Agora estamos no aguardo da reunião que a ABRAPAER agendou com a diretoria do Aeroclube de Sorocaba para o prÓximo dia 28 de novembro.

PÁgina oficial do projeto no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/396421767225150/

Deixo um agradecimento especial aos amigos Thiago Sabino (Aeroclube de Pirassununga), Anderson Lima (mecânico aeronÁutico), Marta Lucia Bognar (ABRAPAER), Alex Rondello (piloto), Alex Sandro (ABRAPAER), Bruno CÉsar (SDCO Spotting), TitolÍvio Oliveira (Revista Aero-Latina), Paulo Renato Filosi Cesar (piloto), Yuri Gazzi Scudeler (piloto), Antonio Carlos Scudeler (piloto, ex VARIG), Luiz Guilherme Richieri (Hangar B AviaÇão), Gerson Schuermann, Afonso Celso Nithack, Paulo Dirceu Dias, Rafael Pastor Machado, AndrÉ Chiodi, Wesley Fagundes, Fernanda Lamos, Fernando Frate, Antonio Jose Brisotti (Webkits Plastimodelismo), JosÉ de Alvarenga (Alva), Roger Terlizzi, Rodrigo Damboriarena, Thatiane Favero (Trike Ícaros Indústria AeronÁutica), Mauro JosÉ de Godoy Moreira (Aviation Art), Oz Gomes (Revista Aero Magazine / AerOz Assessoria e Consultoria AeronÁutica), Paulo Berggren (Skydive4Fun), Thiago Pedrezani (Pedrezani Design) e Ilza Pastor Wolf (AteliÊ Ilza Wolf) por apoiarem este projeto.

Grande abraÇo e Ótimo voos a todos

Heinz G. Wolf Junior (Grupo Amigos dos ClÁssicos)

 

#AmigosdoPaulistinha

#AmigosdoHBL

#ProjetovoePPHBL

Last edited by Júnior JUMBO 2
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Salve galera

 

Hoje aproveito para postar um desenho do esquema de pintura original do PP-HBL e de praticamente todos os CAP-4 Paulistinhas fabricados a partir de 1946. Agradeço pela imensa ajuda do amigo Mauro José de Godoy Moreira relativo a dúvida do esquema de pintura do velho HBL.

 

Posto também mais uma sugestão de pintura criada especialmente para este projeto.

 

Quero agradecer a todos os apoiadores que estão entrando nesta maravilhosa equipe. Na postagem acima é possível conferir o nome deles

 

 

PINTURA ORIGINAL DOS CAP-4A A PARTIR DE 1946

 

 

 

SUGESTÃO Nº 2 PARA O NOVO ESQUEMA DE PINTURA

 

 

Maiores informações podem ser obtidas em nossa página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/groups/396421767225150/

 

Ou ainda através do seguinte e-mail: projeto.pphbl@gmail.com

 

Grande abraço e ótimo voos a todos

 

Heinz G. Wolf Junior (Grupo Amigos do HBL)

 

#AmigosdoPaulistinha

#AmigosdoHBL

#ProjetovoePPHBL

Last edited by Júnior JUMBO 2

Grande Junior Jumbo, tudo na paz?

 

Se puder dar apenas uma opinião, porque não restauram e aplicam a mesma pintura original do HBL? Acho que seria uma justa homenagem.

 

Acompanhando por aqui e pelo Face.

 

Grande abraço e sucesso na empreitada.

 

Armando

Armando meu irmão, por aqui tudo em ordem graças a Deus, e contigo???

 

O esquema original todo em amarelo é a 3ª sugestão de pintura feita pelo projeto. Abaixo segue o mesmo esquema postado acima, mas com a inclusão do logo do Aeroclube de Sorocaba na deriva, assim como o logo do projeto, a homenagem ao Ten. Brig do Ar Cherubim Rosa Filho (22º aluno brevetado no ACS), e a inscrição "EXPERIMENTAL", caso haja a mudança de categoria proposta pelo projeto.

 


 

Por favor, me passe seu e-mail de contato para lhe enviar uma cópia da proposta e a IS-21.191-002A (Instrução Suplementar), lei da ANAC que rege as aeronaves históricas no Brasil.

 

Grande abraço,

 

Junior

 

#AmigosdoPaulistinha

#AmigosdoHBL

#ProjetovoePPHBL

Last edited by Júnior JUMBO 2

Salve galera!!!!!

Hotej aproveito para postar alguns desenhos técnicos e uma foto antiga do PP-HBL

 

 

 

Na foto abaixo aparecem Dionizio Furlan, também conhecido por Nízio, em pé sobre a roda direita do HBL, um dos melhores mecânicos aeronáuticos que já existiu; Instrutor Paulo Fernandes, de braços cruzados, odiado por alguns, adorado por outros, porém sempre respeitado por todos; e o grande mecânico aeronáutico Roberto Henrique Schleifer de camiseta branca. Bons tempos de aeroclube


 

Grande abraço e ótimos voos a todos

 

#AmigosdoPaulistinha

#AmigosdoHBL

#ProjetovoePPHBL

Last edited by Júnior JUMBO 2

Ontem, dia 12 de dezembro, foi um dia muito especial. Conseguimos finalmente apresentar o projeto de restauração do CAP-4A Paulistinha PP-HBL à diretoria do Aeroclube de Sorocaba em uma reunião muito produtiva.

Agora, o aeroclube fará uma reunião entre sua diretoria e seus associados, para que todos tenham conhecimento do projeto e logo em seguida realizarão uma assembleia. Feito isso, teremos uma nova reunião entre todas as partes envolvidas, para decidir se o aeroclube aceitará ou não o projeto.

Gostaria de agradecer a todos do Aeroclube de Sorocaba que gentilmente abriram as portas e nos receberam muitíssimo bem. Deixo aqui um agradecimento especial aos amigos Marta Lucia Bognar, Valquiria Bognar, Alex Rondello, Alex Sandro, Bruno César e Rafael Pastor Machado, por participarem desta primeira reunião mostrando toda a seriedade do projeto.

Na foto abaixo: Diretoria do Aeroclube de Sorocaba, diretoria da ABRAPAER e grupo Amigos do Paulistinha após reunião sobre o projeto de restauração do PP-HBL:

Foto do amigo Bruno César ©

‪#‎AmigosdoPaulistinha‬
‪#‎AmigosdoHBL‬
‪#‎ProjetovoePPHBL‬

Last edited by Júnior JUMBO 2

Salve galera!!!!!

Peço desculpas pela demora em postar, mas o começo de ano tem sido bem corrido. A parte boa dessa demora é que trazemos boas notícias

O Aeroclube de Sorocaba realizou uma reunião com todos dos diretores no último dia 16 de janeiro, onde decidiram aceitar o projeto de restauração do PP-HBL. Agora estamos esperando a realização de uma assembleia entre todos os associados do aeroclube, a qual está agendada para os próximos dias. Feito isso, será marcada uma nova reunião entre o Aeroclube de Sorocaba, a ABRAPAER e o nosso grupo

Nosso amigo Mauro José de Godoy Moreira, piloto, ilustrador e pintor de Aviation Art, terminou de pintar um quadro representando o PP-HBL na época em que o velho Paulistinha chegou em Sorocaba, em 1967. Este quadro será doado ao projeto para que o mesmo seja leiloado ou rifado, para angariarmos fundos para a restauração

Durante o fim de 2015 e início de 2016, resolvemos mudar o nome do nosso grupo que ajudará a ABRAPAER e o aeroclube neste projeto, tendo em vista que o grupo trabalhará no futuro não apenas com um modelo especificamente. Durante a primeira reunião com o aeroclube, nos foi questionado se nosso interesse em restauração seria apenas dos modelos CAP-4 e P-56 Paulistinha, mas como pretendemos lançar outros projetos futuros, nos mesmos moldes do projeto VOE PP-HBL, optamos por um nome que seja ligado a todo tipo de avião antigo e clássico. Como fundador do antigo GAC (Grupo Ases do Céu), optei por manter as siglas, mas mudando o nome para GRUPO AMIGOS DOS CLÁSSICOS. Seremos um grupo de voluntários que trabalharão em prol da restauração e preservação de toda e qualquer aeronave antiga e clássica

O Grupo Amigos dos Clássicos também conseguiu na data de ontem, a ajuda voluntária do amigo Sergio Oliveira Neto, engenheiro aeronáutico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e que ficará responsável pela restauração do PP-HBL

Por fim, o amigo Paulo Berggren, filho do lendário Ulisses Berggren, o "Alemão" do Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva, conseguiu registrar a imagem de uma foto do PP-HBL feita em Montes Claros/MG pelo Sr. Jorge Lucio, onde o velho CAP-4 está com a pintura original de fábrica. A pessoa que fez a foto original não sabe precisar a data exata, mas lembra que foi entre 1950 e 1951

Bom, por enquanto é isso galera. Tendo novidades eu aviso

Grande abraços e ótimos voos a todos

#GrupoAmigosdosClássicos

#ProjetovoePPHBL

#NewGAC

#SDCOspotting

Last edited by Júnior JUMBO 2

O último sábado, dia 20 de fevereiro, foi um dia extremamente importante. O Projeto Voe PP-HBL recebeu como doação um quadro pintado pelo amigo Mauro José de Godoy Moreira, um dos maiores artistas plásticos do Brasil, especialista em Aviation Art. Mauro José é aviador, idealizador, fundador e primeiro presidente da ABRARTA (Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial), fundada em 1997.

Este quadro será rifado, com data e local ainda a serem definidos, para que possamos angariar fundos ao projeto de restauração do velho Paulistinha. Avisaremos assim que começarmos a venda da rifa

Deixamos aqui um agradecimento ao Aeroclube de Sorocaba e ao Sr. Mario Rozas, diretor tesoureiro do aeroclube, que nos recepcionou de forma impecável. Agradecemos também a amiga Marta Bognar, presidente da ABRAPAER, que participou da entrega representando a associação, e um agradecimento mais que especial ao amigo Mauro José de Godoy Moreira, por nos presentear com este belíssimo quadro. Caro amigo, tenha a certeza que sua colaboração será sempre lembrada. Obrigado de coração

Abaixo as fotos do quadro e de algumas das pessoas que participaram da entrega:



Abraços e ótimos voos a todos

Last edited by Júnior JUMBO 2

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×