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Olá a todos,

Recentemente experimentei o putty da Tamiya que cura com a luz (http://www.tamiya.com/english/...6light_curing_putty/). É muito legal.

Basta por no sol que em poucos minutos ele endurece. Além da rápida cura, ele não contrai. É pastoso como os puttys em geral, mas tem cor amarelo ovo. É um pouco pegajoso na espátula, mas funciona bem.

Só tem de tomar cuidado com a expessura da camada de putty: o recomendado é 2 mm no máximo. Se precisar mais, é só adicionar novas camadas depois que a anterior secar.

Até mais,

Armando

 

 

Last edited by Aof
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Vou arriscar a dizer que o que faz a cura é a luz ultra violeta do sol. Se for esse o caso, não precisa ser no sol, é possível fazer até com uma fluorescente, claro que neste caso, há que se observar o tempo de exposição equivalente.

 

Edu

Eu já usei esse putty e realmente não é preciso sol natural, luz fluorescente já funciona.

A questão é que eu achei muito duro de lixar caso você deixe muito tempo sob a luz. Preciso fazer mais testes para descobrir o tempo ideal  sob a luz fluorescente.

Mas, é rápido e você não precisa deixar de um dia para o outro, o que ajuda muito para quem não tem muito tempo para montar.

Abs

Wolney

Acho que vou parecer antiquado diante de produtos importados coisa e tal, mas logo quando comecei no hobby, há uns sete anos atrás, fuçando nos fóruns, li sobre colocar restos de sprue no Jet e achei muito inteligente, mas não adotei.

De lá para cá, já usei vários putys, muitos bons e vários ruins. Até que no último projeto, resolvi tentar a ideia primitiva, é quer saber? Acho que achei meu jeito de resolver problemas de preenchimento.

Peguei um vidro de tinta que tinha acabado, coloquei o Jet e vou tacando resto de sprue, controlando a viscosidade. Estou achando espetacular. Sem retração, sem problema de compatibilidade com o plástico do kit, fácil de usar e acima de tudo, barato e não tenho que sair pra comprar.

Edu

Edu, realmente essa é uma ótima solução para alguns reparos e eu confesso que e a utilizo menos do que deveria.

O único porém é realmente o tempo de secagem. Apesar do JET secar rápido, o plástico que é deixado fica meio mole, só sendo possível lixar e trabalhar no dia seguinte.

Acho que, nesse ponto, o light curing putty é um pouco melhor.

Abs

Wolney

edufari posted:

Acho que vou parecer antiquado diante de produtos importados coisa e tal, mas logo quando comecei no hobby, há uns sete anos atrás, fuçando nos fóruns, li sobre colocar restos de sprue no Jet e achei muito inteligente, mas não adotei.

 

Já usei esse recurso usando tolueno em vez de jet e de fato dá pra fazer uma massa bem fácil de trabalhar, só que comigo ela contraia pra cacete!  Uma coisa completamente incontrolável, pois só depois que todo o solvente evaporava é que parava de contrair.

Last edited by Felipe C. Miranda

a massa para pequenas correçoes Lazzudur é 100 vezes melhor que a putty da tamiya normal porque seca rapido, em 20 minutos ja pode lixar, nao despedaça e nao contrai. ai eu penso que essa putty ai é equivalente, mas a lazzudur custa 12,00 a bisnaga com 200 gramas e vende em qualquer loja de  tinta automotiva.

anghinoni posted:

a massa para pequenas correçoes Lazzudur é 100 vezes melhor que a putty da tamiya normal porque seca rapido, em 20 minutos ja pode lixar, nao despedaça e nao contrai. ai eu penso que essa putty ai é equivalente, mas a lazzudur custa 12,00 a bisnaga com 200 gramas e vende em qualquer loja de  tinta automotiva.

alguma restrição ou recomendação para aplicação? é só carca na fresta sem dó. 

Last edited by Marcio Bernardi

nao, alias foi a primeira massa que comprei e dei sorte... depois fui usar tamiya e vi como é muito melhor que a tamiya.

eu tiro um pouco e ja fecho a bisnaga, tem que passar em camadas de ate 2mm espaçadas em 10 minutos. ai depois de 20 min pode lixar com lixa de agua.

eu conheci ela vendo o funileiro passar no carro e em meias hora ja lixar e passar primer, mais um tempo lixar e ja mandar ver.

 

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