Pessoal: fiz uma tradução da primeira parte da entrevista. Não está lá grande coisa pois o meu francês é meio básico. Mas tem algumas informações interessantes.
Abrs a todos!!!
A Raguenet
Acompanhe abaixo uma entrevista com Tino Chito postada no site MODELSTORIES. Eu reproduzo aqui esta entrevista e agradeço ao seu autor e ao site pela permissão.
UMA ENTREVISTA COM TINO CHITO
Tino Chito, ilustrador para ESCI e ITALERI concordou em conceder uma entrevista sobre os seus trabalhos para a ESCI. A entrevista foi feita no segundo trimestre de 2005 por JC Carbonel com a ajuda e assitência de Lorenzo Tonioli.
P: Bom dia, você poderia se apresentar aos leitores da MODELSTORIES?
R: Eu sou um ilustrador que trabalha em casa. Cada ilustração é um novo contrato para mim: eu trabalho para grandes editores como Mondadori, Fabbri, Selezione, Signorelli e também para dicionários e obras educativas. Meu amigo Ezio Giglioli que é amigo de Dino Coppola (co-fundador da ESCI juntamente com MM Agiman e Baldrighi) começou a contratar os meus serviços para a ESCI em 1972-73. À época eu era seu assistente pois ele não conseguia atender à demanda. Nós fizemos juntos um grande número de ilustrações em caixas (box arts) para a Esci bem como de instruções de montagem. No início eu fazia apenas perfis e as instruções para decals e então ele me repassou as ilustrações para as box arts dos veículos e dioramas. Quando a ESCI passou a ser ESCI-Ertl nós fazíamos todas as ilustrações junto com novos ilustradores: Tiziano Gollini (da Bréscia) , Giovanni Paulli (atualmente trabalhando para DOC Models) e Enzo Maio.
P: Qual o procedimento para se fazer uma ilustração?
R: Nem o Giglioli nem eu somos fãs de aviões ou máquinas (militares), portanto a maior parte dos desenhos eram a partir de referências, de fotos fornecidas pelos departamentos técnicos da ESCI. Para as instruções a Italeri (bem como a Esci) me forneciam as peças (dos moldes de teste) juntamente com uma sugestão de montagem.
P: Era mais difícil desenhar as caixas dos “dioramas” do que aquelas com apenas um veículo?
R: Não, eu começava por montar os modelos que vinham dentro da caixa e depois os arrumava para compor um cenário. Eu nunca tive instruções precisas da ESCI sobre o que deveria ter destaque. Eu começava por desenhar um personagem em primeiro plano e depois eu construía uma ação lógica ao fundo posicionando os veículos e os personagens de maneira coerente dentro do espaço livre. As primeiras ilustrações que eu fiz dessa maneira agradaram à Esci e então eu continuei.
P: Você fez alguma ilustração para uma caixa que não foi comercializada?
R: Não, todas meus trabalhos foram impressos.
P: Alguma perguntas sobre ilustrações específicas. O helicóptero ambulância UH-1D ref. 8014.
R: O helicóptero em questão era utilizado pelo Exército para as missões de resgate aéreo. Por essa razão coloquei de fundo os campos de cultivo. Claro que a ESCI providenciou fotos dos dois helicópteros (que eram as versões fornecidas no kit) para que eu reproduzisse tais opções.
P: O canhão auto propulsado GMC M6 ref. 8040.
R: Essa é uma cena de ação já que na caixa vinham juntas as figuras em combate, pelo que me lembre, e foi por isso que eu desenhei. O tiro do canhão (ao contrário da maioria das caixas dessa série) é para justificar a posição dos soldados.
P: Os veículos militares da série 8000/8600.
R: Nessa época (anos 70?) me foi pedido para não representar cenas violentas com mortos, com tiros e com suásticas. Alguns países proíbem tais escolhas e era necessário criar algo que pudesse ser utilizado em todos os países. Para tais ilustrações, eu começava a partir de uma foto de referência e fazia um esboço de uma composição para criar uma cena plausível. Mais tarde, quando começamos a fazer a ilustração para (as caixas) dos dioramas, essas restrições não mais se aplicavam e passamos a poder colocar explosões por tudo. Pode-se dizer que concorrentes como a Tamiya e a Revell fazem o mesmo. Para a série 8000 originalmente tais ilustrações vinham sobre um fundo branco. Mais tarde foi pedido a M. Giglioli e a mim para expandir tais ilustrações em alguns centímetros colocando-os em um fundo temático e que nós tivemos de criar para todos os modelos.
P: O veículo alemão ref. 8048.
R: O moinho atrás é simplesmente pelo fato de mostrar que o veículo foi utilizado na Holanda.
P: Diorama 2012.
R: Não é uma cena de combate já que não havia as figuras de soldados alemães dentro da caixa. Havia soldados russos, um veículo russo e um veículo alemão. É por isso que eu desenhei um caminhão alemão destruído em meio a um contra ataque russo.
P: Diorama 2021 Berlim.
R: São soldados russos durante a invasão de Berlim com o Reichstag ao fundo. Para a figura em primeiro plano, eu me inspirei em uma foto conhecida.
P: Atores no campo de batalha?
R: Eu não acho que copiei o ator Jean-Paul Belmondo para a figura da caixa 2026...
... mas me parece que para a caixa 2022 eu representei o ator americano (N. Do T.: na realidade ele é inglês) Rex Harrison sobre uma foto do final da guerra. Na procura de boas referências, boas fotos de época são muito utilizadas pois permitem que você ganhe tempo.
P: O trator Somua (o qual a ESCI não fabricou) na ilustração do diorama 8054 Sebastopol.
R: O trator que vem na caixa é na realidade o modelo ESCI 8054 (Sd.Kfz. 11).