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Tradução do artigo de Jay Hemmings, publicado em 15 de Abril de 2019, no site WarHistoryOnline

Vamos lá...

O Bell UH-1 Iroquois (conhecido como Huey), foi o helicóptero mais amplamente utilizado na Guerra do Vietnam, sendo que mais de 7000 deles serviram durante o conflito.

O Huey prestava admiravelmente bem para uma ampla variedade de funções, de evacuação médica a transporte de tropas, passando por mais uma série de funções entre essas. Em uma ocasião, um Huey tornou-se o primeiro e único helicóptero na história da aviação a abater um biplano!

O ano era 1968, e a Operação Thunder - o bombardeio de alvos na República Democrática do Vietnam, estava a todo vapor. Esses bombardeios estavam tendo um efeito devastador no esforço de guerra norte-vietnamita, e estes resolveram que estava na hora de dar o troco.

Um dos Uh-1 Huey operado pela Air America

Air America Huey's - Helicopter Modeling - ARC Discussion Forums

O alvo para o troco norte-vietnamita foi o local conhecido como Lima Site 85, na fronteira do Laos com o Vietnam. Essa posição ficava no topo de uma montanha escarpada com cerca de 2500 metros de altitude, e por conta das escarpas acentuadas, era acessível apenas por aeronaves, ou por um trilha estreita que serpenteava pela floresta montanhosa.

Lima Site 85

The U.S. facility atop of Phou Pha Thi, known as Lima Site 85, was the site of a major battle on 10 March 1968.

Esse local era uma das numerosas bases de radar operadas pela CIA no supostamente neutro Laos, e o mais próximo da fronteira com o Vietnam, e foi o que mais dirigiu ataques bem sucedidos contra alvos norte-vietnamitas, o que o colocou como alvo preferencial deles.

A disposição dos equipamentos no local

The LS-85 mountaintop area included radar shelters [“Operations”) with antennas and interior equipment normally in/on mobile AN/MSQ-77 “control and plotting” and radar vans. “TACAN” is the box shelter for the AN/TRN-17 electronics with antenna on top, and “LZ” is for the nearby helicopter Landing Zone. Also not shown are the CIA airstrip and command post.

Um ataque terrestre foi considerado muito arriscado, então os norte-vietnamitas decidiram usar um par de aeronaves para um ataque surpresa, e o vetor escolhidos foram 4 Antonov An-2 Colt, armados com um lançador de foguetes não-guiados de 57 mm com 12 foguetes, e 20 projéteis de morteiro de 250 mm que seriam usados como bombas convencionais, sendo soltas por um dispositivo de alavanca simples.

An-2 Norte vietnamita

107 | Antonov An-2 | Vietnam - Air Force | gearphoto | JetPhotos

Kit da Valom com um deles armado com um lançador de foguetes

O Site 85 era operado por um misto de soldados da USAF, funcionários da Lockheed (que construiram o radar), pessoal da Air America, bem como guerrilheiros Hmong e alguns mercenários. Quando o ataque começou, foram pegos de surpresa, mas reagiram rapidamente.

Dois dos An-2 atacaram, enquanto os outros dois circulavam a área. A estação de radar era muito bem camuflada e tinham que voar muito próximo para tentar identificar.

O primeiro tomou outro prédio pela estação de radar e o atacou, mas um dos mercenários saiu da cobertura e esvaziou o pente de seu AK-47 na barriga do An-2, acabando por fazê-lo cair.

O outro, vendo isso, achou melhor dar o fora de lá, mas coincidentemente, o Capitão Ted Moore, com o tripulante Glenn Woods, estavam se aproximando de lá com um Huey desarmado para entregar munição e suprimentos.

Eles mal podiam acreditar em seus olhos quando viram biplanos atacando o Site 85: "Parecia algo saido diretamente da Primeira Guerra"

Percebendo que seu helicóptero era mais rápido que o An-2, Moore decidiu caça-lo, e e Woods já estava com seu AK-47 a mão. Não demorou para alcança-lo e logo o lerdo biplano estava ao alcance, sem suspeitar de nada.

Como a visibilidade traseira do AN-2 era quase nula, o piloto não percebeu que havia outra aeronave bem atrás e acima dele até ser tarde demais. As rajadas atingiram a asa superior, fazendo com que entrasse em stol, e em desespero, o piloto tentou diminuir a velocidade, mas os americanos voltaram ao ataque e se inclinado bem para fora, Woods esvaziou sua arma contra a parte superior do cockpit do An-2, o que deve ter matado ou ferido ambos os pilotos, já que a aeronave entrou em parafuso e caiu na selva.

O Huey tomou o rumo do Site 85 e os outros An-2 escaparam para o Vietnam.

Original Post

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Bem ao estilo do início da I Guerra Mundial, onde aviões eram abatidos por carabinas usadas pelos tripulantes. Valeu a publicação, desconhecia totalmente esse fato.

Abraços

Armando

No Tempo Das Carabinas - René Chambe - Traça Livraria e Sebo

Eu tenho esse livro. Fala sobre esses primeiros combates.

The first aerial bombing run was made by the Italian Army - We Are The Mighty

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