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Na realidade não é tempera e sim revenimento.

Quanto mais lento o resfriamento mais tenaz fica o metal.

Quanto mais rápido mais duro fica.

Isso tem a ver com a esferoidização dos elementos endurecedores.

Resfriamento mais rápido eles ficam com arestas na sua composição .

 

Edveras posted:

Na realidade não é tempera e sim revenimento.

Quanto mais lento o resfriamento mais tenaz fica o metal.

Quanto mais rápido mais duro fica.

Isso tem a ver com a esferoidização dos elementos endurecedores.

Resfriamento mais rápido eles ficam com arestas na sua composição .

 

Sendo assim, quanto mais rápido mais duro fica. Seria o melhor a ser usado para os blindados?

Abs.

Depende do elemento de liga.

O molibdênio é um endurecedor de metais que resiste ao impacto. Já o vanádio endurece mais rápido mas não resiste ao impacto.

Foi por trocar as ligas é que muitos blindados alemães tiveram problemas de fratura em suas blindadens.

Belo tópico.
Os senhores experten poderiam trazer mais info.

Quando o casco ou torre é "casted" (tipo sherman) ele é feito molde de areia com o aço derretido, correto ?
E quando é "welded" as placas de aço são soldadas no formato correto ?
Como os welded são mais resistentes se são placas soldadas ?

E na foto do Pz em questão, é um casco casted ou welded ? Mesmo welded tem q ser feito o revenimento apos a montagem ?

Abs

Edveras posted:

Na realidade não é tempera e sim revenimento.

Quanto mais lento o resfriamento mais tenaz fica o metal.

Quanto mais rápido mais duro fica.

Isso tem a ver com a esferoidização dos elementos endurecedores.

Resfriamento mais rápido eles ficam com arestas na sua composição .

 

sim,  mas o revenimento se faz depois da tempera justamente para eliminar as tensões que a tempera provoca.

Valls

BigBag posted:

Belo tópico.
Os senhores experten poderiam trazer mais info.

Quando o casco ou torre é "casted" (tipo sherman) ele é feito molde de areia com o aço derretido, correto ?
E quando é "welded" as placas de aço são soldadas no formato correto ?
Como os welded são mais resistentes se são placas soldadas ?

E na foto do Pz em questão, é um casco casted ou welded ? Mesmo welded tem q ser feito o revenimento apos a montagem ?

Abs

Até onde eu sei e me lembro da faculdade, tanto o cast quanto o welded podem ter a mesma resistência. Ocorre que como o processo térmico em peças cast é muito mais difícil e complicado, a resistência se obtêm na qualidade da liga e na espessura. Tem a vantagem de se obter formas as mais diversas, mas mais pesadas.

Já as placas welded, alem de serem feitas com ligas apropriadas e dureza desejada, podem sofrer processos de tratamento térmico, mas não permitem formas variadas. Dão estruturas com menor peso e espessura. Mas possuem um ponto fraco que é justamente a região da soldagem, na chamada "zona termicamente afetada". Isso é contornado utilizando eletrodos específicos, tipo inox e com elementos de liga. A indicação disso é nas carcaças de tanques os cordões de solda permanecem brilhantes, enquanto todo o resto está enferrujado. (vide os grave yards no Afeganistão)

Valls

Last edited by Valls

Valls a ZAC ( zona termicamente afetada pelo calor) pode ser controlada utilizando pré aquecimento e pós aquecimento para alivar as tensões e diminuir a probabilidade de trincas.

Na realidade utilizasse eletrodos de baixo teor de carbono para que não se tenha o problema de oxidação e endurecimento do cordão de solda.

Valls posted:

sim,  mas o revenimento se faz depois da tempera justamente para eliminar as tensões que a tempera provoca.

Valls

Sim, sempre é temperado E revenido... Ou só temperado. Disso ainda lembro.

De repente tive um vislumbre do diagrama ferro-carbono... Nossa, parece que foi em outra vida!

Perlita, cementita, cúbico de corpo centrado, cúbico de face centrada... Ecos do passado!  

Edveras posted:

Valls a ZAC ( zona termicamente afetada pelo calor) pode ser controlada utilizando pré aquecimento e pós aquecimento para alivar as tensões e diminuir a probabilidade de trincas.

Na realidade utilizam-se eletrodos de baixo teor de carbono para que não se tenha o problema de oxidação e endurecimento do cordão de solda.

sim, mas no caso de peças do tamanho de torres e de chassis de MBT's é bem mais difícil fazer esse aquecimento. Daí o uso de eletrodos específicos.

Na foto do chassi do M60 sendo soldado vê-se isso. 

Valls

Edveras posted:

Depende do elemento de liga.

O molibdênio é um endurecedor de metais que resiste ao impacto. Já o vanádio endurece mais rápido mas não resiste ao impacto.

Foi por trocar as ligas é que muitos blindados alemães tiveram problemas de fratura em suas blindadens.

 

Posted Image

acribillados

Blindajes de tanques perforados

 

Uma chapa de blindagem, grosso modo, deve ter dureza na superfície (para "quebrar" o projetil) e ter tenacidade suficiente para absorver a energia do impacto, sem se romper.

Obtém-se a primeira com a cementação, na superfície externa da chapa, com a aplicação de carbono. E a segunda, com a adição de elementos de liga no aço, como e principalmente Níquel, Molibidenio e Manganês. 

A segunda propriedade é a que permite à blindagem receber o impacto sem se fraturar. E é o que aconteceu com os Panther nas fotos do Fernando. Os alemães ficaram sem o suprimento desses minérios, com esse resultado.

Valls 

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