Originally Posted by Valls:
Originally Posted by artemius111:
...., possivelmente, já agindo sobre a transmissão.
Desculpe, mas não entendi isso.
Valls
Como o amigo sabe, a sapata, acrescentada à lagarta em si, sempre visou, não apenas evitar o castigo de estradas pavimentadas, especialmente em asfalto, mas também diminuir o arrasto que a lagarta encontra na sua rolagem, aí em qualquer terreno.
Ela deve manter a força de tração para a qual o veículo e ela foram concebidos, atuando de forma plena, com eficiência.
A perda de tração, traduzida em um maior arrasto, vai ocorrendo na medida em que ela, sapata, vai se decompondo e, da mesma forma que um automóvel trafegando com pneus murchos, vai acabar forçando, não apenas o motor mas também, e muito, o sistema de transmissão do veículo. Em situações extremas, e dependendo da complexidade do veículo, podem surgir emperramentos ou até quebras, tanto do motor quanto da transmissão.
Numa situação última, poder-se-ia dizer que, graças a sapatas com design eficiente, resistentes e bem produzidas, um veículo blindado poderia ter um motor menos potente, com menor torque, mas mais leve, com menor quantidade de peças, ocupando menor espaço, com menor consumo, com menos ruído e podendo portar também um sistema de transmissão mais adequado a esse motor, consequentemente mais leve também.
Ao final, poder-se-ia ter um veículo mais eficiente, eficaz, com maior velocidade final, tanto em estrada como fora dela e com potencial para uso de variantes de armamento principal e secundário mais pesados ou mais adequados a diversos tipos de enfrentamentos, em diferentes condições de terreno.
Uma outra situação, talvez até mais crítica, principalmente nesses veículos mais modernos, é a representada pela trepidação que lagartas sem sapatas em condições ótimas de uso, provocariam no sistema de suspensão, mesmo sendo o tipo hidropneumático, como do Challenger II e JGSDF Type 10. Afora o aumento do desconforto e a indução à fadiga da tripulação, o desgaste das partes móveis da suspensão, com aumento da trepidação, poderia causar prejuízo potencial inaceitável aos sistemas computadorizados, óticos e de tiro, algo indesejável seja a situação que for.
É claro que tudo isso acima, para ocorrer, depende de uma série de fatores, alguns verdadeiramente difíceis de se evitar, tais como área de atuação, forma de uso, escalas de manutenção do veículo e outras mais.
Abs. e um ótimo fim de semana ao amigo e família.