Amigos  não  sou modelista  de aviação mas  vendo  um artigo da Modeling news sobre  um  avião ele mostra  que  a injeção foi  em dua partes e manda  lixar para  retirar  a  marca da injeção. (vide abaixo)

Dai fiquei pensado  qq tipo de lixa ali  vai  deixar marca, mas  como  nao  sou  modelista  de avião  pergunto :

1-Tem alguma forma de lixar isto sem acabar   com a  transparência?

2- Eu   sou sincero  eu  faria  um  canopy novo  com  vacum form  de acetato? vocês acham que esta  solução  é a mais  apropriada?

Agradeço a aula de   dos  amigos.

Original Post

Fazer cópia em acetato nunca vai ficar perfeito,  vai ficar um pouco maior, e vai perder detalhe.  Melhor usar lixa, sendo que depois da lixa 2500 eu usaria uma pasta de polir, ou qualquer coisa para polir metais, tipo "Kaol" com uma flanela, e por fim faria o polimento com papel toalha macio.  Já fiz isso e sem dar mergulho em cera consegui recuperar a transparência perfeita (isso foi antes da moda da "Future").

Mas cuidado com as armações do canopy...

E coloque uma proteção, um enchimento rígido, porque na hora de você lixar é fácil apertar o canopy pelos lados e trincá-lo. Pode fazer uma forma com biscuit ou durepoxi que se encaixe pelo lado de dentro.

Evidentemente não deixe a massa secando em contato com o canopy. Faça a forma mas deixe endurecer separada da peça.

 

Fernando Estanislau posted:

E coloque uma proteção, um enchimento rígido, porque na hora de você lixar é fácil apertar o canopy pelos lados e trincá-lo. Pode fazer uma forma com biscuit ou durepoxi que se encaixe pelo lado de dentro.

Evidentemente não deixe a massa secando em contato com o canopy. Faça a forma mas deixe endurecer separada da peça.

 

Uma atenção ao colocar um enchimento interno pra evitar quebrar a transparencia por acidente:  Se ela foi feita com essa linha, é porque ela encima é mais larga que na base.  Cuidado ao colocar enchimento de durepoxi ali dentro porque depois de seca ela vai ficar presa ali... Eu não usei nada por dentro além do meu próprio dedo...

jgap posted:

cá entre nos  que mancada  do  fabricante   fazer  desta forma a peça 

 

 JG, é comum isso pois, se vc olhar a peça de frente, o formato é de “ferradura”, o que, em uma injeção comum, impediria a retirada da peça de dentro do molde. O primeiro kit que vi isso foi no F-14 da Hasegawa na 1/72 da, então, novíssima forma, há mais de 10 anos atrás! 

uma  outra  dica  quando  for  fazer  a  proteção e  colocar  por  dentro  junto da  massa  de  durepoxi  um plastico  finino de  emprlhar  comida  -plastico pvc  ou  cobrir com  cola  branca e  depois  pressionar  suvemente  a  massa  durepoxi  ..  , deixando  secar..evitar  residuos ou colagem acidental ..plastiresiabços - paulo r  morgado . sp -sp

"pode usar  como enchimento massa  de modelar"

Pode não. Massa de modelar é macia, não protege o canopy de distorcer, e a função de uma peça dessas é manter o canopy na mesma forma. Se você apertar de lado e ele distorcer, ele trinca. É claro que pode-se ser bem cuidadoso, mas acidentes acontecem. Melhor prevenir que remediar.

Talvez uma solução seja fazer um (ou mais de um) perfil de chapa de plastico, no formato interno da ferradura, que se encaixe girando gentilmente. Entra perpendicular, gira e encaixa paralelo ao eixo do canopy. Pode colar com cola branca e ao final do processo coloca dentro da água e ele solta. Cola branca não ataca o plástico.

Ou então ter a disciplina de manejar com mãos leves e nunca segurá-lo pelos lados. 

"cá entre nos  que mancada  do  fabricante   fazer  desta forma a peça"

Não há outra maneira de fazer uma peça dessas sem o friso. O lado da matriz de injeção que está por fora do canopy tem que ser divido em duas partes, senão ela não abre depois de injetar. Esse friso é justamente onde uma metade encontra com a outra. Se pensar na delicadeza do friso que fica, é até um serviço muito bem feito. Se os lados do "U" no perfil do canopy fossem paralelos, dava. Mas como não são, tem que ser feito assim.

Antigamente se fazia canopis assim com os lados de fora curvos e os internos paralelos, mas dá distorção na transparência, coisa que hoje em dia está fora dos padrões de qualidade que os modelistas anseiam. 

Claudio Moura posted:
jgap posted:

pode usar  como enchimento massa  de modelar

 

 Sim, mas cuidado com o óleo que essa massa solta para não manchar o canopy.

Pode colocar aquele filme de PVC que se usa na cozinha, entre a massa e canopy, evita o contato direto e facilita a retirada.

 
 
Claudio Moura posted:
jgap posted:

pode usar  como enchimento massa  de modelar

 

 Sim, mas cuidado com o óleo que essa massa solta para não manchar o canopy.

lava depois  - vai ter de lavar mesmo  por  causa  da massa de polimento 

PS  Claudinei  eu comecei a montar aquele monte de albatross  da hit kit  que comprei com  vc  - achei eles  no cafofo  (creia esta sendo arrumado !!!) no feriado e  taquei  ferro  deve ser por isto que  chove  tanto no RJ hj

 

Claudio Moura posted:

 JG, moleza!!! Começa lixando com uma 1000 e vai até 2000/2500, que dá polimento. Aí vc megulha na cera “Future” para dar brilho e terás uma transparência muito melhor!!!! Mas TEM QUE USAR AS LIXAS MAIS FINAS com o objetivo de POLIMENTO, ok? 

  Qualquer dúvida, manda msg para mim!

acho em loja  de tinta facil estas  lixas claudinho? eu tenho  umas  importadas desta  granulometria  ams alem de terem seculos  eu comprei aqui na wk  de  uma venda  de produtos  importados e  foi o preço  de  um rim e  uma cornea para lixas  e  queria  ver se tem similar nacional - desculpema  pergunta mas  sou meio  jurassico no tema   pq sou da  epoca que  nas lojas  a lixa mais fina  era a 100 

jgap posted:
Claudio Moura posted:
jgap posted:

pode usar  como enchimento massa  de modelar

 

 Sim, mas cuidado com o óleo que essa massa solta para não manchar o canopy.

lava depois  - vai ter de lavar mesmo  por  causa  da massa de polimento 

PS  Claudinei  eu comecei a montar aquele monte de albatross  da hit kit  que comprei com  vc  - achei eles  no cafofo  (creia esta sendo arrumado !!!) no feriado e  taquei  ferro  deve ser por isto que  chove  tanto no RJ hj

 

  CARACA!!! Vai alagar o Brasil!!! rsrsrs

jgap posted:
Claudio Moura posted:

 JG, moleza!!! Começa lixando com uma 1000 e vai até 2000/2500, que dá polimento. Aí vc megulha na cera “Future” para dar brilho e terás uma transparência muito melhor!!!! Mas TEM QUE USAR AS LIXAS MAIS FINAS com o objetivo de POLIMENTO, ok? 

  Qualquer dúvida, manda msg para mim!

acho em loja  de tinta facil estas  lixas claudinho? eu tenho  umas  importadas desta  granulometria  ams alem de terem seculos  eu comprei aqui na wk  de  uma venda  de produtos  importados e  foi o preço  de  um rim e  uma cornea para lixas  e  queria  ver se tem similar nacional - desculpema  pergunta mas  sou meio  jurassico no tema   pq sou da  epoca que  nas lojas  a lixa mais fina  era a 100 

  Faz tempo que não busco MAS acho que vc encontra da 3M sim... se não, hj em dia tá muuuito mais barato. Me avisa se não encontrar, ok?

Poxa pessoal  muito obrigado  pela  aula 

Claudinei na verde  eu comprei  porrões  de caixas  de 50 litros  e  decidi arrumar  o  cafofo  e fui colcoando  em caixas  e  catalogando  a  bagaça  toda  e na escavação - redescobri um monte de coisa  que  fui tacando  la  e me esquecendo - eles  foram uma coisa  destas- para  vc ver o grau de loucura  eu  tenho 3  IFV type 89 JSDF para montar e  mais um  já montado, fui comprando  e me esquecendo que  já tinha  - só devo ter parado  quando montei um pois  eu só me  recordo  do que monto.

isso é fácil demais. quem monta automotivo faz com um pé nas costas porque é o mesmo processo de lixamento do verniz PU  não precisa fazer enchimento para não quebrar, eu aprendi depois de quebrar algumas carrocerias no processo de lixamento (principalmente a lateral do parabrisas) ... tem que fazer sem fazer força

tem que lixar com lixa d agua sem fazer forca lixa 1200, 1500 2000 já resolvem, so passando a lixa suavemente que a lixa faz o resto. na hora de polir o mesmo, so massagear a massa sem fazer forca que a massa se encarrega...

Incluir Resposta

Curtidas (0)
×
×
×
×