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F-35

"A Cassidian colocou no mercado um novo e revolucionÁrio sistema de radar passivo, que promete revolucionar os conceitos e o cenÁrio de hoje em dia, relativamente a sistemas de deteÇão e seguimento de aeronaves, incluindo os atÉ agora virtualmente indetetÁveis stealth.

Os radares passivos irão tornar-se um suplemento para os radares ativos convencionais, durante os prÓximos anos.
E a razão É simples. Oferecem uma vantagem operacional decisiva: não podem ser localizados. Ao contrÁrio dos sistemas ativos, os radares passivos não emitem ondas prÓprias, o que significa que não podem ser “empastelados”. O sistema usa frequÊncias VHF, rÁdio digital e frequÊncias de televisão, como ondas de transmissão, em vez de emissores prÓprios.

O sistema de radar passivo requer uma grande capacidade de computaÇão e software de processamento de sinal extremamente complexo. Os computadores de alta performance do equipamento permitem o uso simultâneo de 20 transmissores, numa mistura de VHF e frequÊncias digitais.

Seja música pop ou transmissÕes desportivas, todas ajudam, apesar da música upbeat ser preferida na banda analÓgica FM (VHF), ao permitir maior precisão de localizaÇão.

A Europa Central, bem como outras Áreas densamente povoadas por todo o mundo, tÊm transmissores VHF e digitais suficientes, que os radares passivos podem usar. Mas o sistema funciona em Áreas inacessÍveis tambÉm. Pode-se instalar o seu prÓprio transmissor e comeÇar a emitir música clÁssica, pop, ou apenas estÁtica.

Tudo isto permite posicionar radares passivos em vales remotos, para seguir engenhos voadores a baixa altitude, incluindo pequenos aviÕes, que atÉ agora voavam por debaixo das ondas de radar.
A ferramenta de planificaÇão de missão, permite simular a melhor localizaÇão para o radar passivo, seja para as unidades mÓveis de hoje, seja para os sistemas fixos de amanhã.

Não hÁ para jÁ dados relativamente à eficiÊncia do sistema, tendo a Cassidian divulgado uma distância de 200 km para a deteÇão de alvos atravÉs de ondas FM e atÉ 40km com ondas digitais.

A confirmar-se a efetividade da tecnologia as vantagens são muitas, algumas Óbvias, a saber:

-”ver sem ser visto”
-deteÇão de alvos não emissores de ondas
-cobertura de “pontos cegos” do sistema ativo
-cobertura de radar onde os sistemas ativos não são opÇão
-integraÇão com sistema ativo
-resistÊncia a empastelamento (contramedidas eletrÓnicas)
-deteÇão de alvos a baixas altitudes
-anti-stealth (atravÉs de multi-estÁtica, e baixas frequÊncias)
-deteÇão multi-ângulo com o uso de vÁrios iluminadores

A Cassidian anuncia ainda vÁrias outras vantagens, não desprezÁveis:

-baixo custo de investimento e manutenÇão
-operaÇão em terrenos difÍceis
-fÁcil instalaÇão
-operaÇão remota
-altas taxas de atualizaÇão de deteÇão"

 

 

FONTE: http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=35825

Original Post

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E possivel...

 

Mas tenham certeza de que ja tem gente trabalhando numa contra-medida para ELES......

 

E assim que a industria e a tecnologia militar se movimenta...em ciclos e contra-ciclos tecnologicos entre os rivais...

 

Edilson 

Se for verdade vai complicar mesmo a vida de muita gente....

 

O pior são os países que gastaram milhões em caças invisíveis e agora esses caças seriam rastreados....

 

Será que mesmo assim, os caças de 5ª Geração ainda seriam superiores aos de 4ª ou 4,5ª Geração - diga-se Rafale, Typhoon.....

Do jeito que a munição stand-off está hoje, se o radar passivo detectar um contato a 200km (ou pior, 40km), pode já ser tarde demais...

 

No mais, sempre existiu a capacidade de detectar aeronaves stealth... é só saber o que procurar!

Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):

E possivel...

 

Mas tenham certeza de que ja tem gente trabalhando numa contra-medida para ELES......

 

E assim que a industria e a tecnologia militar se movimenta...em ciclos e contra-ciclos tecnologicos entre os rivais...

 

Edilson 

Ah certeza!

Sempre criam a vacina antes da "doença" surgir...

Essa tecnologia existe a anos, muitos anos, a primeira vez que li sobre ela foi quando quase por acaso franceses tinham detectado anomalias quando um F-117 passava pelas emissões da rede de celulares, então como esta dito na noticia, se um avião furtivo passar por uma área onde existam muitas emissões conhecidas e mapeadas é possivel detectar uma anomalia.

 

Mas apesar de ser uma brecha não é algo tão impactante quanto a melhora que os radares atuais estão recebendo para diminuir a vantagem dos furtivos, um radar normalmente ignora ou simplesmente não tem como processar um sinal do tamanho de um ganso, pombo ou mesmo um pardal, e a assinatura de radar dos furtivos é bem pequena mas existe, e os radares mais modernos vão ter essa capacidade, simplesmente vão passar a ver sinais pequenos mas com comportamentos "absurdos", afinal ganso, pombo ou pardal não voam a várias centenas de km por hora ou tem uma temperatura corporal elevada, dai os mais modernos caças russos todos terem sensores IR.

 

Outra coisa é a parte relativa aos armamentos, hoje os misseis ar-ar são guiados por calor ou emissão de radar, então essa tecnologia de deteção "passiva" não vai ajudar muito esses misseis, eles continuam dependendo da detecção normal para funcionarem.

 

Há também o caso do B-2 Spirit, ele se aproveita das emissões eletromagnéticas para aumentar ainda mais a furtividade, ele tem um imenso sensor em todo bordo de ataque que detecta, processa e pode retransmitir as emissões eletromagneticas, camuflando ainda mais a presença dele, por essa e outras ele custa cerca de UM BILHÃO de dolares a unidade.

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