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Bons amigos quarentenados,  vou apresentar aquí, um modo de fazer raios de rodas. assunto já discutino em uma postagem mais antiga. Localizei na NET com spocked weels e vou tentar copiar.

As rodas serão para um modelo totalmente scratch que mostrarei em seguida, de uma Ferrari 500  f2 1952.

Vejam a roda aquí.

A princípio pensei em canibalisar os raios desta motoca, mas ví que os raios ficariam muito grossos.

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Seguindo vamos apelar:

Essa é a medida do raio que pensei, mas no fim usei a medida 0,4 mm   como verão por que.  contruí esse tear pensando em 24 raios,  centrei a primeira metade do aro da roda, 4mm, um ilhós como cubo de roda e vamos  costurando.



depois de pronta a costura, um pingo de cola nos fios que cruzam sobre o raio. depois coloco a outra metade do raio sobre a roda, deixo secar bem, corto os fios e... teremos uma roda raiada.

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seguindo:



Esta roda foi feita com fio 0,2 mm ficou bem delicada mas os raios sumiram, o ideal seria fazer com 30 raios.

estas com fio 0,4mm  já pintadas e montadas.

Vou optar por esta medida, facilita minha vida pois fazer com 30 raios é mais complicado, teria que modificar o tear,  farei um dia a título de testes.

deem sua opinião.

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Obrigado. assim estimulado!!!!!!  vou colocar uma postagem ( mais uma!) sobre como construo minhas miniaturas de sucata.  As rodas já prontas ficam guardadas. Vamos lá:

A meta é uma Ferrari 500 f2 1952- numa escala proxima de 1;24.  Vamos às pesquisas:

É  esa aí,  motor 4 cilindros 2,9 litros 190 hp,  aspirado. Nessa máchina o Ascari ganhou muitos GPs,    os invejosos diriam "motor de Tempra?" até pode ser.

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A internete é uma mãe e um pai para os modelistas, não é mesmo?

de posse deste daos vamos lá,  partindo de uma placa de estireno lisa de 1 mm,

seguindo as curvas da planta cortamos ascurvas das cavernas,  como num barco.

Vejam lá no fundo um modelo na escala 1:43,  mas é outro modelo, com nariz curto e bunda mais larga !!!!!! não serve, vamos pela planta.

feito o "cavername" vamos à carroceria, eu chamo este método como laminação de estireno, finas tiras e 1 ou 2 mm serão coladas lado a lado e depois lixadas.

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Cáspita!!!  diria a vó do Ascari, que mora na \Mooca, mais parece um barco que um carro de corrida!!?

Calma nona, chegaremos lá.

Depois de recortar as sobras coloco massa,  aqui usamos resina jet para dar mais resistencia à peça, depois entra a massa plastica leve para acabamento.



Na Mooca:

Nona:__ Pra mim parece mais um supositório, daquele que ponho no Nono!



Seguindo com o supositório, digo, o carro, vamos para a parte inferior do chassi:



pelo mesmo sistema de laminação,fecho o corpo e depois resina e massa.  como a resina é meio transparente, dá para ver o cavername inferior.

Na Mooca:

Porco canne!! ficou igualzinho o  supositorio do Nono!!! se êle vê, é capaz de enfiar KKKKKK.

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Seguindo, vejam a demarcação das linhas do capô dianteiro e trazeiro. Eu tinha jurado que não ia abrir, mas...... abrí..  deu M..... como verão.





Vejam só, o capo quebrou em tres pedaços,  agora?

bem vamos em frente, vamos limpar o compartimento do motor em primeiro lugar, e construir novo capô.

Na Mooca:

Nona:__ É o che aconteçe com quem jura e não cumpre! Agora vai ter que pagar promessa na festa de San Genaro e come umas Braciolanas nas barraquinna,  io vou junto e levo o Nono.

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seguindo, depois das brajola:

Vejam que montei um colarinho nas extremidades do corte  para apoiar o novo capo removível.

Então copiei o espaço para moldar o novo capô, as medidas são exatas.

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Muito bem continuando: só falta encaixar o capo novo, após recortar do molde.

Quase lá!

Chíii ficou torto, não encaixa! como pode?

Na Mooca

Nona:__ Porca miséria, que bo...., eu sabia ia dar mer.... desse jeito mio neto não vai ter carro para correr.

Calma noninha  vou usar outra tecnica, a da forma invertida!!!!  vejam só:





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Amigos, quando posto muitas fotos meu pc trava, então vou colocando aos poucos e publicando os posts,  desculpem.

De volta





Viram?  serviu como uma luva dos dois lados, agora desencaixoto e vamos ver:

OK, encaixado, vamos a lixa.

Tentando explicar, como essas resinas encolhem e são exotermicas, pode causar deformidades na peça. pelo menos é o que eu penso.

Vamos em frente, ou melhor, para traz,  vou cortar a "bunda" do carro, o capo traseiro , do tanque de gasolina.

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Segue o barco, digo o carro:

Sentiram essa facada no bumbum da baratinha?

Na Mooca:

Nona:__ porca la miséria, esse cara pensa que doutor de plastica, prá sair cortando a bunda dos outros.  vai dar M....  de novo.

Em  cirurgia isso foi uma "hemibundectomia",   cirurgia bem sucedida.



Aproveito para passar um eixo provisório e um assoalho nesta parte.

reencaixando a peça  retirada, desta vez deu certo.  Ufa!!!

Uma  olhada geral .  no  fundo o " naso curto e bunda grande".

Na Mooca:

Noninha:__ Parece mia  nora, mas essa é "culo magro e naso lungo" não sei como meu filho gosta, porco canne.

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Esse vai ser o tanque, moldei com massinha tipo biscuit,  não façam isso, essa porcaria encolhe muito não ficou legal e deu trabalho, ou então após secar devera ser feita uma correção no volume.

Primeira mão de primer para correções, aliás muitas correçoes.

sempre é bom ir testando se está tudo nos conformes.

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Não assenta,  pelo contrário fica bem rígido, pois o fio que está por cima impede o "arreio" do inferior.    Óbvio que em um raio maior, a elasticidade do fio de naylon vai aceitar a distenção.

Amauri, sempre tive vontade de montar um desses mas me neguei veementemente a fazer um scratch do zero.
Optei por partir de uma base mínima e ai empenhar o meu trabalho em aperfeiçoar o modelo.
Dito isso tive o mesmo "problema" das rodas que você teve, já tinha visto e arquivado essa técnica a muito tempo atrás e então parti para vários testes.
Como fiz todo tipo de teste (acredite foram muitos) acredito que possa te passar algumas dicas úteis que vão melhorar suas rodas porque esse seu trabalho no resto do carro merece. Vai ser um pouco mais trabalhoso que linha ou nylon mas vale a pena e já vi que trabalho não te assusta.
Não tenho as fotos reunidas então vou precisar ir catando e colocando aqui para você olhar e avaliar se vale a pena.

Veja, não vou colocar testes com linha ou nylon porque esses você já fez e teve os resultados.
Vou começar pela mesma técnica só que substituindo esses fios por fio de cobre. Pode usar fio de cobre retirado de um cabo flexível (só que achei muito grosso) ou então usar de um induzido (transformador) desse pequeninos que tem em rádios e equipamentos eletrônicos (modens).
Outra opção (mais cara) é usar fio de tungstênio, aquele que se usa para repor nos cortadores de isopor (compra nessas lojas de artesanato).

Esse ficou bom, mas minha solução final ainda foi diferente, vou procurar fotos e colocar aqui para você ver.
Outra coisa, o ideal é você fazer uma primeira camada, colocar um "espaçador" no centro e ai fazer nova camada para que os raios, no centro da roda,  fiquem separados e não planos ou com aparência achatada.

Muito bom,  pode mandar.

Em tempo, eu fiz  uns testes com fio de aço inox 0,4 mm,  de cerca elétrica.

Fica bom , já é cromado,  mas machuca a mão na hora de passar pelo tear.

A idéia do espaçador é certa, mas tive dificuldade em cortar os anéis em 4 mm imagine tirar anéis de 2 mm.  esta parte está me dando uma surra, montei até um mini torno caseiro. pois  são 4 roras X 3  aneis.  um saco.

Bom dia pessoal,  seguindo a novela:

Vamos agora fazer um assento para o Albertino Ascari botá o busanfan.

Na Mooca:

Nona  :__ Oh Dio mio! o  Albertino vai sentar nessa lata fria?? vai conjelá as hemorroida,  poverino!  Vou fazer uma almofada de lã pro mio netinho sentá em cima!

Antes que a Nona façauma almofada colamos um pedaço de  Napa para enganar o Ascari.

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Iniciando a montagem inicial.



Os rebites da carlinga são decais da Archer,  são rebites  escala G para ferromodelismo.

No tanque usei fitas de rebites feitos por mim, usando etiquetas pimaco autoadesivas e fazendo os rebites com carretilha de costura, uma tecnica experimental que deve ser muito melhorada.



Alguns testes:

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primeira mão de tinta para sentir o resultado,  panelas de freio e barras de torção.

Em termos de suspenção, tenho que melhorar muito,  mas de plástico é muito difícil devido as espessuras das peças,  penso em latão, mas não sei trabalhar com esse material, estou tentando.  aceito dicas.



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Atenção  caga.......da:  um   roda ficou torta, devolvemos para conserto da suspenção.







Pronto,  finito, obrigado pelo apoio!

Na Mooca:

Nona Ascari,  :___ Bambino vem comê umas braciola com a gente qui na festa do san Genaro, que nois te ensina fazê as coisa direito, porca miséria.

Nono:__  Eco!

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