Além dos benefícios às empresas, precisamos de uma séria reformulação no funcionamento de nosso mercado de consumo.
Isso passa pelos três poderes (jud., leg., exec.) aliados ao empresariado.
Nosso mercado de consumo não funciona e é maculado por práticas arcaicas. Fruto do Governo e da mentalidade do empresário.
Ex:
- Alto custo de manutenção do negócio (impostos, CLT, custo de serviços).
- Excesso de burocracia para abertura e manutenção do negócio.
-Altíssimo indicie de corrupção da fiscalização.
-Judiciário indefinido sobre aplicação do CDC.
(ora rigoroso demais, ora leniente demais)
- Empresário reluta em cumprir o CDC.
-Pós Venda é quase inexistente.
Não temos a cultura do "lucre mais, vendendo mais". Temos a cultura do "ganhe o máximo em pouca venda".
Ex: Alto custo unitário dos produtos no Brasil. A culpa é dividida aqui: Custo Brasil e Mentalidade do empresariado.
Uma exceção que está dando certo: Chocolates Lindt.
(Os lojistas reclamam da forma do negócio. O consumidor agradece o produto de melhor qualidade com preço compatível ao pago no estrangeiro.)
Não temos cultura de estímulo ao consumo em "quantidade".
Ex:
Comprando o pacote de sabão em pó de 2kg, tenho pouquíssima (as vezes nem existe) vantagem financeira em relação ao pacote de 1kg.
Aqui, ainda vinga o entendimento de que marketing e publicidade devem ser simplesmente predatórios. Vale tudo para enganar o consumidor e fazê-lo crer que está fazendo bom negócio.
Ex: Promoções do grande varejo na internet.
Isso é só um pequeno exemplo do que acontece e que empurra o brasileiro a comprar no exterior.
O volume de importação aumentou porque o brasileiro está preferindo importar tudo.
O brasileiro compra bens de pequeníssimo valor na internet e isto está atolando o correio.
É pacote com compra de USD 5, USD 10, USD 15.
Ex: Eu, músico amador, não compro palheta e corda no Brasil.
Motivo:
Se compro em quantidade no exterior, o preço unitário, que já é menor do que o praticado aqui, fica ainda menor, mesmo com imposto e frete.
Aqui, comprando em quantidade, não há qualquer tipo de desconto, paga-se o mesmo preço unitário comprando 10 ou 100.
Existe similar nacional? Existe, de forma limitada e com qualidade inferior. O preço também não ajuda.
Enfim...é uma equação da qual não tenho a menor esperança de ver resolvida sem uma mudança radical.