Pessoal,
aqui as fotos que um amigo do Chile me enviou. Espero que gostem.
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Mas que baita chapeamento e pintura vai precisar
Martelinho de ouro não vai rolar
[]s!!!
André, é irrecuperável! Já foi dado baixa....
Um abração.
Será que tinha seguro ???????????
Sai mais barato deixar lá do que mandar de volta...
Se bem que a operação deve ser para desobstruir o local...
Será que tinha seguro ???????????
Sai mais barato deixar lá do que mandar de volta...
Se bem que a operação deve ser para desobstruir o local...
Na época foi dito que poderia haver ressarcimento por parte da ONU, é verdade?
Tava bom pra virar lanchonete com vista pro aeroporto
Humm...
Deve ter rendido uns "cobres" as peças e o metal pra FAB ou....
[]s!!!
ficaria bem no MUSAL
Alguem lembra as causas do acidente?
Abr.
Alguem lembra as causas do acidente?
Abr.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 143 militares a bordo sofreu um grave acidente quando decolava ontem à tarde no Aeroporto Internacional de Porto Príncipe, capital do Haiti. A aeronave sinistrada é do tipo Boeing 707, modelo militar KC-137 (transporte e reabastecimento em voo), que recebeu o apelido de “sucatão” (dado pela grande imprensa) quando serviu à Presidência da República na gestão Lula. Não houve feridos. O avião levava para Manaus 131 militares da Minustah (Missão de Paz da ONU no Haiti), comandada militarmente pelo Brasil, que haviam encerrado a sua missão no Haiti. Os demais 12 ocupantes eram da tripulação (Aeronáutica). Segundo relatos de militares brasileiros, as panes e problemas técnicos dos KC-137 já eram uma constante, devido a idade avançada da frota, em que pese a excelente manutenção realizada pela FAB, mas nunca chegando ao ponto de gerar um incidente desta gravidade.
Segundo fontes locais , uma das turbinas (o 707 tem 4 motores) explodiu ou incendiou-se durante a decolagem. O piloto, demonstrando grande perícia e sangue frio, conseguiu desligar os motores restantes e cortar o combustível. Ao voltar à pista para um pouso de emergência, o trem de pouso do avião colapsou e a aeronave se arrastou “de barriga”. A FAB informou, em nota, que já está investigando as causas do acidente. Os KC-137 tem quatro décadas de uso na FAB e estão prestes a serem substituídos por jatos mais modernos. A licitação, denominada KCX-2, foi vencida pela empresa Israel Aerospace Industries – IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.
O Projeto KC-X2 foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro. Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e faziam parte da frota da VARIG até serem incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados após modificações realizadas nos EUA, em missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.
FONTE: T&D
Alguem lembra as causas do acidente?
Abr.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 143 militares a bordo sofreu um grave acidente quando decolava ontem à tarde no Aeroporto Internacional de Porto Príncipe, capital do Haiti. A aeronave sinistrada é do tipo Boeing 707, modelo militar KC-137 (transporte e reabastecimento em voo), que recebeu o apelido de “sucatão” (dado pela grande imprensa) quando serviu à Presidência da República na gestão Lula. Não houve feridos. O avião levava para Manaus 131 militares da Minustah (Missão de Paz da ONU no Haiti), comandada militarmente pelo Brasil, que haviam encerrado a sua missão no Haiti. Os demais 12 ocupantes eram da tripulação (Aeronáutica). Segundo relatos de militares brasileiros, as panes e problemas técnicos dos KC-137 já eram uma constante, devido a idade avançada da frota, em que pese a excelente manutenção realizada pela FAB, mas nunca chegando ao ponto de gerar um incidente desta gravidade.
Segundo fontes locais , uma das turbinas (o 707 tem 4 motores) explodiu ou incendiou-se durante a decolagem. O piloto, demonstrando grande perícia e sangue frio, conseguiu desligar os motores restantes e cortar o combustível. Ao voltar à pista para um pouso de emergência, o trem de pouso do avião colapsou e a aeronave se arrastou “de barriga”. A FAB informou, em nota, que já está investigando as causas do acidente. Os KC-137 tem quatro décadas de uso na FAB e estão prestes a serem substituídos por jatos mais modernos. A licitação, denominada KCX-2, foi vencida pela empresa Israel Aerospace Industries – IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.
O Projeto KC-X2 foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro. Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e faziam parte da frota da VARIG até serem incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados após modificações realizadas nos EUA, em missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.
FONTE: T&D
Valeu
WK ainda é Cultura e Informação
a minha pergunta é ainda vai voltar a voar?
a minha pergunta é ainda vai voltar a voar?
Pelo que eu saiba já foi até dado baixa.
a minha pergunta é ainda vai voltar a voar?
Pelo que eu saiba já foi até dado baixa.
Me lembro que, na época do acidente, o Gilson condenou o avião principalmente depois de ver esta dobra estrutural depois da cabine, repare o "amarrotado" :
ficaria bem no MUSAL
Concordo. Jogado lá igual o C - 46 .
Bem que podia ter decal na 1/72.....
Bem que podia ter decal na 1/72.....
Alô FCM !
ficaria bem no MUSAL
segundo info de pessoal que viu a mesma mensagem na internet - tem um inteirinho, recém-pintado, estacionado aqui na BAGL prontinho para ir para o MUSAL!!
consegui fazer uma foto a partir da Av. 20 de Janeiro.
Não dá para distinguir o numeral, mas é a mesma aeronave que esteve em posição mais visível há algum tempo atrás.
e consegui uma foto feita por um colega na posição que lhe falei!!
Nem lembrava disso. Não vale a pena trazer de volta, no máximo os aviônicos, turbinas e outros componentes.
Uma coisa básica em aeronaves antigas era colocar motores mais novos. A carniça deu o que tinha que dar.
O resto deixa pra lá.
ficaria bem no MUSAL
Perfeito ....
Tá bacana para ir para o Musal
É, foi pro muSAL.
Esse 707 da FAB foi voando pro Musal?
A pista de lá suporta o pouso de 707?
Claudio, valeu por compartilhas as fotos, agradeça também a seu amigo chileno.
Esse 707 da FAB foi voando pro Musal?
A pista de lá suporta o pouso de 707?
Pelo que o JG teclou, ele está no Galeão. Se a pista do Musal serve pra ele já não sei...
Esse 707 da FAB foi voando pro Musal?
A pista de lá suporta o pouso de 707?
Pelo que o JG teclou, ele está no Galeão. Se a pista do Musal serve pra ele já não sei...
Esse restante não é oque íria pro Chile:
"Depois de 27 anos de atividades, em 10 de outubro de 2013, os quatro KC-137 foram oficialmente aposentados. 4 Cerca de 5 meses depois, dois dos quatro aviões (KC-01 e KC-03) foram desmanchados no pátio militar do aeroporto do Galeão, enquanto que o outro avião restante (KC-02) está sendo negociado com a Força Aérea Chilena."
Wikipédia