Skip to main content

Olá, pessoal!Comprei na Redelease, há alguns dias, a resina de poliuretano A+B CST-47 (https://www.redelease.com.br/r...no-cst-47-900-g.html). Neste final de semana fiz o primeiro uso desta resina para copiar algumas peças usando moldes, e os resultados foram bastante aquém do esperado. Fiz a mistura dos componentes na proporção recomendada e apliquei a resina diretamente nos moldes. De início, tudo parecia normal, apenas estranhei a consistência da resina após a mistura, parecida com a de leite condensado. Esperava uma resina mais fluida, mas prossegui com o trabalho. De início não havia bolhas visíveis, mas, alguns minutos após a aplicação da resina, comecei a perceber a formação de muitas bolhas na superfície dos moldes, e essas bolhas foram crescendo cada vez mais e se expandindo. O comportamento lembrou mais o de uma espuma de poliuretano do que o esperado para esta resina.  A data de validade indicada na embalagem é maio de 2020. Como misturei os componentes na proporção indicada, não sei que outro procedimento de minha parte poderia estar errado. Usei dois moldes de gelatina e um de borracha de silicone, e o problema se deu em todos eles. Alguém aqui já trabalhou com a resina deles e enfrentou problema parecido? Será que estou fazendo algo errado?

https://photos.app.goo.gl/RdDE6fYQnyT2Gu1o8

https://photos.app.goo.gl/Zk8HyCcHzuqadQaG7

Last edited by lcsmiranda
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Olá,

Já trabalhei com ambas e com outras...

Não só a umidade atrapalha, na verdade não é a principal causa de bolhas, embora possa causar também... a umidade principalmente altera o tempo de cura...

O principal fator de gerar bolhas é 'incompatibilidade' com o molde (existe silicone especial para PU) ou outro tipo de contaminação... por exemplo moldes já usados com outros tipos de resina, temperatura ambiente elevada, enfim varias coisas causam bolhas e muitas vezes difícil determinar a causa...  até mesmo a própria validade 'incorreta'...

As resinas PU de uso geral, tem muito baixa viscosidade (como água), se a sua resina está muito viscosa seguramente algo não está normal... 

Abs!

Last edited by Marcus

eu acho que foi o catalisador, porque voce disse que ficou que nem leite condensado, PU é tao liquido que nem agua, pra mim o catalisador estava estragado, ou estava trocado na embalagem ou mal embalado que endureceu ele e ele nao se dissolveu completamente na resina. tem que estar 100% vedado, ele estraga MUITO facil, é facil ver porque ele vira uma geleia. 

Ivan P posted:

Pegando o gancho, qual seria o produto recomendado para os moldes?

Abs, Ivan 

A Moldflex (SP) vende ou vendia Silicones especiais para PU...

O Silicone comum pode ser usado, mas não dura muito, logo na primeira peça já fica oxidado (manchado).. umas 10 tiragens e o molde detona... já era!

Certa vez, me informaram para não usar PU em moldes que já foram utilizados anteriormente com outras famílias de resinas...

Last edited by Marcus

Obrigado a todos pelas respostas.

Entrei em contato com a Redelease expondo o problema e eles confirmaram o que foi exposto aqui quanto à incompatibilidade com umidade, motivo pelo qual eles sugeriram não usar moldes de gelatina. Fiz uma nova tentativa usando apenas o molde de silicone e homogeneizando melhor as partes da resina antes de misturá-las, e o resultado melhorou bastante, mas a peça ainda ficou com o acabamento prejudicado pela quantidade de bolhas que apareceram durante a reação de endurecimento da resina. Fiquei de fazer mais alguns testes e mandar os resultados pra eles. A loja já se dispôs a repor toda a resina que for perdida, caso se confirme algum problema com a qualidade da mesma.

Saudações,

Luiz

Olá Luiz,

Veja minha experiência com PU estragada... (é dar murro em ponta de faca, perda de tempo)

No meu caso, a Moldflex (SP) recolheu a resina para análize e após, me reembolsou...!

 

WP_20160628_04_26_30_Pro

WP_20160614_15_27_28_Pros

WP_20160614_10_35_12_Pros

z1

Attachments

Images (4)
  • WP_20160628_04_26_30_Pro
  • WP_20160614_15_27_28_Pros
  • WP_20160614_10_35_12_Pros
  • z1
Last edited by Marcus
Augusto posted:
Ivan P posted:

Essa resina serviria para fazer matriz de canopy vacuoformado? Ou derreteria com o calor?

Abs, Ivan

Serve, já fiz vários usando resina PU como molde.

 

Valeu, Augusto. Qual resina Você recomenda para o molde e qual material para a forma?

Abs, Ivan

Olá Ivan,

Como disse o Augusto, a PU serve para o molde. Entretanto é uma resina 'cara' para tal finalidade...

Eu sempre fiz meus 'moldes' para vacumform de massa plástica comum automotiva (que nada mais é do que talco industrial, resina poliester, e alguma carga como titânio...) a massa plástica é pelo menos muuiito mais barata e dá mais tempo para trabalhar... pode ser 'retocada' (fazer modificações, etc..) , polida, e tudo mais, coisas mais complicadas de se fazer com a PU (embora não impossível)...

Abaixo uma imagem de um molde p/ T-27 feito com massa plástica... feito em 2 etapas: a parte de cima (o canopy propriamente dito em massa branca, e a parte de baixo 'base de sangria' em massa cinza, delineando onde deverá ser feito o 'corte' da rebarba... Note que na imagem, o 'plástico' transparente (PVC Clear) já foi 'puxado'... 

Outra alternativa para moldes e que já usei também é 'gesso pedra' odontológico... funciona perfeitamente! é super barato... principalmente quando vamos fazer somente um canopy...

Abs!

vaculino-1

Attachments

Images (1)
  • vaculino-1
Last edited by Marcus

Obrigado, Marcus. Minha intenção é copiar as transparências do kit para resina, ou outro meio que permita fazer isso facilmente e também seja resistente ao calor, e fazer o novo canopy vacuoformado sobre essa nova peça, evitando assim danificar a peça original. O método que Você descreveu serviria para isso? Fiquei com a impressão que seria mais adequado para fazer uma peça do zero ("scratch"). Estou certo?

Abs, Ivan

Scratch não há necessidade... você pode 'clonar' o canopy original pelo lado externo, usando silicone no método tradicional, e depois moldar o 'molde' (essa foi boa..) com a massa plástica... poderá ser 'maciço' ou em 'parede' (oco) uns 4 mm de parede é mais que suficiente.  O da foto acima é 'oco'...

Note que a massa plástica irá 'encolher' (retrair) um pouco devido a exotermia (calor gerado na cura - use pouco catalizador e preste atenção nas precauções de manuseio poi é um peróxido orgânico) mas isso (retração) é favorável para 'compensar' a espessura do plástico que será moldado pelo lado de fora do molde, na vacumform-machine (chique....)!

Lembre-se de que em nossas máquinas de vácuo 'Tabajaras' (caseiras)  e dependendo até em profissionais, o plástico não faz 'quina viva' (90°)... assim se houver uma 'armação' no canopy as quinas serão muito levemente arredondadas, quase imperceptível mas estarão lá... logicamente proporcional também à espessura do plástico usado e da altura dessas armações em relação ao 'vidro' e também à pressão de sucção, óbvio...

Quanto melhor o acabamento e brilho do molde, melhor sairá o canopy vacum-formado... o molde de massa pode ser polido com cera tipo Grand-Prix (lave antes de moldar) e lembre-se: se tiver um pó, fio de cabelo, impressão digital ou algo 'alienígena' sobre o molde, isso sairá copiado no processo de moldagem.

O molde de gesso também funciona, mas não aceita modificações ou retoques e o canopy formatado no gesso não sai tão brilhante se comparado lado à lado com o formatado no molde de massa. Mas nada prejudicial...

Bom, é assim que faço e tem dado certo...! entretanto pode ser que outros modelistas tenham métodos diferentes ou melhores... 

Abs!

Last edited by Marcus
Ivan P posted:
Augusto posted:
Ivan P posted:

Essa resina serviria para fazer matriz de canopy vacuoformado? Ou derreteria com o calor?

Abs, Ivan

Serve, já fiz vários usando resina PU como molde.

 

Valeu, Augusto. Qual resina Você recomenda para o molde e qual material para a forma?

Abs, Ivan

Ivan

Como o Marcus disse a resina além de cara vem em grande quantidade, se for só para isso vai desperdiçar muito. A única que eu conheço que pode ser comprada fracionada é a EasyFlo, mas eu não tive boa experiência com ela  e nunca usei para fazer molde de canopy, talvez alguém aqui possa falar melhor

https://www.moldflexmodelagem....liuretano/easyflo-60

Uma opção pouco comentada é usar o durepoxy diluído com álcool, isopropílico, quem me deu esta dica foi o Carlos Café.

Você mistura as duas partes, depois coloca numa forminha, vai acrescentando o álcool e mexendo até ficar liquido, põe no molde  e deixa secar. Pode parecer estranho, mas realmente funciona, ainda que sofra alguma retração quando o liquido evapora.

 
Augusto posted:
Ivan P posted:
Augusto posted:
Ivan P posted:

Essa resina serviria para fazer matriz de canopy vacuoformado? Ou derreteria com o calor?

Abs, Ivan

Serve, já fiz vários usando resina PU como molde.

 

Valeu, Augusto. Qual resina Você recomenda para o molde e qual material para a forma?

Abs, Ivan

Ivan

Como o Marcus disse a resina além de cara vem em grande quantidade, se for só para isso vai desperdiçar muito. A única que eu conheço que pode ser comprada fracionada é a EasyFlo, mas eu não tive boa experiência com ela  e nunca usei para fazer molde de canopy, talvez alguém aqui possa falar melhor

https://www.moldflexmodelagem....liuretano/easyflo-60

Uma opção pouco comentada é usar o durepoxy diluído com álcool, isopropílico, quem me deu esta dica foi o Carlos Café.

Você mistura as duas partes, depois coloca numa forminha, vai acrescentando o álcool e mexendo até ficar liquido, põe no molde  e deixa secar. Pode parecer estranho, mas realmente funciona, ainda que sofra alguma retração quando o liquido evapora.

 

Valeu, Augusto! Vou testar alguns dos produtos mencionados no tópico pra ver o que funciona melhor para mim. Aproveito para desejar Boas Festas e um Excelente 2020 a Você, ao Marcus e aos demais colegas.

Abs, Ivan

Incluir Resposta

Publicar
×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×