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Boa tarde a todos!

Pratiquei um pouco de plastimodelismo durante a década de 2000, mas por muitos motivos diferentes parei (por volta de 2012), e pretendo retornar agora.

Tenho algumas ferramentas que comprei entre 2012 e 2013 e nunca foram usadas. Inclusive um compressor e um aerógrafo (não me recordo as marcas agora, mas eram modelos bem populares na loja da Webkits na época).

Gostaria de solicitar ajuda ao pessoal mais experiente nessa retomada, no sentido de recuperar o material que ficou parado.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Compresssor: é recomendável eu ligá-lo (mesmo que apenas para teste) após tantos anos parado? Selagens, lubrificação, etc... são itens que podem estar comprometidos. Se uma revisão for recomendável, para onde eu poderia enviar? (ou poderia fazê-la eu mesmo?).

2 - Aerógrafo: Basicamente a mesma dúvida acima, apesar que acredito que o aerógrafo não seja tão sujeito a desgaste por estar parado.

3 - Tintas: Aqui o bicho pega. Tenho DEZENAS de frascos de tinta (tanto acrílicas quanto esmalte) das mais diferentes marcas (incluindo, mas não se limitando a, Tamiya, Revell, Gunze, HobbyCores...). Evidentemente todas estão completamente (ou quase completamente) secas. Seriam recuperáveis? Qual seria a técnica correta? Colocar o solvente adequado e deixar descansar? Ou já tentar misturar (não tem risco de empelotar?). Andei pesquisando e vi que os frascos de tintas importadas estão custando entre R$ 40 e R$ 60 !!!



Por fim, fico feliz de ver que alguns rostos conhecidos da época que frequentei o fórum permanecem aqui. Um pouco triste de ver que muitos já não estão mais aqui, ou estão inativos há muito tempo (Mineiro do Cerrado, PanzerSerra, entre outros... sou péssimo com nomes).

(E um pouco triste também de ver que muitos tópicos antigos se perderam... Acredito que em alguma migração de base de dados, ou limpeza de espaço no servidor).

Por fim, para retornar, pretendo montar um kit sem muita firula: o F-117 1/72 da Academy "Ghost of Baghdad". Poucas cores, sem camuflagem, e pelo que vi por aí sem muita necessidade de massa e lixa. Depois pretendo terminar alguns kits que deixei pela metade, e não comprar absolutamente nenhum novo até montar tudo (ou boa parte) do que tenho estocado (nem são muitos).

Evidentemente postarei a saga aqui, desde a inspeção/recuperação dos materiais até a construção do modelo.

Um plastiabraço a todos.

Last edited by Henrik
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Wow! é emocionante ver o programa "Lázaro" trazer um colega de hobby de volta ao cenário! Teria umas ideias, mas como estou na mesma situação do Sr Henrink, prefiro ver o teor das respostas antes de OUSAR dar um pitako, pois estou na mesma situação dele. Até já e bom rever um retorno!

Bem vindo no seu retorno ao fórum Henrik!

Sem ser muito prolixo, acho que em relação ao compressor e ao aerografo, é colocar para funcionar e ver se estão ok ou não. O Aerografo sugiro desmontar, deixar um pouco de molho no solvente e depois remontar e testar. Quanto ao compressor, o @Roland pode falar com mais proipriedade.

Em relação às tintas, se tiver o diluente próprio, é melhor para tentar revive-las. Se não tiver,  um thinner, como o Eco da Anjo, é uma boa pedida. Há um tópico recente do @Ivan P falando sobre isso.

As tintas da Gunze e da Tamiya, pelo menos, se não estiverem totalmente secas, costumam responder.

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Sidney

@Sidney posted:

Bem vindo no seu retorno ao fórum Henrik!

O Aerografo sugiro desmontar, deixar um pouco de molho no solvente e depois remontar e testar.

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Sidney

Olá, Sidney.

Desculpe discordar de Você, mas entendo que desmontar o aerógrafo e deixar as peças de molho no solvente não é uma boa ideia, pois isto pode danificar as vedações, por exemplo, da válvula de ar, dependendo da marca do aerógrafo. Eu já tive este problema com um Badger.  Nenhum fabricante recomenda este procedimento, muito pelo contrário. Minha recomendação é testar o aerógrafo e, caso ele não funcione corretamente, desmontá-lo e fazer uma limpeza geral, usando thinner em princípio e, se necessário, até "jet", que remove restos de tinta mas não danifica as vedações. Este vídeo do Augusto dá algumas dicas importantes para a limpeza, a fala especificamente disso após 16:20:

https://www.youtube.com/watch?v=B20Jr2EJnio

É claro que mergulhar o bico ou outro peça de metal no thinner não vai ser problema. Mas, mesmo assim, uma boa limpeza deve dar o mesmo resultado e ser mais rápida.

Abs, Ivan

Last edited by Ivan P
@Ivan P posted:

Olá, Sidney.

Desculpe discordar de Você, mas entendo que desmontar o aerógrafo e deixar as peças de molho no solvente não é uma boa ideia, pois isto pode danificar as vedações, por exemplo, da válvula de ar, dependendo da marca do aerógrafo. Eu já tive este problema com um Badger.  Nenhum fabricante recomenda este procedimento, muito pelo contrário. Minha recomendação é testar o aerógrafo e, caso ele não funcione corretamente, desmontá-lo e fazer uma limpeza geral, usando thinner em princípio e, se necessário, até "jet", que remove restos de tinta mas não danifica as vedações. Este vídeo do Augusto dá algumas dicas importantes para a limpeza, a fala especificamente disso após 16:20:

https://www.youtube.com/watch?v=B20Jr2EJnio

É claro que mergulhar o bico ou outro peça de metal no thinner não vai ser problema. Mas, mesmo assim, uma boa limpeza deve dar o mesmo resultado e ser mais rápida.

Abs, Ivan

Bom dia @Ivan P,

Acho que você está correto, mas vou tentar explicar melhor.

Considerei a ideia de desmontar e colocar a parte da frente do aerografo de molho no thinner por, digamos, meia hora, caso ele esteja entupido. Se estiver funcionando, uma retrolavagem (colocar um pouco de solvente no copo, fechar a saída de ar/tinta do aerografo e pressionar o gatilho) deve servir para uma limpeja de resíduos de tinta  de forma mais rápida, como você mesmo mencionou.

Entendo que as partes de polímero do aerografo podem deteriorar se expostas por muito tempo a um solvente forte mas, por outro lado, foram feitas para trabalhar em contato com solvente. Portanto, não acredito que uma imersão única por dez, quinze minutos, vá estraga-las.

[   ]s

Sidney

Last edited by Sidney

Lendo este post me lembrei que comprei um compressor aqui na loja WK,faz um tempo ,ele tem reservatorio de 20 litros e não usa oleo é feito na China a marca eu não me lembro direito mas não importa,faz um tempo esolvi comprar um compressor mais robusto para multiuso,na epoca só tinha a oleo e uso este da WK como estepe. Fazia uns oito meses que eu não ligava o dito cujo,hoje fui ligar e ele não queria funcionar,só depois me dei conta ele é 220 e eu ligando em 127,tenho as duas correntes aqui em casa,bom liguei na 220 e sem problemas,velho é fogo começa a relaxar e não prestar atenção em certas coisas é um perigo.; Mas compressor se não tiver que colocar oleo é só ligar na tomada e ver o que acontece tem de ver se tem reservatorio ou ar direto,se tiver reservatorio só fiar observando se ele desliga quando o manometro aponta que ele deve estar cheio e se for ar direto tem uns que só funcionam com o aerografo engatado,não vejo muita siência nisto e o aerografo é simples, ligue o compressor com o aerografo se ligar e funcionar coloque agua nele e veja se ele faz um jato,se for ok coloque um pouco de thiner mais fraco mas não deixe de molho,pois realmente pode danificar as vedaçoes se for aerografo ching pior ainda as borrachas ressecam  e ai é complicado.

Mas, de forma geral e imaginando o tipo de seu compressor, proponho que você mesmo faço o ligar de seu compressor.
Se funcionar, girar a biela, mas não tiver pressão de ar... a câmara de compressão "se danificou-se a si mesma"!!

Salve, pessoal!

Muitíssimo obrigado por todas as respostas até agora.

@Roland , o compressor em questão é um Wimpel COMP-1. Na época era um compressor bem em conta, compacto e silencioso. Ainda não liguei, mas devo fazer isso logo mais.

O aerógrafo é um Sagyma SW-770. Certamente não tem nenhum resíduo de tinta nele, por que não chegou a ser usado. Acho que vou dar uma desmontdinha de leve, só para ver se algum o’ring está quebradiço. Se não estiver, acho que dá para colocar para rodar de boas.

A boa notícia é que dei uma chacoalhada em algumas das tintas, e parece que não estão secas. Estão fazendo som de líquido. Só ainda não fiz com todas (também vou prosseguir logo mais).

Salve, @Rogerio77 ! Lembro de você sim. :-)



vamos em frente! Na medida que for tendo novidades compartilho aqui.

@Roland posted:

Como é um compressor que trabalha sem óleo, manda ver na tomada!

Abração!!

Vinicius Roland

Valeu, @Roland !

Coloquei na tomada e liguei. Sem mangueira, aerógrafo nem nada. Rodou liso. Nenhum ruído anormal. Tapei a saída de ar com o dedo. Desligou quando chegou na pressão setada e ligou automático assim que liberei.

Dei uma mexida no aerógrafo também, ainda sem desmontar. Parece tudo bem. Se pá vou tentar usar sem desmontar, mesmo.

Sobre as tintas, a situação está BEM melhor do que pareceu na primeira avaliação que fiz. De modo geral as da Tamiya, Revell, Humbrol (só tenho uma dessa marca) e Model Masters estão recuperáveis sem nem precisar de solvente. Foi só chacoalhar direitinho que ficaram boas (evidentemente antes de usar vou me certificar que não tem nenhuma "pelota" no meio). Coisas interessantes que constatei: frascos maiores parecem se recuperar melhor (acredito que por perderem proporcionalmente menos solvente por evaporação, e por terem mais espaço livre, ou seja, a agitação tem mais efeito). Da mesma forma pigmentos metálicos parecem misturar mais facilmente.

As da Testors estão dando um pouco mais de trabalho, mas acho que também estão 100% recuperáveis.

O único frasco que tenho de Mr. Color talvez esteja perdido. Abri e parece quase totalmente seco. Mas vou tentar adicionar solvente e ver o que rola.

Já as da Hobby Cores (tenho muitas dessas) parece que darão mais trabalho. Tudo bem que quando comecei a mexer com elas já estava com o pulso dolorido de tanto chacoalhar frascos de tinta, mas mesmo assim a "remistura" me pareceu bem mais difícil que das marcas supracitadas. Amanhã darei um pouco mais de atenção para essas.

Tenho um frasco de um verniz da Testors, mas tenho a impressão que ele deu uma bela amarelada com o tempo (mesmo tendo sido guardado no escuro).

As colas da Revell acho que estão perdidas (são aquelas mais finas, com um aplicador que lembra uma agulha). E, como os insumos estão caros, não? Nunca foi um hobby dos mais baratos, mas a impressão que tenho é que está tudo MUITO mais caro que antigamente (provavelmente por que o dólar está o dobro de 10 anos atrás).

Agora o próximo passo é conferir exatamente que cores faltam para fazer o F-117 e começar de novo. Também farei amanhã cedo o levantamento e o pedido.

Novamente, muito obrigado pelo apoio que estou recebendo de todos.

Cara concordo contigo ou compramos insumos ou kits. Estou na fase de comprar kit que já tenho a tinta p não ter de comprar

Quanto a cola recomendo a da Banzai só estou usando ela. Boa e bem mais em conta.

Uma dica p teu aero da uma pulverização com wd 40 dentro dele daí da uma jangada e depois limpa con álcool isopropilico

O João dono da ***** me recomendou isso pois fico muito tempo sem usar o meu as vezes mais de 2 meses

Vai postando aí o que montar

Abcs

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