Revell Hawker Hunter FGA.9  1/72

 O Hawker Hunter é um avião de caça inglês transônico a jato desenvolvido pela Hawker Aircraft para a RAF no início da década de 1950. Ele foi projetado em torno do motor Rolls-Royce Avon, tendo uma asa enflechada, e foi a primeira aeronave a jato produzida pela Hawker a ser adquirida pela RAF. Em 7 de setembro de 1953, o primeiro protótipo modificado quebrou o recorde mundial de velocidade atingindo uma velocidade de 1.171,01 km/h.

O Hunter monoposto foi introduzido em serviço em 1954 como interceptador diurno, substituindo os caças Gloster Meteor e o De Havilland Venom. Ao longo do tempo ele foi produzido em várias versões com melhores e mais potentes motores e outros refinamentos. Teve muito sucesso na exportação, sendo adquirido por 21 nações diferentes.

Durante a década de 1960, após a introdução do supersônico English Electric Lightning que assumiu o papel de interceptador, o Hunter passou a ser operado como caça-bombardeiro e para missões de reconhecimento aéreo. As variantes de dois lugares permaneceram em uso para treinamento e funções secundárias na RAF e na Marinha Real até o início dos anos 90. Sessenta anos após sua introdução original, ele ainda estava em serviço ativo, sendo operado pela Força Aérea Libanesa até 2014.

No total, 1.972 Hunters foram fabricados pela Hawker Aircraft e sua sucessora, a Hawker Siddeley, além de serem produzidos sob licença no exterior.

O kit da Revell é outro lançamento da marca que aproveita temas antigos como o Gloster Meteor MK.4, Mig-21 F13 e Fairey Gannet relançados após refinada releitura computacional e de injeção em baixo relevo.

A primeira coisa a notar é a caixa que vem com tampo, sendo mais resistente do que aquelas de molde único.

São quatro árvores injetados em poliestireno cinza claro e uma transparente...

Olhando de perto nota-se a delicadeza na injeção dos detalhes...

As asas e o porão das rodas é bem detalhado e dá bastante realismo...

Linhas de painel impressiona e também as inclinações das moldagens...

Bastante detalhado também o cockpit e seus painéis...

O painel pode ser pintado no estado, ou pode-se optar por se colocar o decal...

 Outra coisa bacana é o assento, com encosto e o acionador do ejetor, tendo em alto relevo o cinto no mesmo...

Mais refinamento no escape da turbina...

O Manual, colorido, é bem explicativo e as cores indicadas são para as tintas da linha Revell...

        

Aqui o detalhamento do cockpit...

e do poço de rodas...

         

Os flaps podem ser deixados abertos ou fechados...

Folha de decal para duas versões, Squadron No.54, Royal Air Force, West Raynham, Inglaterra, junho de 1968  e  Squadron No.8, Royal Air Force, Khormaksar, Aden , 1963...

mais os stencils que dão aquele realismo...

          

          

          

Este é mais um kit histórico que não pode faltar ao colecionador...

 

Original Post

Incluir Resposta

Curtidas (2)
Claudio MouraZaitzev
×
×
×
×