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Olá!

Aqui estão minhas primeiras e rápidas impressões sobre o novo kit T-27 da Hobbyboss. Para aqueles que não me conhecem, posso dizer que tenho um grande conhecimento técnico sobre o 'Tucano'.

O kit foi comprado com recursos próprios, portanto não tenho comprometimento com nenhum site ou empresa.

À primeira vista, o kit é bom, mas para os perfeccionistas (como eu), apresenta algumas falhas.

Entretanto, para os modelistas menos perfeccionistas, este é kit que resultará num belo exemplar do nosso 'Tucano'....

(algumas fotos abaixo, foram comparadas com um pré-protótipo 1/48 'scratch' que fiz em resina há muitos anos, que é 100% fiel e correto)

No kit:

a) Os frisos e rebites são 'baixo-relevo' mas poderiam ser um pouco mais suaves, e a disposição dos painéis (chapas) apresentam incoerências.

b) O bordo de ataque da asa está com o 'enflechamento' muito acentuado, o correto seria 4,3°.  O perfil da nervura está incorreto, e a raiz um pouco maior. O Tucano usa o perfil NACA 63 A-415.

c) O leme (deriva)  está mais inclinado para traz, e o bordo de ataque é muito grosso! Falta um ' acabamento arredondado' na parte inferior ente as partes fixa e móvel do leme.

d)  Os 'consoles' laterais do cockpit são meramente hipotéticos. 

e) As rodas e pneus estão incorretos, e no meu ponto de vista devem ser substituídos....

f) A pequena saída lateral de refrigeração está posicionada muito 'profunda', o correto é nivelada com a superfície lateral.

g) Na parte posterior do cockpit, onde o canopy encaixa na fuselagem, a lateral do kit está mais larga do que deveria ser, e não apresenta um 'vinco' que existe na chapa....

h) O canopy propriamente me parece bom, tem o 'vinco' lateral (que falta na fuselagem), embora a 'moldura' seja um pouco larga na frente e estreita na parte posterior. Devido a moldagem, tem aquele 'friso' no meio e deve ser lixado e polido.

i) As grades centrais no intradorso da asa são grosseiras, profundas e de formato incorreto. A 'chapa central' retangular, é mais alta (em degrau) com relação à superfície do intradorso.

j) A parte inferior da 'tomada de ar' está maior....

O restante falta conferir.... são minhas primeiras impressões!

 

(Click p/ aumentar)

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Ivan P posted:

, me parece que, no geral, capricharam um pouco mais que no Super Tucano. 

Foi o que pensei também, pra quem é mais perfeccionista, ele é um bom ponto de partida para aperfeiçoamentos.

Agora que a Hobbyboss lançou tenho forte esperança num Shorts Tucano da Airfix. Acho que eles vão lançar, mas mais pra frente, talvez segunda metade do ano que vem.

Last edited by Rogerio77
oswaldo antonelli posted:

Belo review, parabéns! Mostrou realmente conhecimento sobre o Tucano, e nos deu uma aula! Obrigado!

Duarte, olha a deixa pra conversão...

Obrigado pelas palavras, Oswaldo!

Em 1997 tive um grande interesse no T-27, por intermédio de contatos e amigos que tinha na Embraer, me desloquei até lá por uns 3 dias onde me forneceram plantas oficiais, dados técnicos, manuais, e tudo mais sobre a aeronave para a confecção do meu modelo. Tive uma enorme ajuda também da Base Aérea de Lagoa Santa, onde são (eram) feitas as manutenções de todos os Tucanos, inclusive os do EDA... passei uma semana lá, fotografando, 'medindo', e 'fuçando' nos 'Tucaninhos'...  Assim, aprendi bastante sobre ele.

 É isto! alguma dúvida ao meu alcance, sabem onde me encontrar! 

Last edited by Marcus

Confesso que não sei ainda, pois os flaps e ailerons são separados... e não destaquei da árvore. Mas no 'olhômetro' não me parece muito 'santo'.... a impressão que tenho é o formato do flap errado.... (?)

A questão é que nestes últimos dias estou muito ocupado de verdade, sem muito tempo ainda para passar um 'pente-fino' no kit....

Last edited by Marcus

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