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Ahahahahahah... Como é a vida heim!
Vamos ver se, agora com um gringo fazendo, o pessoal vai gostar e até elogiar, santo de casa não faz milagre né.
Pela descrição, é a mesma coisa, o funcionamento é o mesmo, daí deve enfrentar os mesmos problemas. A Cartograf, com muito mais cacif e tecnologia, também anunciou estar desenvolvendo algo do tipo, isso em 2009 (provavelmente de olho na minha idéia) no site deles tinha até imagem de um "wet transfer" sendo aplicado em um modelo de carro tipo Nascar. Se até hoje não lançaram é porque perceberam o obstáculo técnico que é depender da secagem da cola do decalque para o sistema funcionar, e se há uma coisa que modelista não tem, é paciência...
Vamos observar, vai que eles descobriram algo novo, né? A mágica está no filme transparente, vamos ver o que eles estão usando.
No modelismo nada se cria, tudo se copia...
Uma pena esse processo não ter dado certo.
Lembro, que havia aquele sistema de letras Letraset, cheguei a utilizar alguns, para as letras e números americanos, que usam o fonte Amarillo, e para o sistema dos ingleses que usam um outro fonte, cheguei a montar um F4U Corsair todo, mas com letraset, inclusive as estrelas, mas ficava em alto relevo, dava destaque, então acho que foi por isto que não foi a frente, e não tinha ajuste, se colasse errado, babau.
Não Guacyr, o que voce está descrevendo é o "dry transfer" até tem fabricantes lá fora que fazem isso com versões para modelismo. O lance aqui é um sistema que eu apresentei há uns sete, oito anos atrás, que batizei de "wet transfer". na verdade era um decalque igual a qualquer outro no jeito de imprimir e materiais usados, mas vinha com o filme transparente bem grosso, pra depois de seco, o modelista puxar com uma pinça e o filme transparente sair inteiro, deixando no modelo só a tinta do decalque.
A idéia era excelente, mas a cola do decalque, que se dissolve ao colocar na água, demora pra secar em dias frios e úmidos, daí podeira levar dias até poder tentar tirar o filme transparente. A maioria não tinha paciência, tentava tirar antes (e não tinha como saber se a espera tinha sido suficiente) e soltava tudo. Isso porque a aderência do filme transparente sobre a tinta estava mais forte que a do decalque à superfície do modelo.
Esse era o grande problema: em dias quentes e secos, ficava no ponto rápido, quando chovia e ficava muita umidade no ar, poderia levar dias até funcionar. Um produto comercial não pode ser instável assim, daí vamos ver qual a solução dos gringos.
Felipe,
Suponho que tenha tentado usar secador de cabelo. O que acontecia?
No modelismo nada se cria, tudo se copia...
Só no modelismo? Olha o que aconteceu com nosso amigo Luke
e se há uma coisa que modelista não tem, é paciência...
Essa é uma grande verdade do modelismo
Há uns bons anos atrás cheguei a comprar um set de decalques que funcionam do mesmo jeito. São de uma marca japonesa e eles dão o nome aos decalques de "high-tech".
Vero. Eu não consegui me adaptar a este tipo de decal.
Lembro desta sua proposta, mas realmente precisa pesquisa e tecnologia, coisa que lá fora eles tem, precisaria aqui de um químíco muito bom, tipo aqueles que pesquisam cola para sapatos..
Felipe,
Suponho que tenha tentado usar secador de cabelo. O que acontecia?
Talvez Folks, mas o decalque é impermeável, a base onde ele está aplicado também, logo a água da cola seca de forma lenta porque o ponto de evaporação da água é o perímetro do decalque, diferente de aquecer um tecido, que toda a superficie dele faz evaporação.
Nunca testei, mas ainda que resolvesse, não é justo isso ser necessário.
Eu também nunca me adaptei.... os que vi colocados ficavam muito bons mas, por causa do filme grosso para ser retirado, nem sempre o decal entrava em linhas bem finas ou pequenos detalhes em baixo relevo. Daí desisti....
Não tive problemas com o decal FCM.
Eu tive problemas com esse decal Wet Transfer...
E o problema não foi de secagem, foi de transferência para o Kit, ele não se adaptava a curvatura do modelo e não colava...
Joguei fora..
Na época coloquei aqui o que estava acontecendo...tive que procurar por outro, afinal o F-5 já estava pronto...
Eu também nunca me adaptei.... os que vi colocados ficavam muito bons mas, por causa do filme grosso para ser retirado, nem sempre o decal entrava em linhas bem finas ou pequenos detalhes em baixo relevo. Daí desisti....
Mais uma coisa a se observar.
Eu também nunca me adaptei.... os que vi colocados ficavam muito bons mas, por causa do filme grosso para ser retirado, nem sempre o decal entrava em linhas bem finas ou pequenos detalhes em baixo relevo. Daí desisti....
É que o filme grosso não se adaptava ao relevo muito bem. mas o que deveria ser feito nesses casos era remover o filme transparente e aí sim, aplicar o amaciante no decalque que ficasse no modelo.
A tinta de decalque é flexível como teflon, se adapta completamente em qualquer superfície, sempre. Imagine uma recorte feito numa fita de teflon, só que tres vezes mais fina. Isso é a estampa de tinta do decalque.
O que limita essa adequação é a rigidez do filme transparente, sem o filme transparente, todos os decalques são iguais.
Valeu a dica Felipe.
Quem ainda tiver decalques tipo "wet transfers" FCM, não precisa jogar fora, o filme grosso pode ser removido na folha de decalque seco. Daí remova o filme transparente de toda a folha (ou dos itens que quiser usar), e aplique com aerógrafo uma camada bem fina do verniz de sua preferência. Com isso voce terá decalques comuns novos.
Eu substituí o cocar do meu Crusader por um destes Wet Transfers, acabei deixando com filme e tudo e passando o verniz fosco por cima.
Eu também nunca me adaptei.... os que vi colocados ficavam muito bons mas, por causa do filme grosso para ser retirado, nem sempre o decal entrava em linhas bem finas ou pequenos detalhes em baixo relevo. Daí desisti....
É que o filme grosso não se adaptava ao relevo muito bem. mas o que deveria ser feito nesses casos era remover o filme transparente e aí sim, aplicar o amaciante no decalque que ficasse no modelo.
A tinta de decalque é flexível como teflon, se adapta completamente em qualquer superfície, sempre. Imagine uma recorte feito numa fita de teflon, só que tres vezes mais fina. Isso é a estampa de tinta do decalque.
O que limita essa adequação é a rigidez do filme transparente, sem o filme transparente, todos os decalques são iguais.
Valeu pela dica!!
Um abraço.
Quem ainda tiver decalques tipo "wet transfers" FCM, não precisa jogar fora, o filme grosso pode ser removido na folha de decalque seco. Daí remova o filme transparente de toda a folha (ou dos itens que quiser usar), e aplique com aerógrafo uma camada bem fina do verniz de sua preferência. Com isso voce terá decalques comuns novos.
opa!!!
ótima notícia!!!
valeu!