Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

@Zé Victor posted:

Olá a todos.

Uma curiosidade que tenho é saber qual é o material que era (ou ainda é) usado na parte externa das rodas dos tanques.

É de uma cor escura que faz lembrar ferro fundido.

Taí:  https://pt.dreamstime.com/foto...agarta-image50907724

[]s.

Um dos motivos dos Panther com rodas inteiriças de aço era a escassez de borracha.

Com borracha:

Roda de aço

Uma roda com borracha dele, a borracha deve estar bem degradada, mas ainda está ai

Mesmo a roda de aço do Panther ou do Tiger, feita para poupar borracha, que era um insumo muito escasso, tinha anéis de borracha prensados entre duas faces da roda, para dar alguma elasticidade:

Blz "pessoada"! Mais uma vez muito obrigado.

Sinceramente até pensei em borracha, mas ao mesmo tempo acreditei que ela não teria a resistência necessária aguentar o tranco. Ledo engano.

[]s.

Last edited by Zé Victor
@Zé Victor posted:

Blz "pessoada"! Mais uma vez muito obrigado.

Sinceramente até pensei em borracha, mas ao mesmo tempo acreditei que ela não teria a resistência necessária aguentar o tranco. Ledo engano.

[]s.

Tem sim, grosso modo, imagina como sendo similar aqueles pneus de borracha maciça de empilhadeiras. Aguentam muito trabalho pesado por um bom tempo.   

Um detalhe dessas rodas de aço do Tigre I late e do Tigre II.

Os alemães se inspiraram nos russos para fazer isso. Se repararem, tanto os KV quanto os JS2 tinham rodas desse tipo. O anel de borracha externo era substituído por um de aço (resilent steel) , e para que a vibração não fosse muito grande, "sanduichavam"  oringues de borracha entre as duas metades da roda.

Valls

Last edited by Valls

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×