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ACHAVA EU que essas rodas não tinham a banda de rodagem de borracha, mas pela "cara" das peças aparentemente eu estava enganado.

A ilustração da caixa a meu ver também aparenta que essas rodas tinham sim esse revestimento de borracha.

É isso mesmo?

Tá valendo esses "pneus lameiros"?

[]s.

Last edited by Zé Victor
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Não sei se dá para perceber,nesta foto é um set de rodas para o T34 ano 1942,elas tinham cobertura de borracha sim algumas com esta configuração e outras lisas e alguns modelos realmente era aço no aço;

Sim, os modelos de 1942 em diante sairam com rodeiros revestidos em borracha. Nesse período, os soviéticos transferiram as fábricas para a região de Ekaterimburgo. interior da Russia, longe da linha de frente. Para incrementar a produção e tornar o tanque mais leve, substituíram os rodeiros inteiriços por estas rodas. A borracha era vulcanizada diretamente na peça, numa camada de uns 6cm. Ajudava também a reduzir o desgaste das lagartas e o ruído de movimento.
Eu montei o kit abaixo recentemente. Se você quiser fazer um desgaste mais realista, faça picotes nessa banda de rodagem. Era frequente perderem lascas da borracha em ação.
Armorama :: Dragon Models 1:35 T34/76 Formochka Review

Zé,

Que eu me lembre, usaram uns 4 tipos de rodas diferentes nos T34...

Depende especialmente do modelo e fábrica, mas usavam até rodas diferentes, no mesmo veículo:

T34

Como a foto acima apresenta 3 tipos, eu sugiro buscar outras, para ter mais certeza, de como montar um determinado kit.

PlastiAbraços

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  • T34

E já que estamos falando do T-34/76 queria aproveitar e saber dos colegas se nele também eram usadas aquelas telas sobre as entradas de ar para o motor?

E se positivo alguma recomendação de qual P.E. devo procurar?

Lembrando que é para o kit da ICM que aparece na 1ª postagem.

[]s.

Last edited by Zé Victor

Zé,

Se não me engano, PEs para kits Tamiya são incompatíveis, no mais, todos devem servir, pois modelos mais recentes não costumam ter muita variação. Ideal seria encontrar um próprio para o Miniart, ou talvez perfurar e colocar uma rede fina, dá algum trabalho, mas pode ficar quase tão bom quanto PE.

Ainda sobre rodas, dei uma olhada nos meus T34s e identifiquei 4 tipos de rodas diferentes:

T34/76 1940 - Dragon 6096
Lisa com Borracha (perfurada)

T34/76 1942- Tamiya 35049
Lisa com Borracha (perfurada) + Vazada (sem borracha)

T34/76 Chtz (1943) - Tamiya 35149
Lisa com Borracha (perfurada)

T34/76 1943 - Italeri 282
Vazada (sem borracha)

T34/85 (1944) - Dragon 6810
Vazada com Borracha (sólida)

T34/85 (1945) - Italeri 295
Lisa com Borracha (sólida)

T34/85 (1945 late) - Maquette 3502
Vazada com Borracha (sólida)

Interessante que nenhuma é igual a do kit que postou "Vazada com Borracha (perfurada)", então tem mais tipos do que eu imaginava...

PlastiAbraços

Zé,

Provavelmente sim, na verdade a única peça que realmente faz diferença é aquela grade grande com 5 divisões, nos Tamiya o tamanho dela é um pouco diferente, então o que serve no Tamiya pode não servir nos outros e vice-versa.

Como as demais peças costumam vir bem definidas e injetadas em qualquer kit, até nos Tamiya, eu sugeri recortar as aberturas do kit e colocar uma rede.

Nos meus T34 e derivados, quando eles vem com PE ou mesmo tela eu uso, senão faço deste modo e em alguns casos, quando a grade é bem injetada, aplico um wash e pronto, afinal a grade real era "quase sólida", não era assim tão "delicada" como na maioria dos PEs:

t34

Como gosto do T34, tenho um de cada versão que acho importante, mas nunca tinha me preocupado muito com rodas, relacionei só para ilustrar... Também comecei só com 1, mas não se preocupe, com o tempo você chega lá ou talvez  tenha até mais

PlastiAbraços

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  • t34

Rubens

O T34/85 teve quatro tipos de roda durante a WWII e um possivel mas não comprovado quinto que é comum nos veiculos de pós Guerra.Este estilo de roda do kit da ICM  é o mesmo de um modelo do T34/85.Como este veiculo é para representar um late t34/76 e o 85 começou a ser produzido pode ser que seja isto.A Tamiya tem um kit onde a parte de borracha é igual porem o estilo da roda é diferente.o da Tamiya é um modelo 1942 se não me engano;

Pak,

Então... Nunca me preocupei muito com rodas de T34, até agora, tanto que só entre meus kits, encontrei 4 tipos básicos... Pesquisei rapidamente na Internet e também achei algumas variações das mesmas rodas, então mais uma vez, o ideal é checar referências, pois pelo visto houveram muitas!

Como não pretendo comprar mais nenhum T34 e creio que ter outro, apenas pelas rodas, é redundante, nem me aprofundei... Mas quem sabe, nunca diga nunca, de repente aparece uma outra versão um pouco diferente dos meus e com rodas bem diferentes

PlastiAbraços

Rubens

eu tambem nunca me preocupei com isto,pois antes da internet eu montava conforme vinha no manual do fabricante.Mas nas minhas pesquisas descobri que as rodas que tinham borracha só havia dois tipos de cobertura a solida ou a ventilada.Comecei a comparar as rodas dos fabricantes e me dei conta de uma coisa estas ventiladas podem ser diferentes por causa do molde do fabricantes,a icm coloca mais saliente e a Dragon e a Tamiya não.Eu tenho varios T34 montados e em caixas para montar de  marcas diferentes ,infelizmente não tenho ICM ,Italeri ou zvezda para comparação na minha frente.

sempre aprendendo

O T-34, dependendo da fábrica que o construía, tinha grande possibilidade de ter rodas e outros elementos externos e internos diferentes entre si, o que teria gerado problemas sérios de manutenção, não fosse o seu tempo de uso ser extremamente curto.

Segundo fontes russas, o T-34 teve 8 rodas diferentes revestidas de borracha. Mesmo quando usou rodas totalmente metálicas, haviam calços de borracha entre as rodas visando reduzir um pouco o barulho.

Outra situação ajuda a tumultuar mais o quadro: na fábrica 183, em 1942, a roda dianteira e a traseira tinham revestimento de borracha, o que fazia com que elas tivessem uma mola de suspensão dupla.

@Rubens posted:


Como gosto do T34, tenho um de cada versão

Vadiando pela net me deparei com esse kit que para mim é novidade e lembrei daqui e resolvi postar.

Deve ficar bem legal montado na estante.

Provavelmente já conheciam pois não é nenhum lançamento.

[]s.

@Zé Victor posted:

Vadiando pela net me deparei com esse kit que para mim é novidade e lembrei daqui e resolvi postar.

Deve ficar bem legal montado na estante.

Provavelmente já conheciam pois não é nenhum lançamento.

[]s.

Fui na casa de um colega daqui, negociar alguns kits e ele tinha um destes.

O kit é enorme, tem de tudo, inclusive interior e muita coisa é funcional, mas como também tinha uns pinos de injeção bem marcantes, além de uma enormidade de peças, sua montagem provavelmente seria trabalhosa e principalmente, por eu não ter espaço para um destes, nem me animei...

Mas para quem gosta de T34, tem espaço e tempo, é uma opção interessante. O problema é encontrar por aqui, como a caixa é imensa, do exterior o frete deve ser proibitivo e a taxação quase certa.

Há muuuito tempo atrás achei perdidos numa loja uma meia dúzia de antigos Panzer IV 1/15, dei um sinal e convenci o dono a guardar um para mim até juntar grana para levar, finalmente comprei o "pequenino", montei com muito cuidado e também caprichei na pintura, até aqui foi muita diversão... Depois não tinha onde guardar, ficou semi desmontado no fundo de um armário durante anos, até um colega, me convencer em vender, pelo que sei ele deu uma reformada e colocou em exposição, aí sim é legal

Mas se hoje me aparece um Tiger ou Panther, talvez não resistisse, nem que fosse para ficar no fundo do armário

No começo desta ano encontrei um Tiger 1/25, quase comprei, pois para mim é um tamanho mais apropriado

Pena que a maioria destes kits, especialmente os mais antigos, hoje estão mais para um "brinquedão" do que para uma representação fiel do original...

PlastiAbraços

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