ApÓs a invasão da PolÔnia, em 1939, a necessidade de armas antitanque autopropulsada ficou claro para a Wehrmacht.
O primeiro foi o Panzerjager I, armado com um canhão de 47 milÍmetros.
Nas Campanhas da FranÇa e dos Balcãs, esses destruidores de tanques revelaram-se eficazes contra os veÍculos blindados leves que eles enfrentaram. PorÉm, durante a invasão da União SoviÉtica, logo ficou claro que pouco podiam fazer contra os novos KV-1 e T-34 soviÉticos.
O projeto seguinte foi o Marder, que rapidamente teve uma sÉrie de versÕes desenvolvidas,
Marder I,
Marder II e
Marder III
armados com canhÕes 75mm Pak 40 ou Pak 36 (r) de 76,2mm, dando-lhes condiÇÕes de enfrentar tanques mÉdios.
Mas a partir de 1942, os oficiais da Wehrmacht salientaram a necessidade de um Panzerjager mais poderoso. Rapidamente foi projetado um veÍculo armado com um canhão 88mm com blindagem mais eficaz.
Por outro lado, a indústria alemã em paralelo estava desenvolvendo uma sÉrie de veÍculos de artilharia autopropulsada.
Um destes veÍculos foi projetado pela Altmarkkische Kettenwerke Gmbh, no inÍcio de 1942. Foi baseado em um chassi de um Panzer IV, com elementos do Panzer III (referido GeschÜtzwagen III / IV), e sobre a qual foi instalado um abrigo blindado sem cobertura. O armamento principal era um pesado obuseiro sFH 18 de 155mm. A blindagem protegia a tripulaÇão apenas contra armas leves.
Em junho de 1942, a produÇão dos primeiros 200 carros teve inÍcio, denominando-se esse veÍculo como Hummel.
Em outubro de 1942, foi apresentado a Hitler o GeschÜtzwagen III / IV, equipado com um canhão antitanque Pak 43/1 L / 71 de 88 milÍmetros. Este veÍculo foi rapidamente aceito, iniciando-se a sua produÇão com o nome de Hornisse em fevereiro de 1943.
O nome oficial era de 8,8cm Pak 43/1 auf FGST Gschw III / IV sf Sd.Kfz. 164 Hornisse.
O motor era um Maybach HL 120 TRM com 12 cilindros em V e 300 cv.
Em janeiro de 1944, uma ordem pessoal de Hitler trocou o nome do Hornisse para Nashorn.
Como armas adicionais, o Nashorn carregava uma metralhadora 7,92 milÍmetros MG 34/42 instalada em um suporte.A produÇão total de Nashorn / Hornisse foi de 494 veÍculos, a maioria construÍda em 1943. No entanto, a produÇão continuou atÉ 1945.
As diferenÇas entre a versão inicial e a de produÇão podem ser vistas nos desenhos abaixo:
Abs aos que acompanham e atÉ o prÓximo AP & I.