FuÇando atrÁs de fotos do Sdkfz 251 me deparei com estas duas imagens curiosas. AlguÉm aÍ arrisca o porquÊ de carregar uma carcaÇa de fusca? Algum tipo de camuflagem para tentar enganar a aviaÇão inimiga?
As fotos seriam na itÁlia em 1943.
FuÇando atrÁs de fotos do Sdkfz 251 me deparei com estas duas imagens curiosas. AlguÉm aÍ arrisca o porquÊ de carregar uma carcaÇa de fusca? Algum tipo de camuflagem para tentar enganar a aviaÇão inimiga?
As fotos seriam na itÁlia em 1943.
Replies sorted oldest to newest
Não é um Fusca.
Parece ser um Fiat, vou fuçar.
Kkkkkkkk!!!!
Eu já conhecia essas fotos...
Nem desconfio o motivo, mas acho improvável que seja algum tipo de "camulflagem".
Realmente, é uma ótima pergunta!
(ah, só pra não deixar de ser chato, não é um "fusca"... ACHO que é um Fiat Topolino - não tenho certeza...)
Acho que estavam levando de "lembrança" mesmo.
Acho que estavam levando de "lembrança" mesmo.
Despojo de guerra
Há uma grande chance de ser um Fiat 1100 de 1938:
Um "fuca" fiat então! hehehe...
E o meia lagarta é um Sd.Kfz 250 , e não um 251.
E o meia lagarta é um Sd.Kfz 250 , e não um 251.
O 250 é uma versão menor do 251 certo?
O 251 é um "SUV" enquanto o 250 seria o "popular 1.0" ?
olha esta mesma foto ja foi comentada em priscas eras na webkits.com ,, possivelmente não era exatemente uma disfarçe, cogitou-se que seria transporte do fiat para retaguarda ou como suvenir ou como conserto - pois faltavam rodas e os alemães não tinham muito material de transporte - - alocar um FAMO para transportar um FIAT pulguinha não seria de todo uma boa idéia... afinaltinham muitos panther- tiger para puxar naquele teatro..... não é so brasileiro com jeitinho/gambiarras ...plastiresiabços . paulor. morgado , sp - sp
E o meia lagarta é um Sd.Kfz 250 , e não um 251.
O 250 é uma versão menor do 251 certo?
O 251 é um "SUV" enquanto o 250 seria o "popular 1.0" ?
Não,são projetos distintos.
olha esta mesma foto ja foi comentada em priscas eras na webkits.com ,, possivelmente não era exatemente uma disfarçe, cogitou-se que seria transporte do fiat para retaguarda ou como suvenir ou como conserto - pois faltavam rodas e os alemães não tinham muito material de transporte - - alocar um FAMO para transportar um FIAT pulguinha não seria de todo uma boa idéia... afinaltinham muitos panther- tiger para puxar naquele teatro..... não é so brasileiro com jeitinho/gambiarras ...plastiresiabços . paulor. morgado , sp - sp
Não é FAMO, e sim um Sd.Kfz 250.
Sd.Kfz 250
Sd.Kfz 251
FAMO
rural...eram os famo que também serviam como rebocadores de tanques....tanto quanto peças de artilharia em geral.....é sobre eles que me referia ....
em tempo para puxar um tiger eram necessários 3 FAMO..... Pouco pesado o bichinho...... e pensar que um dragon lady americano ainda conseguia puxar/levar no lombo um shermito ...ou um diamont..... também...plastiresiabços - paulo r. morgado -
rural...eram os famo que também serviam como rebocadores de tanques....tanto quanto peças de artilharia em geral.....é sobre eles que me referia ....
em tempo para puxar um tiger eram necessários 3 FAMO..... Pouco pesado o bichinho...... e pensar que um dragon lady americano ainda conseguia puxar/levar no lombo um shermito ...ou um diamont..... também...plastiresiabços - paulo r. morgado -
Morgado, um Sd.Kfz 251 conseguiria puxar um Flak-88 ?
Estou projetando um dio onde fazem parte um flak-88 montado m posição de bateria e ao lado um Sd.Kfz 251 com caixas de munição, sendo descarregado pela guarnição.
Se o meia lagarta aguentava o flak, vou montar de uma forma que dê a impressão de que era o trator daquela peça.
Sei que o trator de artilharia mais adequado seria o FAMO, mas numa situação de necessidade, poderia se usar o 251?
Se ele não aguentava, vou ter de deixar a impressão de que era só um veiculo de transporte de materiais,
não tenho fontes a dequadas no momento...mas na guerra, de improviso faziam-se loucuras....por exemplo não se recomendava...mas na hora de um tiger pifar, ajuntava-se dois ou mais tiger..para puxá-los (com o risco de mais um motor de tiger ir para o espaço)..... por exemplo já vi fotos de um jato me-262 ser puxado por um meia -lagarta kettenkraftrad. (um tantinho pesado mas no plano de uma pista de pouso já se tem varias fotos do mesmo pela luftwaffe..) .... teoricamente seria mais fácil um 251 mover esta peça de flak (com a vantagem de poder levar com mais folga a sessão de artilheiros dentro do 251 , já vi fotos dos 251 puxarem um 75 mm ou um 105mm um 50 mm, um nebelwerfer, um flak 20 mm ..... já um 250 seria um pouco menos verossímel..mas não de todo impossível em uma situação de emergência..... se algum dos outros colegaspuderem ajudá-lo com fotos, pois estou longe de boas fontes... der esto, apesar de pouco provável ou pouco usual, não é de todo impossível usar um 250 no reboque de um 88 mm.... plastiresiaços - paulo r. morgado
O 251 era construído sobre o chassis do SdKfz 11
Já o 250 era feito sobre o chassis do SdKfz 10
Eram portanto veículos diferentes.
O 251 não conseguia rebocar um 88, nem mesmo o SdKfz 11 conseguia. Eu tenho uma tabela que mostra que veículo podia rebocar o que, já coloquei isso aqui uma vez. Se houver interesse coloco novamente quando estiver em casa.
O trator adequado para puxar o 88 não era o Famo, mas o SdKfz 7
não tenho fontes a dequadas no momento...mas na guerra, de improviso faziam-se loucuras....por exemplo não se recomendava...mas na hora de um tiger pifar, ajuntava-se dois ou mais tiger..para puxá-los (com o risco de mais um motor de tiger ir para o espaço)..... por exemplo já vi fotos de um jato me-262 ser puxado por um meia -lagarta kettenkraftrad. (um tantinho pesado mas no plano de uma pista de pouso já se tem varias fotos do mesmo pela luftwaffe..) .... teoricamente seria mais fácil um 251 mover esta peça de flak (com a vantagem de poder levar com mais folga a sessão de artilheiros dentro do 251 , já vi fotos dos 251 puxarem um 75 mm ou um 105mm um 50 mm, um nebelwerfer, um flak 20 mm ..... já um 250 seria um pouco menos verossímel..mas não de todo impossível em uma situação de emergência..... se algum dos outros colegaspuderem ajudá-lo com fotos, pois estou longe de boas fontes... der esto, apesar de pouco provável ou pouco usual, não é de todo impossível usar um 250 no reboque de um 88 mm.... plastiresiaços - paulo r. morgado
Tranquilo então, pois no meu caso é um 251 que vou colocar com o flak!
Talvez tenham colocado este Fiat aí para fechar a parte superior do compartimento onde ficava o pessoal e acessórios, que era aberto?
Não sei se foi para isto, mas com certeza também serviu para isto
PlastiAbraços
Achei a lista num post antigo aqui mesmo.
SdKfz. 8:
19.4cm Kanone 485(f) in one load
15cm SK C/28 in two loads [barrel & cradle]
15cm K18 in two loads [barrel & cradle]
17cm Kanone 18 in two loads [barrel & cradle]
21cm Mörser 18 in two loads [barrel & cradle]
22cm Mörser 531(f) in two loads [barrel & cradle]
24cm Kanone K3 in five loads [barrel, left cradle, right cradle, platform, base]
24cm H39 in three loads [barrel, cradle, platform/base]
24cm M39/40 in three loads [barrel, cradle, platform/base]
30.5cm M(t) in three loads [barrel, cradle, platform/base]
SdKfz. 10:
10.5cm LG2(Rh) in one load
10.5cm LG2 40/2(Kp) in one load
5cm Pak 38 in one load
7.5cm Pak 40 and 41 in one load
7.62cm Pak 39 (r)
15cm sIG 33 in one load
SdKfz. 11:
10.5cm le.FH18 in one load
10.5cm leFH 30(t) in one load
15cm Nbl. W. 41 [rocket launcher] in one load
21cm Nbl. W. 42 [rocket launcher] in one load
30cm Nbl. W. 42 [rocket launcher] in one load
28cm/32cm Nbl. W. 41 [rocket launcher] in one load
SdKfz. 9:
21cm Kanone 39(21cmK39) in three loads [barrel, cradle, platform/base]
24cm K(t) auf Mörserlafette in four loads [barrel, left cradle, right cradle, base]
35.5cm M1 in seven loads
42cm H (t) with a culemeyer trailer in four loads
54cm Mörser Karl with a culemeyer trailer in four loads
60cm Mörser Karl with a culemeyer trailer in four load
RSO:
10.5cm le.FH18 in one load
2.8cmsPzB 41 in one load
7.5cm Pak 40 and 41 in one load
SdKfz. 7:
15cm sFH 18 in one load
15cm sFH 37(t) in one load
15cm sFH 414(f) in one load
10cm K18 in one load
10cm K35(t) in one load
10cm K332(f) in one load
12.2cm KH (r) in one load
15.2cm KH (r) in one load
8.8cm Flak 36 and 37 in one load
8.8cm Pak 43 in one load
Kfz. 81:
2cm Flak 30 in one load
2cm Flak 38 in one load
Kfz. 69:
3.7cm Pak 36 in one load
7.5cm leIG in one load
Truck 1.5ton:
5cm Pak 38 in one load
SdKfz. 251/4:
7.5cm Pak 40 and 41 in one load
SdKfz. 251/1:
5cm Pak 38 in one load
SdKfz. 250/11:
2.8cmsPzB 41 in one load
Kfz. 12:
7.5cm leIG in one load
Rural -
em se olhando na wikipedia - o sdkz 251 poderia rebocar em torno de 2,7 toneladas. verificando-se na mesma wikipedia o peso de um flak 88 seria em torno de 7,4 toneladas... deste modo então fica provado como o augusto disse que um sdkz 251 não poderia servir para rebocar um flak -88 ..... no máximo poderia puxar as rodas do mesmo flak, após estar em posição fixa ao solo , "dando uma mãozinha" ...mas não o conjunto do flak inteiro como transporte . no caso o mais verossimel é um famo mesmo..... pela sua ideia porém não seria impossivel um sdkz 251 passando por ou memso deixando uma carga de munição ou víveres... conforme disse o AVGVSTVS.... ESPERAMOS DEPOIS SUA COMPARTILHADA NOS ALFARRÁBIOS SOBRE AS CARGAS.. plastiresiabços paulo r. morgado - sp -sp
Kkkkk...gente,só disse que a viatura da primeira foto não era um 251 e também não era um FAMO--''alocar um FAMO para transportar um FIAT pulguinha não seria de todo uma boa idéia...''
Abraços
O 251 não conseguia rebocar um 88, nem mesmo o SdKfz 11 conseguia. Eu tenho uma tabela que mostra que veículo podia rebocar o que, já coloquei isso aqui uma vez. Se houver interesse coloco novamente quando estiver em casa.
O trator adequado para puxar o 88 não era o Famo, mas o SdKfz 7
Então o 251 vai ter de ficar como carro de apoio, para transporte de munição.
Quando puder, por favor, compartilhe a tabela, dados corretos são sempre bem vindos para ajudar a montagens próximas da realidade.
Alguém se arriscaria a chutar o peso desses vagões que esse 251 está puxando? Eu não faço a menor idéia.
Alguém se arriscaria a chutar o peso desses vagões que esse 251 está puxando? Eu não faço a menor idéia.
Essa foto é DUCA
E o meia lagarta é um Sd.Kfz 250 , e não um 251.
O 250 é uma versão menor do 251 certo?
O 251 é um "SUV" enquanto o 250 seria o "popular 1.0" ?
Não,são projetos distintos.
o 250 era uma versao blindada baseada no chassi do Sdkfz 10.O 251 era a versao blindada no chassis do Sdkfz 11.Mesma ideia de projeto em chassis diferentes...
Alguém se arriscaria a chutar o peso desses vagões que esse 251 está puxando? Eu não faço a menor idéia.
Se estiverem vazios, cada um deve pesar em torno de 450 kg
PlastiAbraços
Kkkkk...gente,só disse que a viatura da primeira foto não era um 251 e também não era um FAMO--''alocar um FAMO para transportar um FIAT pulguinha não seria de todo uma boa idéia...''
Abraços
rural... vc nao entendeu e tomou como afirmacao o uso do Famo ...
O que o Paul Morgado afirmou, é que usar o Famo como recurso para transportar o fiatizinho, nao faria sentido, justamente por ter que ser usado para rebocar veiculos mais pesados... e por isto talvez o 250 esteja fazendo o serviço de reboque.