Skip to main content

FuÇando atrÁs de fotos do Sdkfz 251 me deparei com estas duas imagens curiosas. AlguÉm aÍ arrisca o porquÊ de carregar uma carcaÇa de fusca? Algum tipo de camuflagem para tentar enganar a aviaÇão inimiga?

As fotos seriam na itÁlia em 1943.

 

Last edited by Berliner
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Kkkkkkkk!!!!

Eu já conhecia essas fotos...

Nem desconfio o motivo, mas acho improvável que seja algum tipo de "camulflagem".

Realmente, é uma ótima pergunta!

(ah, só pra não deixar de ser chato, não é um "fusca"... ACHO que é um Fiat Topolino - não tenho certeza...)

olha  esta  mesma foto  ja  foi comentada em  priscas eras  na  webkits.com ,,  possivelmente não era  exatemente uma disfarçe,  cogitou-se  que  seria  transporte  do fiat  para retaguarda  ou  como suvenir  ou como  conserto - pois faltavam rodas  e os alemães  não  tinham  muito material de transporte -  -  alocar um FAMO   para transportar  um  FIAT pulguinha não seria  de todo uma boa  idéia...  afinaltinham muitos  panther- tiger  para  puxar  naquele  teatro..... não é  so  brasileiro com  jeitinho/gambiarras ...plastiresiabços . paulor. morgado , sp - sp

Originally Posted by Berliner:
Originally Posted by rural4x4:

E  o meia lagarta é um Sd.Kfz 250 , e não um 251.

O 250 é uma versão menor do 251 certo?

O 251 é um "SUV" enquanto o 250 seria o "popular 1.0" ?

Não,são projetos distintos.

Originally Posted by paul morgado:

olha  esta  mesma foto  ja  foi comentada em  priscas eras  na  webkits.com ,,  possivelmente não era  exatemente uma disfarçe,  cogitou-se  que  seria  transporte  do fiat  para retaguarda  ou  como suvenir  ou como  conserto - pois faltavam rodas  e os alemães  não  tinham  muito material de transporte -  -  alocar um FAMO   para transportar  um  FIAT pulguinha não seria  de todo uma boa  idéia...  afinaltinham muitos  panther- tiger  para  puxar  naquele  teatro..... não é  so  brasileiro com  jeitinho/gambiarras ...plastiresiabços . paulor. morgado , sp - sp

Não é FAMO, e sim um Sd.Kfz 250.

rural...eram os famo que também   serviam como rebocadores de tanques....tanto  quanto  peças de artilharia em geral.....é  sobre eles  que  me referia ....

em tempo  para puxar  um tiger  eram necessários  3 FAMO..... Pouco pesado o bichinho......  e  pensar  que  um dragon lady americano  ainda  conseguia  puxar/levar  no lombo   um shermito ...ou um diamont..... também...plastiresiabços - paulo r. morgado -

Originally Posted by paul morgado:

rural...eram os famo que também   serviam como rebocadores de tanques....tanto  quanto  peças de artilharia em geral.....é  sobre eles  que  me referia ....

em tempo  para puxar  um tiger  eram necessários  3 FAMO..... Pouco pesado o bichinho......  e  pensar  que  um dragon lady americano  ainda  conseguia  puxar/levar  no lombo   um shermito ...ou um diamont..... também...plastiresiabços - paulo r. morgado -

Morgado, um Sd.Kfz 251 conseguiria puxar um Flak-88 ?

Estou projetando um dio onde fazem parte um flak-88 montado m posição de bateria e ao lado um Sd.Kfz 251  com caixas de munição, sendo descarregado pela guarnição. 

Se o meia lagarta aguentava o flak, vou montar de uma forma que dê a impressão de que era o trator daquela peça.

Sei que o trator de artilharia mais adequado seria o FAMO, mas numa situação de necessidade, poderia se usar o 251?

Se ele não aguentava, vou ter de deixar a impressão de que era só um veiculo de transporte de materiais,

Last edited by Berliner

não tenho  fontes a dequadas  no  momento...mas  na guerra,  de improviso  faziam-se  loucuras....por  exemplo  não se recomendava...mas na hora de um tiger  pifar,  ajuntava-se  dois ou mais  tiger..para puxá-los (com o risco de  mais  um motor de tiger  ir  para  o espaço).....  por exemplo já  vi  fotos de um jato me-262 ser  puxado  por  um  meia -lagarta  kettenkraftrad.  (um tantinho pesado mas  no plano de  uma pista de  pouso já se tem varias  fotos  do mesmo  pela luftwaffe..) .... teoricamente seria  mais  fácil um 251 mover  esta  peça de  flak (com  a  vantagem de  poder levar com mais folga  a sessão de  artilheiros  dentro  do 251 ,  já  vi fotos dos 251  puxarem  um 75 mm ou  um 105mm um 50 mm, um  nebelwerfer,  um  flak 20 mm .....  já  um 250 seria  um pouco menos verossímel..mas  não de todo  impossível em uma situação de emergência.....  se  algum dos  outros colegaspuderem ajudá-lo com fotos, pois estou longe de  boas  fontes...  der esto,  apesar de  pouco provável ou pouco usual,  não é de  todo  impossível  usar  um 250 no reboque  de um 88 mm....   plastiresiaços  - paulo r. morgado

O 251 não conseguia rebocar um 88, nem mesmo o SdKfz 11 conseguia. Eu tenho uma tabela que mostra que veículo podia rebocar o que, já coloquei isso aqui uma vez.  Se houver interesse coloco novamente quando estiver em casa.

 

 O trator adequado para puxar o 88 não era o Famo, mas o SdKfz 7

 

 

 

 

Last edited by Augusto
Originally Posted by paul morgado:

não tenho  fontes a dequadas  no  momento...mas  na guerra,  de improviso  faziam-se  loucuras....por  exemplo  não se recomendava...mas na hora de um tiger  pifar,  ajuntava-se  dois ou mais  tiger..para puxá-los (com o risco de  mais  um motor de tiger  ir  para  o espaço).....  por exemplo já  vi  fotos de um jato me-262 ser  puxado  por  um  meia -lagarta  kettenkraftrad.  (um tantinho pesado mas  no plano de  uma pista de  pouso já se tem varias  fotos  do mesmo  pela luftwaffe..) .... teoricamente seria  mais  fácil um 251 mover  esta  peça de  flak (com  a  vantagem de  poder levar com mais folga  a sessão de  artilheiros  dentro  do 251 ,  já  vi fotos dos 251  puxarem  um 75 mm ou  um 105mm um 50 mm, um  nebelwerfer,  um  flak 20 mm .....  já  um 250 seria  um pouco menos verossímel..mas  não de todo  impossível em uma situação de emergência.....  se  algum dos  outros colegaspuderem ajudá-lo com fotos, pois estou longe de  boas  fontes...  der esto,  apesar de  pouco provável ou pouco usual,  não é de  todo  impossível  usar  um 250 no reboque  de um 88 mm....   plastiresiaços  - paulo r. morgado

Tranquilo então, pois no meu caso é um 251 que vou colocar com o flak!

Talvez tenham colocado este Fiat aí para fechar a parte superior do compartimento onde ficava o pessoal e acessórios, que era aberto?

 

Não sei se foi para isto, mas com certeza também serviu para isto

 

PlastiAbraços

Achei a lista num post antigo aqui mesmo.

 

SdKfz. 8:
19.4cm Kanone 485(f) in one load
15cm SK C/28 in two loads [barrel & cradle]
15cm K18 in two loads [barrel & cradle]
17cm Kanone 18 in two loads [barrel & cradle]
21cm Mörser 18 in two loads [barrel & cradle]
22cm Mörser 531(f) in two loads [barrel & cradle]
24cm Kanone K3 in five loads [barrel, left cradle, right cradle, platform, base]
24cm H39 in three loads [barrel, cradle, platform/base]
24cm M39/40 in three loads [barrel, cradle, platform/base]
30.5cm M(t) in three loads [barrel, cradle, platform/base]

SdKfz. 10:
10.5cm LG2(Rh) in one load
10.5cm LG2 40/2(Kp) in one load
5cm Pak 38 in one load
7.5cm Pak 40 and 41 in one load
7.62cm Pak 39 (r)
15cm sIG 33 in one load

SdKfz. 11:
10.5cm le.FH18 in one load
10.5cm leFH 30(t) in one load
15cm Nbl. W. 41 [rocket launcher] in one load
21cm Nbl. W. 42 [rocket launcher] in one load
30cm Nbl. W. 42 [rocket launcher] in one load
28cm/32cm Nbl. W. 41 [rocket launcher] in one load

SdKfz. 9:
21cm Kanone 39(21cmK39) in three loads [barrel, cradle, platform/base]
24cm K(t) auf Mörserlafette in four loads [barrel, left cradle, right cradle, base]
35.5cm M1 in seven loads
42cm H (t) with a culemeyer trailer in four loads
54cm Mörser Karl with a culemeyer trailer in four loads
60cm Mörser Karl with a culemeyer trailer in four load


RSO:
10.5cm le.FH18 in one load
2.8cmsPzB 41 in one load
7.5cm Pak 40 and 41 in one load

SdKfz. 7:
15cm sFH 18 in one load
15cm sFH 37(t) in one load
15cm sFH 414(f) in one load
10cm K18 in one load
10cm K35(t) in one load
10cm K332(f) in one load
12.2cm KH (r) in one load
15.2cm KH (r) in one load
8.8cm Flak 36 and 37 in one load
8.8cm Pak 43 in one load

Kfz. 81:
2cm Flak 30 in one load
2cm Flak 38 in one load

Kfz. 69:
3.7cm Pak 36 in one load
7.5cm leIG in one load

Truck 1.5ton:
5cm Pak 38 in one load

SdKfz. 251/4:
7.5cm Pak 40 and 41 in one load

SdKfz. 251/1:
5cm Pak 38 in one load

SdKfz. 250/11:
2.8cmsPzB 41 in one load

Kfz. 12:
7.5cm leIG in one load

Rural -

em se  olhando na  wikipedia -  o sdkz 251  poderia  rebocar  em torno de 2,7  toneladas.   verificando-se na  mesma  wikipedia  o peso de  um  flak 88  seria em  torno de 7,4  toneladas... deste modo  então fica provado como o augusto disse  que um sdkz 251 não poderia  servir  para rebocar um flak -88 ..... no máximo poderia puxar  as  rodas do mesmo flak, após estar  em posição fixa  ao solo , "dando uma mãozinha" ...mas  não o conjunto do flak inteiro  como transporte .  no caso o  mais  verossimel é um  famo  mesmo.....  pela  sua  ideia  porém não seria  impossivel um sdkz 251  passando  por ou memso deixando uma carga de munição ou víveres...  conforme  disse  o AVGVSTVS....  ESPERAMOS DEPOIS  SUA  COMPARTILHADA  NOS  ALFARRÁBIOS SOBRE AS CARGAS..  plastiresiabços paulo r. morgado - sp -sp

Kkkkk...gente,só disse que a viatura da primeira foto não era um 251 e  também não era um FAMO--''alocar um FAMO   para transportar  um  FIAT pulguinha não seria  de todo uma boa  idéia...''

 

Abraços

Originally Posted by Augusto:

O 251 não conseguia rebocar um 88, nem mesmo o SdKfz 11 conseguia. Eu tenho uma tabela que mostra que veículo podia rebocar o que, já coloquei isso aqui uma vez.  Se houver interesse coloco novamente quando estiver em casa.

 

 O trator adequado para puxar o 88 não era o Famo, mas o SdKfz 7

 

 

 

 

Então o 251 vai ter de ficar como carro de apoio, para transporte de munição.

Quando puder, por favor, compartilhe a tabela, dados corretos são sempre bem vindos para ajudar a montagens próximas da realidade.

Last edited by Berliner
Originally Posted by rural4x4:
Originally Posted by Berliner:
Originally Posted by rural4x4:

E  o meia lagarta é um Sd.Kfz 250 , e não um 251.

O 250 é uma versão menor do 251 certo?

O 251 é um "SUV" enquanto o 250 seria o "popular 1.0" ?

Não,são projetos distintos.

o 250 era uma versao blindada baseada no chassi do Sdkfz 10.O 251 era a versao blindada no chassis do Sdkfz 11.Mesma ideia de projeto em chassis diferentes...

 

Originally Posted by fernando frota melzi:

Alguém se arriscaria a chutar o peso desses vagões que esse 251 está puxando? Eu não faço a menor idéia.

 

Se estiverem vazios, cada um deve pesar em torno de 450 kg

 

PlastiAbraços

Originally Posted by rural4x4:

Kkkkk...gente,só disse que a viatura da primeira foto não era um 251 e  também não era um FAMO--''alocar um FAMO   para transportar  um  FIAT pulguinha não seria  de todo uma boa  idéia...''

 

Abraços

rural... vc nao entendeu  e tomou como afirmacao o uso do Famo ...

O que o Paul Morgado afirmou, é que usar o Famo como recurso para transportar o fiatizinho, nao faria sentido, justamente por ter que ser usado para rebocar veiculos mais pesados... e por isto talvez o 250 esteja fazendo o serviço de reboque.

Last edited by m♠motörhead

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×