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PARA OS EXECUTIVOS DA EMPRESA, DENTRO DE SETE ANOS O CUSTO DO F-35 DEVERÁ ESTAR PRÓXIMO AO DO F-16 E A COMPRA DO CAÇA FURTIVO DA EMPRESA DEVERÁ SER MAIS VANTAJOSA PARA OS POTENCIAIS CLIENTES

 

F-16 assembly line - photo LM

A Lockheed Martin tem encomendas suficientes para manter a sua linha de produÇão do caÇa F-16 atÉ o terceiro trimestre de 2017, e espera conseguir mais encomendas que manteriam a linha em atividade atÉ 2020, dizem os executivos da empresa.

Por volta de 2020, o custo do novo F-35 da Lockheed terÁ caÍdo tanto que os potenciais clientes provavelmente irão optar pelo jato furtivo disse Bill McHenry, chefe de desenvolvimento de negÓcios da Lockheed para o F-16, à Reuters em uma entrevista recente.

Mas, por enquanto, a empresa continua a buscar potenciais vendas e modernizaÇÕes de F-16 no Oriente MÉdio, na AmÉrica do Sul e outros mercados, disse ele.

“NÓs acordamos todos os dias e saÍmos para fazer o que pudermos”, disse ele. “Mas hÁ um ponto de inflexão por aÍ… em algum momento perto de 2020, onde vai fazer mais sentido adquirir o F-35 do que o F-16″. A Lockheed anunciou na sexta-feira passada a conclusão do seu 100º caÇa F- 35.

A Lockheed produziu mais de 4.500 caÇas F-16 desde que o programa comeÇou em 1975,fazendo do F-16 o mais vendido avião de caÇa da histÓria. Os jatos são operados por 26 paÍses, incluindo 15 que fizeram pedidos recentes, disse McHenry.

Os Emirados Árabes Unidos estão avaliando a encomenda de novos F-16 e um anúncio era esperado durante show aÉreo de Dubai, mas nada ocorreu.

A Lockheed reduziu drasticamente a produÇão do F-16 em sua fÁbrica em Fort Worth, Texas, para cerca de um avião por mÊs (o pico de produÇão ocorreu em junho de 1987com 30 aviÕes por mÊs), disse o porta-voz Mark Johnson.

No momento, a empresa estÁ concluindo os trabalhos no último dos vinte F-16 encomendados pelo Egito. Esse jato e outros sete estão sendo armazenados na unidade de Fort Worth, depois que os Estados Unidos anunciaram a suspensão da ajuda militar devido às preocupaÇÕes com a democracia e os direitos humanos naquele paÍs africano.

Ela tambÉm estÁ trabalhando em 12 caÇas F-16 para Omã, sendo que eles se encontram em vÁrios estÁgios de acabamento numa linha de produÇão no EdifÍcio 8 (conhecido como o “Ninho do Falcão&rdquo que estÁ diminuindo pouco a pouco, alÉm de um total de 36 jatos encomendados pelo Iraque.

Um dos 145 caÇas de Taiwan que serão modernizados tambÉm estÁ na fÁbrica. O seu cone de nariz jÁ estÁ aberto para a inserÇão do novo radar de varredura eletrÔnica ativa (AESA).

McHenry disse que a Lockheed viu oportunidades adicionais para atualizar F-16 existente paraa nova configuraÇão F-16V, que inclui o radar AESA, sistema de posicionamento global, equipamentos de guerra eletrÔnica atualizados e novos aviÔnicos.

Ele reconheceu que outras empresas, incluindo a BAE Systems da Grã-Bretanha, estavam tentando capturar alguns dos trabalhos de atualizaÇão, mas disse a Lockheed oferece menores custos e maiores economias de escala, dada a amplitude do seu trabalho existente com os 26 paÍses que jÁ operam a jato.

O PentÁgono aprovou no mÊs passado um acordo segundo o qual BAE irÁ atualizar 134 antigos caÇas F- 16 para a Coreia do Sul, um movimento que poderia pressionar a Lockheed para competir de forma mais agressiva em busca de ofertas de atualizaÇão.

FONTE: Reuters (traduÇão e adaptaÇão do Poder AÉreo a partir do original em inglÊs)

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A minha geração (e tenho 46 anos) acompanhou o trio de ferro americano F-14/F-15/F-16....um deles já se foi....agora irá o outro......e não demorará muito o F-15 o acompanhará....

 

Sinal dos tempos....

 

Enquanto isso o aeroclube FAB se mantém de F-5.....

Originally Posted by Milan:

A minha geração (e tenho 46 anos) acompanhou o trio de ferro americano F-14/F-15/F-16....um deles já se foi....agora irá o outro......e não demorará muito o F-15 o acompanhará....

 

Sinal dos tempos....

 

Enquanto isso o aeroclube FAB se mantém de F-5.....

eu tambem me lembro do inicio do F-16, me lembro quando o kit do F-16 era aquele prototipo da Revell pintado de branco, vermelho e azul

Depois que aposentar a linha de produção do Falcon, e o 35 já estiver com a produção a pleno vapor, talvez, eu disse TALVEZ compraremos umas 12 unidades do A e umas duas do B. Usados, lógico. Pra usar durante 4 anos, ta mais do que bom.

A meu ver ainda seria a melhor solução custo/benefício para qualquer programa F/X, desde que viessem novos.  Além disso, dada a quantidade produzida, a FAB poderia operar o vetor até 2200!!! 

Originally Posted by Vincent Cassel:
Originally Posted by Milan:

A minha geração (e tenho 46 anos) acompanhou o trio de ferro americano F-14/F-15/F-16....um deles já se foi....agora irá o outro......e não demorará muito o F-15 o acompanhará....

 

Sinal dos tempos....

 

Enquanto isso o aeroclube FAB se mantém de F-5.....

eu tambem me lembro do inicio do F-16, me lembro quando o kit do F-16 era aquele prototipo da Revell pintado de branco, vermelho e azul


Muito bonito aquele kit.

Este foi um, mas tem mais:

É preciso cautela ao avaliar o anúncio da inédita derrubada de um Super Tucano pelas Farc, uma vez que os narcoterroristas estão fragilizados e precisando elevar o moral de seus homens. E propaganda melhor seria difícil, já que o modelo participou de ataques como o que matou o número 2 do grupo, em 2008.

Isso dito, há um componente intrigante no anúncio. Se realmente abateu o caça leve de ataque, do qual a Colômbia comprou 25 unidades desde 2006, isso significa que as Farc tiveram acesso a algum meio para tal.

Como canhões antiaéreos não combinam com guerrilha em coluna na selva, o candidato óbvio é um sistema de mísseis portáteis, que pode ser disparado do ombro.

Assim, os olhos se virariam para o governo de Hugo Chávez, que apoia as Farc e, incidentalmente, possui grandes estoques de SA-24 Igla-S, o mais moderno modelo russo de míssil portátil.

Os números precisos não são conhecidos, mas só em 2009 1.800 unidades foram vendidas de Moscou para Caracas, o principal cliente militar da Rússia na América do Sul. Os dados são obscuros, mas o país latino já anunciou ao menos US$ 5 bilhões em gastos com armas russas.

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