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Como estou me preparando para iniciar um T-34/76, comecei a coletar material de referÊncia e aÍ topei com esse longo artigo que, achando muito bom, resolvi trazer aos companheiros de FÓrum.

 

 

PRIMEIRA PARTE

 

INTRODUÇãO

O T-34 foi um dos mais marcantes veÍculos de combate blindado da Segunda Guerra Mundial.

Sua produÇão foi de 1940 atÉ bem alÉm do fim da Grande Guerra PatriÓtica e substanciou toda uma geraÇão de Tanques MÉdios Russos incluindo o T-54 e o T-55 que permanecem em serviÇo ativo atÉ hoje.

Mais de 35.000 T-34 foram produzidos durante a guerra. Somente a sua produÇão foi maior que a de todos os tanques alemães juntos.

Apesar de sua enorme produÇão, ele ficou marcantemente padronizado.

Todos os T-34 tinham o casco soldado com caracterÍsticas balÍsticas muito avanÇadas e blindagem inclinada em todos os lados.

Tinha um motor diesel V12 de 500 HP V-2 combinado com uma caixa de marchas de 4 velocidades mais a rÉ; suspensão tipo Christie, com rodas propulsoras traseiras e cinco outras sustentado uma larga esteira.

Fora alguns detalhes, essas caracterÍsticas permaneceram intocÁveis durante toda a sua produÇão

As principais modificaÇÕes entre os diferentes modelos do T-34 foram referentes ao armamento, design da torre, rodas e esteiras.

A primeira versão do T-34, o Modelo 1940, foi equipada com um canhão L-11 76.2mm como seus armamento principal.

Mesmo esse modelo, com esse armamento relativamente curto jÁ era muito superior aos blindados alemães da Época.

O Modelo 1941 introduziu o canhão de 42 calibres F-34 de 76.2mm.

Essa modificaÇão permaneceu para todas as variantes subsequentes do T-34/76.

 

O SURGIMENTO DO T-34/76

Um programa para substituiÇão do T-34 foi iniciado em 1941.

Os novos desenvolvimentos concentraram-se na melhoria de blindagem, suspensão e ergonomia da tripulaÇão.

Em Kursk, quando o ExÉrcito Russo encontrou o Tiger I e o Panther, verificou que o T-34 era ineficaz contra os recÉm-chegados.

Como o canhão F-34 76.2 mm era inútil contra a blindagem do Tiger e do Panther, os esforÇos dirigiram-se para asua substituiÇão e o reforÇo do chassis do T-34.

O T-34/85 foi a resposta imediata dos soviÉticos aos poderosos adversÁrios.

Foi graÇas ao design bÁsico do T-34 que foi possÍvel adicionar uma torre mais pesada com trÊs homens no mesmo sistema de encaixe e um canhão principal mais poderoso nos chassis existentes, aproveitando o mesmo sistema motor de movimentaÇão da torre.

CARACTERÍSTICAS IDENTIFICADORAS DAS VARIANTES DO T-34/85

As designaÇÕes comumente usadas pera descrever os diferentes tipos de T-34/85 não se originaram dos SoviÉticos.

Muitas variaÇÕes foram criadas devido a tÉcnicas de produÇão locais ou a pequenas melhorias.

Nunca houve uma denominaÇão oficial para as diferentes versÕes do T-34/85.

Entretanto, apesar da significativa ambiguidade e uma aparente combinaÇão sem fim, hÁ um número de configuraÇÕes comuns que justificam categorizar veÍculos similares.

É na torre que residem muitas dos itens necessÁrios para identificar as variantes do T-34/85.

 

Modelo 1943

O T-34/85 Modelo 1943 foi uma versão intermediÁria enquanto era finalizada a variante com o canhão ZiS-S-53 85mm.

A torre do Modelo 1943 tinha um estilo único ao mostrar um anel de suporte aparafusado e estar equipada com  um canhão curto D-5T 85mm.

Esse modelo apresentava tambÉm uma junta de casco frontal arredondada, para-lamas frontais arredondados e torre sem arredondamento.

Mais ou menos 800 T-34/85 modelo 1943 foram produzidos em Gorkiy no comeÇo de 1944.

 

Modelo 1944

O Modelo 1944 foi equipado com o canhão ZiS-S-53 85mm definitivo, uma blindagem protetora do canhão redesenhada e o interior da torre alterado.

O layout altterado da torr exigiu que a cupola do comandante fosse deslocada 40 cm da sua posiÇão original. Todos os veÍculos, menos os da primeira leva, tiveram, a cupola deslocada.

A partir desse modelo, o casco foi adaptado a maior torre pela adiÇão de suportes arredondados de aÇo soldados à parte superior do casco, diretamente sob a torre, na frente e nas laterais. O frontal junta-se a blindagem anterior do casco e a parte inferior do casco tomou um ângulo mais agudo e os para-lamas foram algumas vezes simplificados e tomaram forma mais quadrada.

Um número de diferentes tÉcnicas de construÇão tornaram-se evidentes durante a produÇão do Modelo 1944

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O Modelo 1944 padrão desenvolveu laterais mÉdias mais planas na torre, enquanto um número significativo de veÍculos foi produzido em moldagem dupla (usando dois moldes separados) outros foram acabados em laminados de aÇo.

Outras versÕes tiveram uma junta diagonal na frente da lateral da torre ao invÉs da união mais comum angulada e com suporte retangular soldado

 

Modelo 1945

O Modelo 1945 T-34/85 entrou em serviÇo em 1944.

Ele tinha uma cúpula maior que se estendia atÉ muito prÓxima da lateral da torre, o que exigiu um pequeno aumento na lateral.

T-34-85 alterações

A escotilha da cúpula foi revisada da original duas abas para uma larga e ampla. As laterais da torre tiveram um perfil mais achatado em todos os veÍculos produzidos em Nizhniy, Tagil e Chelyabinsk.

Houve tambÉm um acrÉscimo na lateral da torre para acomodar o motor elÉtrico de giro da torre, caracterÍstica de todos os tanques russos, o que possibilitava no T-34 um giro completo da torre em 10 segundos.

 

Modelo 1946

Esse modelo entrou em serviÇo nos últimos meses da II GM.

Ele se distinguia do Modelo 1945 pelas laterais da torre e a nova configuraÇão dos domos dos ventiladores que, ao invÉs de serem geminados na parte traseira do teto da torre, passaram a ser separados, um na traseira e outro na parte frontal do teto da torre, caracterÍstica jÁ encontrada alguns Modelos 1944 de torre laminada

O casco É similar aos modelos anteriores mas o armazenamento de equipamento do veÍculos foi revisado. O Modelo final do T-34/85 1946 teve reduzido os tambores de combústivel externo de trÊs para dois.

 

 

As caracterÍsticas descritas abaixo relacionam aos aspectos externos.

Muitas modificaÇÕes internas foram efetivadas no mesmo perÍodo, mas nã serão cobertas nesse tÓpico.

Um sumÁrio das caracterÍsticas externas mais marcantes É feita nas tabelas abaixo.

Table 1: Turret Identifying Features

VariantLower Forward Turret JoinCupolaBulge (Note 1)Roof DomesOther Distinguishing Features
Model 1943Slight, angled step - no filletSplit hatch.

Cupola located further forward than later variants

NoTwinShorter D-5T 85mm Gun - Bolted collar and different mantlet
Model 1944 (Early Production)Right-angle step join and filletSplit hatch.

Cupola located further forward than later variants

NoTwinZiS-S-53 85mm gun and revised mantlet introduced for this and all subsequent T-34/85 models
Model 1944

(Mid to Late Production)

Step join and filletSplit hatch.

Cupola relocated towards rear of turret

NoTwinLower mid turret sides "flattened"
Model 1944 (Laminate) Split hatch. Cupola located towards rear of turretNoTwin

(Note 2)

Laminated steel turret composition
Model 1944

(Composite)

Curved following line of lower turret sideSplit hatch. Located as Mid Prod. Mod. 1944NoTwinTwo large separate castings. Sharp angle of flat rear turret overhang. Mid-turret sides not flattened
Model 1944

(Angle Jointed)

Diagonal AngleSplit hatch. Located as Mid Prod. Mod. 1944NoTwin

(Note 2)

Step join and fillet at front of turret replaced by diagonal join
Model 1945Step join and filletLarger single hatch.

Located as Mid Prod. Mod. 1944

YesTwinLarge cupola requires slight extension over port side of turret, creating a tiny lip.

"Flattened" sides on turrets of vehicles produced at Nizhniy, Tagil and Chelyabinsk

Model 1946Step join and filletLarger single hatch.

Located as Mid Prod. Mod. 1944

YesSeparateLarge cupola requires slight extension over port side of turret, creating a tiny lip.

Turret sides "fuller" than Model 1945

Note 1: The bulge on the turret side was to accommodate an electric turret traverse

Note 2: Late production laminate and angle jointed turret T-34/85 examples were seen with separate domes


 

Table 2: Hull Identifying Features

VariantFront Glacis Plate FilletFront FendersSmoke DischargersHull FilletsOther Hull Distinguishing Features
Model 1943Rounded or Sharp AngleRoundedNoNoLong grab-handles
Model 1944Sharp AngleEither Rounded or AngledLate production onlyYesMore, shorter grab-handles
Model 1944 (Laminate)Sharp AngleEither Rounded or AngledLate production onlyYes 
Model 1944

(Composite)

Sharp AngleEither Rounded or AngledLate production onlyYes 
Model 1944

(Angle Jointed)

Sharp AngleEither Rounded or AngledLate production onlyYes 
Model 1945Sharp AngleAngledYesYesSmoke racks
Model 1946Sharp AngleAngledYesYesSmoke racks, alternative tool stowage.

 

 

Em prÓxima postagem, veremos rodas e lagartas,

Abs.

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Cledson, boa noite.

Encontrei esses fatos vasculhando por aí.

 

O T-34-85 foi modernizado duas vezes após o fim da 2ª GM produzindo o Modelo 1960 e 0 Modelo 1969, que foram apenas upgrade dos modelos já existentes e não novos modelos

3ª Versão – Modelo 1960

O Modelo 1960 recebeu  capacidade de visão noturna pela instalação de mira infravermelha e farol. O radio 9R do tempo da guerra foi substituído pelo 10-RT-26R.

Filtros de ar melhorados foram instalados e um novo motor V-34-M2 substituiu o antigo V-2-34 do tempo da guerra.

4ª Versão – Modelo 1969

O Modelo 1969 foi o que menos teve melhorias significativas.

Um sistema infravermelho melhor foi instalado e o rádio R-123 substituiu o 10-RT-26R, mas agora o veículo foi para as forças da reserva já que tanques mais modernos estavam disponíveis para as unidades da linha de frente.

 

Length

8m 10cm

Hull Width

3m

Height

2m 70cm

Crew

5

Weight

32 tons

Engine

 

Max Speed

55kmhr

Armour – Front

45mm at 60 degrees

Armour – Side

45mm at 40 degrees

Armour – Turret Front

90mm

 

Vou continuar vasculhando o meu material. Encontrando, posto mais.

Abs.

Vlw amigão!

Show de bola as informações.

Fiz essa pergunta, porque já vi imagens 2 T-34/85 no pós-guerra e com torres diferentes, sendo que a que mas vejo por ai é aquela torre comum que vem no kit da Dragon e AFV, mas apenas com pequenas modificações. 

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