Como estou me preparando para iniciar um T-34/76, comecei a coletar material de referÊncia e aÍ topei com esse longo artigo que, achando muito bom, resolvi trazer aos companheiros de FÓrum.
PRIMEIRA PARTE
INTRODUÇãO
O T-34 foi um dos mais marcantes veÍculos de combate blindado da Segunda Guerra Mundial.
Sua produÇão foi de 1940 atÉ bem alÉm do fim da Grande Guerra PatriÓtica e substanciou toda uma geraÇão de Tanques MÉdios Russos incluindo o T-54 e o T-55 que permanecem em serviÇo ativo atÉ hoje.
Mais de 35.000 T-34 foram produzidos durante a guerra. Somente a sua produÇão foi maior que a de todos os tanques alemães juntos.
Apesar de sua enorme produÇão, ele ficou marcantemente padronizado.
Todos os T-34 tinham o casco soldado com caracterÍsticas balÍsticas muito avanÇadas e blindagem inclinada em todos os lados.
Tinha um motor diesel V12 de 500 HP V-2 combinado com uma caixa de marchas de 4 velocidades mais a rÉ; suspensão tipo Christie, com rodas propulsoras traseiras e cinco outras sustentado uma larga esteira.
Fora alguns detalhes, essas caracterÍsticas permaneceram intocÁveis durante toda a sua produÇão
As principais modificaÇÕes entre os diferentes modelos do T-34 foram referentes ao armamento, design da torre, rodas e esteiras.
A primeira versão do T-34, o Modelo 1940, foi equipada com um canhão L-11 76.2mm como seus armamento principal.
Mesmo esse modelo, com esse armamento relativamente curto jÁ era muito superior aos blindados alemães da Época.
O Modelo 1941 introduziu o canhão de 42 calibres F-34 de 76.2mm.
Essa modificaÇão permaneceu para todas as variantes subsequentes do T-34/76.
O SURGIMENTO DO T-34/76
Um programa para substituiÇão do T-34 foi iniciado em 1941.
Os novos desenvolvimentos concentraram-se na melhoria de blindagem, suspensão e ergonomia da tripulaÇão.
Em Kursk, quando o ExÉrcito Russo encontrou o Tiger I e o Panther, verificou que o T-34 era ineficaz contra os recÉm-chegados.
Como o canhão F-34 76.2 mm era inútil contra a blindagem do Tiger e do Panther, os esforÇos dirigiram-se para asua substituiÇão e o reforÇo do chassis do T-34.
O T-34/85 foi a resposta imediata dos soviÉticos aos poderosos adversÁrios.
Foi graÇas ao design bÁsico do T-34 que foi possÍvel adicionar uma torre mais pesada com trÊs homens no mesmo sistema de encaixe e um canhão principal mais poderoso nos chassis existentes, aproveitando o mesmo sistema motor de movimentaÇão da torre.
CARACTERÍSTICAS IDENTIFICADORAS DAS VARIANTES DO T-34/85
As designaÇÕes comumente usadas pera descrever os diferentes tipos de T-34/85 não se originaram dos SoviÉticos.
Muitas variaÇÕes foram criadas devido a tÉcnicas de produÇão locais ou a pequenas melhorias.
Nunca houve uma denominaÇão oficial para as diferentes versÕes do T-34/85.
Entretanto, apesar da significativa ambiguidade e uma aparente combinaÇão sem fim, hÁ um número de configuraÇÕes comuns que justificam categorizar veÍculos similares.
É na torre que residem muitas dos itens necessÁrios para identificar as variantes do T-34/85.
Modelo 1943
O T-34/85 Modelo 1943 foi uma versão intermediÁria enquanto era finalizada a variante com o canhão ZiS-S-53 85mm.
A torre do Modelo 1943 tinha um estilo único ao mostrar um anel de suporte aparafusado e estar equipada com um canhão curto D-5T 85mm.
Esse modelo apresentava tambÉm uma junta de casco frontal arredondada, para-lamas frontais arredondados e torre sem arredondamento.
Mais ou menos 800 T-34/85 modelo 1943 foram produzidos em Gorkiy no comeÇo de 1944.
Modelo 1944
O Modelo 1944 foi equipado com o canhão ZiS-S-53 85mm definitivo, uma blindagem protetora do canhão redesenhada e o interior da torre alterado.
O layout altterado da torr exigiu que a cupola do comandante fosse deslocada 40 cm da sua posiÇão original. Todos os veÍculos, menos os da primeira leva, tiveram, a cupola deslocada.
A partir desse modelo, o casco foi adaptado a maior torre pela adiÇão de suportes arredondados de aÇo soldados à parte superior do casco, diretamente sob a torre, na frente e nas laterais. O frontal junta-se a blindagem anterior do casco e a parte inferior do casco tomou um ângulo mais agudo e os para-lamas foram algumas vezes simplificados e tomaram forma mais quadrada.
Um número de diferentes tÉcnicas de construÇão tornaram-se evidentes durante a produÇão do Modelo 1944
O Modelo 1944 padrão desenvolveu laterais mÉdias mais planas na torre, enquanto um número significativo de veÍculos foi produzido em moldagem dupla (usando dois moldes separados) outros foram acabados em laminados de aÇo.
Outras versÕes tiveram uma junta diagonal na frente da lateral da torre ao invÉs da união mais comum angulada e com suporte retangular soldado
Modelo 1945
O Modelo 1945 T-34/85 entrou em serviÇo em 1944.
Ele tinha uma cúpula maior que se estendia atÉ muito prÓxima da lateral da torre, o que exigiu um pequeno aumento na lateral.
A escotilha da cúpula foi revisada da original duas abas para uma larga e ampla. As laterais da torre tiveram um perfil mais achatado em todos os veÍculos produzidos em Nizhniy, Tagil e Chelyabinsk.
Houve tambÉm um acrÉscimo na lateral da torre para acomodar o motor elÉtrico de giro da torre, caracterÍstica de todos os tanques russos, o que possibilitava no T-34 um giro completo da torre em 10 segundos.
Modelo 1946
Esse modelo entrou em serviÇo nos últimos meses da II GM.
Ele se distinguia do Modelo 1945 pelas laterais da torre e a nova configuraÇão dos domos dos ventiladores que, ao invÉs de serem geminados na parte traseira do teto da torre, passaram a ser separados, um na traseira e outro na parte frontal do teto da torre, caracterÍstica jÁ encontrada alguns Modelos 1944 de torre laminada
O casco É similar aos modelos anteriores mas o armazenamento de equipamento do veÍculos foi revisado. O Modelo final do T-34/85 1946 teve reduzido os tambores de combústivel externo de trÊs para dois.
As caracterÍsticas descritas abaixo relacionam aos aspectos externos.
Muitas modificaÇÕes internas foram efetivadas no mesmo perÍodo, mas nã serão cobertas nesse tÓpico.
Um sumÁrio das caracterÍsticas externas mais marcantes É feita nas tabelas abaixo.
Table 1: Turret Identifying Features
Variant | Lower Forward Turret Join | Cupola | Bulge (Note 1) | Roof Domes | Other Distinguishing Features |
Model 1943 | Slight, angled step - no fillet | Split hatch. Cupola located further forward than later variants | No | Twin | Shorter D-5T 85mm Gun - Bolted collar and different mantlet |
Model 1944 (Early Production) | Right-angle step join and fillet | Split hatch. Cupola located further forward than later variants | No | Twin | ZiS-S-53 85mm gun and revised mantlet introduced for this and all subsequent T-34/85 models |
Model 1944 (Mid to Late Production) | Step join and fillet | Split hatch. Cupola relocated towards rear of turret | No | Twin | Lower mid turret sides "flattened" |
Model 1944 (Laminate) | Split hatch. Cupola located towards rear of turret | No | Twin (Note 2) | Laminated steel turret composition | |
Model 1944 (Composite) | Curved following line of lower turret side | Split hatch. Located as Mid Prod. Mod. 1944 | No | Twin | Two large separate castings. Sharp angle of flat rear turret overhang. Mid-turret sides not flattened |
Model 1944 (Angle Jointed) | Diagonal Angle | Split hatch. Located as Mid Prod. Mod. 1944 | No | Twin (Note 2) | Step join and fillet at front of turret replaced by diagonal join |
Model 1945 | Step join and fillet | Larger single hatch. Located as Mid Prod. Mod. 1944 | Yes | Twin | Large cupola requires slight extension over port side of turret, creating a tiny lip. "Flattened" sides on turrets of vehicles produced at Nizhniy, Tagil and Chelyabinsk |
Model 1946 | Step join and fillet | Larger single hatch. Located as Mid Prod. Mod. 1944 | Yes | Separate | Large cupola requires slight extension over port side of turret, creating a tiny lip. Turret sides "fuller" than Model 1945 |
Note 1: The bulge on the turret side was to accommodate an electric turret traverse
Note 2: Late production laminate and angle jointed turret T-34/85 examples were seen with separate domes
Table 2: Hull Identifying Features
Variant | Front Glacis Plate Fillet | Front Fenders | Smoke Dischargers | Hull Fillets | Other Hull Distinguishing Features |
Model 1943 | Rounded or Sharp Angle | Rounded | No | No | Long grab-handles |
Model 1944 | Sharp Angle | Either Rounded or Angled | Late production only | Yes | More, shorter grab-handles |
Model 1944 (Laminate) | Sharp Angle | Either Rounded or Angled | Late production only | Yes | |
Model 1944 (Composite) | Sharp Angle | Either Rounded or Angled | Late production only | Yes | |
Model 1944 (Angle Jointed) | Sharp Angle | Either Rounded or Angled | Late production only | Yes | |
Model 1945 | Sharp Angle | Angled | Yes | Yes | Smoke racks |
Model 1946 | Sharp Angle | Angled | Yes | Yes | Smoke racks, alternative tool stowage. |
Em prÓxima postagem, veremos rodas e lagartas,
Abs.