Pesquisando sobre o 109 (pra tentar descobrir a funÇão do tubo no pÁra-brisa do outro tÓpico), encontrei este site e achei espetacular o trabalho desse cara. Talvez os amigos atÉ jÁ conheÇam:
http://colesaircraft.blogspot....109-e-7-black-6.html
Pesquisando sobre o 109 (pra tentar descobrir a funÇão do tubo no pÁra-brisa do outro tÓpico), encontrei este site e achei espetacular o trabalho desse cara. Talvez os amigos atÉ jÁ conheÇam:
http://colesaircraft.blogspot....109-e-7-black-6.html
Replies sorted oldest to newest
Que beleza, Gilson. Já estou baixando tudo o que for possível...
Valeu!
[].
TKS!
Show
Buenas!!!
Valeu pelo link e coloquei uma resposta ilustrada no outro tópico.
[]s!!!
Buenas!!!
Valeu pelo link e coloquei uma resposta ilustrada no outro tópico.
[]s!!!
Eu vi.
Então era dispositivo para limpeza, mesmo.
O F-5E também possui dispositivo semelhante, chamado "rain remove" (os da FAB usavam, mas foram retirados quando passaram para o padrão "M").
Apesar do nome, era utilizado para limpar o pára-brisa ("windshield") sempre que necessário. Não se podia acionar o dispositivo em terra, com o avião parado ou em baixa velocidade. O líquido aspergido era altamente corrosivo e danificava seriamente a superfície, sem o vento relativo adequado.
É a peça preta à frente do canopy:
Site duca...tenho uns papéis especiais hp vou escolher uns para imprimir.