Na biografia do Braga, a Solange Galante escreveu na página 122, citando o o Sargento Muniz:
"Aí nós compramos o avião, também era um ex-Fumaça, mas não era aquele em que ele foi líder, o qual o próprio Braga queria arrematar, pois outro Coronel que estava de olho comprou o avião, que era melhor e era o mais novo."
"Por isso "o TRB, na verdade, não era o avião do Braga", observa o Brig Soares Filho."
"O avião com que ele voou a maior parte do tempo na esquadrilha era o 1390, era um avião diferente que tinha aqui atrás uma antena, não oval, menorzinha, esse avião está no Musal. O TRB era o 1643 e foi o último avião que eu voei aí na esquadrilha. Cada um tinha o seu avião"
Assumindoo que o depoimento acima corresponde à verdade, por que o avião que está no MUSAL, apesar de estar com marcações do Braga, tem o número 1559 pintado no leme?
Replies sorted oldest to newest
Vixi, pior que ouvi dizer que o avião "do Braga" é o que está na AFA...
Agora você bagunçou tudo!!
Abs
Wolney
Aliás, o que está na AFA tem o 1390 no leme...
Abs
Wolney
O T-6 fotografado acima pertence à Fundação Santos Dumont e está atualmente no PAMASP (juntamente com o Muniz M-7, apresentado um pouco mais atrás).
Wolney, essa foto não é na AFA.
Não confundamos o(s) T-6 que o Braga voou na Fumaça
com o PT-TRB que era dele e que ele voou depois da Fumaça.
O PT-TRB está na AFA, em Pirassununga.
O 1559 está no MUSAL
O 1390, como disse o Gilson, está no PAMASP
Gilson, você tem idéia de quando esse 1390 chegou ao PAMASP e de onde ele veio?
Acredito que chegou em 2008 (por aí). Veio do CEMUCAM, um clube campestre do município de Cotia, onde estava guardado desde que a Fundação Santos Dumont teve que deixar a OCA, no Ibirapuera, por volta do ano 2000 (gestão Celso Pitta).
Agradeço as informações, Gilson
Fernando, desculpe a falha. Eu troquei as bolas... realmente o Braga tinha o T-6 que era dele e que está na AFA.
Abs
Wolney
entao o que esta no musal e meramente ilustrativo??nao foi voado pelo Braga??
abraço
Vai ver (suposição minha), tanto o 1559 quanto o 1390, foram voados pelo Coronel.
"Após prestar serviços administrativos no DAC, o Cel Braga passou a atuar como Oficial de Operações na diretoria do Museu Aeroespacial da FAB. O Museu Aeroespacial tem em seu acervo a aeronave de matrícula FAB 1559, voada pelo Coronel Antônio Arthur Braga, recordista mundial de horas de voo em aviões T-6 e comandante da Esquadrilha da Fumaça. O PT-TRB encontra-se em exposição no Hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea (Esquadrilha da Fumaça), Academia da Força Aérea, em Pirassununga, Estado de São Paulo."
Sobre o PT-TRB:
Registro Aeronáutico Brasileiro | ||
Uma das atividades da ANAC é o registro de todas as aeronaves civis brasileiras. Este controle é feito pelo Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), que, entre outras atribuições, controla marcas de matrícula e nacionalidade, emite certificados de matrícula e de aeronavegabilidade, reconhece direitos reais e de uso, bem como a aquisição de domínio na transferência de propriedade, além do cancelamento de matrículas, registros, inscrições, averbações e fornecimento de certidões. O funcionamento e as atividades do Registro Aeronáutico Brasileiro estão regulamentados pela Resolução nº 293 da ANAC. | ||
O conteúdo dessa página é de responsabilidade da A consulta refere-se única e exclusivamente a situação de aeronavegabilidade da aeronave, não podendo ser utilizada como garantia de regularidade da pessoa jurídica vinculada a sua operação junto à ANAC. | ||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||