Será que com este vai dar pra aposentar o da Monogram? A conferir.
https://www.britmodeller.com/f...ents#comment-3838599
Abs, Ivan
Será que com este vai dar pra aposentar o da Monogram? A conferir.
https://www.britmodeller.com/f...ents#comment-3838599
Abs, Ivan
Replies sorted oldest to newest
Essa frase me diz que o modelista vai levar uma sova pra montar:
"SOVA-M is related to Amodel in Ukraine - some versions released under the SOVA-M, others under Amodel brand name."
Pelo jeito o padrão é Amodel. Acho melhor que nada, ou correr atras do Monogram pra converter.
Disponível na Hannants e outros lugares. Linhas de painel um pouco exageradas, à la Italeri, mas a conferir se as proporções e encaixes são aceitáveis. De qualquer modo, parece ser melhor opção que converter o Monogram.
Abs, Ivan
Recebi o kit hoje, comprado do eBay, e assim que abri a caixa fiz uma comparação dele com o kit da Monogram e com a planta 1/72 do SA-16, feita pela Richard Caruana, que faz parte do Warpaint Series nº 92.
A primeira impressão do kit é boa, sendo ele no geral melhor que o kit da Monogram, com mais peças e detalhes que este último. Por exemplo, o cockpit é bem mais detalhado e o canopy inclui a parte superior da fuselagem, o que facilita o seu posicionamento e acabamento.
O kit definitivamente não é um Tamihaseduard, sendo um "short run" que lembra os kits mais antigos da Special Hobby. Mas, pelo menos, é um SA-16A, mesma versão usada pela FAB, não sendo necessária qualquer conversão, podendo ser montado direto da caixa. Além disso, já vem com as linhas de painel rebaixadas, sendo estas bem razoáveis e mais refinadas do que, por exemplo, as dos kits recentes da Italeri. Não parece ser um kit impossível de montar, mas algum trabalho certamente dará a quem se aventurar.
As formas e dimensões da fuselagem e da parte central das asas são praticamente idênticas ao kit da Monogram. A fuselagem de um coincide perfeitamente com a do outro, como mostram as fotos abaixo. Comparando com a planta 1/72 do SA-16, o único desvio perceptível no kit, e no da Monogram também, é o ponto onde a parte dianteira do casco termina e a traseira começa. Nos dois kits ela fica um pouco atrás de onde termina o porão das rodas mas, no avião real, esta transição ocorre justamente onde o porão também termina. A diferença é de talvez uns 5 mm. Não deve ser algo difícil de corrigir, mas talvez seja um detalhe que nem vale a pena se preocupar. Apesar disso, o kit não é uma cópia do kit da Monogram, apesar de eu suspeitar que talvez tenha servido como base no projeto.
Este primeiro lançamento é uma versão civil de um SA-16 ex-FAB (há outras programadas), mas gostei dos decalques. São em perfeito registro e com cores sólidas. Se lançaram uma versão com decalques da FAB, certamente valerá a pena conferir. O kit também vem com o pequeno photoetch, para algumas partes externas, e máscaras para transparências cortadas em Oramask 810 (eu preferiria Kabuki), mas que parecem ser utilizáveis.
Em resumo, eu daria anota 7,5 para este kit, por características que simplesmente fazem parte de kits de injeção limitada ("short run") como ele. Mas, no geral, achei que é uma melhor alternativa para se montar um SA-16 da FAB do que o kit da Monogram, apesar do preço relativamente caro (por volta de 50 Euros)
Abs, Ivan
Seguem as fotos:
Comparação das fuselagens. Monogram na parte de cima. Sova-M na de baixo:
Detalhe das linhas de painel:
Fuselagem do Monogram à esquerda, Sova-M à direita:
Parte central das asas. Monogram em baixo, Sova-M em cima.
Comparação da fuselagem do Sova-m com a planta 1/72:
Comparação da parte central das asas do Sova-M com a planta 1/72: