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Na realidade houveram o Spit VA, que tinha a asa A, com oito metralhadoras, como os Spits I e II, no Mk.VB a asa passou a ser a asa B, com um canhão de 20mm e duas metralhadoras em cada asa, como armamento interno, além de um motor Merlin mais potente. E finalmente, o Spit MkVC, tinha melhorias estruturais e usava a asa C, a "asa universal" com mais munição para os canhões de 20mm, e em algumas unidades eram armados com quatro canhões de 20mm, sem contar com as metralhadoras.

A grosso modo é isso, mas tinha diferenças menores também. 

Last edited by Rogerio77

MASP, via Google :

 

O modelo Mk.V do caça Spitfire (inicialmente eram apenas Spirfire Mk.I com o motor substituido por um Merlin Mod.45) foi uma resposta à esperada necessidade de aeronaves mais possantes, que pudessem enfrentar novas ameaças alemãs.
A fuselagem do Mk.V foi especialmente reforçada para permitir a incorporação do novo motor Merlin.

O Spitfire Mk.V começou a ser entregue em Março de 1941, seis meses depois de o último Spitfire Mk.I ter saido da linha de montagem.
Entre as principais alterações relativas aos modelos anteriores, e a juntar ao reforço estrutural encontra-se a introdução standard de dois canhões de 20mm em substituição de quatro metralhadoras de 7,7mm.

O Mark. V foi o mais produzido Spitfire durante a II Guerra Mundial, tendo sido produzidas várias séries distintas:

Mk.V«A» - 94 unidades : Oito metralhadoras 7,7mm
Mk.V«B» - 3923 unidades : Dois canhões de 20mm e quatro metralhadoras 7,7mm
Mk.V«C» - 2447 unidades : Quatro canhões de 20mm e capacidade para transportar uma bomba de 227kg ou duas de 113kg (Esta versão pode ser classificada como caça-bombardeiro)

O Mk.V era bastante mais ágil por causa do seu peso e do seu motor e conseguia subir a uma razão de 1450 metros por minuto, ou seja, quase o dobro do modelo Mk.I.
Desde meados de 1941, até meados de 1942, o Spitfire Mk.V foi o principal avião na defesa da Grã Bretanha.

A chegada do Mk.V ocorreu com alguma antecedencia relativamente à entrada em cena do caça alemão Focke Wulf Fw-190A, que começou a ser entregue à Luftwaffe em Julho-Agosto de 1941.
Com o seu motor radial e uma potência mais elevada, o Fw-190 era tácticamente superior ao Spitfire Mk.V como ficou provado quando ocorreram os primeiros recontros entre os dois em Setembro de 1941.

Originally Posted by MASP:

Valeu pessoal.

 

Eu reparei em algumas fotos que existe uma versão do Mk.Vb com a entrada de ar com filtro prolongado, utilizada no norte da África.

 

abs,

MASP

Esta tomada de ar prolongada, chamada de filtro Volks, me parece ter sido utilizada tanto no Spit Vb como no Vc. Era um filtro de areia, utilizado em locais com mais material particulado no ar, caso específico da Africa e, as vezes, do sul da Itália.

Last edited by Sidney

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