Skip to main content

Faz muito temo numa Fine Scale Modeler, fizeram uma matÉria em que vÁrios modelistas diziam sua receita de pintura, que tinta usavam, o tipo de diluente, a proporÇão, a pressão e a escala em que montava.  Poucas vezes li uma matÉria tão útil. Então a ideia aqui É tentar reunir este tipo de informaÇão com o "pessoal da casa". Todos podem e devem contribuir, mas por favor sÓ com o que conheÇam e realmente usem, nada baseado em ouvi dizer ou li em algum lugar. Isto sÓ vai ter utilidade se for uma experiencia real.

 

Minha contribuiÇão, monto militaria e aviaÇão 1/72

 

Tamiya acrilca

Diluente: Tamiya X-20A ou Álcool isopropÍlico. O X-20A da um resultado melhor.

DiluiÇão: 1 de tinta para 4 a 6 de diluente

Pressão; de 5 a 15 libras dependendo do tipo de utilizaÇão, detalhes menores, aerÓgrafo mais perto, pressão menor, diluiÇão maior.

 

Aeromaster acrilica (o mesmo vale para Model master Acryl)

Diluente: Veja vidrex (azul ou incolor) Agaia acrilic thinner T-02

DiluiÇão: Varia muito pois esta tinta tem consistÊncia diferente dependendo da cor, vai de muito liquida a quase pastosa. Não tem formula aqui, sÓ no olho mesmo, mÉtodo tentativa e erro.

Pressão: 10 a 15 libras

 

 

Vallejo acrilica

Diluente: Veja multiuso , testei o diluente da Vallejo, mas não gostei

DiluiÇão: 1 de tinta para 4 a 6 de diluente

Pressão: 15 a 20 libras

 

Lifecolor acrilica

Diluente: PrÓprio da marca, foi o que deu o melhor resultado

DiluiÇão: 1 de tinta para 3 a 5 de dilunete

Pressão: 10 a 15 libras

 

Regra geral: O melhor É sempre mistura a tinta e o diluente em um recipiente, e sÓ depois colocar a mistura no aerÓgrafo. Forminha de empadinha serve muito bem para isso.

 

 

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Bom, eu posso falar de acrilex, que usava com mais frequência. Os melhores resultados foram para diluição com Brilho Fácil, o incolor (que me parece não existir mais). A diluição que mais me pareceu vantajosa foi de 1:1 ou aproximado (a regra da consistência do leite). A pressão que me deu bons resultados foi entre 15 e 20 libras (aerógrafo Lince AL 3, compressor caseiro com motor de geladeira). O único inconveniente é que a mistura ficava bem fluida, com alguma tendência a escorrer. Os modelos eram de aviação 1/48.

Eu costumava (no passado, pois estou em stand by ainda...) fazer assim:

 

- diluente: sempre thinner para laca nocrocelulose para tintas duco (automotiva "das antigas"), esmalte (Humbrol, Model Master, Testors, etc) ou acrílicas (Tamiya, Gunze, etc)

 

- fundo: primer automotivo cinza rápido na maior parte das vezes. Diluído com thinner "no olho". Algumas fezes usei Tamiya acrílica (qualquer cor) para o fundo.

 

- para partes externas costumava ser duco, por ser mais fina (não esconder detalher) e secar muito rápido. Com ela dá para controlar o brilho também, pintando com a mesma tinta uma ambulância militar (verde acetinado) ou um carro (verde brilhante polido). A diluição era também "no olho", começando com algo parecido com leite e depois afinando conforme as demãos. Para pinturas "espelho", quando mais fina, melhor. Sempre lixando entre as demãos e polindo no final. Dependendo da mão do pintor no dia, nem precisa polir, a última demão já dá brilho.

 

- para partes internas costumava usar as do hobby mesmo, sem preferência de tipo. Usava o que estava na mão, se tinha pouco preto Model Master, misturava com Humbrol e ia embora. Coisas pequenas sempre no pincel (o trabalho de limpar o aerógrafo nunca compensou para mim a perda de tempo para pintar um painel lateral de avião 1/48, por exemplo).

 

- tintas "alumínio" para mim sempre foram um inferno, sejam as  específicas para o hobby, sejam as automotivas. Nunca gostei e não gosto de pintar com elas. Talvez por isso nunca tenha feito meu jato preferido, o Sabre, no jeito mais famoso.

 

E sempre tive aversão com tintas que demorassem muito para secar.

 

Já usei Future e não gostava. Usava porque o cliente pedia, mas sempre achei uma droga. Prefiro polir à mão o que for preciso.

 

 

Sobre a pressão, uso um Badger 150 e um compressor caseiro de motor de geladeira com algo entre 20 e 30 de pressão. Depende do que estou querendo. Já pintei com 40 e com 15, mas na maioria das vezes é perto do 20.

Last edited by JeanFabricio

Augusto,

 

Excelente iniciativa e esse tem tudo pra ser um dos melhores posts da WK.

 

Minha opinião :

 

Acrilex Fosca 

Retiro a tinta do pote, faço a diluição em outro, passo a tinta diluída por um pedaço de meia calça para deixá-la sem resíduos e mais fina. Por último vai para o pote do aerógrafo.

Diluição: Brilho Fácil incolor

Diluição: O tal "ponto de leite"

Pressão : Acima de 15.

 

Vallejo Acrílica

Diluente : Veja Multiuso + Algumas gotas de álcool isopropílico ( sem medidas exatas).

Diluição: -

Pressão : De 15 a 20lbs

 

Tamya

Diluente : Álcool comum ( sem medidas exatas )

Pressão : -

Não me recordo sobre a pressão para Tamya, mas não deve fugir à regra.

 

Humbrol

Diluente: Aguarráz ( Acrilex ou comum sem medidas exatas )

Pressão: Acima de 15lbs

 

Esmalte Coral

Diluente : Solvente inodoro Gato Preto ( tinta em "ponto de leite")

Pressão : Acima de 15lbs

 

Tópico para acompanhar sempre!

 

Abraços.

Eu já pintei com quase tudo o que existe or aí, desde acrilex, até Duco, passando por esmalte(renner), etc.

Acho que o mais importante não é o tipo de tinta. O mais importante é o que você pretende fazer com ela.

Eu gosto de envelhecer a pintura, então preciso de uma tinta fininha, para poder aplicar várias camadas. Sem dúvida a mais fina é a Duco, diluída em thinner para laca nitro e retardador. Só que a minha rinite não permite o uso dessa beleza.

Então fiquei com a segunda opção, as acrílicas da Gunze(as melhores) e as Tamiya. Pintar com elas é ótimo. Eu diluo as Gunze no thinner da marca ou no Laqueur thinner da Tamiya. Já as Tamiya eu diluo no Thinner X20A. Faço assim porque acho que essas tintas custam uma baba, então gastar essa grana toda e depois estragar a pintura usando isopropílico, vidrex, álcool, etc, não é uma boa idéia.Prefiro o excelente acabamento dos thinners originais.

Pressão, geralmente eu pinto a 20 PSI. Mas isso varia, pois quando é uma pintura em uma zona extensa eu afasto o aero, aí aumento a pressão. E no caso de detalhes pequenos, com o aerógrafo mais próximo do kit, ai reduzo um pouco a pressão.

A diluição chega a ser 1:1, mas não tenho uma receita, até porque a taxa varia de uma cor pra outra. Diluo e testo no aero. se fluir bem, tá pronto. Se ficar grosso ou entupindo, diluo mais um pouco.

Agora o método:

Estando o kit pronto pra tinta, eu lavo tudo com detergente e deixo secar naturalmente. A partir daí só manuseio o kit com luvas de borracha.

Recentemente comecei a utilizar primer, e gostei. Mas não dá pra usar qualquer coisa como primer. As opções nacionais são péssimas. As que gostei foram o primer acrílico cinza da Mig, que é bom mas que deve ser lixado com lixa 800 antes de jogar tinta. Isso porque, como bem já disseram o X-Cão e o Wolney, se a 1ª camada não ficar boa, não tem como consertar depois. Então todas as camadas tem que ficar perfeitas.

Depois de algum tempo experimentei o Mr. Surfacer 1000 ou 1200, que sem dúvida são incomparáveis.

Estando curado o primer, pinto o kit com desejado, e quando concluída a pintura, deixo curar por uns dois dias e lixo com lixa 2000 ou papel de filtro de café, para remover o pó da tinta fosca. Então aplico uma camada de verniz brilhante. Aí um adendo: há pouquíssimo tempo comecei a utilizar, por dica do Alexandre CE o verniz rápido poliéster monocomponente, diluído em thinner para PU, na proporção de 2 partes de verniz, por uma de thinner. E é simplesmente fantástico. Fica finíssimo, seca em 3 minutos, cura em 24 horas, e não sai com solvente ou álcool.

Após as decais, mais uma camada de verniz Brilhante. Aí o wash e os efeitos desejados de envelhecimento, e por fim o verniz final, que varia de fosco à brilhante, passando por vários níveis de acetinado, conforme o caso.

Acho que era isso.

 

[], Paulão.

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

dica do Alexandre CE o verniz rápido poliéster monocomponente, diluído em thinner para PU, na proporção de 2 partes de verniz, por uma de thinner.

Anotadíssmo!

Aproveitei o esquema elaborado pelo Augusto...

 

Minha contribuição, monto militaria 1/35 e aviação 1/72

 

Tamiya acrilca

Diluente: Álcool isopropílico ou Redutor Tempo 3002. consegui no redutor um resultado melhor.

Diluição: 1 de tinta para 3 a 5 de diluente

Pressão; 10-15 libras.Dependendo do tipo de utilização, detalhes menores, aerógrafo mais perto, pressão menor que 10 libras, diluição maior.

 

Revell acrilica

Diluente: Alcool 90° ou agua pura como manda o fabricante (mas não gostei).Com água ficou melhor com uma gota de amoniaco.

Diluição: 1 de tinta para 6 de diluente no alcool.Na água 1 de tinta para 5 de diluente,sendo 4 de água e 1 de amoniaco

Pressão: 10 libras.

 

Model Master,Tamiya,Revell ou Humbroll ,TODAS ENAMEL

Diluente: Aguarrás tipo Faísca ou Redutor tempo 3002

Diluição: 1 de tinta para 6 de diluente com qualquer diluente

Pressão: 8-15 libras.Dependendo do tipo de utilização, detalhes menores, aerógrafo mais perto, pressão menor podendo chegar a 5 libras, diluição maior.

 

Future para alplicação de decais e wash

Diluente: Amoniaco

Diluição: 1 de future para 1 de diluente

Pressão: 10 libras.

 

Verniz fosco ou Acetinado Acrilex

Direto da lata em spray

 

 

 

Regra geral: O melhor é sempre mistura a tinta e o diluente em um recipiente, e só depois colocar a mistura no aerógrafo. as já me acostumei a pingar direto no copo do aerografo e misturar com um pincel, que tenho um para acrilicas e outro para enamels.

Com as Vallejo eu apanhei tanto que desisti de usar...

 

Last edited by Los
Originally Posted by Augusto:

Regra geral: O melhor é sempre mistura a tinta e o diluente em um recipiente, e só depois colocar a mistura no aerógrafo. Forminha de empadinha serve muito bem para isso.

 

 

 

 

Originally Posted by Los:

Regra geral: O melhor é sempre mistura a tinta e o diluente em um recipiente, e só depois colocar a mistura no aerógrafo. as já me acostumei a pingar direto no copo do aerografo e misturar com um pincel, que tenho um para acrilicas e outro para enamels.

Com as Vallejo eu apanhei tanto que desisti de usar...

 

 

Sobre esse assunto de misturar a tinta fora do aerógrafo, recentemente descobri que se o aerógrafo for de sucção, seja de pote ou copinho, dá perfeitamente pra diluir no aero, misturando bem com um pincel, antes de pintar.

 

[].

TÉCNICA DE PINTURA PARA KIT PLÁSTICO COM TINTA AUTOMOTIVA

 

Esta técnica apesar de estar voltada para aviação, pode ser aplica a qualquer outro segmento do plastimodelismo.

 

CUIDADOS COM A SAÚDE: As partículas de tinta e os gases em suspensão são muito nocivos à saúde, portanto é imprescindível o uso de máscara especial para pintura (3M) com filtro de carvão ativado. Trabalhar sempre em áreas bem arejadas, usando se possível, além da máscara, uma câmara de pintura ou estufa com exaustor, cuja função é dirigir as partículas e os gases para fora do ambiente de trabalho.

 

PREPARO DO MODELO: Normalmente o desmoldante é facilmente removido do kit deixando-o submerso numa solução de 1 ou 2 litros de água com uma colher de chá de detergente, escovando com cuidado - se necessário - com uma escova de dentes macia, enxaguando e deixando secar ao tempo. Caso a superfície do plástico apresente manchas fortes do desmoldante, marcas de fitas adesivas ou porosidades (kits “short-run” com injeção de baixa qualidade) pode-se fazer um polimento com algodão e pasta de polir n. 2. Se persistirem as porosidades, usar lixa de polimento Tamiya, 1500 ou 2000, de preferência já usadas, tomando o cuidado em preservar os detalhes em alto relevo. Antes de iniciar a pintura, tapar pequenas frestas e buracos com o PRIMER UNIVERSAL WANDA PU 1100 (SEM CATALIZADOR)aplicado com pincel.Para frestas maiores, colar tirinhas finas de plástico e novamente o primer. Deixar secar bem. Se o primer depois de seco retrair, o que é normal, aplicar novamente repetindo esta operação até cobrir completamente as frestas e buracos. Deixar secar bem. Lixar as emendas e rebarbas com LIXA D´ÁGUA 400 ou 600. Lavar novamente o kit com água, sabão neutro e uma escova de dentes antes da aplicação do primer, deixando-o secar ao tempo. Evitar o uso de puttys, pois o thinner reage deformando as partes cobertas com esse material. Com todas as peças do modelo prontas, o próximo passo será a aplicação do primer,com aerógrafo, permitindo a aderência da tinta automotiva sobre o plástico. Sem o primer, a tinta duco descascará facilmente.

 

PARTES TRANSPARENTES: Lixar as rebarbas e depois polir, se necessário, com LÍQUIDO LUSTRADOR 3M. Depois de bem limpa e sem marcas, mergulhar a transparência com uma pinça no Future* e repousá-la (pela base) sobre um cartão ou papelão absorvente deixando-a escorrer e secar por algumas horas. Mascarar os vidros com fita Tamiya. Dar uma demão (com aerógrafo) de VERNIZ ACRÍLICO FOSCO e pintar (com aerógrafo) os frames da mesma cor do interior do avião.

 

BASE: Para evitar manuseio, impressões digitais, manchas de gordura ou sujeira, é importante o kit ficar em suspensão sobre uma base que pode ser feita com um pedaço de cartão paraná e 3 pedaços de isopor forrados com papel para evitar na hora da pintura a reação do isopor com o thinner. O modelo fica apoiado em 3 pontos, 2 sob as asas e 1 sob a bequilha. A altura do isopor pode ser em torno de 5 a6 cm mas pode variar em função da escala que se está trabalhando.

 

MISTURA DAS TINTAS BÁSICAS: Preparar as cores com LACA NITROCELULOSE. Diluir com um pouco de thinner (5% a 10%). DICA: Evite chacoalhar a lata (ou os vidros de tinta) pois com o tempo forma-se uma borra de tinta seca no bocal da lata e na borda da tampa, causando a não vedação da lata que fica inutilizada. A tinta começa a secar diminuindo a sua vida útil. Abra a lata com uma chave de fenda, escoe a tinta (se houver) da tampa para o interior da lata com um pincel e, com um palito de comida japonesa ou de churrasco, mexa muito bem a tinta removendo e misturando bem todo o pigmento que se encontra no fundo deixando-a completamente homogênea.

 

THINNER: Usar thinner de primeira, acabamento (Tempo 2002, ou similar). Quanto melhor o thinner, mais brilhante ficará a pintura facilitando o polimento e a aplicação dos decais. IMPORTANTE: A mistura do thinner na tinta duco só terá bom resultado com um thinner que não contenha PRODUTOS CLORADOS na sua composição. Outro tipo de thinner poderá provocar uma reação química, ficando a tinta duco “martelada”.

 

DILUIÇÃO: A diluição ideal para aplicação com aerógrafo tanto do PRIMER quanto da TINTA DUCO é a de consistência LEITOSA (quase transparente). A pressão do aerógrafo pode ser de 15 a 20 libras em áreas grandes, na proporção de 1 parte de tinta para 5 a 7 partes de thinner. E de 5 a 7 libras para manchas de óleo, mottles, na proporção  de 1 parte de tinta para 8 a 10 partes de thinner. Essas pressões e diluições podem variar de acordo com a densidade da tinta preparada e do tipo de aerógrafo que está se usando. Misture o primer - como recomendado acima - num copinho de vidro colocando primeiro um pouco de thinner e depois o primer. Vá misturando e passando o pincel na borda do copo. A tinta tem que escorrer leitosa, quase transparente. Quando passar o primer para o recipiente do aerógrafo, certifique-se de que não foi nenhuma impureza, pêlo de pincel, etc para não entupir o aerógrafo. Esse é o principal macete da automotiva, a diluição.

Faça um teste numa superfície como uma sucata de um kit que não esteja pintado ou na parte interna da metade de uma asa, por exemplo. O aspecto será de uma leve e suave nuvem de pigmento. Se não tiver esse aspecto é porque diluiu-se demais a tinta. Se o aspecto for mais denso, então é preciso diluir um pouco mais a tinta. Dá mais trabalho na pintura mas evita-se bastante o efeito “casca de laranja” facilitando na hora do polimento e aplicação dos decais.

Com o modelo já montado, parabrisa colado e a cabine com o interior pronto e tudo devidamente mascarado, aplicar com aerógrafo o PRIMER cobrindo completamente a superfície evitando o acúmulo de tinta. Opção para o PRIMER WANDA PU 1100 é substituí-lo pelo ALUMÍNIO ACRÍLICO FINO, ou MR SURFACER 1000 ou 1200, ou LACA ACRÍLICA BRANCA. A laca acrílica é recomendada como primer se o modelo for pintado numa cor que exija luminosidade, por exemplo vermelho, amarelo ou mesmo o branco. Depois de aplicada, deixe secar (por segurança) por 24 horas. Se der alguma porosidade numa determinada área, use a pasta de polir n. 2 ou uma lixa de polimento Tamiya - de preferência usada - com água. Lave o kit ou a área retocada com água e sabão neutro deixando-o secar ao tempo. Se necessário aplique a laca novamente só na área de retoque. Deixe secar bem. Passar a lixa com a tinta ainda úmida, corre-se o risco de “engruvinhar” a pintura. Você sabe quando a tinta está seca cheirando o modelo. Se não tiver mais cheiro de tinta, é porque está seco.

 

PINTURA FINAL: Pinte o modelo com a tinta automotiva em suaves movimentos circulares evitando escorrimento e acúmulo de tinta, começando por cantos vivos e/ou relevos. Se o modelo não ficar coberto com as primeiras demãos, deixe-o secar por algumas horas e aí dê uma nova demão. A tinta deve bater “levemente úmida” sobre o modelo, portanto cuidado para não deixar escorrer. Depois da pintura pronta e bem seca, caso haja alguma porosidade ou imperfeição, dar acabamento com pasta de polir n. 2 ou, se necessário, lixa de polimento Tamiya 1500 ou 2000 - de preferência usada - e água. Recomenda-se em camuflagens de cores chapadas (uma cor na parte superior e outra na inferior), misturar na(s) última(s) demão(s) 2 ou 3 gotas de LACA FLOW (retardador de secagem). Isso tornará o acabamento bem mais liso, bem mais brilhante e homogêneo, facilitando mais ainda o polimento e a aplicação dos decais. Deixe secar MUITO bem antes do polimento final. DICA: não volte com essa tinta com Laca Flow para o vidro. Corre-se o risco de adulterar a cor original.

 

VERNIZ ACRÍLICO: Misture 15% a 20% de PASTA FOSQUEANTE no verniz para torná-lo acetinado. Para o verniz fosco acrescente mais pasta fosqueante. Quanto mais pasta fosqueante, mais fosco se tornará o verniz. Dilua com um pouco de thinner. Recomenda-se fazer testes em sucatas antes de aplicar no modelo final.

 

APLICAÇÃO DOS DECAIS: Aplicar os decais e deixar secar bem, principalmente se o tempo estiver úmido. Use o solvente de decais da sua preferência e depois de aplicado e completamente secos limpe, se necessário, as áreas em volta dos decais com algodão umedecido em água. Essa limpeza é para eliminar o excesso de cola dos decais. Depois do kit seco e completamente limpo, aplicar VERNIZ ACRÍLICO FOSCO OU ACETINADO com aerógrafo seguindo a mesma diluição das tintas. A função do verniz é proteger os decais e igualar a pintura em áreas mais ou menos brilhantes. Depois de completamente seco, proceder ao envelhecimento.

 

 

 

 

 

 

ALGUMAS DICAS DE ENVELHECIMENTO E DESGASTE DO KIT DEPOIS DE APLICADO O VERNIZ.

 

ÓLEO QUEIMADO: Usar, bem diluida em terebentina ou aguarrás, tinta a óleo WINSOR & NEWTON (ou similar) para telas - Raw Amber (sombra natural), Terre de Sienne, Cinza Claro e Cinza Médio. Para as tintas a óleo recomenda-se usar algumas gotas de secante de cobalto. Depois de quase seca, pode-se remover os excessos com pano bem macio levemente umedecido com terebentina ou aguarrás. O set de envelhecimento da Gunze é uma ótima opção para simular ferrugem e fumaça nos escapes, óleo escorrido nas áreas próximas da carenagem do motor e lama nos pneus.

 

ESBRANQUIÇADO DO ESCAPE: Aerografar com branco (duco) bem diluído com muito cuidado. Depois de seco, aplicar verniz acrílico fosco.

 

FRESTAS, JUNÇÕES DE CHAPAS: Aplicar com pincel tinta a óleo para tela Raw Amber diluida com terebentina ou aguarrás ou querosene, que pode ser removida, enquanto úmida ou quase seca, com um pano absorvente bem macio umedecido com querosene. Para áreas menores pode-se usar um cotonete ou palito de dentes com algodão na ponta. DICA: se a camuflagem for numa cor muito escura, faça o wash em tons mais claros (cinza médio).

 

 

LACA NITROCELULOSE - CORES BÁSICAS

 

* PRETO CADILAC

* BRANCO STAR WV 85

* AZUL NOTTE FIAT 77 + AZUL COBALTO

* VERMELHO GRANADA FORD 80 + VERMELHO PERFORMANCE

* AMARELO TRÂNSITO WV 85 + AMARELO PALHA

 

OBS: o que facilita pra chegar numa cor é ter pigmentos complementares na hora do preparo. Eu trabalho com as cinco cores básicas: preto, amarelo, azul, branco e vermelho porém o azul, o amarelo e o vermelho que uso são extremamente densos e na hora de preparar um vermelho mais claro por exemplo, eu uso uma tinta com pigmento vermelho mais claro e não o branco, senão a cor fica rosa e não vermelho mais claro. O mesmo pro amarelo, que acaba ficando creme e não amarelo claro. Tem cores dificílimas de se chegar próximo, por exemplo os azuis violetados (azure blue e alguns RLMs) os quais misturo pigmento artístico lilás, azul prússia, azul cobalto junto com um pouco de verniz nitrocelulose incolor pra dar liga senão você pinta e corre o risco da tinta sair no dedo. Esses pigmentos são encontrados em lojas de materiais para desenho e pintura, são pequenos potinhos (pó do tipo purpurina. Dou sempre preferências aos importados, pois as cores são mais "limpas" e firmes.

 

PRIMER UNIVERSAL WANDA PU 1100

Diluir com thinner para PU (Tozan 454 ou similar)

 

Para este primer não é necessário o uso de catalizador, pois mesmo sem ele, tem boa aderência no plástico. Na aplicação em metal ou resinas é recomendável o uso do catalizador. Depois de bem seco aceita lixa bem fina deixando um acabamento impecável no preenchimento de frestas ou mesmo na pintura. Se a pintura ficar porosa em função de muito calor no ambiente que pode provocar secagem muito rápida, basta depois de bem seca passar um pincel seco ou uma lixa de polimento bem de leve pra remover a porosidade.

 

CHINOOK 06

 

MUSTANG III 06

 

 

 

SPIT MK I 05

16 MC-200

P1090453

P1110628

P1090483

 

 

Attachments

Images (7)
  • CHINOOK 06
  • MUSTANG III 06
  • SPIT MK I 05
  • 16 MC-200
  • P1090453
  • P1110628
  • P1090483

Não sou um expert no assunto e o que aprendi, uns 80% foi aqui na WK.

 

Mas geralmente uso (só acrílicas):

Acrílicas Gunze, Tamiya, Model Color, Model Air, Panzer Ace e Mig AMMO

 

Álcool Iso: Gunze e Tamiya

Água Destilada: Model Color, Model Air e Panzer Aces

Álcool 46°: Mig AMMO

OBS: Diluição igual para todas as marcas é a mesma abaixo.

 

BRANCO E CORES CLARAS

1 parte de tinta

1 ou 2 partes de solvente

 

CORES ESCURAS

1 parte de tinta

3 a 4 partes de solvente

 

PRESSÃO

15 a 20PSI

 

PARA CASOS ESPECIAIS

Mottles, manchas de escape e desenho da camo

Tinta mais diluída

Pressão: 8 a 12 PSI dependendo da tinta

 

AERÓGRAFO

Badger 105 Patriot e Badger Velocity 0,21mm

 

OBS: Ainda não utilizei primer mas começarei em breve.

 

 

Minha humilde contribuição.

 

 

 

[]S!!!

Last edited by МиГ
Originally Posted by МиГ:

Não sou um expert no assunto e o que aprendi, uns 80% foi aqui na WK.

 

Mas geralmente uso (só acrílicas):

BRANCO E CORES CLARAS

1 parte de tinta

1 ou 2 partes de solvente

 

CORES ESCURAS

1 parte de tinta

3 a 4 partes de solvente

 

PRESSÃO

15 a 20PSI

 

PARA CASOS ESPECIAIS

Mottles, manchas de escape e desenho da camo

Tinta mais diluída

Pressão: 8 a 12 PSI dependendo da tinta

 

 

AERÓGRAFO

Badger 105 Patriot e Badger Velocity 0,21mm

 

OBS: Ainda não utilizei primer mas começarei em breve.

 

 

Minha humilde contribuição.

 

 

 

[]S!!!

Mig,acho que o interessante seria vc complementar quais tipos de tinta usa...as marcas e tal, e quais materias vc usa como solvente em cada uma delas...as acrilicas variam de um fabricante para outro,e o diluente de uma ,pode nao dar certo em outra entendes??

 

abracos

Last edited by Los

Monto aviação 1/72 e 1/48.

 

Tenho usado um aerógrafo Sagyma sucção 800 (agulha 0,35) para primers e vernizes e um Steula 0,20 para tintas em geral e detalhamento na escala 1/72 e um Lince EF 0,3 na 1/48. Ambos são alimentação por gravidade, copo fixo.

 

Tamiya acrílica (90% das tintas que tenho)

Diluente: Thinner Tempo 2002

Diluição: 1 de tinta para 6 a 10 de diluente

Pressão: 140 x 80 mmHg, como pouco sal - Nunca fez muita diferença para mim, a não ser em pinturas de detalhes muito próximas do modelo.

 

Alclad (3 % das tintas)

Diluente: Não diluo

 

Acrilex Brilhante (7 % das tintas)

Diluente: Álcool Isopropílico

Diluição: 1 de tinta para 5 de diluente

 

Vernizes

Acrilex Fosco e Acrilex Brilhante, ambos diluo com thinner Tempo 2002, 1:1.

 

Não costumo usar primer, evito mexer com as características da superfície original. Quando uso, aplico primer da Tamiya branco ou cinza e dou um "polimento" no primer com papel toalha ou lixa 2000. Diluo o primer em mais ou menos 1:15 de diluente e limpo o aerógrafo imediatamente após o uso.

 

As tintas do tipo "clear" aplico com pincel, atualmente uso X-22 misturado com outra tinta da cor que preciso, podendo ser da prórpia Tamiya ou Acrilex.

 

 

 

 

 

Quem sou eu para falar alguma coisa em meio a tantos mestres mas, sempre que vou começar uma pintura faço pequenos ensáios com os solventes que uso(água destilada/vidrex=tintas acrilicas e aguaraz/ecosolv=emanels) e as tintas para avaliar o desempenho e aspecto da tinta em contato com cada um dos componentes e modulando variações nas proporções de um ou mais solventes que mais se mostram adequadas. Por isso não tenho uma receita pronta de solventes=tintas, cada caso é um caso. Uso tintas  humbrol(acrilica e emanel), hobbycores, tamiya, gunze, testors(acrilica e emanel), modelmaster(acrilica e emanel) e, é claro, acrilex de monte.

  Bom, vou me manifestar mas, claro, me colocando no meu devido lugar.... rsrsrs.

 

  Faço aviação 1/72. Pintei muitos anos com automotivas e TODAS as dicas que poderia dar sobre esse tipo de pintura foram esclarecidas pelo Giordano. Por quê? Porque simplesmente foi ELE que me ensinou a pintar com elas!!!!!  

 

  MAS, de uns 4 anos pra cá, não deu mais para usá-las (problemas de saúde com todos os ocupantes da casa - Eu, Esposa e Cachorrinhos! kkk). Como Enamel também usa solventes mais "fortes" e "tóxicos" decidi partir para Acrílicas. Fazendo pesquisas por aqui na WK mesmo, me decidi pelas Gunze e ainda estou como principiante com estas tintas... então aqui vão algumas das coisas que faço (e as que NÃO faço!):

 

- Usei álcool Isopropílico puro e ela secava rápido demais, deixando uma aparência de "casca de laranja" bastante acentuada;

 

- Usei álcool comum e a textura não ficava boa. Ficava "pegajoso" mesmo depois de 3 ou 4 dias secando!;

 

- Usei X-20 e ficou melhor, MAS sugestões dadas também falam de uso do álcool isopropílico com o comum... assim melhora o tempo de secagem. Não testei;

 

- Diluente próprio não consegui comprar até hoje... no Brasil não tem e as 2 vezes que pedi de fora, não chegaram!

 

- Pressão no aerógrafo em torno de 12 Libras, mas se precisar de traços mais finos ou coisas pequenas, vou de 8 Libras;

 

- Diluição: Varia de acordo com o diluente e aí vou no "olhômetro", conforme aprendi com o Giordano com as automotivas. É o tal "ponto de leite" que todos falam;

 

- Verniz: Essa é minha maior surra até agora!!!!! Já usei Pebeo (o de melhor resultado até agora, mas o infeliz tende a pegar brilho com o passar dos DIAS!!!!!!), Tamyia e Gunze, e com estes 2 últimos ainda não consegui um acabamento bom, ficando com leve aspecto de "casca de laranja"... não muito, mas para quem está mal acostumado com o acabamento de "verniz automotivo", faz um bocado de diferença.

 

- Ao contrário do ensinado aqui, eu não misturava a tinta e o diluente em recipiente separado não... já fazia no copo do aerógrafo mesmo. Mas SEMPRE o diluente primeiro (no caso de copo por gravidade ou sucção lateral). Aprendi com Giordano no uso das automotivas.

 

  Quero testar o verniz acrilex pois, se funcionar, será uma solução barata e acessível!

 

  Então, como eu disse, estou neste momento mais para Aluno do que para Professor, então o que posso ajudar mais é no que deu errado nas minhas tentativas.

 

  Um abraço a todos.

  Claudio Moura

Pois é, sempre usei as sintéticas, e sempre tive um espaço separado da casa, nunca tive problemas com cheiro de tintas.

E agora mais ainda, minha oficina é no fundo da propriedade, dentro da garagem dos carros, com porta em grade de moedeiro, janelas do mesmo tipo, tenho uma grande iluminação.

Em volume são mais baratas, então compro latinhas humbrol etc. de enamel, e depois se utilizar muito aquela linha de cores mando fazer a mesma cor na casa de tintas usando a latinha como exemplo hoje em dia as lojas tem sistema informatizado para fazer quaisquer cores, e tem mostruário, posso fazer um olive drab clareado, mais marron, etc.., hoje , tenho massas putty, mas antes delas já usava massas rápidas sintéticas que vendem em casas de tintas

Tópico legal

 

Primer

 

- Tamiya com o Lacquer Thinner: 1 de primer para 8 solvente

- Mr. Surfacer 1200 com o thinner Luksnova 237: 1 de primer para 10 de solvente

 

Experimentei o Mr. Surfacer 1200 em aerosol e gostei pela praticidade.

 

Enamels (Model Master/Testors, Revell, Humbrol)

 

Diluente: Ecosolv ou o solvente da Testors

Diluição: no pincel, para detalhes ou retoques, a tinta pura (Humbrol, Model Master) ou 1 parte de solvente para 4 de tinta (Revell).

No aerógrafo, depende da cor, mas em geral 1 de tinta para 3 de diluente ou mais.

Pressão: 10 a 15 libras

 

Automotiva

 

Diluente: Luksnova 237

Diluição: 1 de tinta para 4 quatro de thinner

Pressão: 10 a 15 libras

 

Acrílicas (Tamiya, Vallejo, Gunze e Model Master). Não sou muito fã e uso pouco.

 

Diluente: sempre os da marca

Diluição: no pincel, para detalhes ou retoques, a tinta pura (Tamiya, Vallejo, Model Master). No aerógrafo 1 de tinta para 4 partes de solvente.

Pressão: 10 a 15 libras

 

Para as tintas Tamiya e Gunze uso retardador dessa primeira marca (1 parte de retardador para 4 de tinta).

 

Para a pintura de detalhes no aerógrafo (manchas etc.), coloco a pressão mais baixa, tanto que o regulador permita, umas 8 libras (Ainda preciso comprar um regulador mais preciso).

 

Misturo a tinta com o solvente e, conforme o caso, o retardador, em um recipiente à parte, mas nunca no copo do aerógrafo.

 

Como primeiro verniz uso, em regra, o Pledge-Future diluído em álcool isopropílico (1:1).

 

O vernizes (semi-brilho e fosco) da Mr. Hobby/Gunze são também excelentes, mas poupo para as tintas dessa marca. Verniz fosco aplico o da Acrilex em spray.

 

 

 

 

 

Nossa!!! Estou gostando de ver este tópico. Como estou meio afastado do fórum, sei que tenho perdido umas coisas muito boas, como este tópico de alto nível.

Vou ler tudo com calma e ver se posso contribuir com algo, pois pelo que vi rapidamente, os amigos que já contribuíram disseram muitas coisas que já pratiquei e pratico, então tenho receio de ser repetitivo.

 

Giordano tem como você dizer qual a proporção que usa na diluição das tintas e qual pressão utiliza normalmente no aerógrafo?

 

Abraços

Last edited by Hades
Originally Posted by Hades:

Nossa!!! Estou gostando de ver este tópico. Como estou meio afastado do fórum, sei que tenho perdido umas coisas muito boas, como este tópico de alto nível.

Vou ler tudo com calma e ver se posso contribuir com algo, pois pelo que vi rapidamente, os amigos que já contribuíram disseram muitas coisas que já pratiquei e pratico, então tenho receio de ser repetitivo.

 

Giordano tem como você dizer qual a proporção que usa na diluição das tintas e qual pressão utiliza normalmente no aerógrafo?

 

Abraços

 

Então Hades, tá lá... 

 

THINNER: Usar thinner de primeira, acabamento (Tempo 2002, ou similar). Quanto melhor o thinner, mais brilhante ficará a pintura facilitando o polimento e a aplicação dos decais. IMPORTANTE: A mistura do thinner na tinta duco só terá bom resultado com um thinner que não contenha PRODUTOS CLORADOS na sua composição. Outro tipo de thinner poderá provocar uma reação química, ficando a tinta duco “martelada”.

 

DILUIÇÃO: A diluição ideal para aplicação com aerógrafo tanto do PRIMER quanto da TINTA DUCO é a de consistência LEITOSA (quase transparente). A pressão do aerógrafo pode ser de 15 a 20 libras em áreas grandes, na proporção de 1 parte de tinta para 5 a 7 partes de thinner. E de 5 a 7 libras para manchas de óleo, mottles, na proporção  de 1 parte de tinta para 8 a 10 partes de thinner. Essas pressões e diluições podem variar de acordo com a densidade da tinta preparada e do tipo de aerógrafo que está se usando. Misture o primer - como recomendado acima - num copinho de vidro colocando primeiro um pouco de thinner e depois o primer. Vá misturando e passando o pincel na borda do copo. A tinta tem que escorrer leitosa, quase transparente. Quando passar o primer para o recipiente do aerógrafo, certifique-se de que não foi nenhuma impureza, pêlo de pincel, etc para não entupir o aerógrafo. Esse é o principal macete da automotiva, a diluição.

 

........

 

Como primeiro verniz uso, em regra, o Pledge-Future diluído em álcool isopropílico (1:1).

 

interessante Staffa...tentarei da proxima vez!!

 

obs: este topico poderia ficar fixo,nao e mesmo??

 

abracos

Minha, humilde, receita para tamiya:

 

Tamiya + isopropílico : só uso para interiores, áreas pouco expostas ou que não envolvam acabamento final, como economia de X20A.

 

Tamiya + Thinner Tamiya X20A + Retardador Tamiya: muito bom

 

Tamiya + Thinner Laca: muito bom

 

Tamiya + Thinner Lacquer Tamiya: excelente

 

Tamiya + Thinner PU: excelente

 

Dados relevantes nos meus resultados:

-Ambiente com elevada humidade e relativa maresia. (O uso de thinner laca e principalmente pu ajuda muito.)

-Pintura é em aviação 1:48.

-Aerógrafo tamiya 0.3, funcionando com pressão 15~18 libras  em pintura de fechamento e para detalhamento funcionando com pressão no máximo em ~10 libras.

-Diluição 1lho .  Ponto de leite beeemmmmm diludo mesmo.

 

Por diversão do hobby geralmente prefiro o de menos toxidade, mas querendo caprichar ai já é outra história.

 

 

Originally Posted by Eduardo Boldo:

Como sou um mero mortal e uso na maioria das vezes o tradicional Esmalte sintético coral, me aventuro na Aguaraz...

 

Agora, não sabia que poderia diluir tinta com cera ???

Eu faço assim, se não me engano que deu essa dica de Future + Isopropílico aqui foi o Bunga(perdão, mas minha memória é horrorosa).

Originally Posted by Eduardo Boldo:

Como sou um mero mortal e uso na maioria das vezes o tradicional Esmalte sintético coral, me aventuro na Aguaraz...

 

Agora, não sabia que poderia diluir tinta com cera ???

 

Na verdade, a diluição da foto é do Future-Pledge com o álcool isopropílico. Não sei o porquê, mas comigo, o Future-Pledge, depois de um tempo começa a engrossar e a solução é dilui-lo em álcool isopropílico. Acabei gostando do acabamento e passei a usar normalmente.

 

A dica de misturar Future-Pledge às Gunze acrílicas foi do Bunga. Tenho o tópico salvo.

 

 

 

 

 

Tem gente que gosta de acrilica+brilho facil, ou acrilica+future.
Hoje chegou aqui tamiyas lacquer thinner e X-20A, nunca usei, vou testar!
Alguem ja testou Lacquer com tinta esmalte?
Originally Posted by giordano:
Originally Posted by Hades:
Ulha!!!

Como pude passar batido nesta parte??? Eu hein???

 

Então Hades, tá lá... 

 

THINNER: Usar thinner de primeira, acabamento (Tempo 2002, ou similar). Quanto melhor o thinner, mais brilhante ficará a pintura facilitando o polimento e a aplicação dos decais. IMPORTANTE: A mistura do thinner na tinta duco só terá bom resultado com um thinner que não contenha PRODUTOS CLORADOS na sua composição. Outro tipo de thinner poderá provocar uma reação química, ficando a tinta duco “martelada”.

 

DILUIÇÃO: A diluição ideal para aplicação com aerógrafo tanto do PRIMER quanto da TINTA DUCO é a de consistência LEITOSA (quase transparente). A pressão do aerógrafo pode ser de 15 a 20 libras em áreas grandes, na proporção de 1 parte de tinta para 5 a 7 partes de thinner. E de 5 a 7 libras para manchas de óleo, mottles, na proporção  de 1 parte de tinta para 8 a 10 partes de thinner. Essas pressões e diluições podem variar de acordo com a densidade da tinta preparada e do tipo de aerógrafo que está se usando. Misture o primer - como recomendado acima - num copinho de vidro colocando primeiro um pouco de thinner e depois o primer. Vá misturando e passando o pincel na borda do copo. A tinta tem que escorrer leitosa, quase transparente. Quando passar o primer para o recipiente do aerógrafo, certifique-se de que não foi nenhuma impureza, pêlo de pincel, etc para não entupir o aerógrafo. Esse é o principal macete da automotiva, a diluição.

 

........

 

 

Originally Posted by Ulisses:
Tem gente que gosta de acrilica+brilho facil, ou acrilica+future.
Hoje chegou aqui tamiyas lacquer thinner e X-20A, nunca usei, vou testar!
Alguem ja testou Lacquer com tinta esmalte?

Ulisses, o melhor diluente para tinta Tamiya é o X20A, sem sombra de dúvida. Até dá pra diluir no lacquer thinner, mas se a tinta for metálica, o pigmento não mistura legal. Eu uso o Lacquer para as Gunze e para diluir putty, que é aplicação original da Tamiya. Nenhum dos dois dissolve tintas esmalte. De qualquer maneira, para esmalte temos no Brasil Aguarraz mineral da corfix ou da Acrilex, que funciona perfeitamente. Se quiser importar algo compre o Water Spirit da Humbrol, ou da AK, ou da MIG. Só não recomendo o ecosolv, porque ele deixa a tinta sempre pegajosa e grudenta, e costuma sair no wash feito com guache.

 

[].

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×