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Pois é, eu tenho um tufãozinho da Schultz que faz um esporro danado, só que hoje ele deu defeito como ele é bem antigo, resolvi comprar um novo, por isso estou pesquisando. Obrigado amigos pela ajuda, vou dar uma olhada nos modelos

Badger. Comprei o meu no ebay. Caro, mas ultra confiável, compacto e silencioso. O meu último durou 20 anos, usando todos os finais de semana, feriados, etc. Também moro em apartamento.

Abs,

Ivan

Last edited by Ivan P
Rufus Sifred posted:

Pessoal e o que voces acham do AS186 que esta sendo vendido na wkshop?

esse foi o primeiro que eu comprei a 3 anos atrás e na WK qdo comecei no hobby, infelizmente quebrou com menos que 30 dias, dai em vez de trocarem eles colaram o eixo com loctite trava rosca e mandaram para mim, quebrou de novo, ai resolvi pedir devolução do dinheiro e comprei um manzara.

para apartamento tem que ter esses de geladeira.

depois eu achei esses AS-186 (com outro rotulo) no Paraguai e comprei 2 :-) um por 300 e depois por 250, barato não tinha porque não fazer um estoque para a eternidade :-)

engraçado que os do paraguay estou usando faz mais que um ano e não deram problema :-)  porque o manzara furou o reservatório por descuido meu (tem que drenar o reservatório sempre que usa, isso vale para ao as-186 também)

 

 

 

Caramba! Vendo esto tópico estou analisando o meu caso: fiz um com compressor de geladeira e um reservatório de ar para sistema de freio de caminhões, já está indo para 10 anos precisamente.

O compressor comprei usado e o reservatório em um desmanche. Montei o bicho e coloquei para operar e praticamente esqueço há quanto tempo ele está na ativa.

Isso me fez lembrar inclusive, que preciso colocar óleo no compressor.

Excepcional. Mesmo que quebre hoje, só o tempo que ele está trabalhando sem problemas já valeu e muito o gasto e o esforço. Eficiente, silencioso, coloquei o reservatório na vertical portanto quase não ocupa espaço, além de ter um volume muito bom, feito com material para este tipo de aplicação mesmo, sistema de ar comprimido.

Se puder sugerir a quem está pensando em adquirir um compressor, experimente fazer o próprio. Vale a pena.

É esse aí em baixo. A partir da saída de ar, fiz uma tubulação por baixo da bancada que disponibiliza duas saídas de ar com engate rápido.

https://photos.app.goo.gl/nfQyBA4Ak27xEKgr5

e as saídas:

https://photos.app.goo.gl/n55EVxrvm6MbMaQn9

 

Edu

Só quis dar um sustinho!!

Apesar do desequilíbrio entre reservatório e potência de motor vc montou inteligentemente a coisa toda.
A desvantagem é que vc usa válvula de alivio e ali, de vez em quando, cospe água e um tico de óleo.
E, se a casinha do compressor tiver porta... ponha um cooler para troca de calor.

Vinicius Roland

Ressuscitando o topico, desmontei o manzara. vou trocar o reservatorio, ele é feito com cilindros R22 que nao sao apropiados, ate sao mas por ser muito fino dura dois anos no maximo ate comecar a furar. E ja li relato aqui mesmo que um explodiu.
Consegui cilindro de CO2, que é o apropriado (junto com cilindro de ar de caminhao) por ser grosso e dificilmente furar, pelo que li aguenta 2000 psi, considerando que o compressor de geladeira atinge 300, é seguro. 

O Microjet pelo que percebi é apenas um tubo de aço soldado em uma chapa, hoje é um cilindro mas os antigos eram metalon quadrado. Todos falam bem dele mas eu fiquei com uma duvida, a mangueira que sai do compressor vai direto pro reservatorio no mesmo nivel, sera que nao joga muito oleo pra la?
O motor cospe oleo principalmente quando liga.

Porque o manzara tem um dispositivo pro oleo voltar para o motor, e ja li que o reservatorio deve estar em cima do motor e ter uma serpentina bem longa para  nao dar para o oleo subir para o reservatorio.

 

 

Meus pequenos centavos de contribuição:

1 - "A mangueira que sai do compressor vai direto pro reservatorio no mesmo nivel, sera que nao joga muito oleo pra la?
O motor cospe oleo principalmente quando liga."

Esta questão de nível de entrada no reservatório em relação ao nível de saída do motor não tem nada a se pensar. O óleo que sai do motor sai por que entrou óleo na Câmara de compressão e isto ocorre por que entrou óleo no topo do pistão por vazamento pela parede da "camisa" ou por ter entrado oleo no duto de aspiração de ar!

2 - "Porque o manzara tem um dispositivo pro oleo voltar para o motor, e ja li que o reservatorio deve estar em cima do motor e ter uma serpentina bem longa para  nao dar para o oleo subir para o reservatorio."

Isso de fazer óleo retornar ao motor... é um absurdo alguém pensar nisto!

O óleo tem as funções  de lubrificar, limpar e auxiliar no refresco do ambiente mecânico. Você pensar em fazer com que o motor receba de volta um óleo sujo e com água condensada... gente, pensem a respeito!

A questão "posição" não tem sentido... pode ser em cima ou em baixo, do lado esquerdo ou direito... Serpentina em compressor de ar tem a função de resfriar o ar até chegar na outra extremidade, desta forma vc terá temperatura mais amena na tubulação a seguir.

O que sai do motor, seja óleo, sujeira ou água não retorna à ele nem a pau! O motor tem retenção! 

3 - Por uma questão de equilíbrio do conjunto e centro de gravidade dando estabilidade a todo o sistema, monto o compressor com o motor, preferencialmente, embaixo do reservatório, se for o caso de compressor no formato vertical.

 

Espero ter colaborado! 

Vinícius Roland 

Esta questão de nível de entrada no reservatório em relação ao nível de saída do motor não tem nada a se pensar. O óleo que sai do motor sai por que entrou óleo na Câmara de compressão e isto ocorre por que entrou óleo no topo do pistão por vazamento pela parede da "camisa" ou por ter entrado oleo no duto de aspiração de ar!

Na verdade isso ocorre porque o compressor de geladeira é blindado com ciclo fechado, assim não importa se um pouco de óleo entra no sistema de compressão porque vai retornar ao motor devido ao ciclo fechado, não tem contaminação externa.

No nosso caso o ciclo é aberto, então o óleo que sai motor vai parar no tanque, a espira no tubo que leva o ar do compressora ao tanque além de permitir o resfriamento do ar, função secundária, já que o resfriamento se dá em muito maior monta pela expansão do ar no tanque, tem como principal objetivo deixar que o óleo pulverizado decante, diminuindo a contaminação, principalmente se o tanque for pequeno. Como foi dito não existe a possibilidade de o óleo voltar para o motor.

No entanto se o compressor estiver embaixo do tanque , o ideal é que a entrada não fique no fundo do tanque, isto evita que a agua condensada ali, retorne para o compressor e fique em contato com válvula de retenção do cilindro o que pode provocar oxidação.

 

o dispositivo de retorno de oleo do manzara nao volta o óleo do reservatorio. ele fica antes da valvula de retenção, entao nao volta nem ar nem agua que esta no reservatorio, só oleo que sai do compressor e fica ali retido, funciona como o circuito fechado numa geladeira, eu desmontei e ali so tinha oleo, e o oleo do motor estava limpo.
Acredito ser apenas um meio de nao ter que ficar completando o óleo do compressor. 

Compressores comerciais sao outra cousa, estamos falando de compressor com motor de geladeira, pelo que li, colocando o reservatorio acima e uma longa serpentina, o oleo espirrado pelo motor na partida nao consegue subir para o reservatorio.

Ok. Se o óleo espirrado pelo motor não consegue subir ao reservatório... Ele vai para onde??

Retorna ao motor??

Fica na serpentina atrapalhando o tráfego do ar??

 

Ansioso pela compreensão. 

Vinicius Roland

Roland posted:

Ok. Se o óleo espirrado pelo motor não consegue subir ao reservatório... Ele vai para onde??

Retorna ao motor??

Fica na serpentina atrapalhando o tráfego do ar??

 

Ansioso pela compreensão. 

Vinicius Roland

pelo que entendi se fizer serpentina e deixar o reservatorio bem acima do compressor, o oleo retorna ao motor quando ele desliga. dizem que nao tem força para subir ate o reservatorio, se isso funciona já é outros 500, eu nao vi na minha frente isso, por isso postei aqui :-)

no manzara o dispositivo de retorno de oleo  é um T com um dispositivo antes da valvula de retenção que faz o oleo voltar por outra mangueira, so entra no reservatorio o ar, o oleo volta pelo desvio. nao me perguntem qual a mágica porque para isso eu teria que cortar a parada no meio, que esta dentro de um cilindro de latão soldado.

So sei que o compressor funcionou impecavel por dois anos ate furar o reservatorio por negligencia minha em nao drenar. tirando o furo esta impecavel, enche ate 100 psi rapido e rearma com 40 psi. E o oleo esta la bunitinho.

 

 

 

"... o oleo retorna ao motor quando ele desliga. dizem que nao tem força para subir ate o reservatorio, se isso funciona já é outros 500, eu nao vi na minha frente isso, por isso postei aqui"

Analisa o que vc mesmo postou...

O óleo vai subindo... subindo.... enche a serpentina pois, vc está usando o compressor.... aí ele se desliga por ter atingido os 100 psi... O óleo NÃO RETORNA  ao motor pois, o motor tem retenção!!!

Aí a serpentina fica  cheia de óleo....... Como que o ar vai passar pro reservatório???? Óbvio, tem de mandar o óleo pro reservatório!!!

Por isto digo e repito....

Não há sentido lógico em pensar que motor em cima ou em baixo do motor fac alguma diferença em mandar  ou não mandar óleo pro reservatório em maior ou menor quantidade.

Na saída da Câmara de compressão a válvula só abre pra mandar ar para fora!!!! Quando há pressão do reservatório em direção ao motor, a válvula da camara de expulsão se fecha!!! Impedindo a reentrada de óleo no motor. 

"O óleo vai subindo... subindo.... enche a serpentina pois, vc está usando o compressor.... aí ele se desliga por ter atingido os 100 psi... O óleo NÃO RETORNA  ao motor pois, o motor tem retenção!!!"

a retenção esta somente para nao voltar o ar do compressor, bem na entrada do reservatório, o circuito do óleo esta antes desta retenção e tem sim uma entrada para o óleo voltar livremente no motor fora a saída de ar por onde ele saiu pode voltar quando desliga o motor, pelo que li voce entendeu que a retencao esta na saída do motor antes da serpentina porque falou que ela vai reter o óleo la, mas bem está depois.

Ontem eu vi um video russo que o cara colocou mangueira transparente e deu pra ver finalmente que o óleo fica na curva descendente da serpentina e o ar passa por cima, lembre que é uma quantidade ínfima de óleo apenas quando liga o motor, se enchesse a serpentina como voce falou, acabava o óleo em uns dias :-) O compressor de geladeira tem pressão mas nao tem vazão suficiente para fazer o óleo subir depois dessa curva descendente. Pelo que eu vi leva um minuto para encher o reservatório, nem da tempo desse óleo subir, ai ele desarma, ai o que o cara fez? colocou um dreno na parte baixa dessa curva para abrir e fazer o óleo voltar para o compressor. o manzara fez um dispositivo que automatiza esse processo, retém esse óleo, e de alguma forma que eu nao sei ainda como, ele volta para o compressor por uma mangueira independente quando desliga o compressor. tem alguma válvula que fecha/abre com o compressor ligado/desligado.

Roland posted:

Veja a foto do reservatório deste compressor que vc postou.
Onde está a válvula de segurança??? Na parte baixa do compressor??

essa foto foi antes de eu mexer nele, do jeito que veio quando eu comprei. eu tirei dali e coloquei um dreno eletronico , supimpa a parada

a valvula de seguranca comprei outra nova e coloquei la em cima

nao lembro que marca, ja faz 2 anos isso acho, mas na epoca eu testei e cortou em 150 psi, mas voces ja pararam pra pensar que nem o microjet nem o manzara vem com manometro de pressao do reservatorio aí nao tem como saber se esta tudo OK, se esta enchendo, se esta desligando e religando na pressao correta?

quando eu comprei outra valvula de seguranca, eu comprei tambem um manometro pra colocar la. E so com isso vi que o compressor nao estava enchendo tudo, fui procurar o porque e descobri que colocou capacitor num compressor que nao usa, esquentava e ai o PTC desarmava em 60 psi em vez de encher ate 110. Tirei o capacitor e pá, enche bonito ate o pressostato desarmar. Isso so vi depois que coloquei manometro no reservatorio por isso acho importante. Porque com manometro vc liga e fica olhando se ele enche e para na pressao correta, se nao parar tem que resolver porque é ai que explode os compressores

Roland posted:

O processo deste pseudo retorno não é complicado.
Se vc compreende o processo de filtragem no filtro regulador pode entender como reter óleo nesta capsula e depois faze-la retornar ao motor.

entao, olha ali que tem um tubo finissimo embaixo sugando o oleo, isso mesmo, sugando porque esta ligado numa das entradas de sucção do motor.

em outro forum vi uma discussao de voces, um cara e o pedro da microjet usam tubo de aço bem grosso soldado em uma base. dai tampam o tudo.

qual a opiniao dos especialistas porque reservatorio pressurizado nao pode ter vincos porque a pressao se concentraria toda no vinco em vez de uniformemente por todo o reservatorio
por isso nao se ve nada que nao seja diferente de redondo ou cilindrico com bases arredondadas no mercado, caminhao que transporta gas é cilindrico e por ai vai.

porque usando tubo de aço alem de dar pra fazer BEM mais grosso que os reservatorios encontrados, acha facil até aço inox pra fazer esses paranaue, que icaria a prova de corrosao. 

Roland posted:

Eu nunca usei tubos soldados em base!!!

por isso to em duvida, porque nunca vi falarem mal do microjet mas tecnicamente ele esta violando normas de segurança.

Mas vendo por outro angulo acho que os compressores dele nao furam porque os tubos e placas de aço que ele usa devem ser bem grossos, pelo volume e dimensoes que ele informa.

Putz! Acompanhando todas essas postagens vejo que fui muito feliz na solução do meu compressor.

Agora, depois de 10 anos, preciso trocar a válvula de segurança que está abrindo antes do pressostato desligar o motor, e quando pega a gente desprevenido, dá um tremendo susto.

Mas, até agora fora isso, não tive um único problema com ele ao longo de todos esses anos. (até agora, né) espero que continue assim.

O tamanho do reservatório me permite períodos relativamente longos de aerografia sem que haja religamentos do motor e o fato de ele, o reservatório, ser projetado para a finalidade de armazenamento de ar (ele é de sistema de freio de caminhão) me dá mais tranquilidade quanto a problemas de resistência e corrosão. É meio grande, mas estando na vertical, ocupa pouco espaço.

 

Edu

Last edited by edufari

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