Caros amigos, vamos por partes:
os Super-puma(332) e Cougar(532) são aeronaves praticamente idênticas externamente e com motorização semelhante (atualmente Makila 1A1 ou 1A2) ambos possuem 18,75 m de comprimento, porém as aeronaves da marinha possuem uma seção a menos na fuselagem e por isso são mais curtos!
Pelas fotos acima dá para perceber uma diferença na entrada dos motores que são os filtros de areia/proteção anti-gelo, conhecidos como MPAI (multi purpose air intake). os H-34 da FAB não possuem MPAI, um dos VH-34 possui o outro não, os Cougar do EB possuem, os Super Puma da MB não possuem e todos os 725 das três forças possuirão os MPAI. As aeronaves sem MPAI possuem apenas uma grade na entrada dos motores.
os Sponsons(proteção sobre os trens de pouso) diferem de acordo com o gosto do cliente. Os Puma da FAB e MB são maiores que os do EB, originalmente, as aeronaves do EB nem tinham os tais sponsons que foram instalados posteriormente devido a problemas operacionais encontrados pela ausência dos mesmos... o primeiro VH-34 da FAB(FAB 8740 da imagem acima, e que não é um Cougar, mas um Super-Puma AS 332L1 ) trocou os sponsons duas vezes, e por fim definiu-se pelos finos para reduzir o peso básico da aeronave. O Sponson maior significa que ali existe um tanque auxiliar sobre o trem de pouso! A Heller produziu o modelo "Super Puma Exocet" kit n.80368 na 1:72 que possui os sponsons largos.
O Caracal ou H-36 é o novo EC725, com motorização Makila 2A1 muito mais potente que seus irmãos anteriores e maior também no comprimento total (19,5m), nova tecnologia de aviônicos, pás, transmissão, APU, novo ar-condicionado, possibilidade de REVO e o melhor piloto automático para helicópteros do mundo! Seu sponson é completamente diferente dos modelos anteriores.
Recomendo o livro "Nas Garras do Puma" do Oswaldo Claro, produzido pelo Sandro Dinarte da Editora Adler.
Espero ter contribuído, estou à disposição.