LAS: fÁbrica da Embraer nos EUA possui seis ‘Super Tucano’ em montagem
A Empresa estÁ desenvolvendo ativamente vÁrias campanhas de vendas para diversas aplicaÇÕes de sua linha de produto e serviÇos, dentre as quais aeronaves de transporte de autoridades, de treinamento e ataque leve, sistemas de inteligÊncia, vigilância e reconhecimento, sensoriamento remoto e monitoramento e transporte militar.
A Embraer Defesa & SeguranÇa, diretamente ou atravÉs de empresas controladas, lidera projetos importantes no Brasil, tais como o desenvolvimento do jato de transporte militar tÁtico KC-390 e o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). TambÉm a montagem das aeronaves Super Tucano para o programa LAS (Light Air Support, ou Apoio AÉreoLeve), da ForÇa AÉrea dos Estados Unidos tem progredido conforme o planejado. A fÁbrica, localizada na cidade de Jacksonville, Florida, possui hoje seis aeronaves em diferentes etapas do processo de fabricaÇão.
Os programas de modernizaÇão de aeronaves continuam com sua execuÇão conforme o plano. Em maio, a Embraer inaugurou o hangar no qual serÁ instalada a linha de montagem final do jato de transporte militar KC-390 em sua fÁbrica em Gavião Peixoto. Na ocasião, a Embraer e o Comando da AeronÁutica assinaram o contrato para a produÇão seriada do KC-390, que prevÊ a aquisiÇão de 28 aeronaves ao longo de um perÍodo de dez anos, com a primeira entrega programada para o final de 2016. AlÉm das aeronaves, o contrato prevÊ o fornecimento de um pacote de suporte logÍstico, fornecimento de peÇas e manutenÇão. Com valor total de R$ 7,2 bilhÕes, o contrato ainda depende de documentaÇão complementar para se tornar efetivo, quando serÁ incluÍdo formalmente na carteira de pedidos da Empresa.
A Empresa divulgou tambÉm a assinatura de Memorando de Entendimento com a Saab,
com eficÁcia subordinada à assinatura de contrato entre a Saab e a FAB, para produÇão, gestão da cadeia de suprimentos, desenvolvimento e engenharia de sistemas do caÇa Gripen no Brasil. As empresas tambÉm anunciaram a intenÇão de explorarem conjuntamente o mercado mundial deste avião.
A tecnologia de vigilância e sensoriamento da Bradar esteve presente em todas as cidades - sede da Copa do Mundo FIFA 2014, como parte do esquema de seguranÇa montado para o evento. O radar SABER M60 propiciou, com confiabilidade, a adequada vigilância do espaÇo aÉreo brasileiro nas Áreas identificadas como
de risco.
JÁ a Atech venceu duas importantes concorrÊncias neste trimestre. A primeira, para o fornecimento de sistemas C4I para a PolÍcia Federal, em conjunto com a empresa israelense Plasan, num valor aproximado de R$ 5 milhÕes. A segunda, para o fornecimento do sistema de gerenciamento de trÁfego na Índia (batizado de Skyflow), num valor aproximado de US$ 19 milhÕes.
A Visiona concluiu com sucesso uma importante fase do projeto do sistema SGDC, chamada de PDR (Preliminary Design Review). ApÓs detalhada anÁlise do projeto preliminar e da sua aderÊncia aos requisitos contratuais, o inÍcio da prÓxima fase do projeto foi aprovado pela TELEBRAS e pelo MinistÉrio da Defesa.
FONTE: Embraer
IMAGENS / VÍDEO: builtforthemission (em carÁter meramente ilustrativo)
NOTA DO EDITOR: não foram mencionados de forma direta os programas de modernizaÇão do AMX e do F-5 “ex-Jordânia” no relatÓrio. HÁ apenas uma frase genÉrica informando que os “programas de modernizaÇão de aeronaves continuam com sua execuÇão conforme o plano.”