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Vi esse um comentÁrio no forum Base Militar que comentava a queda do A-29 FAB 5737 acidentado em Julho de 2012 prÓximo a Campo Grande - MS, que naquele momento estava sendo pilotado pelo Capitão-Tenente da Marinha, Bruno de Oliveira Rodrigues, que embora tendo ejetado, não sobreviveu.

 

Em um dos comentÁrios foi ventilado o interesse da Marinha em adquirir atÉ 12 unidades do Super Tucano para equipar o possivel VF-2, cuja funÇão seria ataque aproximado e apoio de fogo aos Fuzileiros Navais.

 

AlguÉm sabe em que pÉ anda isso?

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Com relação a pretensão da  Marinha adquirir ST's não sei, mas já há alguns anos é comum que pilotos da Marinha façam o curso de formação de pilotos na Aeronáutica, dentre muitos motivos elencados, o principal é a ausência de asas fixas na marinha, e os pilotos precisam manter a proficiência em voo.  

não lembro de ter lido nada sobre isso, sendo que acompanho, na medida do possível o blog Forças de Defesa e a revista deles, bem como a Tecnologia & Defesa.

 

Em termos de aviação, os esforços estão concentrados nos Trackers, tanto que me parece há aviadores navais sendo formados para operar multimotores.

 

 

Quanto ao A.29, de fato toda a formação dos pilotos navais de asas fixas é realizado pela FAB, ficando só a qualificação para pouso a bordo com a USN, dai eles voarem os A.29.

 

 

mas compra deles pela MB, não li nada.

Esta interação não pelas 3 armas é muito interessante, pois não temos grana para ter 3 academias de formações de pilotos, mesmo , que parem dos Skyhawks, pilotos da MB poderão voar aeronaves FAB e a simulação da aeronave agora é feita por software no painel da aeronave treinadora, podem ver que os novos painéis ST, F5, AMX e AF1 são bastantes semelhantes, então partir para o ST é um caminho natural.

Hoje em dia temos pilotos da Marinha voando na FAB para realizarem a formação de líder de esquadrilha (flight leader) junto com os pilotos de caça no esquadrões de A-29. Essa formação era realizada normalmente no Pacau na época do Xavante. Com a transição do esquadrão para o F-5 e a transferencia para Manaus, essa progressão operacional passou a ser feita nos esquadrões do 3*GAV. 

 

A FAB atua bastante na formação dos pilotos da força aeronaval. Após serem selecionados para o curso de piloto naval, o oficial da armada ou FN realiza a instrução básica de voo em aeronaves T-25, na AFA Durante seis meses. Destes, os dois ou tres melhores classificados prosseguem o curso avançado no T-27 durante um ano no ano seguinte. Os demais prosseguem para a instrução básica de helicópteros em São Pedro da Aldeia.  Dos que prosseguiram no curso avançado parte prossegue para a asa fixa, fazendo o curso de ala operacional no T-45 Goshawk nos EUA ( não necessariamente é o melhor colocado, dos dois pilotos da marinha que fizeram curso comigo na AFA, o primeiro colocado não queria voar caças, entào foi pro Super Lynx, o outro piloto que foi fazer o curso nos EUA, estando hj no VF-1). Nos EUA também é feita a qualificação em pouso e decolagem embarcado. 

 

Chegando de volta no Brasil, o piloto prossegue pro VF-1. Dependendo da época de vacas magras, vários pilotos faziam o rodízio no Pacau, hoje, nos esquadrões de A-29. Sei que alguns pilotos estão fazendo o curso de multimotor no Rumba visando a formação de esquadrões de S-2 e C-1. Mas não sei em que está em função dos problemas da Mars Aviation com o governo americano. 

 

Apesar da mítica dos caças, as meninas dos olhos dos pilotos da marinha são os Super Lynx e os Seahawks. 

Originally Posted by Milan:

Não seria má idéia ser criado o VF-2 com os A-29 para apoio aos FN...

 

 

acredito que seria apenas uma despesa extra com que a MB não pode contar!

 

Hoje, os AF.1 podem desempenhar esta tarefa, lembrando que estão sendo modernizados. Seria complicado falar em um vetor CAS para o CFN que operasse apenas desde bases terrestres.....  o USMC se ressentia de ter caças como o Phantom, que demandavam grandes bases terrestres e só podiam operar desde os NAes da USN, por isso adotaram o Harrier, embarcavel nos LHDs e antigos LHAs, podendo projetar apoio CAS desde o mar.

 

para apoio ao nosso CFN, acredito que seria mais interessante adquirir alguns helicópteros de ataque (Cobra, Tiger, etc).

 

 

O ideal mesmo, até por questões de custos, seria unificar a formação inicial de pilotos das três armas.  Na Inglaterra o curso de asas rotativas é unificado. Quanto a aviação de asas fixas, FAB e MB estão integradas quanto á formação inicial dos pilotos navais, o que é um bom sinal.

Originally Posted by Faisca:
Se for de desejo da Marinha para apoio aos FN é bem capaz de rolar é so por no lapis: Astros , mais 23 Clanfs

 

 

 

bem lembrado, essa compra dos novos CLAnf já estava prevista quando definiram a criação de uma segunda esquadra.

 

Isso sem mencionar o programa de modernização dos M.113 e a ampliação da frota de blindados Piranha IIIC.

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