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Oi Pessoal. acabei de comprar um kit da Roden, o Trojan T-28 C 1/48. Gostaria de fazer o da Marinha Brasileira, modeloT-28- R1.

 

Parece que sÓ brasil usou este modelo. Para alterar o kit, pelo que pesquisei preciso modificar o a entrada de ar do motor e o local do gancho para aterrizagem em porta aviÕes. Minha pergunta É se tem mais alguma modificaÇão a ser feita e se eu consigo comprar em resina uma nova entrada de ar para o motor, para o modelo R1.

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Até onde sei, não existe ainda nenhuma conversão de resina pra Trojan.  Pensei que desse pra fazer o kit direto de caixa (ainda não vi nenhum ao vivo), se não dá, qualquer conversão terá que ser feita em scratch, na mão mesmo...

Cláudio, Eu tambem tenho um Trojan da Roden e passei pela mesma dúvida, até que descobri que o Brasil tambem teve Trojan C...

Aí decidi fazer o meu direto da Caixa. Veja as fotos do Trojan que está no Musal:

 

 

 

Então se quiser, pode fazer o seu sem modificações. Mas se preferir modificar, basta cortar a ponta da entrada de ar e criar o gancho...Aliás, o gancho tem que ser criado, de qualquer maneira, pois não tem no kit...

Um adendo importante:

 

Esse Trojan que está no MUSAL não é a versão da Marinha!  Ele é a versão da FAB, operado pelo 2º ELO, e por muitos anos esteve lá, pintado de amarelo e azul como era a pintura do ELO.  De uns tempos pra cá, pra fazer média com a Marinha, repintaram ele nas cores navais, o que é (apenas mais um)um erro...  A versão da Marinha tinha a entrada de ar mais à frente, não se guiem pelo avião do MUSAL porque está adulterado, procurem fotos de época!

 

Sei que é bem difícil, e as poucas fotos que se acha no Google é do exemplar do MUSAL, mas tenho algumas fotos aqui e coloco para que o pessoal entenda a diferença:

 

deixa eu ver se entendi:

 

partindo da versão C da Roden, basta prolongar essa tomada de ar na lateral inferior esquerda junto ao motor e adicionar o gancho de parada.

 

Felipe, aainda se encontram os decais 1/48 para o Trojan ou há previsão de nova tiragem 'by' Microscalle????

O Felipe está certo. O do Musal não é a versão inicial usada pela Marinha. A versão R1, que acho que só foi usada no Brasil, trocaram o motor original e aumentaram a entrada de ar no capo do motor que teve uma ligeira rebaixada. Além disso o escapamento lateral não existe nesta versão. Existe um  gancho do kit da roden, entretanto  mais atrás da fuselagem. O do Brasil fica mais para dentro. Dá para adaptar o gancho do kit no lugar correto.

 

Vejam abaixo como era o Trojan da Marinha:

 

Abaixo pode-se ver claramente o nariz do motor com as modificações  na versão R1 da Marinha.

 

Por fim, a única foto colorida do T-28 da marinha, na época.

 

 

 

Last edited by Claudio Silveira

Claudio

Alem destas diferenças que os amigos falaram acima, existe uma que, até hoje não vi ninguem fazer: os T-28 da Marinha  eram na realidade uma conversão dos T-28 estocados. Eram chamados de Nomair T-28R1 e T-28R2. O R-1 era projetado para levar 5 passageiros e o R-2 era uma versão militar. A diferença mais notável era o aumento de mais ou menos 1,20m na envergadura de cada asa.

Preste atenção nas fotos anexas o aumento da envergadura depois do aileron.

 

[/URL]

 

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Eu já tinha noticia disso Alva. É uma tremenda aventura aumentar a asa do kit. Vou estudar está questão e depois coloco o resultado para os colegas verem. Só uma dúvida, todos os modelos usados pela Marinha tinham a asa alongada? Também tive notícia que alguns não eram. Isto está correto?

Claudio, vc sabe que aqui no Brasil nada se escreve sobre certos detalhes, todos OUVIRAM falar!!!. Me falaram que alguns T-28 da Marinha não tinham a asa alongada mas nunca tive confirmação. Todas as fotos que tenho mostram os T-28 com a envergadura maior. Na "In Action" do T-28 tem um capítulo que trata do Nomair e lá diz que todos eles tinham a asa alongada. E agora ???

No site do Rudnei, diz que em 1963 a Marinha recebeu 6 T-28C que depois foram convertidos para R, percebe-se por algumas fotos que aileron não termina na ponta da asa, que existe realmente uma extensão!Aquela velha história os nossos aviões quase sempre eram versões que não tinham em kits!

Resultado de imagem para north american T-28C

 

 

Felipe C. Miranda posted:

Diante dessas personalizações nos aviões que vinham pra cá, sempre fud... com o modelismo brazuca, acham válido fazer decalque para as versões brasileiras?

Vale para a maioria do que você já fez, poucas conversões são complicadas, e na maioria é possível OOB!Mas é claro se incluir outros países expande seu horizonte vendas!

Algumas fotos de Hamiltons T-28R Nomair encontradas na internet. Vejam as diferenças no Cowling, escapamentos do motor e, na última foto a extensão nas asas, em comparação com um modelo de Trojan padrão. A conversão é trabalhosa, porém não é impossível.

Abraços,

Rafael Venzon

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