Estava pesquisando sobre o PzKpfw III ausf L que vou montar no GB Wehrmacht Heer quando encontrei este texto na net falando a que ponto o T-34 foi supervalorizado, alguns pontos eu discordo, jÁ outros...
T-34 - Verdades e mitos
Não hÁ dúvida de que o T-34 foi um dos mais importantes tanques da II Guerra Mundial e atÉ 1943 o mais poderoso carro de combate mÉdio. A partir de Junho de 1941 ele colocou pela primeira vez os alemães numa situaÇão de inferioridade tÁtica, quando colocados numa situaÇão de combate de um para um. Os carros de combate Panzer III armados com canhÕes de 37mm e 50mm não tinham como enfrentar o T-34. Igualmente problemÁtica foi a situaÇão da infantaria alemã, cujas principais armas anti-tanques (tambÉm de 37mm e 50mm) não estava devidamente armada para enfrentar o carro de combate soviÉtico.
Os alemães registraram que o T-34 tinha uma velocidade superior aos tanques alemães Panzer III e Panzer IV. A torre do T-34 girava mais depressa e o T-34 conseguia perfurar a blindagem dos carros alemães mais leves a distâncias de 1,000m. Ao contrÁrio, os relatÓrios alemães chegaram a afirmar que os seus tiros com armas de 37mm sÓ eram eficientes a distâncias de 50 metros.
No entanto, vÁrios especialistas tÊm vindo mais recentemente - e especialmente apÓs o colapso da União SoviÉtica - a lanÇar luz sobre as qualidades do T-34, chegando à sua maioria a conclusÕes um pouco menos entusiastas que aquelas que eram normais nas anÁlises sobre as viaturas da II guerra mundial. As primeiras dúvidas aparecem a propÓsito do numero disponÍvel de tanques. As fontes soviÉticas afirmaram claramente que o insucesso inicial do T-34 se deveu ao fato de haver apenas pequenas quantidades espalhadas pelas unidades blindadas, mas pequenos números É uma afirmaÇão relativa, pois o exÉrcito soviÉtico contava em 1941 com um total de 24,000 tanques pesados, mÉdios e leves.
Porque se perderam tantos T-34, mesmo quando gozavam de uma superioridade total?
Recentemente, jÁ depois da dÉcada de 90 do sÉculo XX, a superioridade tecnolÓgica do tanque T-34 tem sido escrutinada e vÁrias questÕes tÊm sido colocadas sobre a utilidade do T-34 especialmente na fase inicial da guerra, em que o blindado soviÉtico praticamente não tinha um único opositor à altura.
Sabemos que a maioria dos tanques alemães estavam equipados com canhÕes de 50mm ou 37mm e o único tanque com um canhão de 75mm era o Panzer IV, equipado com um canhão de cano curto e de baixa velocidade, praticamente inútil contra tanques a distâncias superiores a 250m.
Sabemos que o numero de carros de combate T-34 disponÍveis em 1941 era relativamente alto, atingindo o milhar de unidades, e que atÉ ao final de 1941, as fÁbricas soviÉticas produziram mais 2,134 tanques T-34/76, enquanto que as fÁbricas alemãs, somando os Panzer III e Panzer IV produziram apenas 1,388 carros de combate.
TambÉm não se confirma (apÓs a anÁlise dos dados soviÉticos), a ideia de que os T-34 e os KV-1 estivessem dispostos em pequenos números e espalhados.
Quando comparamos os pequenos números de tanques soviÉticos com o número disponÍvel de tanques alemães, encontramos quase tantos tanques T-34 no exÉrcito vermelho, quanto a soma de todos os tanques Panzer IV (com canhão de baixa velocidade) e Panzer III (com canhão de 50mm) disponÍveis em todo o exÉrcito alemão.
Quando a Alemanha invadiu a URSS em 1941 estavam disponÍveis pelo menos 950 exemplares do tanque mÉdio T-34/76. Os alemães dispunham na mesma altura de 517 tanques Panzer IV (canhão de 75mm de cano curto) e apenas parte deles estavam na frente russa.
Sabemos que a maioria dos carros de combate modernos, T-34 e KV-1 se encontravam concentrados em quatro grandes unidades blindadas soviÉticas, a saber, a 4ª e 7ª divisão de tanques pertencentes ao 6º corpo mecanizado por um lado e a 8ª e 22ª divisÕes de tanques, pertencentes ao 4º corpo mecanizado por outro.
Estas quatro unidades blindadas soviÉticas eram as mais poderosas unidades blindadas do mundo em 1941. Sozinhas, tinham mais tanques pesados e mÉdios, que todo o exÉrcito alemão.
No entanto, gozando de uma superioridade numÉrica e tecnolÓgica, durante 1941, foram perdidos 2300 tanques T-34. Não hÁ para este fato uma explicaÇão lÓgica, que permita explicar porque razão o melhor tanque do mundo, sem ter um opositor à altura, perdeu tantos exemplares (75% da frota produzida em 1941).
A resposta mais obvia seria uma de duas: Ou os militares alemães eram super-homens, ou os militares soviÉticos eram absolutamente burros.
Na verdade, nenhuma das duas possibilidades se apresenta como razoÁvel, quando analisamos os dados sobre a qualidade de construÇão do T-34.
É absolutamente verdade que a facilidade de construÇão foi sempre um argumento em favor do T-34, mas são conhecidos relatos sobre reencontros entre T-34 e tropas alemãs, em que se realÇa a qualidade da blindagem, mas onde tambÉm salta à vista a inutilidade do armamento.
Torre para dois homens
O T-34 equipado com arma principal de 76,2mm recebeu vÁrios modelos de torre e o primeiro modelo, tinha um canhão diferente dos restantes.
HÁ vÁrias crÍticas muito duras dirigidas pelos militares soviÉticos ao T-34 desde o inicio.
Os generais soviÉticos chamaram de "tanques para caÇar pardais" os T-26 e aos BT-7, justificando assim a perda de milhares de carros de combate deste tipo, escondendo, porÉm que tanto os T-26 quanto os BT-7 eram superiores à maioria dos carros alemães.
De entre as crÍticas estÁ a da torre para apenas dois homens, que caracterizava os tanques soviÉticos e onde o comandante tinha que atuar como municiador da peÇa principal.
Ora, o T-34 sofria exatamente do mesmo problema. A torre era demasiado pequena (o problema não foi resolvido senão em 1943) e apenas dois homens a ocupavam.
Este arranjo reduzia dramaticamente a eficiÊncia do veÍculo.
A somar a isto, a peÇa de 76,2mm utilizada tinha aparentemente alta velocidade, mas na maioria dos casos disparava muniÇão explosiva. Soma-se a isso, um conjunto de dispositivos de tiro e pontaria de muito mÁ qualidade, que encravavam com grande facilidade.
É por esta razão, que em muitos casos os comandantes soviÉticos atropelavam a artilharia alemã, pois não conseguiam disparar eficazmente a arma principal.
Mas mesmo quando os problemas foram sendo resolvidos, outro problema apareceu, resultado do grande aumento da produÇão e da reduÇão de custos por unidade que as fabricas soviÉticas conseguiram atingir durante a guerra. Este aumento da produÇão acabou por levar a uma reduÇão geral na qualidade do carro de combate durante o conflito.
Em termos genÉricos, a qualidade inicial de construÇão do T-34 de 1940 era apenas razoÁvel. A qualidade do aÇo produzido na União SoviÉtica era inferior à dos outros paÍses europeus, principalmente por causa da obrigatoriedade de cumprir as estabelecidas metas dos planos quinquenais, que em muitos casos eram atingidas à custa de uma reduÇão na qualidade do produto.
PorÉm, os tanques ainda assim eram capazes de resistir aos disparos dos canhÕes anti-tanque de 37mm e mesmo de 50mm a distâncias menores. JÁ os canhÕes de 75mm e o poderoso canhão de 88mm alemão, podiam destruir o T-34 com mais facilidade.
Na imagem acima, um carro T-34 com um orifÍcio lateral provocado por um disparo inimigo. Normalmente a perfuraÇão É igual ao diâmetro do projÉtil, exceto se a qualidade da blindagem for muito mÁ. A Área circundante à do impacto, não aguentou a pressão e tambÉm cedeu. Este problema indica uma deficiÊncia na qualidade da fundiÇão.
Ao longo do conflito, os soviÉticos enfrentaram constantes problemas com a qualidade dos componentes e para complicar as coisas durante 1942, os alemães introduziram modificaÇÕes nos seus Panzer IV que continuaram ao serviÇo durante toda a guerra.
Estas modificaÇÕes incluÍam as suas caracterÍsticas saias laterais de proteÇão, que davam ao Panzer IV uma blindagem genericamente superior ao T-34, nomeadamente por causa da superioridade do seu canhão de 75mm.
Metas de produÇão
Para conseguir cumprir as metas (quem não cumprisse podia ser acusado de traiÇão e ser fuzilado) cometiam-se todo o tipo de atropelos no fabrico de materiais e esses problemas refletiam-se na qualidade do equipamento. Os soviÉticos conseguiram oficialmente bater vÁrios recordes de produÇão, com o fabrico de um T-34 com apenas 3.000 horas de trabalho, embora esses valores nunca tenham sido verificados.
O que pode ser, no entanto verificado É o grande numero de carros de combate T-34 que foram destruÍdos pelos alemães, que destruÍram veÍculos russos pelo menos na proporÇão de 1 para 3 e na fase inicial da guerra destruÍram carros T-34 numa proporÇão de 6 para 1.
Os problemas com a qualidade continuaram mesmo depois do final do conflito e chegaram a ser documentados ainda durante o perÍodo soviÉtico. TambÉm É geralmente aceito que, sem a necessidade de atingir as mesmas metas de produÇão, a qualidade geral dos T-34 aumentou.
Fonte: http://www.gamevicio.com/i/noticias/141/141166-a-historia-do-tanque-t-34