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Aix en Provence in France greet an M10 tank destroyer of the 601st TD Battalion

destroyerTank

As primeiras campanhas da 2ª Guerra Mundial mostraram as limitaÇÕes que tinham os canhÕes antitanque quanto a mobilidade. Assim, os paÍses combatentes comeÇaram a desenvolver armas antitanque autopropulsadas. Os Estados Unidos logo comeÇou uma sÉrie de desenvolvimentos a este respeito, usando, inicialmente, caminhÕes para rebocar canhÕes antitanques de 37mm ou meia-lagartas para puxar canhÕes de 75mm. Mas estas eram apenas soluÇÕes temporÁrias, paliativos..
Tendo criado, a partir do chassis do tanque M4 Sherman, o veÍculo de artilharia autopropulsada M7 Priest,

ScreenShot921

os americanos, usando o mesmo chassis, escolheram desenvolver um tanque destroyer.

O projeto foi encomendado em 1942, a empresa Fisher Body. O primeiro protÓtipo consistiu de um tanque de torreta de batalha tipo T1 / M6 acoplada ao chassis do M4A2 Sherman, mas a torre não foi considerado adequado, sendo redesenhada. O protÓtipo final, chamado T35-E1, montado sobre o chassis Sherman, uma torre sem teto e  as superfÍcies externas inclinadas para aumentar a eficÁcia da blindagem. Considerou-se que a torre aberta daria à tripulaÇão uma melhor visão do campo de batalha e que tal vantagem prevaleceria sobre as limitaÇÕes em matÉria de proteÇão à tripulaÇão contra os ataques inimigos.
A produÇão do agora chamado M-10, iniciou em setembro de 1942, mas jÁ utilizando o chassis de M4A3 Sherman. Entre Setembro de 1942 e Dezembro do mesmo ano, a fÁbrica do Arsenal de Grand Blanc, uma subsidiÁria da General Motors, montou 4993 M-10.

ScreenShot931

Da versão M10A1, fabricou-se em torno de 1700 unidades entre outubro de 1942 e novembro 1943 pela Ford e Grand Blanc. A suspensão foi do tipo VVSS, com a torre centrado sobre o chassis, podendo girar 360 graus, o movimento sendo feito manualmente. A tripulaÇão era composta por cinco homens: o comandante, artilheiro, dois carregadores e motorista.
O motor era um General Motors diesel 375hp GM6046, oferecendo uma gama de 200 milhas e uma velocidade mÁxima de 48 km/h.

General_Motors_6046_4

A versão M-10 A1 diferia do M-10 por ser equipada com um motor à gasolina Ford GAA.

ScreenShot928O armamento principal consistia em um canhão M7 de 76,2mm, sendo que os últimos fabricados foram equipados com o canhão M1 de 76mm.

O armamento secundÁrio consistia de uma metralhadora Browning M2 HB de 12,5 mm.
A forma do contrapeso na parte traseira da torre do veÍculo foi evoluindo, alterando o perfil da torre.
m10 early

m10francia1944

M-10 tank destroyer

Muitos M-10 foram enviados para a Grã-Bretanha para equipar as forÇas britânicas. As forÇas armadas soviÉticas e as forÇas da FranÇa Livre tambÉm receberam o M-10.

Ao longo da guerra, o ExÉrcito inglÊs recebeu ao redor de 1650 M10  sendo 1100 foram transformados na versão Achiles, equipada com um canhão de 17 libras.

m10_achilles 

Essa modificaÇão exigia um contrapeso atrÁs do freio de boca do canhão o que lhe dava aspecto bem diferente do M10 americano. Outra das diferenÇas eram placas de blindagem de 17mm soldadas na parte dianteira e um escudo de 20mm na parte posterior da torre.

A primeira aÇão do M10 na guerra foi durante a invasão do Norte da África onde logrou ser muito útil no confronto com os tanques principais do Africa Korps, o Pz III e o Pz IV.

Durante o desembarque na Normandia e nos meses subsequentes, o M10 passou a ter sÉrios problemas no confronto com os Panthers, Tigre e Stug III alemães, Ficou evidente a precariedade da sua blindagem e vulnerabilidade do carro, pela ausÊncia de teto, ao fogo de morteiros e granadas.

Nos últimos meses da guerra, o problema agravou-se pela presenÇa das armas antitanques alemãs, incluindo-se o Panzerfaust que armava a infantaria alemã.

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Em virtude disso, foi comum o uso de sacos de areia, troncos de Árvores e esteiras nas partes frontal e laterais com a finalidade de aumentar a proteÇão.

m10francia1944

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Uma modificaÇão de campo.

M10_modificado sobre el terreno 2M10_modificado sobre el terreno

O M-10 tambÉm operou no Pacifico, mas de maneira limitada.


Com o fim da 2ª Guerra Mundial, a maioria do M10 foram encaminhados ao sucateamento, e alguns vendidos à ItÁlia e outros aliados.

Os Achiles britânicos ainda ficaram em serviÇo ativo no exÉrcito inglÊs atÉ meados da dÉcada de 1950, e alguns foram vendidos à Dinamarca, Holanda e BÉlgica.

Umas poucas unidades foram vendidas ao Egito, que os utilizou nos conflitos de 1948 e 1956 contra Israel. Abaixo. um dos raros existentes com alguma modificaÇão de blindagem.

ScreenShot933

Os kits existentes

Existem diversos fabricantes tanto do M10 como do Achilles.

Abaixo alguns desses kits.

Academy M-10

ACY13288-2

Italeri Achilles

Italeri M-10 Achilles

AFV M-10

AFV M10 Destroyer

Dragon M10 Ersatz

Dragon M10 Ersatz

Tamiya M10 IIV Achilles 1/48

Tmiya M10 IIC Achilles

Abs e atÉ o prÓximo AP & I.

 

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Cumpria bem sua função. Era bem armado, e rápido, mas essa rapidez foi obtida diminuindo a blindagem, ou seja, se fosse engajado, já era. 

Como aconteceu com esse Achilles, inglês, versão do M-10 com o 17 pounders.  Dois pipocos na lateral da torre.

 

M10_Achilles [1)

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só mais  um detalhe importante ....cuidado  que  o ersatz  m-10   NÃO É  um autentico m-10  americano ---   (ersatz + produtos   de  substituição..."de  quebra galho...""de má  ou  qualidade  secundária  ou  inferior"   em  alemão..."  era  na  verdade  um tanque  panther  (- pé  só ver  os  rodeiros  para  confirmar  a  fddiferença  com so vvs  dos  sherman- -10-m-36 ---- não  me  lembro agora se os  alemães qual versão ----  mas  se  não me  engano um "a  ou  g  early".)...que  os  alemães  usaram  na  batalha  do bulge  ...com  as tropas do skorzeny....eles  adicionaram  umas  latas- e/ou  madeiras  para  alterar  o perfil e  forma  do  tanque e  poderem se  aproximar  mais das  tropas  americanas  e  emboscá-las  mais  facilmente .....para os  que se  lembram  existe  um artigo em  uma  publicação da  fine scale  modeler  que  incluia a plantão para se  fazer  em scratch  um destes  bichinhos... 

plastiresiabços  - paulo  r  morgado - sp- sp 

Permitam-me esclarecer alguns detalhes menores... 

O M7 Priest foi concebido originariamente sobre o chassi do M3 Lee, para depois ser baseado M4 Sherman. Consequência natural, visto que o M4 Sherman foi criado justamente com a intenção de substituir o M3 Lee.

Os chassi M10, usava placas inclinadas pois a blindagem era menor, tendo como objetivo básico, diminuir o peso e melhorar sua agilidade.

Faltou citar que o mesmo chassi dotado de uma nova torre, agora com canhão de 90 mm, deu origem ao M36 Jackson, mas isto deve ficar para um próximo API.

PlastiAbraços

e  enquanto  isso-  a  produção do  chassi  novo  para  os  m-10  e memso os posteriores  m- 36  com  canhão de 90 mm  ainda  não sairiam  em  tempo os  americanos  adaptaram  as  torres de  alguns  m-36  no casco dos  sherman m4 a3 (se  não me  engano) e  fizeram  um  dos  unicos  caça tanques  com  blindagem "pesada" e  o no casco com  uma  metralhadora (por  exemplo o kit  do italeri em 1-35---chamando  um  de b1  e o outro de  b2 -)..plastiresiabços  paulo r  morgado - sp sp 

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