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Senhores militareiros...duvidazinha bÁsica...

 

A "maioria" dos tanques tem as rodas tratoras das lagartas "sprocket wheels" DENTADAS como tracionadoras das lagartas.

 

Estava olhando algumas fotos de tanques russos...eles não utilizam este tipo de "traÇão" antes dos KV-1 ?  as "sprocket" deles eram lisas ? Como era feita a "tensão" ? Não eram ineficientes ?

 

A do Abrams:

 

o do Sherman:

 

 

A sprocket dianteira do Merkava 4:

 

 

Do contemporâneo T90 Russo:

 

Então, os T-34 não tinham a roda tratora com "dentes" pra puxar as lagartas. Eram lagartas apenas "tensionadas" mesmo ?

 

 

BT-7 

 

 

T-34-85

 

A partir do KV-1 É que todos os outros tanques passaram a utilizar a roda tratora dentada ?

 

Last edited by Fernando - Ribeirão
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Exatamente,

 

No T34 os "dentes" eram nas lagartas e os "furos" nas rodas, no KV1 os "dentes" eram nas rodas e os "furos" nas lagartas.

 

Teoricamente ambas são engrenagens funcionais, capazes de transmitir movimento.

 

O T34 era derivado do T3 Christie Americano, que usava esta concepção, outros derivados também usaram, como o Crusader Britânico.

 

Alíás todo sistema de suspensão era bastante similar e demonstraram ser excelentes, para uso em tanques velozes e leves.

 

Provavelmente o sistema Christie "segura melhor" que o tradicional, que em altas velocidades, tende a "descarrilhar".

 

O Valls, que é especialista no assunto, talvez tenha algo mais a acrescentar

 

PlastiAbraços

 

T-34

Sprocket Wheel
The tank has two sprocket wheels at the rear, each of identically the same design. The sprocket wheel is fitted to the splined end of the driving shaft of the final drive. The wheel is fixed by a ring (Plate 40) which is screwed by four studs to the end of the final drive shaft. The securing ring is covered by an armoured cap. The hub (#4) of the wheel has a flange. In later models the rims of the wheels are cast integrally with the discs and hubs. The discs (#5) of the wheel are bolted to the flange. The discs have six large exit holes for mud and snow and six seatings for the shafts of the rollers. To prolong the life of the rims, steel tyres (#2) are fitted. The shafts (#3) are housed between the discs and carry bronze bushes (#9) upon which the rollers rotate.
As the sprocket wheel rotate they drive the tracks by means of the rollers which bear against the guide horns.

Plate 40 - Sprocket Wheel

 

Se observar o desenho verá que entre os furos (servem pra saida de terra, lama e demais sujeiras) 6 haste que prendem as duas "flanges", e são essas que tracionam as "guias" das esteiras.

 

Por terem que ser grossas pra suportar a tração, fez-se nos modernos, rodas tratoras como engrenagens, reduzindo as guias, o esforço sofrido e as quebras.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Só resumindo o que já foi dito antes.

 

O KV tinha um sistema tradicional, com a roda tratora dentada, movendo a esteira pelo encaixe dos dentes nos furos correspondentes do patim.

 

Já no T34, cuja suspensão era derivada do modelo Christie, a tratora tinha pinos transversais que empurravam o dente do patim, que eram bem grandes e reforçados), fazendo a vez da tratora dentada.

 

Valls

Então, eu estava dando umas olhadas em fotos mas não me atentei ao detalhe da "inversão" dos dentes. Pelas fotos eu acreditava que as lagartas eram simplesmente "esticadas" como uma correia de polia "V".

 

João Gilberto, eu tenho um kit do T34 mas não montei ainda, realmente. Talvez por isto a minha "inguinorânssia" nesta característica deste tanque.

 

o meu kit é este:

 

Pessoal, agradeço as informações, um abração ! 

 

Melzi, pode passar a régua !   Dúvida esclarecida !

Last edited by Fernando - Ribeirão
Originally Posted by Valls:

Uma foto da tratora de um T34. Pode-se ver claramente o pino da roda e os dentes da lagarta e como se engrenam.

  

 

 

 

 

Valls

 

 

 

Olá

E ele estava a frente de seu tempo,pois todo o conjunto mecanico ficava na traseira,como os blindados atuais.

 

Abraços

Sem dúvida. O T34 estava à frente de seus oponentes em muitos aspectos.

O mais famoso é o das chapas inclinadas. Mas também tinha um motor a diesel quando todos eram a gasolina e seus blocos eram em alumínio. Tinha as lagartas mais largas, o que proporcionava menor pressão sobre o solo, ideal para terrenos lamacentos e cheios de neve. E tinha um canhão de 76 mm, maior calibre que seus oponentes à época.

 

Com tudo isso, ele era mais leve, melhor armado e tinha mais mobilidade com maior velocidade.

 

Pena que os expurgos do titio Stalin mataram o Gen. Tukhashevski, o Guderian russo, e retrasaram o correto emprego dessa arma decisiva.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Tukhachevsky

https://en.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Tukhachevsky

 

Valls

 

 

Last edited by Valls

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