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Comprei este "vÁrios" em um hÁ um bom tempo.

A alegria quando chegou, foi logo frustrada com o pesadelo de não conseguir nenhuma peÇa centrada.

Pensei atÉ em vender, cheguei a anunciar, teve interessado, mas o pretendente desistiu.

Finalmente, no meio de um projeto profissional encontrei alguÉm com criatividade e disposiÇão para resolver o problema.

 

 

 

Acabou que não foi para o lixo.

Agora espero ter diversas oportunidades para utilizÁ-lo.

 

Edu

 

 

 

 

Original Post

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Parece que vou ter que cair nas garras do imageshack de novo.

E um daqueles gordinhos multifuncional Xing ling.

Do jeito que estava só servia se fosse usinar virabrequim.

Era o sistema de fixação da placa (a rosca interna) q estava fora de centro'

 

Fire

Foi feita uma bucha que centralizou a placa.

 

 

Agora ta em ordem.

Vou tentar postar as imagens de outro jeito.

 

https://goo.gl/photos/L4gQQiUFhZvH9SeTA

 

https://goo.gl/photos/7P7yiP9ZwuwUK3Hh7

Edu

Last edited by edufari

Edu,

 

Já tive um torno destes, não sei se você alterou (usinou) a rosca original da placa, mas a 'centralização' é feita através das 2 peças vermelhas que alojam os rolamentos dianteiro e traseiro no cabeçote....

 

Basta 'afrouxar'  os 2 parafusos, então a peça vermelha pode ser movida para esquerda/direita e para cima/baixo....

 

Para 'centralizar', prenda nas castanhas um pino 'retificado' (ou uma broca) e manualmente mova até 'alinhar' este pino com a contra-ponta.... 

 

Se usar um mandril na contra-ponta e prender o outro lado do pino no mandril também, a centralização fica 'automática'...

 

Depois é só apertar novamente os parafusos...

simples...!!!

 

Mas se no seu caso foi usinado uma nova rosca na sua placa, então já era! Não dá mais para fazer a centralização como de fábrica.

 

Outra coisa comum para 'centrar' o aperto das castanhas, é fechar as castanhas totalmente e com um mandril na contra-ponta prender uma broca de diâmetro 'igual' ao 'orifício' central das castanhas, em seguida colocar o torno para girar e inserir lentamente a broca no centro das castanhas (que estão girando), isto faz 'retificar' o orifício central. 

Muito cuidado ao executar esta operação, ou danificará as castanhas.

 

Detalhe importante: é o uso de uma chapa lateral (reforço) entre o cabeçote e o barramento (acessório #162470)! Você pode fazer sua própria chapa...

Isto evita vibrações indesejadas, além de ajudar a alinhar o cabeçote com o barramento!

 

Abs!

 

 

Last edited by Marcus

Continuando:

 

Meu torno atual, é levemente maior e um pouco mais profissional que o Unimat, e o encaixe da placa é auto-centrável, mas os princípios são os mesmos para alinhar a 'contra-ponta'...

 

Ainda guardo e uso algumas peças que ficaram do meu antigo Unimat, inclusive a contra-ponta rolamentada igual a sua da foto, que é pequena e ótima para o nosso hobby, também uso muito o 'disco divisor' para furar simétricamente 'spinners', 'rodas', etc....

 

Abaixo umas imagens daquilo que citei acima:

(click p/ aumentar)

 

DSC_3123s

  

DSC_3124s

  

placa

 

 

E aqui, usando o 'divisor' Unimat adaptado ao meu torno, para furar um spinner.... 

(Note que no lugar da Placa, está um Mandril do tipo zero/zero)

 

 

spinner

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Last edited by Marcus

Marcus

 

Uma pena não termos conversado antes.

Infelizmente, a rosca já foi usinada mas a boa notícia é que pelo menos, está alinhado.

Não vi nas instruções que vêm com o equipamento, nenhuma referência a esse procedimento que, de fato, é bem simples.

Vi como esticar a correia, mas alinhar a placa não.

 

De qualquer forma, agradeço. Ainda não tenho as manhas para usos mais complexos como os que você demonstra, mas daqui para frente vou me interessar mais.

 

Espero que possa tirar algumas dúvidas com você futuramente,

 

Grato

 

Edu

Oi Edu,

 

Disponha!

 

Este procedimento (alinhamento) é feito na fábrica, por isto não consta nos manuais.

 

Na época que tive este torno, frequentemente eu estava em contato com a fábrica, inclusive fazendo sugestões e algumas críticas (construtivas) também...

Recebia deles com frequência, boletins técnicos e assim aprendi à alinhar o cabeçote.

 

Hoje já aperfeiçoaram bastante este torninho, com uma versão toda em metal, inclusive com adaptação para CNC.

 

Lembre-se: quanto mais firme e quanto menos folga tiver, mais precisão obterá nas usinagens!

Se o seu está alinhado agora, então não mexa nos parafusos!

 

Abs!

 

 

Só para finalizar:

 

Note que na peça vermelha, em um dos cantos existe uma seta (triângulo) em alto relevo, que é justamente para indicar o lado que deve ficar em contato com o barramento (se não me falha a memória) e consequentemente 'sempre' manter o mesmo alinhamento que foi feito na fábrica!

 

Veja em que posição está sua marca agora, e mantenha esta posição doravante, para manter o alinhamento atual.

 

Abs!

 

 

 

DSC_3125s

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Last edited by Marcus

bem, vi esse torninho 8x3 por 1700 reais no mercado livre mas achei caro porque nao é o 100% de metal, ai me interessei pelo assunto porque a primeira vez que vi usar mini torno no nosso hobby as fotos mostravam um Sherline, pesquisei e me assustei com o preço (uns 9000 reais) alem de ser grande, desencanei.
Ai 1700 reais parece uma pechincha, fui pesquisar aqui no forum e vi o outro topico do torno 6 x 1, e vi o Marcus falando no Manrod. 
Pesquisei e tem aqui perto de casa, mas to na duvida, tem C-34, C31 e C300
pelo que vi o C31 faz rosca, tem avanco automatico e tem mais distancia entre os centros que o C34. Vendo videos o C300 alerm de ser maior, tem uma manivela no porta ferramentas e esta pode ser rotacionada em diferentes angulos.

Ai vem a duvida, comprar o C34 faria o mesmo que o C-31? No C300 eu vi um video do cara torneando em diagonal para fazer uma ponta usando a manivela do porta roscas, sera que tem como fazer isso no C-34 e C-31?

anghinoni posted:

"..... Ai vem a duvida, comprar o C34 faria o mesmo que o C-31? No C300 eu vi um video do cara torneando em diagonal para fazer uma ponta usando a manivela do porta roscas, sera que tem como fazer isso no C-34 e C-31?"

Minha opinião somente (e experiência):

Tanto o C31 e o C34 são muito 'limitados'... não tem carro longitudinal p/ porta ferramentas, o que não permite 'fresar' ou tornear em ângulos (cones)... embora o C34 tenha 'avanço automático' não permite abrir rosca pois ele não possui o 'engate de sincronização'. 

Além disto, algum dia você vai necessitar fazer algo que eles não oferecem suporte, e aí vem a frustração!!!

Penso que vale a pena investir um pouco mais e adquirir o C300 ou C301,

estes últimos embora pequenos em tamanho, são muito mais precisos e 'completos' (profissionais) e fazem tudo que um grande torno industrial faz (ou que sua imaginação permita). Possuem uma 'placa' (castanhas) mais profissional (3 pol.) e permite o uso de placas maiores (até 5 pol.) ou de 4 castanhas independentes.

Last edited by Marcus

respondi em outro post, era exatamente essa minha duvida mas eu achei o acessorio para a MR-31 (hehe nao é C e sim MR a sigla me confundi com a da sieg)

http://www.siegind.com/product...p;productId=153.html acessorio 10083 horizontal slider.

é que o C300 me pareceu muito grande e pesado ( 72 cm de largura e 50 kg) contra 62 e 30 kg do mr-31 ou é viadagem?

 

Caro Anghinoni, 

 

Não quero me prolongar muito, mesmo porque anteriormente já escrevi muito sobre o tema.

 

Acho que cada um deve ir de acordo com suas pretensões e com o tamanho do 'bolso', principalmente agora onde produtos importados subiram muito devido a cotação do dólar.

 

Bom, meu Torno (Sieg C2 ou MR300) tem 35 kg por uns 70 cm de comprimento, e acho que o importante realmente é o que ele é capaz de fazer....  sei que este modelo jamais vai me deixar na mão por não ter suporte à função!

Abs!

Last edited by Marcus

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