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Tentei fazer a camuflagem que é mostrada aqui, mas o jato sai bem aberto mesmo com o aerógrafo próximo ou mesmo forma-se acumulo de tinta molhada. Uso um Gatti AG3, tinta Gunze acrílica nova diluída numa proporção aproximada de 1 para 2 de álcool isopropílico (99%) e pressão de 12 psi.

https://www.youtube.com/watch?v=Z7FqhTpHaMU

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acumulo de tinta molhada = estourou a tinta

voce esta mandando muita tinta para a distancia e velocidade de deslocamento do aerografo,  ai ela acumula e estoura, nao é pressao nem diluicao, é aprender a dosar o gatilho de tinta...

 Boa noite! meu Inglês está décadas enferrujado, então alguem poderia me explicar porque no filme do youtube o modelista pintou todo de preto e depois clareou o meio das chapas com branco. Por que ele não pintou todo de branco e fez em preto as linhas de painéis?

jean paes posted:

 Boa noite! meu Inglês está décadas enferrujado, então alguem poderia me explicar porque no filme do youtube o modelista pintou todo de preto e depois clareou o meio das chapas com branco. Por que ele não pintou todo de branco e fez em preto as linhas de painéis?

Por que é uma técnica diferente.

Essa que você mencionou é o pré-sombreamento, o que ele está fazendo é uma adaptação desse método e pelo jeito cria sombras maiores. 

anghinoni posted:

acumulo de tinta molhada = estourou a tinta

voce esta mandando muita tinta para a distancia e velocidade de deslocamento do aerografo,  ai ela acumula e estoura, nao é pressao nem diluicao, é aprender a dosar o gatilho de tinta...

Eu não quero que a camada de tinta seja rala.

Augusto posted:

Aumente a diluição da tinta. Com a tinta menos diluída e pressão baixa  é preciso abrir mais a saída do aerógrafo e dá este problema.

Queria o contrario, uma camada com cor forte e não rala.

Ai é que esta o seu erro, esta tentando cobrir tudo de uma vez, com o aerógrafo não funciona assim. Tem que ir cobrindo aos poucos, passando várias vezes sobre o mesmo lugar até atingir a cobertura necessária, principalmente quando se está fazendo este tipo de camuflagem. Mantenha o aerógrafo sempre em movimento, fazendo pequenos círculos a medida que vai aplicando a tinta, isso evita o acumulo e o escorrimento.

Last edited by Augusto
Augusto posted:

Ai é que esta o seu erro, esta tentando cobrir tudo de uma vez, com o aerógrafo não funciona assim. Tem que ir cobrindo aos poucos, passando várias vezes sobre o mesmo lugar até atingir a cobertura necessária, principalmente quando se está fazendo este tipo de camuflagem. Mantenha o aerógrafo sempre em movimento, fazendo pequenos círculos a medida que vai aplicando a tinta, isso evita o acumulo e o escorrimento.

Não, não está não. Ele faz isso no vídeo. Olha lá!

Pintura a aerógrafo é igual a pintura a pincel, não pode querer cobrir de uma só vez ou com uma demão.

Como o Augusto disse, tem que ser em várias passadas sempre movendo o aerógrafo para não causar escorrimento ou acúmulo de tinta em um só lugar.

Se você tiver a disposição de experimentar, verá que a tinta mais diluída faz com que você tenha mais controle sobre a aplicação.

Mas isso é só uma opinião, no fim cada um faz como lhe dá na telha.

Plastiabraços

Paulo

ArmouredSprue posted:

Pintura a aerógrafo é igual a pintura a pincel, não pode querer cobrir de uma só vez ou com uma demão.

Como o Augusto disse, tem que ser em várias passadas sempre movendo o aerógrafo para não causar escorrimento ou acúmulo de tinta em um só lugar.

Se você tiver a disposição de experimentar, verá que a tinta mais diluída faz com que você tenha mais controle sobre a aplicação.

Mas isso é só uma opinião, no fim cada um faz como lhe dá na telha.

Plastiabraços

Paulo

Você viu o vídeo?

Filipe2583 posted:
ArmouredSprue posted:

Pintura a aerógrafo é igual a pintura a pincel, não pode querer cobrir de uma só vez ou com uma demão.

Como o Augusto disse, tem que ser em várias passadas sempre movendo o aerógrafo para não causar escorrimento ou acúmulo de tinta em um só lugar.

Se você tiver a disposição de experimentar, verá que a tinta mais diluída faz com que você tenha mais controle sobre a aplicação.

Mas isso é só uma opinião, no fim cada um faz como lhe dá na telha.

Plastiabraços

Paulo

Você viu o vídeo?

Eu vi o video, mas parece que você viu mas não prestou atenção a alguns detalhes.

1) Aos 4:50min do video mais ou menos, quando ele fala sobre usar a XF-2 ele menciona que teve que adicionar 25% a mais de thinner além da diluícão normal que ele faz para que a tinta flua melhor.

2) Se você observer ele aplicando o branco (por volta de 5:40min no video) verá que ele faz exatamente como o Augusto falou, ou seja, movimentos circulares e não cobrindo de uma só vez.

3) Na minha opinião opinião você se enganou ao achar que ele cobre tudo de primeira porque o video está acelerado para as etapas irem mais depressa. Tenho certeza que a pintura demorou muito mais do que aparenta.

Plastiabraços

Paulo

ArmouredSprue posted:
Filipe2583 posted:
ArmouredSprue posted:

Pintura a aerógrafo é igual a pintura a pincel, não pode querer cobrir de uma só vez ou com uma demão.

Como o Augusto disse, tem que ser em várias passadas sempre movendo o aerógrafo para não causar escorrimento ou acúmulo de tinta em um só lugar.

Se você tiver a disposição de experimentar, verá que a tinta mais diluída faz com que você tenha mais controle sobre a aplicação.

Mas isso é só uma opinião, no fim cada um faz como lhe dá na telha.

Plastiabraços

Paulo

Você viu o vídeo?

Eu vi o video, mas parece que você viu mas não prestou atenção a alguns detalhes.

1) Aos 4:50min do video mais ou menos, quando ele fala sobre usar a XF-2 ele menciona que teve que adicionar 25% a mais de thinner além da diluícão normal que ele faz para que a tinta flua melhor.

2) Se você observer ele aplicando o branco (por volta de 5:40min no video) verá que ele faz exatamente como o Augusto falou, ou seja, movimentos circulares e não cobrindo de uma só vez.

3) Na minha opinião opinião você se enganou ao achar que ele cobre tudo de primeira porque o video está acelerado para as etapas irem mais depressa. Tenho certeza que a pintura demorou muito mais do que aparenta.

Plastiabraços

Paulo

Seguinte, eu não domino inglês. Não sei o que ele falou. É que as minhas diluições de 1 para 2 de diluente (aproximadamente) ficam mais claras.

Você sabe de alguma coisa que eu possa comprar para medir com mais precisão as porções de tinta e diluente?

Hudy Jatai posted:

Vi o vídeo e te digo que o resultado da camuflagem não ficou tão bom assim não... Se você se dispor a seguir as dicas que já te deram, verá que o teu resultado ficará até melhor.

É que a primeira camada que eu estava aplicando estava virando quase uma sombra.

 

Seguinte, eu não domino inglês. Não sei o que ele falou. É que as minhas diluições de 1 para 2 de diluente (aproximadamente) ficam mais claras.

Você sabe de alguma coisa que eu possa comprar para medir com mais precisão as porções de tinta e diluente?

 

Ok!

Primeiramente o fato de estar ficando transparente (claro) é por que você tem que aplicar mais camadas. Só isso! Se você aplicou a tinta e ficou claro, aplique novamente até ficar do seu gosto. Repito, várias camadas bem finas é melhor do que uma unica camada grossa, ok? A vantagem de se usar tintas acrílicas (Tamiya, Gunze, etc) é que elas secam muito rapidamente. assim se você começar a pintar um blindado (usando o exemplo do video)  pelo casco, aplica-se uma primeira camada e em seguida partir para pintar a torre por exemplo, ao se aplicar a primeira camada na torre, volta a aplicar no casco e assim sucessivamente até estar do seu gosto. Simples mas um pouco mais demorado (lembre-se: plastimodelismo é paciência).

Quanto a diluição. Eu uso exclusivamente tintas acrílicas (Tamiya ou Gunze), e faço a diluição na seguinte proporção: Tamiya 1 tinta : 3 solvente da marca, Gunze: 1 tinta : 2 solvente da marca. Com a essa diluição a pressão de ar tem que ser bem mais baixa tipo 1bar (acho). Então pelo que você disse sua diluição está mais ou menos certa pois você está usando 2 de solvente.

Para medir, pode-se usar um conta gotas, pipeta de plástico ou seringa de injeção. Eu uso o seguinte método: Eu nunca agito o frasco de tinta (acumula muita tinta nas bordas e tampas que ficam ressecadas e acabam caindo dentro do frasco) eu abro o frasco e mexo a tinta com um pedaço de ferro fino mas resistente (não entorta) que só uso para essa função. após mexer bem para misturar a tinta no frasco, eu transfiro a tinta para uma forminha de empadinha e vou contando as gotas de tinta que caem desse ferrinho. depois eu uso uma pipeta plástica (a Testors tem um set com 6 e é baratinho) e conto as gotas de solvente.l Não uso a pipeta para pegar a tinta pois acho muito difícil limpar depois. pode ser usado um conta gotas normal. O importante é você achar um ponto de diluição que te agrade e fixe-se a ele como uma regra, assim você vai eliminando o que pode dar errado na sua pintura. Logicamente o tamanho da gota vai variar de acordo com o conta-gotas ou pipeta ou arame que você usar, por isso é importante usar sempre o mesmo material ao fazer a mistura para repetir o processo sempre da mesma maneira.

Não sei se ficou claro, deu para entender? se tiver mais alguma dúvida é só perguntar.

Plastiabraços

Paulo

Da uma olhada neste vídeo, veja como ele mantém os movimentos circulares e volta varias vezes ao mesmo lugar para garantir uma cobertura sólida. Depois ele mostra a diferença no acabamento quando se faz em camadas bem finas e quando se tenta cobrir tudo de uma só vez.

 

 

Last edited by Augusto
Filipe2583 posted:
anghinoni posted:

acumulo de tinta molhada = estourou a tinta

voce esta mandando muita tinta para a distancia e velocidade de deslocamento do aerografo,  ai ela acumula e estoura, nao é pressao nem diluicao, é aprender a dosar o gatilho de tinta...

Eu não quero que a camada de tinta seja rala.

ai que esta, vc esta tentando cobrir de primeira por isso estoura a tinta...

dosar a tinta é aplicar ela passando demaos finas de modo que nao escorra, se nao cobriu de primeira tem que esperar secar a demao e passar tantas demaos quanto necessario ate cobrir da maneira desejada. nem tintas automotivas cobrem de uma vez só.

quanto mais proximo ou mais devagar voce move o aerografo, menos tinta vc deve mandar (puxar menos o gatilho para tras), mais longe e/ou mais rapido vocre pode mandar mais tinta (puxar mais o gatilho para tras) sem estourar

em curso de aerografia logo no comeco voce aprende isso...

Augusto posted:

Da uma olhada neste vídeo, veja como ele mantém os movimentos circulares e volta varias vezes ao mesmo lugar para garantir uma cobertura sólida. Depois ele mostra a diferença no acabamento quando se faz em camadas bem finas e quando se tenta cobrir tudo de uma só vez.

 

 

O video esta certo, mas ensina a cobertura com acrilicas puras a base de agua, serve de base para entender a fazer cobertura uniforme sem escorrer, formar crateras, o filipe esta tentando fazer camuflagem e esta usando laca diluida em alcool, que nao estoura facil e nao precisa fazer como no video, no caso dele é unicamente que ele esta acionando muita tinta er ela esta estourando antes de secar, ate da para cobrir rapido mas tem que dosar a tinta, com pouca tinta e muito ar, ela vai secar com o proprio ar do aerografo, nao vai escorrer e vai cobrir.

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