Bom dia colegas,

Achei bastante interessante essa técnica para recriar o Zimmerit descrita no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=LsT2U7cF20I

 

Eu tinha problemas para colocar uma camada fina de putty no modelo. Fiz um teste desse técnica usando palitos de dente e de churrasco e achei os resultados muito bons.

Eu lixei os palitos de dente e churrasco para deixar uma superfície lisa. O legal de usar ferramentas de madeira para espalhar a Tamiya Epoxy Putty é que a madeira mantem a água dificultando a putty de colar nos palitos. 

Vou fazer mais uns testes numa sucata e posto fotos dos resultados depois.

 

Abraços.

 

 

Original Post
fernando frota melzi posted:

Ainda prefiro usar os sets da Cavalier. 

Nunca vi de perto, mas pelas fotos parecem ser bons.

Eu acho que reproduzir a espessura do zimmerit na escala 1/35 um dos maiores desafios. 

realmente  e  um desafio  fazer  zimmerit .na  unha....

..habilidades  modelisticas  a parte.....

  se  observarmos bem  também  e  muito  variavel  não somente  os  padroes de  zimmerit....  ..ja  que  não  haviam  formas especificas... mesmo saindo de  fábrica,   eram  aplicados  a  mão  com  no maximo  espatulas  parecidas  ou de  pedreiro  mesmo  e   com  variações  de  uso e  forma  ja  bem  diferentes  entre elas ....não havia  necessariamente  um  maquinario especifico...mas  orientações......

  e  outro  problema  e   a  propria  espessura  do zimmerit  em  escala  real...  alguns  tao  finos   quanto as  placas  de  zimmerit  em cobre ou de  resina (cavalier  e  outros )  e  outros  tão  grossos  como panquecas (como por  exemplo no set  de  plastico da  italeri ).......

as  vezes  por  exemplo  varia de fabricantes - o zimmerit  do set avulso da  italeri é  bem  espesso..já  os  set   para  aplicar na  torre ou mesmo os  já  presentes no  cascos  de  tigres  late da  italeri  são um pouco, bem pouco , mais  finos....

sem  contar  que  os  materiais  nossos  variam....  desde  putty  oficial..massa  de  durepoxi a - b  de  construção civil...ja  vi  de  usando  solda  eletricas  com  pontas ou mesmo  aquecendo  em  bico de  chama/bicos de  velas  e usando pontas  de  chaves de  parafuso.....com  rolos  de  impressão ou placas  de  impressão...ja vi  com massa de reparos de  azulejos  ou massa  de reparo de  madeira...... ja  vi  de  papel  toalha  ou de  guardanapo d e papel (escalas  tipo 1 72 ou 1 76  dá  o padrao  reticulado ou waffle  mais  comuns  nos panthers) ...JA  VI  ATÉ  MESMO  DE  CHICLETE....

sempre  e  bom  novas  maneiras  de  aprendizado... ma s que  é  trabalhoso  na  unha  isso  é  mesmo...

plastiresiabçso paulo r  morgado  sp - sp 

Salve.

Ainda sou mais a técnica  do chiclete.

Fica perfeito e se você não gostar de como ficou é só arrancar sem dano nenhum para o plastico do kit.

Para o  rolo, que marca o "chiclemerit"  você utiliza as peças (as partes dentadas que você passa o dedo para acender o isqueiro)  de alguns isqueiros descartáveis.

Como não estraga o kit é só fazer até ficar perfeito!

[]s

JEP

é  heitor,   chiclete  e  um  truque beeemmmm  anntttiiiggooo,

coisa de  modelista velho ...ou  pobre .... sem recursos de  meios (lojas  fechadas  internet  ou  correios  não  operantes  .. ou  sem meios de comprar o  que  precisa ou que e  melhor ...  ..ou  tipo  de  raiz....

Para  aplicador,   teve  um colega  que usava a  tampa  antiga  da  tamiya  ou tinta  guze ......cortava-a com  largura de uns  4 cm  de largura  e passava  o rolinho  sobre  o material ...  para partes  angulosas ou  arrendondadas   retiraria  um  fragmento ,  semi circular  e ia  aplicando devagarinho   tentando fazer  a  curva - -....

ou  como  colega falou  retira  parte  cilindrica  de um  isqueiro velho  e fazia a rmação  comfio  grosso,  usando-o como  rolete...

em  geral  não esquecer  de  ou  molhar  o putty  ou limpar frequantemente o rolinho  para não   obliterar  os  espaços  do  rolinho 

plastiresiabços -  paulo r  morgado  sp - sp 

Eu particularmente testei uma infinidade de técnicas que nunca ficaram boas e também não acreditava muito no chiclete...

Até que um dia experimentei fazer aquele padrão waffle, num antigo Stug III Tamiya que tinha perdido por aqui:

z0

 

 

Considerando que foi um teste, achei muito bom, numa segunda tentativa provavelmente conseguirei resultados muito melhores  

Por incrível que pareça, nunca mais precisei Zimmeritar nada... E sem dúvida sets de resina ou modelos já com Zimmerit são mais simples, mas na falta deles ou equivalentes, certamente apelarei para o chiclete novamente 

PlastiAbraços

Attachments

Images (1)

Pessoal realmente é uma técnica da velha guarda.

A primeira vez que eu utilizei foi a mais de 20 aninhos no passado.

Mas, como foi dito se não tiver um kit de zimmerit a mão ou o kit não for já zimmeritado, não tem técnica melhor.

Principalmente porque nenhum kit nunca fica igual ao outro. As imperfeições ficam mito realísticas.

[]s

JEP

Vivendo e aprendendo, nunca pensei no chiclete como uma opção. Mas se for analisar as propriedades é uma boa alternativa.

Eu tentei fazer com Durepoxi, mas não conseguia deixar o zimmerit na espessura desejada. Eu tentava abrir a massa antes de colocar no modelo. Acho que o que foi interessante para mim nessa técnica foi a forma de aplicação da massa no modelo.

Ficou legal o modelo Rubens 

 

Abraços.

 

a antiga técnica do chiclete me deu asco na primeira vez que a vi, pensei que poderia embolorar, afetar no kit ou algo parecido! desisti na hora!  HAHAHAHAHA... 

eu uso o bom e velho Durepoxi ó, segue umas imagens de como faço o meu! 

misture as duas partes iguais de massa epóxi e jogue muito talco na mesa! (Fiz uma prancha curta com gabaritos de 0,20 mm de altura, isso me mata muito tempo para abrir a massa)

misture as duas partes iguais de massa epóxi e jogue muito talco na mesa! [Fiz uma prancha curta com gabaritos de 0,20 mm de altura, isso me mata muito tempo para abrir a massa)

coloque a massa sobre o talco e abra-a lentamente com a ponta do dedo

vá abrindo a massa lentamente e sem forçar muito, vire e pulverize-a constantemente para não grudar no rolo ou na mesa!

quando a massa ficar no tamanho da peça que você deseja cobrir, você molhará o dedo e o local que receberá a massa e um pouco (MAS BEM POUCO, só pra reativar a cola!) do lado de contato da massa! caso contrário, não grudará, dará errado e você me amaldiçoará! : D

no meu caso como abro com as guias a massa fica MUITO fina! (então quanto mais fino você abrir a massa, melhor o Zimmerit é !!! Então jogue mais talco e abra mais!) 

vc nao precisa do guia, basta ter noção e ir abrindo aos poucos na mesa bem lisa! (lembre-se, o durepoxi vai pegar qualquer marca que vc usar na superfície! )

depois que molho levemente o lado do durepoxi e a peça, é só colocar no lugar assim ó! reparem que ela pegou todas as ranhuras que fiz no plástico pro durepoxi aderir mais (depois reparei que nem era necessário isso!)

nesse Tiger I Late eu tô usando as ferramentas de Zimmerit da Trumpeter! então taaaaaaaaaaaaaca talco nessa ferramenta mais um pouco pra não grudar massa nos dentes! vai por mim! gruda pra caralha!

À medida que você passa a ferramenta, o epóxi vai ficando cada vez mais fino e se espalha pela peça! (foi por isso que usei a fita para delimitar a área que eu queria deixar sem zimmerit e também para ajudar a remover o excesso dando um degrau e marcando o durepoxi!!

e aqui o resultado depois de limpar o excesso direitinho com a lamina de estilete mesmo! 

e eu vou fazendo os painéis aos poucos! um de cada lado por dia, na manha, sem pressa! primeiro fiz as laterais, depois fiz o painel traseiro e a frente, depois fui pra torre depois o mantlet e escotilha! ter pressa não é uma coisa legal no zimmerit! fica feio e mal feito! então vai com calma e paciência! prepara as peças direitinho! faz as correções necessárias antes, etc...

aqui algumas fotos que fiz durante a produção do Zimmerit! reparem bem na escotilha da torre o como fica fino, mesma espessura ou menos que o Zimmerit da Atak! 

depois eu dei uma mudada nesse painel traseiro! nao tava gostando dos cantinhos que a ferramenta nao entrou e dei uma quebrada neles! heheheh

Ai então você compra MUITAS ferramentas para fazer zimmerit e elas não vão para os cantos onde devem fazer seu trabalho e você precisa apelar para as placas PS e fazer uma ferramenta as pressas! hahahahaha 

e aqui a frente secando pra poder fazer o Painel frontal sem estragar todo o serviço já feito nos outros painéis da frente!

 

se quiserem acompanhar a montagem tô postando lá no Scalemates, segue o link! 

https://www.scalemates.com/pro...ts&project=76347

Ótimo tutorial Rafael 

Eu tentava fazer dessa forma, mas pra reduzir a espessura do durepoxi eu usava muito talco e acabava não grudando no kit. Quando passava um pouco de água acabava esfarelando... depois de inúmeras tentativas eu desisti eu deixei o Tiger I de lado.

Ficou muito bom o seu modelo, bem realista o zimmerit 

 

Abraços

 

Heitor,

Se for usar num Tiger I, a Tamiya  tem uma "folha adesiva" com preço bastante razoável, comparado aos sets de Resina ou PE da concorrência:

https://www.tamiyausa.com/shop...rit-coating-sheet-2/

Como a folha contém partes adicionais, provavelmente serve para qualquer marca de kit.

Embora eu nunca tenha usado este tipo de Zimmerit, tenho uma folha destas que pretendo usar num Academy e me pareceu bem compatível. 

Não sei o quanto é fácil de aplicar, mas deve ser mais simples que fazer na unha...

Tem também para Panzer IV, Elephant, King Tiger, Panther e Brummbar late.

A Meng tem alguma coisa em forma de decais, vi uma folha para King Tiger e além de cara, não me pareceu tão fina quanto a da Tamiya, mas dependendo do caso, não deixa de ser também uma opção interessante.

PlastiAbraços

 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×