Skip to main content

 

Joichi Tomonaga nasceu no dia 9 de janeiro de 1911, na cidade de Beppu, prefeitura de Oita, Japão.  Estudou e se formou na escola de ensino mÉdio de Oita. Entrou na Academia Naval em 1928, e concluiu seu curso em novembro de 1931, graduando-se em 59º lugar.  Em abril de 1933 era membro da tripulaÇão do cruzador pesado IJN Atago e foi promovido a guarda-marinha.

Em julho de 1934 se formou no curso de voo e serviu no Grupo AÉreo Omura, prÓximo de Nagasaki.  No mÊs de novembro foi promovido a tenente júnior e fez parte da tripulaÇão do porta-aviÕes IJN Akagi. Em outubro de 1935 serviu no Grupo AÉreo Kasumigaura. Em dezembro de 1937 serviu a bordo do porta-aviÕes IJN Kaga e participou da guerra com a China. Em junho de 1938 serviu no Grupo AÉreo Tateyama. Em 1939 serviu no Grupo AÉreo Usa e depois retornou ao Grupo AÉreo Kasumigaura.

 

Em abril de 1942 foi designado comandante da unidade aÉrea do IJN Hiryu.

 

Abaixo de Fuchida, Tomonaga era o oficial aviador mais capaz da frota. Quando Fuchida adoeceu com uma crise de apendicite, ele não vacilou em escolher Tomonaga como seu sucessor. Joichi Tomonaga possuÍa uma bela feiÇão, bem jovial, mas era extremamente sÉrio. Apesar de ter uma grande testa e duas “maÇas” do rosto bem destacadas, seus olhos negros eram penetrantes. Considerado um pouco retraÍdo tinha a fama de beberrão. Era um veterano da guerra aÉrea contra a China, mas esta seria sua primeira missão na guerra do PacÍfico.

Ao assumir seu posto no porta-aviÕes IJN Hiryu, escolheu o B5N2 cÓdigo de cauda B11-310 como seu avião pessoal e as marcaÇÕes de um hikotaicho foram acrescentadas no estabilizador vertical e no leme. Ele decidiu que todos os aviÕes de lÍderes teriam faixas horizontais na cor amarela. Outras modificaÇÕes foram acrescentadas a vÉspera da batalha de Midway,  quando o cÓdigo B11- do porta-aviÕes IJN Hiryu foi mudado para B1-.  

Liderou a primeira missão de ataque ao atol Midway na madrugada, e sua tripulaÇão foi formada por ele que pilotava o B5N2, o tenente Toshio Hashimoto (observador) e o  suboficial de primeira classe (PO1c) Sadamu Murai (artilheiro/operador de rÁdio).

Seu avião foi atingido pelos caÇas americanos, mas ele conseguiu retornar ao seu porta-aviÕes. O “Kate” cÓdigo de cauda B1-310 foi considerado como irreparÁvel, por causa de uma perfuraÇão no tanque de combustÍvel da asa esquerda. Dos 18 B5N2 do grupo aÉreo do IJN Hiryu que participaram do ataque contra a ilha Midway, 2 foram abatidos por caÇas, 1 abatido pela AA, 1 amerissou prÓximo da frota japonesa, 1 amerissou prÓximo da ilha Kure ao tentar retornar, 1 abortou a missão e retornou com problemas mecânicos, 5 ficaram bastante danificados, e apenas 7 estavam em condiÇÕes de combate. ApÓs dar seus relatos sobre a missão, o tenente Tomonaga e o tenente Hashimoto estavam relaxando na sala de prontidão enquanto aguardavam os preparativos para um novo ataque contra Midway. De repente,  o tenente Yasuhiro Shigematsu entrou e gritou “Ei... AKagi danificado, Kaga e Soryu queimando... nÓs somos o único porta-aviÕes que não foi atingido!”. Todos correram para o convoo onde ficaram contemplando em silÊncio a terrÍvel cena. Em resposta ao ataque americano, uma formaÇão de 18 bombardeiros de mergulho D3A1 e 6 caÇas A6M2 decolaram às 10h57. O grupo de Tomonaga não pode acompanhÁ-los por ainda não estarem armados com torpedos. O termino da operaÇão de armamento permitiria a decolagem somente por volta das 13h30. 

 

 

Perfil colorido do B5N2 cÓdigo de cauda B1-310. No ataque ao USS Yorktown foi tripulado pelo tenente (Lt.) Joichi Tomonaga (piloto), guarda-marinha (Ens.) Saku Akamatsu (observador) e suboficial de primeira classe (PO1c) Sadamu Murai (artilheiro/operador de rÁdio).

 

às 13h00 os preparativos para o lanÇamento dos torpedeiros estavam finalmente concluÍdos, com os kanko posicionados no convoo e com seus motores sendo aquecidos. Junto com este grupo seriam enviados 6 caÇas A6M2 como proteÇão liderados pelo tenente Shigeru Mori. Esta formaÇão seria dividida em trÊs shotais de dois aviÕes cada, sendo duas com caÇas do IJN Hiryu e uma com 2 caÇas sobreviventes do IJN Kaga. O tenente Tomonaga lideraria os B5N2 divididos em duas chutais de 5 aviÕes cada. Deste grupo, 9 aviÕes pertenciam ao IJN Hiryu e 1 ao porta-aviÕes IJN Akagi.  O lÍder da segunda chutai era o tenente Toshio Hashimoto, designado pelo prÓprio Tomonaga. Nestes momentos finais jÁ se sabia que o avião de Tomonaga estaria em dificuldades, pois os reparos feitos não conseguiram resolver o problema de vazamento do tanque perfurado. Tomonaga poderia não conseguir retornar ao seu navio por causa disso. VÁrios dos pilotos a sua volta se ofereceram para pilotar este avião danificado. Tomonaga alegremente declinou da oferta e brincou com o informe de que os inimigos estavam a apenas 150 quilÔmetros distantes e que ele poderia chegar lÁ e retornar com apenas um tanque de combustÍvel.

O plano de voo foi entregue e explicado pessoalmente pelo almirante Yamaguchi. Ele encorajou seus aviadores a fazerem o mÁximo – eles eram a última esperanÇa de toda a forÇa japonesa. Eles jÁ sabiam que os americanos possuÍam 3 porta-aviÕes na Área de combate, e que dois precisavam ser destruÍdos. Os tripulantes correram para seus aviÕes. Quando Tomonaga se virou para subir em seu avião, Yamaguchi se aproximou e apertou sua mão. De maneira solene ele disse: “Eu desejo ardentemente ir junto com vocÊ”. Os outros oficiais prÓximos entenderam que o almirante queria dizer com estas palavras que tinha a intenÇão de não sobreviver a batalha e que como os homens de Tomonaga, tambÉm estava disposto a dar sua prÓpria vida pelo imperador e pela pÁtria.

Antes que os B5N2 decolassem, parte da formaÇão de D3A1 que sobreviveu ao ataque ao USS Yorktown se aproximou para o pouso. Impossibilitados de pousar, um dos D3A1 lanÇou no convoo uma mensagem com detalhes da localizaÇão dos americanos. A mensagem foi entregue para Hashimoto porque pensaram que ele estaria com Tomonaga no mesmo avião.

às 13h30, em ponto, comeÇaram as decolagens dos torpedeiros. A missão corria bem, e os aviÕes voavam a baixa altitude por causa da boa visibilidade, com a expectativa de aumentar esta altitude quando se aproximassem do alvo.

às 13h32 uma mensagem foi captada pelo grupo atacante com as coordenadas exatas da localizaÇão dos americanos.

às 14h26 Tomonaga enviou mensagem com a ordem para seus aviÕes entrarem em formaÇão de ataque. A formaÇão japonesa subiu para 4.000 metros e se dirigiu para leste. O tenente Hashimoto, lÍder da segunda chutai estava observando o horizonte com seu binÓculo.

às 14h30 ele foi capaz de discernir as esteiras brancas oriundas dos navios americanos cerca de 55 quilÔmetros mais a frente. Seu avião se aproximou do avião de Tomonaga e por meios de sinais manuais realizaram uma pequena conferÊncia.

Os americanos tinham sido encontrados com certa facilidade. Quanto mais se aproximavam, as distantes esteiras brancas revelaram uma formaÇão inimiga contendo um porta-aviÕes no centro. Pelo que Tomonaga e Hashimoto podiam observar este porta-aviÕes estava ileso. Eles concluÍram que seria um novo alvo a ser atacado. Não imaginavam que este era o USS Yorktown, cujas equipes de reparo tinham feito um excelente trabalho recuperando-o dos danos sofridos anteriormente. Navegando a apenas 19 nÓs, foi possÍvel lanÇar novos caÇas F4F para reforÇar a CAP uma vez que a formaÇão japonesa tinha sido detectada pelo radar.

Poucos minutos depois outra ordem de Tomonaga foi captada: “Zengun totsugeki!” - “Todas as forÇas ataquem". De uma altitude de 4.000 metros Tomonaga comeÇou a descida final para o ataque com um mergulho suave para aumentar a velocidade. Ele dividiu sua formaÇão em duas, ordenando a Hashimoto que o ataque seria realizado da direÇão norte. A formaÇão de caÇas tambÉm se dividiu. A shotai do tenente Mori acompanhava a formaÇão de Hashimoto. A shotai do WO Minegishi acompanhava a de Tomonaga, e a terceira shotai liderada por Akira Yamamoto ficou entre os dois grupos.

às 14h34 a ordem final para o ataque foi dada.

às 14h38 os primeiros caÇas americanos atacaram. A chutai de Tomonaga foi alvo do ataque de dois F4F que atingiram um único B5N2 que mergulhou para o mar. Felizmente o par de caÇas A6M2 de Minegishi interceptaram os dois caÇas americanos antes que pudessem provocar maiores danos na formaÇão japonesa. Os dois caÇas americanos foram derrubados, mas seus pilotos sobreviveram.

 

 

ApÓs a formaÇão japonesa sair de uma cobertura de nuvens, Tomonaga e seus homens podiam ver nitidamente o porta-aviÕes americano bem a sua frente, cerca de 16 quilÔmetros apenas. O navio tentava se afastar destes atacantes navegando na direÇão sudeste, não apenas para evitar o ataque que se aproximava, mas para lanÇar novos caÇas que podiam ser vistos em seu convoo. A volta do USS Yorktown, uma formaÇão de composta de 4 cruzadores e 7 destrÓieres estavam posicionados para sua defesa. Toshio Hashimoto atacaria pela esquerda e Tomonaga pela direita.

A chutai de Tomonaga se aproximou mais rÁpido do alvo, voando a baixa altitude, cerca de 60 metros, com a velocidade de 370 km/h. Todavia, ao se aproximarem da distância de 10 quilÔmetros sua firme intenÇão de ataque comeÇou a ser questionada pelas baterias antiaÉreas e pelos caÇas F4F. A sua volta as explosÕes das granadas antiaÉreas comeÇaram a escurecer o caminho deles. Tomonaga de maneira resoluta dirigiu seus companheiros por uma abertura entre o cruzador pesado USS Pensacola e o destrÓier USS Russell. ApÓs conseguir invadir o cÍrculo defensivo americano descobriu que o USS Yorktown tinha manobrado e deixara a popa como alvo para os japoneses. Quando Tomonaga percebeu que esta manobra dificultava o ângulo de ataque, ele dividiu sua chutai em duas forÇas. Ele orientou que uma shotai de dois aviÕes atacasse pela esquerda, enquanto ele e seu ala dariam a volta pelo outro flanco. Se esta manobra desse certo, eles pegariam o USS Yorktown em um movimento de pinÇa. Nesta conjuntura as coisas comeÇaram a dar errado para o hikotaicho Tomonaga. Os caÇas F4F lanÇados recentemente fizeram sua presenÇa ser notada. Tomonaga foi o primeiro a ser atacado, e se tornou vÍtima do famoso Jimmy Tach. Atacando pelo lado direito, suas balas perfuraram completamente o avião de Tomonaga que acabou incendiando.

Tomonaga foi capaz de manter seu kanko voando apesar das chamas intensas. Conseguiu ainda manter o equilÍbrio e a altitude e lanÇar seu torpedo a estibordo do USS Yorktown. Logo apÓs, a asa esquerda do seu B5N2 deformou fazendo com que o lÍder Tomonaga encontrasse a morte ao se espatifar no mar prÓximo do seu alvo. Seu torpedo errou.

Enquanto isso, o ala de Tomonaga tentava escapar do mesmo destino de seu lÍder. LanÇou seu torpedo que tambÉm errou o alvo. Ao tentar se afastar da Área de combate conseguiu ultrapassar o cÍrculo defensivo e se dirigiu para o sul. Infelizmente logo depois se encontrou com trÊs caÇas F4F que rapidamente atacaram e abateram este kanko.

 

 

Os outros dois B5N2 desta chutai tambÉm enfrentaram problemas. Um dos B5N2 adentrou o cÍrculo defensivo e fez uma manobra perigosa ao passar ao lado das escoltas americanas. Ao manobrar mais uma vez para se posicionar para o lanÇamento final, um F4F fez uma passagem frontal contra o kanko que ficou bastante danificado. Apesar disso conseguiu lanÇar seu torpedo e iniciou  uma corrida suicida para tentar atingir o porta-aviÕes americano. O caÇa americano que o danificara continuou a atacÁ-lo. O B5N2 incendiou e caiu em chamas no mar.

Seu companheiro tambÉm encontrou o mesmo fim. Atacado por outro caÇa F4F e uma tempestade de fogo antiaÉreo lanÇou seu torpedo que tambÉm errou o alvo. Passou tão prÓximo das baterias antiaÉreas do porta-aviÕes americano que os marinheiros puderam ver o artilheiro/operador de rÁdio japonÊs se levantar de seu assento e ameaÇar com seu punho fechado seus inimigos. Este foi seu último gesto de desafio, pois o kanko explodiu por causa das balas do F4F e das granadas das baterias AA. A chutai de Tomonaga foi dizimada sem ter conseguido nenhum acerto.   

 

 

Perfil colorido do B5N2 cÓdigo de cauda BI-330. No ataque ao USS Yorktown foi tripulado pelo suboficial de primeira classe (PO1c) Toshio Takahashi (piloto), tenente (Lt.) Toshio Hashimoto (observador) e pelo suboficial de terceira classe (PO3c) Tomio Koyama (artilheiro/rÁdio operador).

 

Agora era a vez da segunda chutai comandada por Hashimoto. Aproveitando uma abertura entre o cruzador pesado USS Portland e o destrÓier USS Balch eles adentraram o cÍrculo defensivo. Hashimoto conduziu sua formaÇão a baixa altitude enfrentado uma considerÁvel reaÇão da AA. AlÉm do barulho das explosÕes prÓximas havia o som dos estilhaÇos atingindo as asas e a fuselagem do seu kanko. Isto fazia Hashimoto se lembrar do barulho da chuva no telhado de zinco de sua casa lÁ no Japão. Era algo terrÍvel, mas nada o deteria.

 

 

A maioria dos caÇas F4F concentrou seus ataques contra a chutai de Tomonaga, mas nem todos. Para sua sorte, ele ainda tinha os 4 caÇas A6M2 das formaÇÕes do tenente Mori e de Yamamoto. Quando os primeiros F4F tentaram atacar foram rechaÇados pelos “Zero”. Mais F4F apareceram e abateram dois caÇas A6M2 do porta-aviÕes IJN Hiryu rapidamente, matando Mori e seu ala.

Hashimoto que continuava em direÇão de seu alvo observou estes combate, e estava certo de que seria o prÓximo a ser abatido. Manobrou para a esquerda buscando a proteÇão de uma nuvem e assim tentando desviar a atenÇão dos caÇas americanos. Neste momento decisivo dois caÇas A6M2 apareceram e conseguiram impedir o ataque americano contra a formaÇão japonesa. Ao sair da cobertura de nuvens, Hashimoto viu que sua formaÇão tinha se desfeito. Seu avião estava do lado esquerdo do grupo e não mais liderando a formaÇão. Ele tinha pouco tempo para corrigir este problema, alÉm do mais os americanos estavam atirando tudo que possuÍam contra eles. Como a formaÇão japonesa estava bem prÓxima do alvo, os caÇas americanos não poderiam mais intervir. O piloto do avião de Hashimoto, Takahashi nivelou a 30 metros de altitude, com as explosÕes da AA a sua volta. Os japoneses tinham uma frase que resumia sua filosofia de ataque com torpedos – Nikuhaku-hitchu – pressione ao mÁximo e atinja seu alvo! Hashimoto faria exatamente isto. Ele sabia que seus torpedos eram rÁpidos, precisos e fatais. Ele precisava apenas fazer um bom lanÇamento para eliminar este porta-aviÕes da batalha. Cerca de 600 metros do alvo, o tenente Hashimoto lanÇou seu torpedo. TrÊs outros kanko fizeram a mesma coisa. Todavia, um dos B5N2, o solitÁrio avião do IJN Akagi, sofreu uma falha e não conseguiu lanÇar seu torpedo que continuou fixado ao bojo do “Kate”.

 

 

ApÓs lanÇarem seus torpedos nada mais se podia fazer alÉm de tentar escapar daquele perigoso local. Hashimoto liderou a formaÇão e passou bem prÓximo do USS Yorktown. Eles se dirigiram para o sudeste. Ao olhar para trÁs ele esperava confirmar que acertara o alvo. De repente, uma apÓs outra, duas explosÕes formaram enormes gÊiseres que subiram acima do convoo do USS Yorktown. Hashimoto sentiu grande euforia – eles tinham atingido o alvo!

 

 

Ao chegar ao ponto de reencontro, todavia, estava claro que o preÇo pago pelo IJN Hiryu foi bastante alto. O tenente Tomonaga estava desaparecido, e o tenente Mori tambÉm. Apenas 5 kanko, todos da segunda chutai e 4 kansen sobreviveram a batalha. TrÊs dos kanko estavam tão danificados que Hashimoto achou impossÍvel que conseguissem retornar a salvo, ou serem utilizados novamente em missão de combate. O IJN Hiryu não se podia dar ao luxo de ter este tipo de vitÓria. às 14h45 Hashimoto transmitiu seu relatÓrio do resultado conseguido com o ataque. Os danos causados pelos dois torpedos foram grandes.

ApÓs retornar ao IJN Hiryu, Hashimoto deu seu relatÓrio: “dois impactos de torpedo em um porta-aviÕes da classe Enterprise”. Nagumo ordenou um terceiro ataque que seria lanÇado às 18h00 e seria realizado a noite. Antes que os preparativos para este ataque estivesse pronto, os americanos atacaram o IJN Hiryu às 17h01. A batalha entre porta-aviÕes estava terminada para os japoneses. Hashimoto conseguiu escapar e sobreviveu a guerra. Depois de alguns anos serviu na ForÇa de Auto Defesa Japonesa. Um filme lanÇado em 1960 se baseava em sua biografia e contou sua histÓria como aviador. Foi graÇas a ordem de Tomonaga, que o orientou a subir em outro avião para comandar a segunda chutai, que ele sobreviveu.

Joichi Tomonaga,  apÓs sua morte em batalha aos 31 anos, recebeu uma dupla promoÇão. Em sua cidade natal existe um marco em sua memÓria.

 

TRADUÇãO LIVRE: JaponÊs (27/12/2014)

 

BIBLIOGRAFIA:

LIVRO: Shattered Sword - The untold story of the battle off Midway - por Parshall e Tully.

Last edited by japonês
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Excelente texto!

 

Interessante coincidência... Ele optou por dar instrução em Nagasaki, próximo da casa dele. Oita fica diametralmenete oposto a Nagasaki na Ilha de Kyushu, no sul do Japão. O mais legal é que tive a sorte de conhecer bem a região. Em 2009 fui dar instrução de E170 na FujiDream Airlines e o lugar pra treinarmos era Oita.

 

Bacana a história.

 

Abcs,

 

Sydney

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×