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De uma forma bem simplista:

1- Algum tipo de massa (putty, massa acrílica, massa corrida). Já tingida ou não.
2- Pintura.
3- Veniz brilhante, aqui a aplicação vai determinar o nível de umidade.
4- Simulação de poças ou áreas de maior umidade com resina, colas em geral, bonder. Ao seu gosto, tem que ir testando e ver o que lhe agrada mais.


A receita que uso é mega simples. Terra peneirada, água e cola branca.

Até pensei em acrescentar verniz brilhante, mas fiquei com receio da água ou da cola, ou os dois, reagirem com o verniz e dar cáca.

Vou usar para sujar, mesmo, um caminhão.

[]s.

@Zé Victor posted:

Até pensei em acrescentar verniz brilhante, mas fiquei com receio da água ou da cola, ou os dois, reagirem com o verniz e dar cáca.

[]s.

Tua receita serve bem, adiciona o verniz para controlar o brilho, claro que o verniz é após estar tudo seco, ai não reage.

Bixo, quero fer fotos, preciso aprender mais.

Se quiser representar poças de água, ou até mesmo ao fazer a lama, fazer sem água, tem o vidro líquido que pode ser misturado à terra ou mesmo o Verniz Vitral da Acrilex ao invés da água.

Nunca fiz, mas seria como eu faria.

Opinião: se fizer com terra, peneire com uma meia feminina, pois evitará grãos maiores que tirariam a lama da escala.

Edu

Last edited by edufari
@edufari posted:

Se quiser representar poças de água, ou até mesmo ao fazer a lama, fazer sem água, tem o vidro líquido que pode ser misturado à terra ou mesmo o Verniz Vitral da Acrilex ao invés da água.



Sim, quando me referi a resinas pensava principalmente no vidro líquido. Dependendo da quantidade uma opção com resultado muito bom é usar cola époxi líquida transparente tipo araldite.
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@Petuco posted:

Sim, quando me referi a resinas pensava principalmente no vidro líquido. Dependendo da quantidade uma opção com resultado muito bom é usar cola époxi líquida transparente tipo araldite.
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Nunca utilizei, vou anotar para testar em uma próxima oportunidade.

Edu

Essa opção é boa para tu fazer algum tipo de água que precise conformação uma vez que assim que começa a secagem tu pode modelar ela coisa quase impossível com o vidro líquido.

@Petuco posted:

Essa opção é boa para tu fazer algum tipo de água que precise conformação uma vez que assim que começa a secagem tu pode modelar ela coisa quase impossível com o vidro líquido.

É a parte chata quando vc perde a mão e na hora que vai tentar conformar, passou, e aí fica do jeito que ficou mesmo.

Vc tem uma ideia de tempo, se é rápido ou demora para atingir o ponto?

Edu

@edufari posted:

É a parte chata quando vc perde a mão e na hora que vai tentar conformar, passou, e aí fica do jeito que ficou mesmo.

Vc tem uma ideia de tempo, se é rápido ou demora para atingir o ponto?

Edu

Cara, o vidro líquido demora horas, e mesmo quando já está quase seco você molda e 15 minutos depois ele ja alisou a superfície, é impossível de moldar, tentei duas vezes e desisti. Por isso ele é ótimo para fazer vidro e água "lisa".
As colas epóxi são rápidas, coisa de minutos, tem vários tempos de secagem de 5 à 30 minutos, mas ela já começa a curar logo em seguida da mistura das partes.

Para que a água não fique totalmente lisa, para dar aquele aspecto de água, tem um produto que é utilizado para misturar na tinta a óleo para dar mais fluidez, é transparente e pastoso, facilitando a conformação. é muito bom.

Depois posto uma foto dele

Edu

No próprio produto está escrito que é para retardar a secagem.

Esse não é transparente como eu disse, o transparente é um outro importado, que, como se imagina, é bem mais caro, mas esse faz o serviço também e depois de seco, fica completamente transparente. Não sei onde guardei o outro. A hora que achar posto foto.

Comprei os dois para um trabalho que estava fazendo e gostei de ambos. Se for para um trabalho mais sério, o importado seca mais rápido e tem um aspecto ligeiramente melhor, caso não, esse dá conta do recado.

Nos dois casos, a camada deve ser fina e pode-se aplicar mais de uma, caso queira fazer ondas um pouco mais pronunciadas.

Edu

@edufari posted:

No próprio produto está escrito que é para retardar a secagem.

Esse não é transparente como eu disse, o transparente é um outro importado, que, como se imagina, é bem mais caro, mas esse faz o serviço também e depois de seco, fica completamente transparente. Não sei onde guardei o outro. A hora que achar posto foto.

Comprei os dois para um trabalho que estava fazendo e gostei de ambos. Se for para um trabalho mais sério, o importado seca mais rápido e tem um aspecto ligeiramente melhor, caso não, esse dá conta do recado.

Nos dois casos, a camada deve ser fina e pode-se aplicar mais de uma, caso queira fazer ondas um pouco mais pronunciadas.

Edu

Muito interessante saber dessa possibilidade de uso, futuramente será testado.

Tenho um que já está indo para um ano em que usei um produto semelhante a esse que postei a foto, só que importado.

Vou acompanhar e ver quanto tempo dura. Por enquanto, pelo menos, está exatamente do mesmo jeito, vou ficar mais de olho.

Edu

O diorama tem aproximadamente 15 anos e a vinheta tem mais de 20 anos, por favor não reparem nos trabalhos porque eu estava, principalmente na figura, aprendendo a pintar (a BMW não faz parte do trabalho, só vi que estava ali em cima depois que bati as fotos).
Fiz as fotos agora a noite na correria e sem iluminação apropriada mas serve para o que se destinam, fiz questão de bater em macro para tu poder avaliar se o resultado te serve Edufari.

1. O leito do córrego foi feito com resina EPOXI, o galho que aparece fora continua dentro da água e os pontos escuros são pedras no fundo do leito,  acho a transparência bem razóável depois de 15 anos. Até gostaria que tivesse amarelado pois como coloquei pouco corante a água ficou límpida demais.

2. A água do barril foi feita com vidro líquido (logo que ele apareceu no mercado), lembrando que ele também é uma resina EPÓXI, se não me engano foi meu primeiro teste com ele. É outro que eu gostaria que tivesse perdido transparência porque no final ainda aprece o conteúdo original do barril (que originalmente é de grãos).

3. O óleo escorrido do barril foi feito com cola EPOXI dessa que citei acima (pela  época deve ter sido Araldite). Penso que depois de 20 anos nenhum material estaria melhor do que isso nas mesmas condições, está levemente gasto pois são mais de 20 anos de manuseio, e acumulo de pó que retirado de tempos em tempos.

4. E por fim o chão úmido da figura eu não lembro mas muito provavelmente é uma finalização com verniz brilhante ou cera líquida (tipo Brilho Fácil).

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Petuco, muito bom mesmo. Gostei dos detalhes.

Talvez vc não tenha interesse em tirar a originalidade do trabalho, mas ainda hoje se quiser adicionar uma textura na superfície da água, pode ser até a do barril, que tem uma área menor, vc pode testar o produto de que falei.

Existem, e sei que vc conhece, outros importados que são específicos para isso, tenho alguns deles, mas há toda a dificuldade de compra, transporte, tempo além da possibilidade de taxação ao chegar, então uma solução à venda por aqui pode ser sempre bem vinda.

Edu

@Petuco posted:

por favor não reparem nos trabalhos porque eu estava, principalmente na figura,

Para com isso! Até onde vejo está muito bom.

1. O leito do córrego foi feito com resina EPOXI, o galho que aparece fora continua dentro da água e os pontos escuros são pedras no fundo do leito,

Gostei bastante.

2. A água do barril foi feita com vidro líquido (logo que ele apareceu no mercado), lembrando que ele também é uma resina EPÓXI, se não me engano foi meu primeiro teste com ele. É outro que eu gostaria que tivesse perdido transparência porque no final ainda aprece o conteúdo original do barril (que originalmente é de grãos).

Faria igual e ficaria contente.

3. O óleo escorrido do barril foi feito com cola EPOXI

Foi o único detalhe que não gostei muito. Ficou muito grosso/alto para meu gosto... mas também não sou nenhum entendido.

4. E por fim o chão úmido da figura eu não lembro mas muito provavelmente é uma finalização com verniz brilhante ou cera líquida (tipo Brilho Fácil).

Na foto não consigo ver bem, mas fiz exatamente assim (Future) em um teste e gostei do resultado e pretendo usar no meu primeiro dio quando terminar.

Isso se ainda estiver vivo daqui uns 4 ou 5... anos.



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A madeira ficou bem legal. Principalmente a placa.

Como disse são trabalhos antigos que coloquei para que tu pudesse ver o comportamento dos materiais com o tempo.
Tenho montado bem pouco com a pandemia mas quero testar esse produto que tu citou, talvez até use para esconder uma ou outra falha daquele leito de rio.
Eu tenho desses produtos importados para fazer água, só não usei ainda porque não houve oportunidade, não sou contra o uso de nenhum produto específico ou importado, só acho que eles necessariamente não impedem o uso de produtos alternativos  que podem deixar o trabalho até mais divertido, e a diversão é o que mais me importa nesse hobby.
Com relação às tuas observações é seguinte:
1- O barril é de resina e pintado, não me lembro a origem mas é um barri muito bem feito, já a pintura eu gostei bastante do resultado.
2 - O resto eu não tenho mérito de pintura porque é madeira mesmo,  a maior parte é madeira balsa e o piso da ponte foi palito de picolé.
3 - O caminhão é de resina da Comando5 e caçamba original foi substituída por uma feita de madeira (balsa) e ferragens de latinha de refrigerante.
4 - A figura dos tóneis como falei eu não tinha muito controle de algumas técnicas (principalmente pintura) e a espessura excessiva do óleo se deve mais à falta de experiência do modelista do que ao produto, muito embora eu lembre que a ideia era ter uma poça espessa e densa de óleo.

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