Boa noite.
A pintura de um veiculo militar deve, obrigatoriamente, ser fosca para não apresentar reflexos à distância ou em posição estática.
O acetinado, por ser intermediário entre fosco e brilhante, apresenta brilho e, portanto, capaz de gerar reflexos, denunciando posição
Não devemos esquecer também que, modernamente, a observação de um veículo militar pode ser feita tanto ao nível do solo como por via aérea.
Em ambos os casos, a pintura tem grande importância no esconder um objeto militar da observação inimiga.
Por outro lado, não devemos nos esquecer que a pintura é parte de um contexto maior chamado camuflagem.
A camuflagem, primordialmente, é arte de esconder ou alterar as formas do objeto dela, seja ele tanque, caminhão, aeronave, navio, prédio, etc.. Todos precisam, basicamente, de tinta e padrões de pintura que lhes permitam ter suas formas "escondidas" da observação inimiga, permitindo a sua aproximação ou o seu desengajamento.
![ScreenShot719 ScreenShot719](https://webkits.hoop.la/fileSendAction/fcType/0/fcOid/456167666668152190/filePointer/456167666670638381/fodoid/456167666670638376/imageType/MEDIUM/inlineImage/true/ScreenShot719.jpg)
![ScreenShot722 ScreenShot722](https://webkits.hoop.la/fileSendAction/fcType/0/fcOid/456167666668152190/filePointer/456167666670638382/fodoid/456167666670638377/imageType/MEDIUM/inlineImage/true/ScreenShot722.jpg)
O exemplo acima do padrão folha de carvalho com coloração marrom outonal.. Visto à distância, o verde/marrom tendiam a se mesclar o que levou a Wehrmacht acrescentar a formas pretas fortemente contrastantes, aumentando assim o disruptive patterning ou padrão desordenado.
Em 1941, a Marinha Real inglesa passou a usar uma padrão de camuflagem, para todas as suas naves navegando no Atlântico Norte.
Mas quando esse mesmo padrão passou a ser usado no Mediterrâneo, as naves que o utilizaram passaram, na luz solar plena, a cintilarem feitos faróis, o que os impediam de dissimular-se adequadamente.
Nessa época, Lorde Mountbatten fez um experimento não-oficial, pintando suas naves com um curioso tom cor de rosa acinzentado. Esse tom foi sugerido, possivelmente, pela pintura semelhante com que os navios da Linha Union-Castle navegavam, ficando mais difíceis de serem vistos em mar aberto, principalmente ao amanhecer e anoitecer, horário predileto dos U-Boats atacar.
Mesmo com a maior visibilidade dos navios em mar aberto, eles tendiam a ficar mais "escondidos".
O que fazia a diferença não era a cor da tinta utilizada mas o seu tom e a sua opacidade.
Espero ter ajudado.
Abs.