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Hoje troquei uma ideia com um amigo que me mostrou um Dicker Max 1/35 muito bem pintado e tal.. sÓ que um detalhe me incomodou bastante... a textura da tinta! Não estava FOSCA!

Para mim tudo que É militaria É FOSCO! Claro que tudo tudo não, mas os tanques!! Dai ao passar meu olhar crÍtico (ainda estou me culpando por isso) percebi que o trabalho estava MUITO BOM, com desgastes e tudo mais, com scratch, etc... e por fim eu fui prestar mais atenÇão ao brilho da pintura!

Não sei se É certo o conceito de deixar tudo fosco, mas para mim o efeito fica melhor, dÁ mais realismo, ou então eu nunca parei para avaliar que pintura tipo acetinada cai bem na militaria. Mas em mim acabou criando um conflito..

Considerando elevar uma montagem a melhor qualidade É imprescindÍvel pintar os veÍculos com tinta fosca ???  

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Militaria é fosco.

 

Olha esse Hetzer, novo, zero quilômetro, fresquinho, sendo inspecionado pelo próprio Bigode. É fosco.

 

 

Um Tiger I também novinho, saindo da fábrica, igualmente fosco.

 

 

Panthers, até com cheiro de carro zero quilômetro. Fosco também.

 

 

Um panzer III

 

 

Sherman, lá na Chrysler, fosco também.

 

 

Linha de produção da Chrysler. Tudo fosco. A foto está em tamanho bem maior no link.

 

http://www.grayflannelsuit.net...6_chrysler-tanks.jpg

 

 

 

 

 

Fosco...acetinado, só chovendo, nevando ou saindo da água, como os Jeep GP, DUKW, Schimminwagen e Shermans DD...

Alguns staff car de paradas eram acetinados, mas os de linha de frente eram foscos..

Originally Posted by Assef:
No curso que o Mig deu, mandou deixar fosco! Inclusive no concurso, os que estavam acetinados foram eliminados!

Assef,

 

tenho uns 2 vídeos de workshop do MIG em que claramente ele fala que dependendo do desgaste não é fosco não....creio que se ele falou em SM que é tudo fosco então esta mais que certo mas garanto que tenho os vídeos.

 

Abraço

Penso eu q tem fosco e "fosco", aquele visual que os gringos chamam de "dead flat" não me agrada por das a impressão de poeira no kit.

Mas é uma opinião pessoal minha.

Dependendo do veículo, deixo mais, ou menos fosco.

Este meu M47(montagem recente), deixei áreas mais expostas ao sol/luz foscas.As outras (parte inferior do tubo do canhão, por exemplo)está puxando mais para o acetinado

Já esse Crusader MkI fiz bem fosco, pois além da pintura "queimada", tem o empoeiramento também...

Mas como mencionei antes, é meu gosto pessoal...

Então, documentos históricos mostram os veículos foscos ou podemos até considerar "acetinados" tipo a linha naval, mas creio que apenas pela característica do material (tinta) no momento 'novo'... não imagino que em um cenário onde predominantemente não reflete bem a luz os tanquistas desejassem servir de espelho.

Mas o que sempre levei em consideração foi a impressão de realismo da montagem, e imaginando que ao ser observado o veículo (kit) estaria longe do observador, devido ao seu tamanho real (escala), não seria viável o kit refletir a luz. Acredito que este efeito é que nos remete aquela velha sensação de esta olhando para um brinquedo e não para um modelo.

Sei não, mas permaneço no fosco... "soca" ao menos um verniz fosco! rsrs... se bem que até o verniz fosco brilha...  :/ 

Fui o representante do GPPSM,no  julgamento de militaria junto com o MIG e o Richard K4 ,no Mercoplasti,foi uma aula,e os dois foram muito arredios com kits que apresentavam qualquer acetinado,acho que principalmente por se tratarem de modelos referentes a WW2,mas na minha módica opinião,de conviver em meio a blindados,fosco + ferrugem +poeira é o ideal.

Bom, para mim, acredito que os veículos não sejam  totalmente fosco e sim uma pintura mais para o acetinado, mas devido a exposição das intempéries do tempo e ao acumulo de sujeira acaba ficando com a pintura manchada e dá a impressão de ser fosca, acredito que o modelista tenha que tentar dar um equilibrio na pintura. 

Os carros de combate do EB e dos FN tem uma pintura impecável nas exposições, mas quando vão para manobra, ficam com a pintura toda detonada, mas é só dar um banho no bichinho que fica novinho. 

 

 

 

 

Meus dois centavos.

 

Não sou especialista em tintas mas não acredito que as fábricas de tintas automotivas façam "tinta fosca" para blindados e outro tipo para as demais.

O que deve acontecer, diferentemente dos automóveis, é que não há a aplicação de verniz.

O Gularte pode confirmar se quando o EB compra tinta para seus veículos, especifica que deve ser fosca.

Na ENGESA mesmo, usava-se tinta da Glasurit, por exemplo, para o amarelo e o verde do Iraque, assim como o marrom e verde do EB.

 

Todas têm um pequeno brilho que com o tempo, o uso e o desgaste, vai fosqueando. Mas não é fosca de fábrica, até onde eu sei. A primeira foto do Leclerc, que o Cledson postou, é um exemplo disso.

 

Valls 

Last edited by Valls
Originally Posted by Valls:
... não acredito que as fábricas de tintas automotivas façam "tinta fosca" para blindados e outro tipo para as demais...

Valls 

Nunca tinha pensado desta forma.. faz sentido.

 

Mas me parece existir dois detalhes na questão do fosco para os kits; um é projetar o trabalho (kit terminado) a aparência mais próxima a realidade, e dai me parece que o fosco colabora para produzir esta sensação. O segundo detalhe é pintar acetinado e afirmar que o modelo acabou de ser pintado e ainda não foi exposto ao tempo, etc... então, me leva a entender que se tanto um quanto o outro modo de pintar estão corretos, MASSS se for expor em uma competição pinte de FOSCO.

Boa noite.

A pintura de um veiculo militar deve, obrigatoriamente, ser fosca para não apresentar reflexos à distância ou em posição estática.

O acetinado, por ser intermediário entre fosco e brilhante, apresenta brilho e, portanto, capaz de gerar reflexos, denunciando posição

 

Não devemos esquecer também que, modernamente, a observação de um veículo militar pode ser feita tanto ao nível do solo como por via aérea.

Em ambos os casos, a pintura tem grande importância no esconder um objeto militar da observação inimiga.

 

 

Por outro lado, não devemos nos esquecer que a pintura é parte de um contexto maior chamado camuflagem.

 

A camuflagem, primordialmente, é arte de esconder ou alterar as formas do objeto dela, seja ele tanque, caminhão, aeronave, navio, prédio, etc.. Todos precisam, basicamente, de tinta e padrões de pintura que lhes permitam ter suas formas "escondidas" da observação inimiga, permitindo a sua aproximação ou o seu desengajamento.

ScreenShot719

ScreenShot722

O exemplo acima do padrão folha de carvalho com coloração marrom outonal.. Visto à distância, o verde/marrom tendiam a se mesclar o que levou a Wehrmacht acrescentar a formas pretas fortemente contrastantes, aumentando assim o disruptive patterning  ou padrão desordenado.

 

 

Em 1941, a Marinha Real inglesa passou a usar uma padrão de camuflagem, para todas as suas naves navegando no Atlântico Norte.

Mas quando esse mesmo padrão passou a ser usado no Mediterrâneo, as naves que o utilizaram passaram, na luz solar plena, a cintilarem feitos faróis, o que os impediam de dissimular-se adequadamente.

Nessa época, Lorde Mountbatten fez um experimento não-oficial, pintando suas naves com um curioso tom cor de rosa acinzentado. Esse tom foi sugerido, possivelmente, pela pintura semelhante com que os navios da Linha Union-Castle navegavam, ficando mais difíceis de serem vistos em mar aberto, principalmente ao amanhecer e anoitecer, horário predileto dos U-Boats atacar.

Mesmo com a maior visibilidade dos navios em mar aberto, eles tendiam a ficar mais "escondidos".

 

O que fazia a diferença não era a cor da tinta utilizada mas o seu tom e a sua opacidade.

 

Espero ter ajudado.

Abs.

 

 

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Originally Posted by Gercino Sátiro:
Originally Posted by Valls:
... não acredito que as fábricas de tintas automotivas façam "tinta fosca" para blindados e outro tipo para as demais...

Valls 

Nunca tinha pensado desta forma.. faz sentido.

 

Mas me parece existir dois detalhes na questão do fosco para os kits; um é projetar o trabalho (kit terminado) a aparência mais próxima a realidade, e dai me parece que o fosco colabora para produzir esta sensação. O segundo detalhe é pintar acetinado e afirmar que o modelo acabou de ser pintado e ainda não foi exposto ao tempo, etc... então, me leva a entender que se tanto um quanto o outro modo de pintar estão corretos, MASSS se for expor em uma competição pinte de FOSCO.

O que não se deve esquecer é que os modelos são uma representação em escala reduzida, portanto ao pintá-los isso deve ser considerado.

 

Além disso, e na maioria das vezes, é um modelo em uso que já teve desgaste.

 

Valls 

o ideal é procurar referências para realizar a pintura e o desgastes, que vão depender muito do terreno em que o kit está representando, como falei anteriormente, acredito que os carros não sejam pintados com pintura fosca, pois o fato de parecer fosca é pela exposição as intempéries do tempo e sujeita. Acredito que o mais correto é buscar um equilibrio no momento da pintura e desgaste, até porque alguns veículos em combate possuem a vida muito curta. 

Last edited by CLEDSONSALES

Não querendo ser desmancha prazer, mas talvez devido a um desgaste pontual maior (quer seja por manuseio ou lustro), hajam exceções principalmente em tanques que tenham partes arredondadas. Talvez tanques com chapas retas (planas) não apresentem este brilho que as partes arredondadas apresentam.

 

Por exemplo o canto deste mantelete do Pershing:

 

Como são casos isolados e exceções não vale nem a pena fazer estas partes brilhantes e depois ter que contestar o julgamento dos juízes em concursos, é melhor pintar todo de fosco (a não ser nos casos que o Serra citou) e pronto, evita dores de cabeça ao modelista.

 

Já fui em vários exposições de blindados que iriam participar do 07 de Setembro aqui em BsB (uma semana antes do desfile, eles ficam expostos ao público em um parque)  muitos com a pintura de poucos dias ou no maximo duas .... três semanas e nunca vi sequer um que fosse acetinado, todos eram foscos.

Abs - Manoel Henriques

Voltando ao que REAL e o que é KIT tenho para mim as seguintes referências:

 

REAL = Posso considerar tudo acetinado quando novo/fosco quando usado.

KIT = Acetinado fico bom/Acetinado com filtro ou verniz fosco fica muito bom/Fosco fica excelente e tem possibilidade de classificar em um concurso.

 

Claro que estou citando uma pintura sem efeito algum, aquela "primeirona".

Satiro - eu continuo com a firme visão de que veículos blindados em 99% dos casos sendo zerados ou já em uso tem pintura fosca (o 1% fica por conta daqueles que vão participar de desfiles e que às vezes recebem uma leve camada de algum tipo de óleo/cera para ficarem mais "vistosos" ...). My two cents.

Abs - Manoel Henriques

Bom dia.

Muitas partes de um veículo militar são sujeitas a fatores nem sempre levados em consideração e que nas fotografias passam outra ideia, principalmente preto e branco.

Gordura das mãos da tripulação(nas áreas arredondados e de acesso ao interior), óleos de manutenção (principalmente nas armas, mas também nas áreas de acesso ao motor e transmissão), utilização de redes de camuflagem.

 

Temos, como postado acima, que ter muitos cuidados nas fotos utilizadas, pois as preto e branco apresentam expressivas variações nem sempre fieis a realidade do objeto fotografado. As fotografias coloridas apresentam degradação progressiva dos pigmentos utilizados na emulsão e mesmo os métodos e materiais utilizados na revelação podem influir na qualidade final.

 

Abs.

 

Para blindados modernos,quando novos,e suas representações,até acho que um acetinado vai bem,a colocação do VALLS ta muito boa também,temos uma firma pintando M-113 aqui na minha unidade,e o tom de verde tem brilho.

Para representações de blindados antigos,de conflitos passados,ai não fica muito legal,para efeito de realismo histórico ,o efeito acetinado.mas acho que fica lindo um alguns toques tipo os blindados do ASSEF da segunda guerra,(que o MIG não leia) tavam lindos.

Mas afinal o que vale é o modelista gostar do seu trabalho,um abraço a todos.

O que o Gularte relata, de certa forma confirma o que escrevi.

A tinta usada para pintar blindados é a comum diluída com thinner. Não há uma especial para pintar blindados ou veículos militares, que venha fosca de fábrica.

 

O "fosqueamento" acontece com o uso ao longo do tempo. Influi também o tipo de superfície. Se for a chapa estampada dos caminhões o "brilho" dura mais. Se for chapa blindada, que tem alguma rugosidade, dura menos, e se for de fundição (como o M60) é bem rápido.

 

Agora, para os kits, como "a regra" é que devem ser foscos, se quiser competir para tentar ganhar algum premio, não tem jeito. Tem que ser fosco ! (ainda mais se o MIG for juiz )

 

Valls

Last edited by Valls

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