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oi turma, passei um período longe e no meu retorno estou com uma dúvida: existe possibilidade do tigre 1 mid, após a batalha de kursk, ter saído de fábrica sem zimmerit?

peguei um camarada na 1/72 da revell, tigre 1 late, e ele vem com o casco liso, sem zimmerit, e estou buscando alternativas para evitar colocar o zimmerit para poder acelerar a montagem

atenciosamente,

 

Joker

Last edited by Joker
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Uma consulta rápida indicou que zimmerit foi aplicada nas fábricas entre dezembro de 1943 e setembro de 1944. O livro "Encyclopedia of German Tanks of WW2" (Chamberlain & Doyle) indica que aquilo que se chama de Tiger mid começou a sair das fábricas em julho de 1943 (nova cúpula) e o late em janeiro de 1944 (novas rodas). dessa forma, certamente existiram modelos mid e late sem zimmerit. Aliás, em termos de Alemanha na Segunda Guerra o campo das variações é bem amplo.

[  ]s

Last edited by paulors

Joker, o Tiger I Mid Dragon item 6700 representa justamente um tanque zimmerit. Veja isso: 

"This kit represents a Tiger from the end of the "mid" batch, about December 1943 to January 1944. Specifically; the Feifel equipment is completely deleted, and there is a gun travel lock. There were other "mid" Tigers with different features."

Aqui.

no meu parco  conhecimento,  em  linhas  gerais  seriam mais comuns se  encontrarem conforme os  colegas colocaram acima, o  zimmerit  foi posto a   partir de dez de  1943, o que faria  serem dúbios os tigers  em kursk 1943   com zimmerit - campanha foi em  julho de  1943 -  ou  muito  logo  após esta campanha -   agora  o "iksxxo  non exiscte " também é muito  difícil  de  se dizer em  termos  de ww 2  e   afirmar completamente  num período   do final de 1943  se tinha  ou  não zimmerit ou feifel...... ,  foi posto  uma montagem ha  algum tempo do "tiger hibrid"  em 1 35  , kit  da italeri -  se não me  engano de  um  kampfgruppe fehrmann  na Normandia e  se  você  for cavocar nos sites lá de fora  mais  ainda,  existem  desse grupo poucas fotos  sendo aproximadamente usados vários tiger1  - mesmo o numero  é questionado em torno de  15- 17  tanques  no total  que foram  "recuperados e/ou  recondicionados" ,e  nos sites  lá de  fora se  diz que  existiram alguns  casco late com  rodas  todas  em  metal,  com zimmerit mas  torre  initial  version , alguns inclusive com casco com  zimmerit mas com  torre initial mas sem zimmerit.....  e  para ficar  mais   apimentado, um caso com  rodas  all steel e  com  torre initial,  sem  a caixa   de  pertences na traseira  e  em panzer grey...... posso estar ficando velho  mas ainda  não estou  alucinando/demência  senil e/ou alhzeimer  não ....)

agora pode  se ater  a  uma foto  especifica ou campanha  especifica   e  montar conforme (e  adverte-se , sem contar que fotos e idoneidade são questionadas, haja  vista   criticas  de  uma  das  nossas  velhas referências como o livro panzer colors, com varias criticas  as  cores  e  períodos -  grupos  de combate de  inúmeros tanques e  veículos  colocados ali...) ....  ou dane-se tudo e  monta direto como  diz  a  caixa de  montagem  e seja feliz,  sem ouvir  chiados  em geral sobre acurácia.....

afinal não é impossível  que um ou vários  dos  early/mid  final  tenham  dado um passeio e/ou  ficarem estocados  e/ou  em reparos  e  depois  colocados  em ação.  mesmo em épocas  tardias  e depois da  surra  em  kursk ......(mesmo sem zimmerit... (afinal até hoje há quebra  pau  sobre  um panther  em berlin 1945   com pintura  panzer grey.....)  ....   mas  o kit afinal  é seu  e  só   acho não vale pintar de rosinha/rosa shocoking ou qualquer  tonalidade similar (fica meio abracuniano/osvaldichiano...)   ....esperamos  ansiosamente  sua montagem ......

plastiresiabços paulo r morgado   sp - sp 

Bom dia.

Se for montar um Tiger I Late Version, terá que ter zimmerit aplicado.

Se for montar um Tiger I Early Version, não terá zimmerit aplicado.

Se for montar um Tiger I Mid Version, poderá ou não ter zimmerit aplicado.

C'est simple comme ça...

Joker,
 
Normalmente, Early sem Zimmerit, Mid e Late com Zimmerit.
 
Li que houve uma leva de Mids iniciais sem, mas além de serem um pouco diferentes, nunca vi nenhuma foto que comprovasse este fato com certeza.
 
É importante destacar que as definições early, mid e late nunca existiram oficialmente, o que houveram foram inúmeras modificações introduzidas durante a produção e tomamos algumas das principais para tentar enquadrar numa destas categorias, ou outras. A Dragon por exemplo, além destas 3 possibilidades básicas, tem uma enormidade de variações de Tigers 1/35.
 
Por outro lado, como eu sempre digo, isto é um Hobby, quer curtir a montagem do teu Tiger e não está a fim de fazer Zimmerit, então não faça, só não leve num concurso ou algo assim 
 
Eu particularmente tenho kits montados que por comodidade, falta de informação ou outros motivos, deviam ter Zimmerit mas não tem, além de um que não devia ter mas tem 
 
PlastiAbraços
Joker,
 
Estas fotos fantásticas do JG mostram exatamente aquilo que comentei, estes primeiros Tigers Mid são de um modelo bem inicial (Mid Early?) e não tem exatamente as mesmas características dos kits Mid, muito pelo contrário, alguns detalhes são Early.
 
Por exemplo os Lança Granadas S, Lagartas Lisas, Pá na frente, formato reto nas placas dos furos de reboque dianteiros e provavelmente Faróis Duplos Laterais (numa das fotos tem um Notek numa destas posições) ao invés de uma única Central... Dentre outras que não aparecem nas fotos, mas podem ser deduzidas  pela presença das citadas...
 
Não conheço o modelo que pretende montar, mas se você é daqueles que querem "tudo 200% correto", talvez seja mais fácil aplicar Zimmerit, do que fazer "downgrade" destes detalhes menores.
 
Veja bem, eu monto pela diversão e não costumo levar tudo isto em consideração, mas como cada um tem seu gosto, achei melhor destacar estas diferenças, pois provavelmente passariam desapercebidas pela maioria aqui.
 
PlastiAbraços

o que vou aproveitar e perguntar  é - e o modelo LATE  tem algum sem  zimmerit ? eu tenho  uma  foto de  um mas como ele ta  danificado provavelmente  incendiado  acho que  nao vale  e fica a pergunta

 

A produção do Tiger I foi interrompida em Agosto de 1944 pela diminuição de materiais utilizados e a entrada em produção do Tiger II ou Ausf B.

O zimmerit começou a ser aplicado nas fábricas, em determinados veículos alemães, a partir de Setembro de 1943 e, em veículos no fronte, a partir da Diretiva do OKH (Oberkommando des Heeres) de 29 de Dezembro de 1943, até ser descontinuado em Setembro de 1944.

Portanto, os Tiger I Late Version, todos, exceto os Frankenstein surgidos nas últimas semanas da guerra, usavam o zimmerit como padrão de fábrica. Há um autor que coloca as palavras "quase todos" mas não dá informação alguma de quais foram as exceções ao regramento de utilização do zimmerit nos últimos veículos a saírem das linhas de produção. Todos os demais e são algumas dezenas, inclusive os famosos historiadores militares Jentz e Doyle, mantém a posição de que não houve exceção na aplicação de zimmerit nos derradeiros Tiger I produzidos.

Espero ter ajudado.

Abs.

Last edited by artemius111

JG,

Nunca tinha visto fotos de Mids sem Zimmerit, mas já tinha lido que existiram uns poucos. 

Sobre os Lates, que eu saiba todos tinham Zimmerit, lógico que em museus ou preservados deve encontrar algum, pois é relativamente simples de remover para repintar, mas durante WWII não creio, salvo talvez algum protótipo ou similar.

Se não me engano houveram até Earlies cujo Zimmerit foi aplicado posteriormente... Enfim, depois daqueles do Grupo Fhermann, não duvido de quase mais nada.

PlastiAbraços

Rubens posted:
Joker,
 
Estas fotos fantásticas do JG mostram exatamente aquilo que comentei, estes primeiros Tigers Mid são de um modelo bem inicial (Mid Early?) e não tem exatamente as mesmas características dos kits Mid, muito pelo contrário, alguns detalhes são Early.
 
Por exemplo os Lança Granadas S, Lagartas Lisas, Pá na frente, formato reto nas placas dos furos de reboque dianteiros e provavelmente Faróis Duplos Laterais (numa das fotos tem um Notek numa destas posições) ao invés de uma única Central... Dentre outras que não aparecem nas fotos, mas podem ser deduzidas  pela presença das citadas...
 
Não conheço o modelo que pretende montar, mas se você é daqueles que querem "tudo 200% correto", talvez seja mais fácil aplicar Zimmerit, do que fazer "downgrade" destes detalhes menores.
 
Veja bem, eu monto pela diversão e não costumo levar tudo isto em consideração, mas como cada um tem seu gosto, achei melhor destacar estas diferenças, pois provavelmente passariam desapercebidas pela maioria aqui.
 
PlastiAbraços

Rubens, o modelo só não tem a cúpola do early e o sistema de filtros feilfel, mas tem dois tipo de rodas, rodas tratoras, 2 mantlets do canhão, com blindagens adicionais para fazer as variações, tem a trava do canhão  para viagem, bem como lançadores de fumaça e os faróis, e as demais traquitanas do tigre

Dá pra fazer um trabalho legal no bichinho

É esse aqui:

https://d26lpennugtm8s.cloudfr...7966401397-480-0.jpg

 

Last edited by Joker

Joker,

Legal, não conhecia este kit, na verdade não conheço nada recente nesta escala, mas já montei muitos em outros tempos 

Quando terminar, poste aqui para gente ver 

PlastiAbraços

Joker posted:
Rubens posted:
Joker,
 
Estas fotos fantásticas do JG mostram exatamente aquilo que comentei, estes primeiros Tigers Mid são de um modelo bem inicial (Mid Early?) e não tem exatamente as mesmas características dos kits Mid, muito pelo contrário, alguns detalhes são Early.
 
Por exemplo os Lança Granadas S, Lagartas Lisas, Pá na frente, formato reto nas placas dos furos de reboque dianteiros e provavelmente Faróis Duplos Laterais (numa das fotos tem um Notek numa destas posições) ao invés de uma única Central... Dentre outras que não aparecem nas fotos, mas podem ser deduzidas  pela presença das citadas...
 
Não conheço o modelo que pretende montar, mas se você é daqueles que querem "tudo 200% correto", talvez seja mais fácil aplicar Zimmerit, do que fazer "downgrade" destes detalhes menores.
 
Veja bem, eu monto pela diversão e não costumo levar tudo isto em consideração, mas como cada um tem seu gosto, achei melhor destacar estas diferenças, pois provavelmente passariam desapercebidas pela maioria aqui.
 
PlastiAbraços

Rubens, o modelo só não tem a cúpola do early e o sistema de filtros feilfel, mas tem dois tipo de rodas, rodas tratoras, 2 mantlets do canhão, com blindagens adicionais para fazer as variações, tem a trava do canhão  para viagem, bem como lançadores de fumaça e os faróis, e as demais traquitanas do tigre

Dá pra fazer um trabalho legal no bichinho

É esse aqui:

https://d26lpennugtm8s.cloudfr...7966401397-480-0.jpg

 

Muito cuidado com estes tigres da Revell, se não alinhar as rodas muito direitinho,  colocar as esteiras e praticamente impossível, menor fazer um bom teste antes de colar.

A PART tem bons conjuntos de Zimmerit em PEs, novo ou desgastado.

 
Augusto posted:
Joker posted:
Rubens posted:
Joker,
 
Estas fotos fantásticas do JG mostram exatamente aquilo que comentei, estes primeiros Tigers Mid são de um modelo bem inicial (Mid Early?) e não tem exatamente as mesmas características dos kits Mid, muito pelo contrário, alguns detalhes são Early.
 
Por exemplo os Lança Granadas S, Lagartas Lisas, Pá na frente, formato reto nas placas dos furos de reboque dianteiros e provavelmente Faróis Duplos Laterais (numa das fotos tem um Notek numa destas posições) ao invés de uma única Central... Dentre outras que não aparecem nas fotos, mas podem ser deduzidas  pela presença das citadas...
 
Não conheço o modelo que pretende montar, mas se você é daqueles que querem "tudo 200% correto", talvez seja mais fácil aplicar Zimmerit, do que fazer "downgrade" destes detalhes menores.
 
Veja bem, eu monto pela diversão e não costumo levar tudo isto em consideração, mas como cada um tem seu gosto, achei melhor destacar estas diferenças, pois provavelmente passariam desapercebidas pela maioria aqui.
 
PlastiAbraços

Rubens, o modelo só não tem a cúpola do early e o sistema de filtros feilfel, mas tem dois tipo de rodas, rodas tratoras, 2 mantlets do canhão, com blindagens adicionais para fazer as variações, tem a trava do canhão  para viagem, bem como lançadores de fumaça e os faróis, e as demais traquitanas do tigre

Dá pra fazer um trabalho legal no bichinho

É esse aqui:

https://d26lpennugtm8s.cloudfr...7966401397-480-0.jpg

 

Muito cuidado com estes tigres da Revell, se não alinhar as rodas muito direitinho,  colocar as esteiras e praticamente impossível, menor fazer um bom teste antes de colar.

A PART tem bons conjuntos de Zimmerit em PEs, novo ou desgastado.

 

don gugu!!!!!!! folgo em ler novamente os vossos escritos. Já tinha conhecimento dessa dificuldade desse tigre da revell, na pior das hipóteses vou desgastar os dentes das rodas tratoras para facilitar o encaixe, na parte que fica em contato com a esteira, deve diminuir a bronca 

Eu tinha conhecimento desses zimmerit em PE.... mas fico ressabiado deles descolarem, e não to muito a fim de gastar com acessórios pra esse camarada

 

grande abraço

 

Joker

Cada um de nós está livre para fazer suas montagens como bem entender. É justamente aqui que reside a beleza do hobby: autonomia de criação.

Mas, como procuro sempre chamar a atenção e seguir esse padrão, temos uma responsabilidade com a História, queiramos ou não. gostemos ou não. Não nos aspectos de colar, unir e pintar peças de estireno e metálicas mas nos aspectos históricos que cercam o nosso objeto de montagem.

 

No caso do Zimmerit, que é uma coisa chata de se fazer, valendo mais a pena buscar acessórios AM, e que acrescentava originalmente, dependendo do veículo, de 400 até 1000kg de material literalmente inútil, ele existe e está instalado em determinada época da guerra.

Quanto, porém, vamos ao Pz. kpwf. Tiger Ausf E com a chamada Mid Version, temos alternativa de usar ou não essa pasta anti-magnética.

 

Essa versão começou a partir do veículo 251, começado em fins de Abril de 1943 e que continuou até o chassis 824 em Janeiro de 1944.

Todos os veículos após o chassis 251 passaram a usar o motor mais potente Maybach HL 230 P45 com 694bhp, bem como uma transmissão melhorada, melhorando um pouco as características off-road do veículo.

A partir do veículo 391, de Julho de 1943, o Tiger I passa a ter uma torre com a cúpula do comandante totalmente redesenhada usando7 periscópios blindados (Prismensplegelkuppel) ao invés dos visores da torre modelo tambor do modelo dito Early (até chassis 250) e a abertura lateral da escotilha.

Mas também:

foi acrescentado um anel montado ao redor da cúpula onde pode ser montada uma MG antiaérea;

um pistol port menor MP-40 (Mp-stopfen) surge no lugar da maciça abertura no lado posterior esquerdo da torre;

uma guarda blindada maior reforçando o bloco onde ficavam os orifícios da mira do artilheiro;

uma guarda blindada modificada( com 25mm de espessura e 300mm de diâmetro) para  um ventilador de teto da torre e

troca da posição desse ventilador, realocando-o o mais próximo possível e diretamente acima da culatra da arma, sem interferir com a trava de movimentação da arma;

uma trava modificada no centro da escotilha do municiador,

o teto da torre ganha uma blindagem mais espessa e uma ligeira extensão de superfície.

Isso externamente na torre. Houve também modificações no chassis em posicionamento de lâmpadas, remoção da pá dianteira e dos grampos de fixação e o sistema de filtros Feifel só vai ser removido a partir de Novembro de 1943.

Internamente, a torre da Versão Mid foi totalmente reprojetada e não vou descrever essas mudanças, salvo se for montar um veículo com interior.

Para ilustração, foi acrescentado um novo contrapeso para o canhão, montado na parte posterior da torre, um controle manual para a força hidráulica de rotação e uma trava de rotação dentada substituindo a anterior de tipo pino cônico.

 

De Setembro de 1943 em diante (a partir do veículo 496), foi descontinuado o caro e pouco usado sistema para vadear cursos fluviais e os veículos passam a ter aplicada na linha de produção a pasta Zimmerit.

 

Para encerrar, eis as unidades que comprovadamente receberam tanques Tiger I Ausf E Mid Version. Podem ser feitas quaisquer montagens sem Zimmerit usando essas unidades como recebedoras desses veículos:

Schwere Panzer Abteilung 503 recebeu 12 em Agosto de 1943

Schwere Panzer Abteilung 505 recebeu 05 em Setembro de 1943

Schwere Panzer Abteilung 506 recebeu 45 em Agosto de 1943

Schwere Panzer Abteilung 509 recebeu 45 em Setembro de 1943

Panzer Grenadier Division "GD" recebeu 06 em Agosto de 1943

SS.Pz.Rgt.2 recebeu 05 em Setembro de 1943

9.SS.Ps.Rgt.3 recebeu 05 em Setembro de 1943

 

No total, 123 veículos Pz.Kpfw. Tiger Ausf E Mid Version foram despachados comprovadamente para o fronte russo com as características da Versão Mid mas sem Zimmerit aplicado na fábrica.

A data de aplicação do Zimmerit na linha de montagem tem uma certa variação entre autores, mas aceita-se Setembro de 1943, com o chassis inicial 250501, citado por Jentz e Doyle no livro Tiger I, da Osprey New Vanquard, como a data mais comprovada para o início do processo.

artemius111 posted:

No total, 123 veículos Pz.Kpfw. Tiger Ausf E Mid Version foram despachados comprovadamente para o fronte russo com as características da Versão Mid mas sem Zimmerit aplicado na fábrica.

Artemius,

Então provavelmente a maior parte deles recebeu aplicação do Zimmerit em campo, senão seria fácil encontrar fotos destas variantes, afinal este número corresponde a quase 10% do total de Tigers produzidos e até este tópico, eu nunca tinha visto uma foto sequer.

PlastiAbraços

Rubens posted:
artemius111 posted:

No total, 123 veículos Pz.Kpfw. Tiger Ausf E Mid Version foram despachados comprovadamente para o fronte russo com as características da Versão Mid mas sem Zimmerit aplicado na fábrica.

Artemius,

Então provavelmente a maior parte deles recebeu aplicação do Zimmerit em campo, senão seria fácil encontrar fotos destas variantes, afinal este número corresponde a quase 10% do total de Tigers produzidos e até este tópico, eu nunca tinha visto uma foto sequer.

PlastiAbraços

Rubens, possivelmente, ainda mais que houve a diretiva de 29 de Dezembro de 1943 recomendando a aplicação de Zimmerit a todos os veículos listados nela, a partir de Janeiro de 1944.

Por outro lado, veja que todas essas unidades que receberam os veículos sem Zimmerit estiveram envolvidas em fortes combates.

A GD viu combates pesados na região de Akhtyrka, entre 07 e 22 de Agosto de 1943, onde o seu recém-criado III Abteilung Panzer Regiment Grossdeutschland apoiou a retirada lenta mas inexorável da divisão. Nesse processo de degradação da frente que culminou com a retomada definitiva de Kharkov, pelos soviéticos, em 22 de Agosto de 1943, as perdas de Ausf E pela GD existiram. Foram tão fortes que, em 29 de Setembro de 1943, o regimento de tanques da GD tinha apenas um tanque operacional.

Em suma, houveram Ausf E Versão Mid lutando e perecendo sem portarem Zimmerit e as fotos existem em bom número.

É uma pena eu não poder colocar outras fotos aqui, além das que o JGAP postou.

Mas uma das fotos mais conhecidas de um Versão Mid sem Zimmerit, que ainda usa lagartas da versão Early e o sistema Feifel, está na página 51 do excelente livro da Squad/Sig's "SS Armor". É tido como pertencente a Totenkopf, mas também pode ser um Versão Early que tomou a torre de um Versão Mid, algo perfeitamente possível em campo da batalha.

Abs.

Last edited by artemius111
artemius111 posted:

s, inclusive os famosos historiadores militares Jentz e Doyle, mantém a posição de que não houve exceção na aplicação de zimmerit nos derradeiros Tiger I produzidos.

Espero ter ajudado.

Abs.

inclusive  a revista panzer mantem esta afirmação com  fotos 

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