Assef, bom dia.
A HM 1943, número 181, datada de 18 de Fevereiro de 1943, ordenou o novo sistema de camuflagem por três cores, usando o Dark Yellow como cor básica. Tal decisão vinha em socorro dos comandantes de campo que tinham muita dificuldade em esconder veículos e armamento pesado nas planas estepes russas.
TODOS os veículos e grande parte dos equipamentos foram pintadas de Dark Yellow. Apenas pequenos equipamentos levados pelos veículos (rádios, caixas de ferramentas, caixas de suprimentos, armários e outros) ficaram na cor original até posterior orientação.
As assim chamadas sombras passaram a ser Red Brown (RAL 8027) e Dark Olive (cor da Luftwaffe para pintar prédios e instalações terrestres, não aeronaves) como camuflagem.
Essa HM também ordenava que todo material novo pintado em Dark Grey deveria ser repintado. Equipamento já em uso não seria repintado, mas o sistema de três cores deveria ser pintado sobre ele, conforme a situação local.
Essa repintura era prioridade máxima para os veículos e equipamentos da linha de frente, explicitando ainda que os veículos e equipamento da Reserva o seriam na medida em que fossem sendo utilizados no fronte ou que as pasta de coress fossem ficando disponíveis. Assim, muitos veículos nas áreas ocupadas não sofreram repintura.
É interessante notar-se nessa HM que o material do Agrupamentos de Engenheiros, como pontões, lanchas de desembarque e equipamento de pontes móveis foi deixado na sua cor original e as pastas foram usadas somente para alterar os esquemas de cores.
Sentiu a dificuldade nos itens em negrito?
Mas tem mais para aumentar o pesadelo do plastimodelista.
As sombras, aplicadas pelas unidades que recebiam os veículos, vinham em pacotes de 2 quilos e latas de 20 quilos.
As unidades as solicitavam de acordo com a estimativa de uso para o material envolvido. Tabelas eram fornecidas às unidades, mostrando as necessidades aproximadas das três pastas para cada tipo de veículo ou equipamento. Isso capacitava as unidades a solicitar as quantidades corretas. A Dark Yellow enviada servia para cobrir cores indesejáveis ou partes dos esquemas de camuflagem, principalmente, durante a mudança
de estações.
O novo sistema foi projetado para permitir aos comandantes em campo, uma maior variação de pintura do seu equipamento, adaptando-o às condições locais de terreno, folhagem ou mesmo edificações e condições não usuais de solo.
As pastas podiam ser diluídas com gasolina ou água, podendo ser pintadas com pincéis, brochas, pistola de pintura, esfregão ou mesmo as mãos nuas.
Muito semelhante ao zimmerit no final da guerra,.
É por essas e outras que não me atenho a seguir cores exatas das tabelas de fabricantes. Desde que não seja uma cor estrombólica, quase tudo vale ao se pintar um kit de militaria.
Agora eu sugeriria uma coisa que vou fazer num kit que está na minha frente:
monta o kit, aplica uma camada de primer bem leve, coloca em cima uma camada mais encorpada de Dark Grey.
Usa a técnica do sal de forma comedida, bem sutil e aplica o Dark Yellow, numa camada completa e aplica as demais cores da camuflagem. Remove o sal e envelhece muito.
Acho que chegarás a algo bem parecido com as fotos.
Espero ter ajudado.
Abs.