Acho que um pouco de experiência ajudará.
Li que não se usa thinner, pois estraga o aerógrafo e ferra o kit.
Não é bem assim.
Eu uso thinner para laca nitrocelulose (é assim que pede na loja, há várias marcas) para diluir tudo: Tamiya, Gunze, Humbrol, Model Master, Hobbycores, duco...
O problema desse tipo de thinner é que ele ataca sim o plástico, uns de forma mais agressiva e outros de forma menos agressiva. Por exemplo, os kits da Gunze sofrem muito mais do que os da Tamiya.
Mas é plenamente possível usar esse tipo de solvente forte em plásticos. Há várias soluções, sendo as mais comuns estas três:
- usar um isolante plástico próprio para isso, que é vendido em lojas de tintas automotivas. Aplica com aerógrafo. Ele isola o plástico e promove aderência das tintas aplicadas depois.
- usar um isolante acrílico de fundo, como por exemplo Tamiya. Aplica a tinta, espera a cura e depois aplica a tinta final.
Nesses dois casos há mais mão de obra, mais limpeza de materiais, mais mistura de coisas. O terceiro modo eu acho ser mais fácil:
- aplicar o fundo diluído en thinner mesmo em finas e espaçadas camadas. Dá uma esfumaçada e espera secar. Dá outra e espera. E depois de umas 4 ou 5 camadas secas, pode aplicar a tinta.
Meu aerógrafo tem quase 15 anos e nunca sofre nenhuma ação provocada pelo thinner. Eles são fabricados para esse trabalho. Pode usar sem problema. O que tem de cuidar é do solvente na limpeza escorrer para partes de borracha. Mas isso não é um problema do thinner, é um problema do dono não cuidar ao limpar.