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Fala galera,

 

Estou comeÇando no plastimodelismo, e estou curtindo muito!

O prÓximo passo vai ser a compra de um kit de aerografia. Gostaria de saber se vale mesmo a pena comprar um compressor com reservatÓrio, no caso o (ASW 186), ou o sem reservatÓrio jÁ É o suficiente (WK P03), para ser usado com um aerÓgrafo SW130K. Monto principalmente aviÕes 1/48, e pretendo montar navios na mÉdia de 1/400. Acho a diferenÇa salgada, e parece que o sem reservatÓrio apresenta um fluxo de ar contÍnuo, sem pulsaÇÕes. AlguÉm jÁ usou um compressor assim? Atende bem? O aerÓgrafo tambÉm É bom?

 

Outra dúvida É quanto à estaÇão de limpeza para aerÓgrafos. Ele serve apenas como um receptor para recolher os resÍduos durante a limpeza, ou ele tambÉm faz parte da limpeza, sei lÁ, criando uma pressão que facilita a limpeza do aerÓgrafo?

 

AgradeÇo muito a ajuda e os comentÁrios! 

Original Post

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Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

LLucas,

 

Esse é um dos assuntos mais comentados, e controverso, do fórum.

 

Aconselho a colocar em "busca" a palavra compressor, e ler, com tempo, os tópicos sobre o assunto.

 

https://webkits.hoop.la/search?...eryString=compressor

 

Tem um tópico sobre compra:

 

https://webkits.hoop.la/topic/que-compressor-comprar

 

Abç.

Obrigado cara!

estou pesquisando e achei umas coisas interessantes.

abraço

Originally Posted by JeanFabricio:

Meu pitaco: compre um compressor nacional reconhecido e com assistência técnica e garantia nacionais. Fuja dos xing-ling vendidos por aí.

Prefira os Schulz ou Chiaperini.

Quer dizer que o sagyma é china, e não tem assistência?

Obrigado

Originally Posted by JeanFabricio:

Meu pitaco: compre um compressor nacional reconhecido e com assistência técnica e garantia nacionais. Fuja dos xing-ling vendidos por aí.

Prefira os Schulz ou Chiaperini.

Esses compressores são silenciosos também? Acontece que onde moro não dá pra fazer muito barulho. O aerógrafo sagyma presta, ou é tipo o compressor, dá defeito depois de alguns meses de uso?

Obrigado

Acabei comprando um Microjet, esta a caminho, todo mundo fala bem do compressor e da assistência do Pedro. Manzara teve colega que ficou a desejar no pós venda. Para mim ficaria mais em conta pegar com o Lúcio (Manzara) em Caxias, mas peguei um Microjet.

http://www.microjetcompressores.com/

 

Abraço,

Alexandre

 

O Pedro ainda tem o negócio dos compressores?

Falei com ele ano passado. Ele me disse que estava pensando em parar, se não me engano, principalmente por falta de espaço e também pelo aumento da família. Era próximo do nascimento acho que da filha dele.

Ele manteve o negócio?

 

Qual modelo comprou e quanto pagou?

 

Obrigado

 

 

Last edited by saul

Saul, felizmente ele voltou a fabricar, batendo um papo com o William da Colecionveis fiquei sabendo da notícia. Parece que a coisa é bem corrida para ele, mas ele esta conseguindo levar. Comprei o C-JET o mini não tem em estoque ou ele não vai produzir mais, paguei R$ 750,00 mais frete. Optei comprar direto com ele, devido a possibilidade de parcelar no cartão no PagSeguro. Devo receber o meu na próxima semana, que alias esta atrasado, pois o correio esta "meio" lento.....rsrsrs.

Mas o Pedro é gente fina, despachou no dia combinado, negociação 100%.

 

Abraço,

 

 

Eu uso um destes,

 

http://www.lojadomecanico.com....p--24-litros---110-v


Tudo bem que é barulhento, leva uns 5 minutos pra encher o reservatório mas depois de cheio eu consigo trabalhar por quase 2 horas sem precisar ligar novamente.

Pra quem mora em apartamento talvez não seja a solução ideia, mas o preço é muito bom, paguei 350 Reais pelo meu que já veio até com filtro de ar.

 

Fuja dos Sagyma tive problemas com um deles que nunca foi solucionado.

Last edited by Lucas

Lendo muito, cheguei na seguinte conclusão, deixando claro que é opinião minha, não estou sugerindo às pessoas que também têm a mesma dúvida que eu, simplesmente por que eu não tenho experiência nenhuma no assunto. Pois bem, lá vai:

 

Primeiro, a opinião sobre os Sagyma e afins (Wimpel, Fengda, etc...) é 8 ou 80. Ou o cara odeia, ou o cara recomenda firmemente. Confesso que vi mais gente tacando pedra neles. Mas quase 100% das pessoas que tiveram problemas com eles usaram bastante, por várias horas em vários dias por semana.

 

As pessoas que fazem uso moderado, como eu pretendo fazer, já que não tenho muito tempo pro hobby, não tiveram problemas. Teve um que disse que ele é muito bom (o Sagyma de 3L) e que o usa há mais de 3 anos e ele funciona perfeitamente.

 

O ponto negativo é que realmente a assistência técnica é horrível.

 

Os pontos positivos são: custo acessível (não tenho grana pra comprar um top ainda. Já investi muito no hobby e ainda nem fiz o móvel pra expor os modelos); Tamanho compacto e é silencioso (vi vídeos dele em que o barulho é menor que o ar saindo do aerógrafo).

Outro ponto positivo pra mim é a facilidade de comprar kits completos do compressor já com o aerógrafo, e isso pra mim é ótimo, pois ainda não entendo nada de aerografia, incluindo quais tipos de mangueira usar, quais adaptadores, etc.

 

Conclusão:

Ainda não decidi, mas considerando a facilidade do kit vir completo, o preço (não é barato mas é acessível) e o silencio, estou pensando em comprar um kit desses da lojinha (ASW 186 mais SW130K) e quebrar o galho por enquanto, e daqui um ano, comprar um aerógrafo Iwata, e deixar o compressor funcionar até roer, aí sim comprar um bom, desses de geladeira. Se o compressor durar uns dois-três anos, baseando na frequência de uso que farei dele, já me darei por satisfeito.

Realmente é uma roleta russa, ou ele vai dar pau com alguns meses, ou ele vai me atender pro que eu preciso. O jeito é contar com a sorte

Apesar de praticamente ter decidido, ainda estou aberto à sugestões.

 

Agradeço a ajuda e os comentários, e me desculpem pelo texto exagerado.

Olá Lucas

 

Dá pra você montar o compressor utilizando motor de geladeira, filtro regulador/umidade, pessiostato etc. É assim que são montados os compressores citados neste tópico, tanto Manzara quanto Microjet. Precisa, apenas, ver o esquema de montagem e "pedir" para um técnico em refrigeração montar pra você. Aí, fica mais barato e com certeza a duração deverá ser longa, dependendo dos cuidados com ele. Uma coisa a se preocupar, numa montagem dessas, é com a Segurança, afinal trata-se de utilização de alta pressão. O cilindro de ar deve ter resistência de sobra pra aguentar essa pressão. Na internet, você acha vários esquemas de montagem, inclusive com imagens bem elucidativas. Meu primeiro compressor fui eu que montei, melhor dizendo, alguém montou pra mim com minha orientação. Hoje, tenho um Manzara e um Microjet. Uso os dois. Espero que dê certo pra você, independente de como decidir fazer.

 

Abç

 

Saul

Last edited by saul

Há uns tempos comprei um tal de compressor Ferrari. Porque o meu, de geladeira queimou o motor, na época e eu estava a fim de um compressor que conseguisse fazer pinturas (meu portão precisava ser pintado) e o compressorzinho de geladeira é apenas para o hobby e não pra este tipo de pintura mais pesada.

 

aí, este tal de compressor Ferrari ficou para pinturas gerais e também para o hobby.

 

Se arrependimento matasse.....

 

ô porcaria de compressor barulhento. Dá cada susto na gente !!  

 

Ainda vou montar outro compressor só pra plastimodelismo. Com certeza. Guardei o pressostato e o regulador de pressão do compressor anterior exatamente pra fazer isto.

 

 

pensa num trem barulhento !!

Sem contar a dificuldade de achar peças pra esta geringonça aí.

 

Falando no compressor que eu montei. Segue um tutorialzinho pra quem quiser ler mais a respeito.

 

http://www.webkits.com.br/news...id=389&zoneid=30

Last edited by Fernando - Ribeirão

Aquele manzara lá em cima achei chic, quem sabe talvez eu compre um, mas o que tenho, é um Douat 30 litros que meu pai comprou-me a 40 anos na Sears Roebuck, loja na Praia de Botafogo, Rio, onde hoje é um shopping,  a Sears no Brasil acabou, mas o compressor não!

Originally Posted by Guacyr.:

Aquele manzara lá em cima achei chic, quem sabe talvez eu compre um, mas o que tenho, é um Douat 30 litros que meu pai comprou-me a 40 anos na Sears Roebuck, loja na Praia de Botafogo, Rio, onde hoje é um shopping,  a Sears no Brasil acabou, mas o compressor não!

Lembro que tinha um barco com motor de popa Jonhson nela...achava incrível isto...bons tempos...

Originally Posted by rural4x4:
Originally Posted by Guacyr.:

Aquele manzara lá em cima achei chic, quem sabe talvez eu compre um, mas o que tenho, é um Douat 30 litros que meu pai comprou-me a 40 anos na Sears Roebuck, loja na Praia de Botafogo, Rio, onde hoje é um shopping,  a Sears no Brasil acabou, mas o compressor não!

Lembro que tinha um barco com motor de popa Jonhson nela...achava incrível isto...bons tempos...

Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

Originally Posted by LLucas:
Originally Posted by JeanFabricio:

Meu pitaco: compre um compressor nacional reconhecido e com assistência técnica e garantia nacionais. Fuja dos xing-ling vendidos por aí.

Prefira os Schulz ou Chiaperini.

Esses compressores são silenciosos também? Acontece que onde moro não dá pra fazer muito barulho. O aerógrafo sagyma presta, ou é tipo o compressor, dá defeito depois de alguns meses de uso?

Obrigado

Estes fabricados com motores de geladeira não são silenciosos.

 

são SUPER silenciosos.  Vizinho nenhum saberá que você está pintando dentro de casa. Garantido mesmo. Pode acreditar. 

Pois é

 

Manzara, Microjet ou qualquer outro que usa motor de geladeira (olha que existe mais gente que monta e vende esse tipo de compressor) é show. É coisa pra vida inteira sem reclamação de funcionamento e, principalmente, barulho. Tem um cara que faz até com gabinete de micro computador (torre) que, além de tudo, fica muito discreto (disfarçado).

Last edited by saul

Galera, decidi e comprei um sagyma com aerógrafo. Vou usar bem pouco, então espero não ter problemas. Pra vocês terem a noção do quanto vou usar, faz um mês que estou montando um Fokker Dr.I 1/72, e faltam algumas peças e os decalques pra finalizar. Tenho muito pouco tempo pro hobby.

Agradeço a todos pelos comentários e sugestões.

Abraços

LLucas, boa tarde.

Tenho um Sagyma sem reservatório há mais ou menos 18 meses e ele trabalha bem.

A grande vantagem dele, se bem utilizado e alguma sorte, é o seu custo-benefício.

 

Mas vejo algumas cuidados com ele.

01 -posicione o compressor em ambiente ventilado para que não sofra superaquecimento. Eu o coloco na janela para o jardim, à sombra e, em dias muito quentes, ligo o ar condicionado ou coloco um ventilador sobre ele. É característico desse tipo de compressor sofrer aquecimento, mais ou menos intenso, de acordo com o tempo de uso, nada que não possa ser contornado por paradas regulares para resfriamento;

 

02 - jamais coloque sobre ele quaisquer tipos de abafadores ou silenciadores para fazê-lo mais silencioso. Ele é suficientemente silencioso para prescindir de quaisquer artefatos de abafamento de som;

 

03 - morando em apartamento, para aumentar o seu funcionamento silencioso, não incomodando o vizinho abaixo ou os demais membros da família, coloque-o sobre um pequeno estrado de madeira com uma camada de borracha ou tacos de borracha;

 

04 - quando for pintar, prepare tudo o que vai entrar na linha de pintura, de antemão;

 

05 - entre uma pintura e outra, enquanto estiver preparando tintas, mantenha-o desligado para resfriar. O compressor sem reservatório tende a ligar para manter sempre ar com fluxo contínuo;

 

06 - limpe periodicamente a carcaça, com pano úmido e dê uma jato de ar nas áreas mais escondidas para remover pó, o grande inimigo de quaisquer aparelhos eletroeletrônicos.

 

Todos esses cuidados?

É. Assim, salvo algum defeito de fabricação, você poderá estender a vida útil dele.

Agora, se estragou, veja com um bom técnico, de preferência conhecido seu, se é possível o conserto. Se não for, compre outro, aí talvez um dos sugeridos acima, cujo preço acho alto para tanta simplicidade.

 

Quando o meu for pro o espaço, já tenho um odontológico usado Schultz comprado bem barato, revisado e instalado em área externa com reservatório de 50 litros. Enquanto aguarda os modelos, uso-o para pinturas gerais e lavagem de piso e paredes.

 

Até lá... Sagyma neles.

Abs.

Olá, 

 

'No meu ponto de vista' se você tem fundos suficientes, vale investir em um compressor industrial do tipo 'dentista'... ou um automotivo com reservatório que não seja nem muito pequeno nem muito grande...

Tenho um Schulz automotivo, e uso não só para aerógrafo, mas para auxílio (ar) no maçarico de solda, para soprar pó, até folhas no chão, e também para pintura pesada de outras coisas, bicicleta, móveis, grade de portão, etc.... vale o investimento!

 

Abs!

Ei galera, dei uma sumida.

Li todas as sugestões e comentários e curti bastante o apoio de vocês.

Já faz um mês e meio que estou com o sagyma com reservatório de 3l e me dou bem com ele. Já montei dois modelos (Sopwith Camel e Albatros D.III, ambos 1/72) usando ele em praticamente 100% da pintura. Algumas observações:

 

1 - Não está muito quente ultimamente, então não tenho precisado me preocupar com superaquecimento, só mesmo desligar por uns 15 minutos depois de ter trabalhado com ele uns 10 continuamente, o que é raro comigo.

 

2 - Deixo ele sempre cheio. Não esvazio depois de trabalhar. Só não sei se isso é uma boa ideia. Me deem opiniões, fazendo favor.

 

3. Deixo sempre a mangueira conectada nele e no aerógrafo. Acho que isso é uma boa ideia, pra não relaxar as conexões.

 

4. Tenho usado uma viscosidade média na tinta, algo como óleo de cozinha, e uma pressão alta também (não lembro, depois posto a pressão aqui) e uma agulha de 0,2mm. Ao contrário do indicado, que seria menos viscoso, foi o que deu certo comigo. O problema é que algumas tintas ficam parecendo uma lixa depois de secas e se esbarrar qualquer coisa dura, até mesmo a unha elas são arrancadas. Isso é normal? Obs.: Ainda não envernizei os modelos, fiquei na empolgação de montar e deixei pra finalizar depois.

 

Acho que é isso. Se lembrar de mais alguma coisa, faço nova postagem.

 

Abraços, e agradeço a ajuda de vocês. 

 

2. Pode deixar cheio, sem problema, já que há válvulas de retenção.

 

3. A pressão não é tão alta, então não ficará "forçando" o aerógrafo, mas se tiver uma válvula na mangueira, pode deixar fechado.

 

4. a tinta viscosa como "óleo" terá muito pigmento, portanto, ficará mais grossa, não dissolvendo direito e ao secar o solvente, esse pigmento se soltará, como se fosse "areia molhada" depois de seca. Você pode estar usando assim por cobrir mais rapidamente, talvez até com uma única passada, mas não deve ter preguiça de fazer 2, 3 ou mais vezes pra cobrir uma área com a tinta mais fina, pois essa terá melhor fixação, cobertura mais fina, melhor acabamento, e melhor aderência da tinta. Em caso de dúvida, deixe sempre com a viscosidade semelhante à do leite.

 

Veja se lavou o modelo pra tirar o desmoldante que as fábricas usam pra soltar o modelo do molde, pois isso pode estar ajudando a não deixar a tinta se fixar. Dependendo da tinta, é recomendável o uso de primer.

Last edited by FІЯЭFФЖ
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

2. Pode deixar cheio, sem problema, já que há válvulas de retenção.

 

3. A pressão não é tão alta, então não ficará "forçando" o aerógrafo, mas se tiver uma válvula na mangueira, pode deixar fechado.

 

4. a tinta viscosa como "óleo" terá muito pigmento, portanto, ficará mais grossa, não dissolvendo direito e ao secar o solvente, esse pigmento se soltará, como se fosse "areia molhada" depois de seca. Você pode estar usando assim por cobrir mais rapidamente, talvez até com uma única passada, mas não deve ter preguiça de fazer 2, 3 ou mais vezes pra cobrir uma área com a tinta mais fina, pois essa terá melhor fixação, cobertura mais fina, melhor acabamento, e melhor aderência da tinta.

 

Veja se lavou o modelo pra tirar o desmoldante que as fábricas usam pra soltar o modelo do molde, pois isso pode estar ajudando a não deixar a tinta se fixar. Dependendo da tinta, é recomendável o uso de primer.

Valeu pelas dicas.

 

Usei essa viscosidade por que quando tentei com a viscosidade menor, a tinta escorreu por causa do ar saindo do aerógrafo. Tentei com uma pressão menor, pro ar não fazer a tinta escorrer, mas a tinta não saía. Vou fazer outro teste, pra ver se acerto com a pressão.

 

Lavo sempre com solução fraca de detergente, esfregando de leve com uma escova de dentes macia, enxáguo e deixo secar na sombra.

 

Nunca usei primer. Vou usar no próximo kit.

 

Pegando carona no assunto, me desculpem por não ser o tema do tópico, mas:

Cometi o erro em todos os três kits que montei, de não aplicar uma camada de tinta gloss antes de aplicar os decalques. Resultado, não parecem que foram pintados, ficando com pequenas bolhas, mesmo tentando tirá-las com cotonetes. Mesmo usando o Mark Fit Strong da Tamiya os decalques não entram nas fendas. Isso é realmente devido ao atrito que a tinta, que é fosca, causa no decalque, quer dizer, com a camada gloss o Mark Fit vai conformar bem o decalque no modelo?

 

Outra dúvida: O que vocês usam para fazer a camada gloss e depois do envelhecimento, o que usam para dar o acabamento fosco? Tenho duas tintas transparentes acrílicas da Revell, uma gloss e uma fosca. Servem pra isso?

 

Obrigado 

As tintas brilhantes são brilhantes justamente por terem um acabamento mais liso, portanto, conformando melhor os decalques, sem formar pequenas bolhas de ar, e não ficando aparente, o que chamam de "silvering" (halo prateado), nas tintas foscas, que ficam rugosas, microscópicas, mas ficam, e essas micro-bolhas causam isso.

 

Pode usar tinta brilhante, colar os decalques, passar um verniz brilhante por cima pra selar, e depois passar verniz fosco no modelo todo, caso seja esse o acabamento.

 

Ou se usar tinta fosca, passar verniz brilhante nas áreas que receberão decalques, colá-los, passar verniz brilhante por cima, e verniz fosco por cima.

 

Pode fazer o envelhecimento sobre o verniz brilhante, antes do verniz fosco, ou depois desse, e selar com outra camada de verniz, desde que fino e bem diluído.

 

Eu recomendo comprar os DVDs do Grupo de Plasti de Campinas, pois muitos não tem paciência pra ler artigos, e assistir. Além de divertido, pode ir direto nos pontos de interesse:

 

http://grupogpc.com.br/loja/dv...delismo-peca-a-peca/

Last edited by FІЯЭFФЖ
Originally Posted by LLucas:
Usei essa viscosidade por que quando tentei com a viscosidade menor, a tinta escorreu por causa do ar saindo do aerógrafo. Tentei com uma pressão menor, pro ar não fazer a tinta escorrer, mas a tinta não saía. Vou fazer outro teste, pra ver se acerto com a pressão.

 

Se está escorrendo é porque está indo muita tinta. Puxe menos o gatilho, pois quando o aperta sair ar, e quando o puxa, sai tinta, então puxe menos, e movimente de um lado pra outro com maior velocidade, mesmo que a cobertura fique bem rala, não se preocupe, é melhor fazer diversas vezes do que escorrer. Se seu aero tiver regulagem de curso, use-o.

 

Aprender a regular a pressão ideal, a viscosidade, a velocidade de aplicação e o tempo entre as demão leva tempo. Pratique sem estresse.

 

A palavra chave pra pintura é: EQUILÍBRIO

 

Falo isso porque "odeio" pintar, então tento seguir as regras pra não ter que ficar refazendo, pois pior que pintar é ter que repintar.

Last edited by FІЯЭFФЖ
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:
Originally Posted by LLucas:
Usei essa viscosidade por que quando tentei com a viscosidade menor, a tinta escorreu por causa do ar saindo do aerógrafo. Tentei com uma pressão menor, pro ar não fazer a tinta escorrer, mas a tinta não saía. Vou fazer outro teste, pra ver se acerto com a pressão.

 

Se está escorrendo é porque está indo muita tinta. Puxe menos o gatilho, pois quando o aperta sair ar, e quando o puxa, sai tinta, então puxe menos, e movimente de um lado pra outro com maior velocidade, mesmo que a cobertura fique bem rala, não se preocupe, é melhor fazer diversas vezes do que escorrer. Se seu aero tiver regulagem de curso, use-o.

 

Aprender a regular a pressão ideal, a viscosidade, a velocidade de aplicação e o tempo entre as demão leva tempo. Pratique sem estresse.

 

A palavra chave pra pintura é: EQUILÍBRIO

 

Falo isso porque "odeio" pintar, então tento seguir as regras pra não ter que ficar refazendo, pois pior que pintar é ter que repintar.

Valeu pelas dicas, vou usar as tintas transparentes como verniz, e ver o que acontece.

Vou fazer outros testes com a pintura pra ver se consigo. Achei interessante a ideia dos DVDs, provavelmente vou comprar.

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:
Originally Posted by LLucas:
Valeu pelas dicas, vou usar as tintas transparentes como verniz, e ver o que acontece.

 

A Brilhante...

 

Eu não perderia tempo com a fosca. 

Na verdade, não vou perder tempo com nenhuma ! Abri os potes e descobri que elas são brancas transparentes!! e a fosca ainda é um pouco brilhante. Então vou ter que usar outras coisas como verniz. A questão é: o que? Estou começando e não tenho muita noção. Você tem algumas sugestões? Minha esposa não aguenta cheiro forte, então teria que ser diluída em água.

Obrigado

Originally Posted by Roland:

LLucas.

 

Mensagem privada para vc.

 

Vinicius Roland

Fala Roland!

Foi mal cara, só li seu post agora! Um pouco atrasado, né! 

Ou, como faço pra ler mensagens privadas? 

Abraço

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

Teste os vernizes da Corfix, solúvel em água e se encontra em lojas de artesanato. Tem também o da Acrilex, mas prefiro o da Corfix.

 

Verniz Acrílico Brilhante Corfix 100mlVerniz Acrílico Fosco Corfix 100ml

Valeu cara! Dá pra misturar os dois e criar um verniz semi-fosco, caso precise criar esse efeito? A consistência dele deve ser a mesma da tinta, como vc explicou e imagino que seja algo tipo leite escorrendo no copo?

Abraço

Originally Posted by LLucas:
Valeu cara! Dá pra misturar os dois e criar um verniz semi-fosco, caso precise criar esse efeito? A consistência dele deve ser a mesma da tinta, como vc explicou e imagino que seja algo tipo leite escorrendo no copo?

Abraço

 

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