Duas imagens raras, um PBY-5 Catalina e um grupo de Spitfires (provavelmente MK VB pelos canhÕes de 20mm) sendo preparados para entrega em Abadan, no Irã em 1943. Observem a mistureba de camuflagens e o acabamento brilhante do PBY.
Duas imagens raras, um PBY-5 Catalina e um grupo de Spitfires (provavelmente MK VB pelos canhÕes de 20mm) sendo preparados para entrega em Abadan, no Irã em 1943. Observem a mistureba de camuflagens e o acabamento brilhante do PBY.
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Pela deriva alta desse Catalina - e me corrijam se estiver enganado - parece ser um PBY-6 "Canso", do qual foram fabricadas poucas unidades...No Museu da Base Aérea de Belém existe um desses de deriva alta, anfíbio(com as rodas), e parece-me, foi o único a ser usado pela FAB, vindo da Cruzeiro do Sul...parabens pelo tópico João
Malditas teclas! Malditos óculos! Aliás eu perdi a aposta com o Herbert Vianna sobre quem teria coragem de fazer a cerotomia radial primeiro, mas pelo menos eu demorei mais que ele a voltar a usar óculos. Obrigado Marechal, era um Canso mesmo, mas marítimo, veja um conjunto de trem flutuando à direita da foto. Outra coisa, os motores sem escapes largos, estraaanho...
Obrigado Marechal, era um Canso mesmo, mas marítimo, veja um conjunto de trem flutuando à direita da foto.
Alguns "Cansos" eram como esse, no estilo "aerobote"...o pessoal de terra nadava até o avião para instalar as rodas, e o "Cat" era rebocado pela cauda com a ajuda de um trator. Na Base Aérea de Belém até recentemente existia a rampa defronte ao hangar onde originalmente ficavam os Catalinas, juntamente com o famoso "hangar de nariz" construido durante a guerra pelos americanos, mas aí o pessoal administrativo da base resolveu construir prédios e acabaram com a visão da Baia do Guajará...pena, pois quando tem "portões abertos" na BaBe esse era um dos atrativos do público....
Pela foto parece ser um PBN-1 Nomad, a marinha Russa usou quase toda a produção e se não estou enganado e se não me falha a memória, os Cansos russos eram todos anfíbios, e o da foto e hidro, e todos os PBN-1 eram hidros. A diferença entre o Nomad e o Catalina PBY-6 era um comprimento um pouco maior e umas alterações de rádio, armamento, combustível e em algumas unidades, casco e flutuadores reforçados para pouso no gelo.
Espero não ter esquecido de nada.
Abração a todos.
o que eu gostaria e de referencias sobre os P-47 sovieticos...
Para dirimir qualquer dúvida sobre os "Cats" soviéticos....
Marcio, valeu pela postagem, era isso que iria colocar no tópico, mas estou com uma falta cronica de tempo.
Valeu mesmo.