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O No. 15 Squadron da ForÇa AÉrea Sul-Africana estava equipado com aviÕes Bristol Blenheim Mark IV, uma versão de caÇa do bombardeiro Blenheim sendo que partiram da África do Sul em janeiro de 1942 para o serviÇo ativo no Egito em apoio as forÇas aliadas na campanha no norte da Africa durante a II Guerra Mundial . Chegando no Egito, em fevereiro de 1942, instalaram-se ao sul de Amariya , perto de Alexandria.

Apenas dois homens no esquadrão tinham alguma experiÊncia operacional no deserto, seu comandante tenente-coronel H. Borckenhagen e capitão J.L.V de Wet.

O Comando Superior decidiu enviar algumas unidades do esquadrão para o oÁsis em Kufra ,  no sudeste da LÍbia, onde eles iriam apoiar as forÇas terrestres aliadas com reconhecimento aÉreo, defesa aÉrea e ataques terrestres contra as forÇas do eixo.

 Em 8 de abril de 1942, 47 homens do pessoal de terra partiram para Kufra, fazendo uma viagem de trem, atravÉs de navio e veÍculo terrestre chegando em 25 de abril. 

 O recÉm-promovido Major de Wet, que foi colocado no comando do destacamento, por sua vez voou para Kufra em 11 de abril para fazer os arranjos finais para a chegada da unidade.

O No. 15 Squadron selecionou os trÊs melhores Blenheims - Z7513 , Z7610 , e T2252 - para a tarefa. Cada um carregando uma tripulaÇão de trÊs homens, que chegaram a Kufra, em 28 de abril de 1942, voando de Amariya via Wadi Halfa para evitar passar sobre o territÓrio em poder do inimigo. Na chegada, eles descobriram que a direction-finding da estaÇão em Kufra não estava funcionando corretamente.

 

O vÔo 

 

Na noite de 3 de Maio de 1942, o direction-finding foi consertado e posto a funcionar, e o Major de Wet informou a seus tripulantes que iriam fazer um voo de treinamento e familiarizaÇão, e que ele iria levÁ-los bem cedo na manhã seguinte. O voo, a ser feito a uma velocidade de 150 mph (242 km / h), destinava-se a permitir que as equipes se familiarizassem com pontos de referÊncia na Área e para ganhar experiÊncia com o voo no deserto. A decolagem se deu nas primeiras horas da manhã de 4 de Maio e seguiu um trajeto mais ou menos quadrado, com a sua primeira etapa de 83 milhas (134 km) de Kufra para Rebiana, LÍbia, em um curso de 269°, seguido por uma segunda etapa de 51,5 milhas (83 km) girando 358 ° rumo a Bzema , em seguida, uma terceira etapa de 64 milhas (102 km) em rolamento de 63 °  e finalmente girando 162 ° para uma perna de 83,5 milhas (134 km) de volta para Kufra, com chegada a Kufra esperada para as 07:42 horas. AlÉm de sua tripulaÇão de trÊs pessoas, cada aeroplano levaria um quarto homem, um armeiro. para ajudar com o armamento a bordo da aeronave durante o vÔo.

Depois de receber um relatÓrio do tempo para a manhã do dia na região, que previu uma visibilidade de 2,5 milhas (4 km) e vento de travÉs a 60 ° a uma velocidade de 19 a 24 mph (30 e 39 km / h) a 1.600 pÉs ( 488m), de Wet recusou um balão meteorolÓgico de verificaÇão de condiÇÕes de vento e os trÊs Blenheims, cada um com quatro homens a bordo, decolou de Kufra. ApÓs as verificaÇÕes de comunicaÇÕes iniciais com Kufra, nada foi ouvido da aeronave atÉ as 07:10 horas. Enquanto isso, as trÊs equipes nos Blenheim acreditavam que eles tinham completado com Êxito o seu vÔo, identificando cada waypoint e planejando chegar a Kufra entre 07:33 - 07:42 horas. No entanto, o pessoal em Rebiana não os ouviu passar, sugerindo que eles jÁ estavam fora do curso no momento em que eles achavam que haviam completado a primeira etapa de seu vÔo. Um fator contribuinte pode ter sido que um balão meteorolÓgico lanÇado logo depois que decolou revelou que o relatÓrio de clima anterior estava errado, e que os ventos a 2.200 pÉs (670 m), na verdade, estavam soprando a 31 mph (50 km / h) a partir de um rolamento de 290 °, e um dos navegadores a bordo dos aviÕes observou que o voo foi tão irregular que ele era incapaz de fazer leituras de deriva.

às 07:10, Kufra finalmente ouviu os Blenheims, quando o avião Z7610 solicitou orientaÇão, e Kufra solicitou que transmitisse sua posiÇão de modo que a direction-finding da estaÇão pudesse estabelecer sua rota. As 07:27 o Blenheim do Major de Wet, Z7513 , solicitou um curso para retorno à Kufra, mas seu operador de rÁdio recebia sinal picotado sendo que a estaÇão de  Kufra transmitiu 120-3 = 0527 , o que significa que a aeronave deveria rolar 120 ° (zero vento) de correÇão, ao tempo de 05h27 GMT", mas a aeronave parece apenas ter ouvido os números 3-0 -5 e como resultado acreditou que o curso para a base era 305 °. A aeronave voltou-se para este curso as 07:42hs e soldados de infantaria aliada em Taizerbo os ouviram passar voando para o oeste.

As 08:10hs eles viraram 180 ° retornando a 125 °.  O BlenheimT2252  comeÇou a ter problemas com o motor de estibordo por volta das 09:00 horas, o Major de Wet ordenou a aeronave para pousar no deserto, o que fizeram com Êxito às 09:15.

 

04 de maio

 

As tripulaÇÕes dos Blenheim conferiram suas posiÇÕes e concluÍram que estavam a apenas 20 milhas (32 km) de Kufra. às 11:00, a tripulaÇão decolou no Z7610 e voou em direÇão sudoeste, mas retornou às 11:30 tendo falhado em encontrar Kufra. ApÓs a transferÊncia de combustÍvel do aparelho T2252 que tivera problema no motor, uma equipe novamente decolou no Z7610 e voou em um rumo de 213 ° por cerca de 24 milhas (40 km), mas retornou às 11:40 sem ter avistado Kufra. Um terceiro vÔo saindo às 15:35 horas voou em um curso de 240 °, o que teria levado-o para Kufra, mas voltou apÓs 81 milhas (130 km) percorridas, antes de chegar lÁ. As tripulaÇÕes não fizeram mais tentativas para encontrar a sua base naquele dia. Aparentemente assumiram que o resgate era iminente, e então consumiram uma grande quantidade de Água durante o seu primeiro dia no deserto.

Ao meio-dia, Kufra estava ciente de que os trÊs Blenheims deviam ter pousado em algum lugar do deserto. Sinais fracos ocasionais da aeronave durante o dia eram insuficientes para estabelecer a sua posiÇão. Grupos de busca de terra foram organizados em Rebiana e Bzema e vÁrias estaÇÕes de rÁdio-direÇão monitoravam possÍveis sinais das aeronaves desaparecidas.

 

05 de maio 

 

As tripulaÇÕes dos Blenheim fizeram mais dois vÔos mal sucedidos procurando Kufra em 5 de maio. Voando o Z7513 e usando combustÍvel transferido do T2252 , uma equipe voou rolando 90 ° por cerca de 45 milhas (72 km); apÓs o seu retorno ele partiu novamente em um vÔo de 96 milhas (160 km) em um rolamento de 290 ° com trÊs homens a bordo, mas foi forÇado a retornar por falta de combustÍvel 24 milhas (40 km) ao norte dos dois outros Blenheims pousados. 

Evidencias foram descobertas quando patrulhas encontraram o Z7513 quatro dias mais tarde, sugerindo que sua tripulaÇão tinha aterrado duas vezes durante este vÔo, mas, aparentemente, não tinha tentado se aproximar dos outros Blenheims no seu último vÔo por falta de combustÍvel.

Enquanto isso, a maioria dos vÁrios grupos de busca por terra voltou sem sucesso em encontrar os aparelhos.

 

06 de maio

 

Os nove homens presos com Z7610  e o T2252 tinham usado quase a totalidade da sua Água, pela manhã do dia 6 de Maio. O Major de Wet decolou com o Z7610  para tentar encontrar Kufra fazendo um rolamento de 290 °, mas voltou sem sucesso. Enquanto isso, trÊs  Bristol Bombay da Royal Air Force  's No. 216 Squadron comeÇou uma busca pelo ar, mas encontrou uma tempestade de areia que os forÇou a aterrisar e esperar. A tempestade de areia agravou a situaÇão dos homens com os Blenheims, aqueles com o Z7610 e o T225 2 comeÇaram a morrer durante a tarde.

 

07-11 maio

 

A tempestade de areia continuou atÉ 07 de maio e somente em 08 de maio a visibilidade finalmente comeÇou a melhorar. O Major de Wet registrou que no dia 8 de maio apenas seis homens dos 12 permaneciam ainda vivos, e expressou preocupaÇão de que os homens poderiam atirar uns nos outros ou nele.

No final do dia, ele observou que apenas dois homens estavam vivos alÉm dele. Em vÁrios momentos, entre 5 e 09 de maio, grupos de busca por terra se aproximaram a cerca de 2 milhas (3,5 km) do Z7610  e do T2252, estando a 5 milhas (8 km) do Z7513 , mas a visibilidade limitada os impediu de avistar os Blenheims tragados pela tempestade de areia. 

Em 9 de maio, como a tempestade de areia finalmente acabou, um Vickers Wellington avistou o Z7513 e pousou ao lado do aparelho. Sua equipe encontrou trÊs homens da tripulaÇão do Blenheim deitados à sombra de sua asa , todos aparentemente mortos desde 8 de maio. 

Em 11 de Maio, o mesmo Wellington encontrou o Z7610  e o T2252 estacionados nariz com nariz na posiÇão 24 ° 51'00 "N 24 ° 25'00 "E ou de 24 ° 49'00 "N 24 ° 10'00 "E . 

 Os corpos do Major de Wet e sete de seus homens foram encontrados ao redor da aeronave, alguns com ferimentos de bala; o único sobrevivente entre os 12 homens do destacamento Blenheim, um mecânico, estava terrivelmente fraco, foi evacuado e levado para Kufra para atendimento mÉdico. 

 

InvestigaÇão

 

Um inquÉrito sobre o incidente ocorreu em Kufra entre 1-4 de junho de 1942. A comissão de inquÉrito atribuiu o incidente à falta de experiÊncia no vÔo sobre o deserto das tripulaÇÕes, sua incapacidade de manter os logs de navegaÇão precisos e do fracasso dos operadores de rÁdio para desempenhar suas funÇÕes durante o voo.

O conselho atribuiu o fracasso das buscas terrestres e aÉreas a falta de informaÇÕes precisas sobre a possÍvel posiÇão da aeronave, o terreno difÍcil, a tempestade de areia, problemas com a aeronave inservÍveis que não poderiam realizar funÇÕes de busca que lhes fossem atribuÍdas e mÁ organizaÇão das comunicaÇÕes. Ele tambÉm descobriu que as equipes de Blenheim tragadas pouco fizeram para ajudar o resgate em encontrÁ-los porque as tripulaÇÕes envolvidos em procedimentos comunicaÇão, mesmo apÓs o desembarque,  deixou de empregar sinais e fazer sinalizaÇão visual. 

A investigaÇão tambÉm identificou razÕes para a morte precoce dos aviadores, descobrindo que eles não conseguiram apreciar a sua situaÇão ou racionar Água imediatamente, tambÉm fizeram uso de Álcool, que haviam bebido, apesar das suas qualidades venenosas e usaram extintores de incÊndio , que haviam pulverizado sobre si mesmos para o alÍvio temporÁrio do calor, mas que tinha infligido lesÕes cutâneas dolorosas.

Para evitar qualquer repetiÇão do incidente de Kufra, a comissão fez recomendaÇÕes abrangentes no que diz respeito ao equipamento a ser empregado em aeronaves de busca e sobre os procedimentos de vÔo no deserto e de emergÊncia em caso de pouso forÇado no deserto. TambÉm recomendaram que somente tripulaÇÕes experientes operassem a partir de Kufra e estabeleceram procedimentos rigorosos para operaÇÕes a partir de Kufra para garantir que as aeronaves não se perdessem e pudessem ser localizadas rapidamente caso algo desse errado.

 

Corpos e aeronaves

 

Os grupos de busca enterraram os trÊs homens que foram encontrados com o Z7513 ao lado do avião, e os oito homens encontrados mortos em torno do Z7610 e do T2252 naquele sitio.

Em maio de 1942, os Blenheim´s Z7610  e T2252 foram reparados e levados de volta para Kufra. O Blenheim T2252 mais tarde sofreu uma falha de motor e caiu perto de Kufra, mas o Z7610 operou com o No. 15 Squadron atÉ 27 de novembro de 1942, quando o destacamento partiu de Kufra de volta para o Egito. Por esse tempo, o esquadrão tinha se convertido ao Bristol Bisleys - o Mark V de ataque ao solo variante do Blenheim de modo que o descolamento deixou o Z7610  para trÁs em Kufra para ser reparado por uma Unidade de ManutenÇão da Real ForÇa AÉrea e levado para Cartum no Sudão.

Com seus motores problemÁticos, o Z7513 foi abandonado onde jazia. Depois de um ataque aÉreo inimigo sobre Kufra, em 25 de setembro de 1942, foi canibalizado para uso de peÇas de reposiÇão para reparar um Bisley danificado no ataque. Em fevereiro de 1959, um grupo de pesquisa geolÓgica redescobriu o Z7513  e os corpos de seus trÊs tripulantes foram exumados e enterrados novamente em Knightsbridge Cemetery em Acroma , LÍbia.

Os corpos dos oito homens encontrados com o Z7610  e o 2252 permaneceu onde a patrulha de busca os enterrou no deserto da LÍbia em maio 1942, posteriormente eles tambÉm foram exumados e enterrados novamente em Knightsbridge War Cemetery, em 1963.

 

 

Last edited by Wolf
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