Skip to main content

Como eu disse no post anterior, levei o trem metropolitano da Siemens que era o disponível no momento na loja e pedi que me avisassem quando chegasse o vermelhinho CPTM, e foi o que aconteceu, fiz o pedido e aproveitei para pegar o Ten Wheler da Central do Brasil...

A Frateschi deveria repensar suas embalagens, não são muito seguras, felizmente a caixa em que foram enviadas estava bem protegida.

O Metropolitano é bem detalhado...

Pantógrafo com molas e que tem uma articulação realista

Não vem com qualquer instrução e incluso tem uma embalagem com alguns itens que ainda não examinei melhor mas parecem ser os para-choques e engates...

Olhando de perto notei que os para-brisas são toscos...

e só olhando com boa luz dá para ver que tem um motorneiro...

Talvez seja proposital para espalhar a luz ou algo assim...

Outra coisa é o motor aparecendo através das janelas no carro de tração...

Algo para se pensar em como esconder...

O trem a vapor é bem feito e pintado, os coletores elétricos estão localizados nas rodas do reboque de carvão, não me pareceu uma boa solução, os fios estão expostos e desprotegidos...

Tem espaço para dar retoques na pintura e mais detalhamento...

e o motorneiro é um exemplo que dá para melhorar...

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Wolf,
 
Belezinhas, no meu tempo lembro que era mais limitado, ou talvez mais difícil de encontrar, embora houvessem alguns importados com preços assombrosos.
 
Como normalmente tudo é fixado com parafusos, pode tentar abrir o Metropolitano para trocar os vidros e talvez pintar o motor de preto fosco, se bem que não deve adiantar muito...
 
Lembro de alguns modelos antigos onde usavam nas janelas um plástico esbranquiçado com siluetas dos passageiros, na minha opinião ficava pior que isto, difícil encontrar uma boa solução...
 
O trem a vapor parece muito bom, mas aqueles fios realmente deixam a desejar, ao menos se usassem tons escuros para disfarçar...
 
Nem tudo é perfeito 
 
Enfim, juntando tudo agora dá para montar umas belas composições, desde que haja espaço, é claro
 
PlastiAbraços

Sim colega, a perfeição fica a cargo do modelista, ele decide o que modificar para que fique ao seu jeito. É bom ouvir outras opiniões para enriquecer o resultado.

Sinto uma ligação com os trens em razão de meu avô ter sido ferroviário, chefe da contabilidade, embora me lembre pouco dele pois faleceu quando eu era muito pequeno.  Dos trens de carreira mesmo não tenho uma lembrança muito boa, as de Sampa a Santos não valem pois era relativamente curto o trajeto, mas uma vez fiz uma viagem a partir de uma cidade do interior que em trajeto normal de ônibus dura 3 horas e no trem demorou 6 horas, a paisagem ficou monótona, o banco desconfortável e na época não existia nada como um rádio, celular, MP3, etc, era algo para ler e olhe lá. Cheguei em Sampa com dor de cabeça e enjoado.  Com a tecnologia de hoje os trens tem que ser do tipo rápido como na Europa, Japão e China, somente desta forma poderia brilhar novamente em se tratando de transporte de passageiros. Uma vantagem de sempre é o preço, muito mais barato do que o transporte rodoviário ou aéreo.

Wolf,

Não sei bem donde veio esta minha paixão por férreo, talvez por ser daquele tempo que a gente pedia no Natal um autorama ou trem elétrico, que eram itens caros, kits nem pensar ainda, eram bem mais baratos!

E pensar que hoje é quase o inverso!

Enfim, comecei com aquele conjunto Santos Jundiaí da Atma depois fui comprando outros acessórios, cheguei a montar um circuito simples que guardava embaixo da cama, era simples mas divertido. Cheguei a ter várias revistas especializadas e adorava montar casinhas e coisas assim.

Anos depois não havia mais espaço (trocaram a cama), não lembro que fim dei no trem, mas guardei o transformador... Mais adiante ganhei um conjunto escala N com uma composição de carga, de uma desconhecida marca espanhola, era muito bem feito, mas funcionava com pilhas, ainda bem que guardei aquele transformador!

Meu irmão ganhou outro igual, com uma composição de passageiros, muitos anos depois ele me repassou e combinando as dois conjuntos me diverti por décadas, até tudo parar de vez, provavelmente pelo desgaste. Até meus filhos chegaram a curtir isto.

Aliás, como todo bom pai, num dado Natal dei um belo trem para os  filhos brincarem, sem nem ao menos eles terem pedido! Tenho a impressão que era um Santa Fé, minha única certeza é que diverti ainda mais do que eles 

De lá para cá comprei umas locomotivas Frateschi, mas nem cheguei a colocar para rodar, acabei vendendo ou trocando por kits.

Ainda assim aprecio e gosto muito, me animo até vendo trens dos outros, já que nem sei bem o que me restou de férreo, se é que restou alguma coisa 

Com certeza tenho umas seis  Locomotivas N estáticas, daquela coleção que havia em bancas de jornais, simplesmente não resisti e ocupam pouco espaço!

PlastiAbraços 

 

Mais um incremento para juntar ao vapor 2-8-0 Consolidation da EFCB código Frateschi 3010...

Dois vagões da Cia Paulista de E.F, o de passageiros1a. Classe ref. 2496 e o Bagageiro ref. 2495...

Com um pouco de trabalho do modelista pode-se deixa-los ainda mais realistas...

Wolf, muito legal esses modelos da Frateschi.

Da pra trabalhar legal nos desgastes. Só um simples wash já vai dar uma outra cara neles.

Esses dias estava fazendo um teste de fixação de pigmentos e usei um vagão que eu tinha guardado faz tempo. Muda completamente o vagão.

Posta fotos delas depois.

 

Abraços.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×